Aos 5 meses, na altura de mudar os dentes recusava-se a comer a ração... mas nós nao sabiamos que devia ser por causa dos dentes... imagino, a ração é dura como pedra... então ele perdeu peso... e nós cheios de medo... veterinaria... e ela la ajudou, viu se era parasitas internos pela analise de fezes, fez 30 por uma linha, receitou um suplemento tipo pomada, hipercalorico...
O meu pai foi ao modelo e comprou de tudo para ver o que ele gostava... reparamos que ele ração humida comia bem... contra muitas opinioes começamos a dar ração humida para ele recuperar o peso... o truque está aqui a seguir...
Eu ralava com o moinho de milho a ração até ficar em pó (primeira vez experimentei com o robot da varinha magica, escusado sera dizer que uma braun de 600W foi a vida)... e misturava na ração humida, assim tinha a certeza que ele comia a dose correcta... depois ele recuperou o peso... começamos a retirar a ração húmida... mas a dar por exemplo arroz simples com a outra ração em pó na mesma... ele continuou a comer... como tinha sempre o sabor da ração, ele agora não estranha comer só ração... porque nunca perdeu o sabor...
Mas vi-me aflito com a recusa de comer... mas trincar pedras com as gengivas a doer... coitadinho do meu menino...
Ele agora rói tudo... caso do sapo
Tem sempre uma tigela com ração seca disponível... e damos restos !!! sim, damos restos (lá vem mais uma dúzia de opiniõs contra), mas os restos são escolhidos por nós... damos arroz, batatas, legumes, carne... tudo o que sobrar e que seja em condições, claro que não pode ser comida picante ou etc... pedaços de carne sim, ossos são evitados...
Ele tem outra tigela em que metemos esses "restos" e ele adora... a ração continua na equação sempre para lavar os dentes e garantir as doses mínimas, os "restos" servem para os complementos... e tb porque costumam sobrar nacos de carne que é um desperdicio irem para o lixo...
Ele nunca foi gordo, anda sempre no peso recomendado da tabela... mas é super activo e passa o dia a comer, brincar e a dormir... até ressona quando anda mais cansado