questões de equilíbrio
[i]Sendo certo que existem cães de ponta com marcada coragem, espírito de luta e nobreza de carácter, não consigo perceber a preferência que se dá a outros mais frouxos de espírito, por muito bonitos que sejam.[/i] jcsousa
[u]O PA é o cão mais equilibrado de todos se conciliar estas 3 caracteristicas e devem ser a base do cão perfeito. [/u]
Fala-se muito da beleza hoje porque nós pensamos que os outros 2 aspectos são dados adquiridos.
Estou de acordo que se deve dar muita atenção a este aspecto do equilibrio porque é este equilibrio a grande força do PA e do porquê de ser uma das raças mais preferidas e não uma raça da moda que depois passa.
A utilidade do PA para o seu dono é fundamental na minha opinião.
é continuo a pensar que ,a maioria dos portadores de PA ,optou pelo PA pelo equilibrio e utilidade e só depois vem a beleza.
Para quem expõe ,a beleza é importante porque é um nivel superior de exigência . Todos queremos ter um cão com uma beleza extraordinária mas sempre no contexto de juntar o util ao gradavel.
O carater e o comportamento é para mim como a qualidade/funcionalidade num produto e a beleza é o design deste produto
[u]O PA é o cão mais equilibrado de todos se conciliar estas 3 caracteristicas e devem ser a base do cão perfeito. [/u]
Fala-se muito da beleza hoje porque nós pensamos que os outros 2 aspectos são dados adquiridos.
Estou de acordo que se deve dar muita atenção a este aspecto do equilibrio porque é este equilibrio a grande força do PA e do porquê de ser uma das raças mais preferidas e não uma raça da moda que depois passa.
A utilidade do PA para o seu dono é fundamental na minha opinião.
é continuo a pensar que ,a maioria dos portadores de PA ,optou pelo PA pelo equilibrio e utilidade e só depois vem a beleza.
Para quem expõe ,a beleza é importante porque é um nivel superior de exigência . Todos queremos ter um cão com uma beleza extraordinária mas sempre no contexto de juntar o util ao gradavel.
O carater e o comportamento é para mim como a qualidade/funcionalidade num produto e a beleza é o design deste produto
Olá foristas,
Para vos contar, e a propósito da utilização como reprodutores de PA não tão firmes ou enérgicos na criação, sobre uma entrevista a Hernan Martin que li algures (quando tiver a certeza onde digo-vos) em que ele dizia que durante a sua longa actividade de criação de PA deparava-se muitas vezes com o problema de, por tanto procurar o seu cão ideal (hoje em dia é o nosso...o seu afixo consta na maioria dos PA de ponta actuais) em termos estruturais e de fenótipo, começava a ter como resultado fracos caracteres e pouca vontade para o trabalho, por isso a cada três (ou cinco, não tenho a certeza
) gerações usava um reprodutor que apesar de mediania estrutural ou de fenótipo se distinguia pelo seu caracter, disposição para o trabalho, e linha de sangue forte, por isso usou (em boa hora
) o Xaver vom Arminius, e Irk vom Arminius dando origem aos famosos Quando e Uran com a importância que todos lhes reconhecemos, (faz-me pensar que tinha dúvidas quanto ao carácter de Palme, a mãe de ambos e "avó" do PA moderno).
Claro que eu não concordo que todos devemos criar "nos limites" como Martin fez, era um crack, como o Quaresma ou Ronaldo podem falhar dez vezes que toleramos porque a qualquer momento sai um lance de génio e resolvem o jogo
, ...como para mim Hernan Martin fez, estou perfeitamente de acordo que não se deve criar com animais fracos de carácter, só pelas suas qualidades estruturais (nem o contrário...), só que acho também que não é esse o caso do Zamp, sendo contudo o seu ponto menos bom, ou mais fraco como quiserem.
Abraço,
Hugo Dias
Para vos contar, e a propósito da utilização como reprodutores de PA não tão firmes ou enérgicos na criação, sobre uma entrevista a Hernan Martin que li algures (quando tiver a certeza onde digo-vos) em que ele dizia que durante a sua longa actividade de criação de PA deparava-se muitas vezes com o problema de, por tanto procurar o seu cão ideal (hoje em dia é o nosso...o seu afixo consta na maioria dos PA de ponta actuais) em termos estruturais e de fenótipo, começava a ter como resultado fracos caracteres e pouca vontade para o trabalho, por isso a cada três (ou cinco, não tenho a certeza

Claro que eu não concordo que todos devemos criar "nos limites" como Martin fez, era um crack, como o Quaresma ou Ronaldo podem falhar dez vezes que toleramos porque a qualquer momento sai um lance de génio e resolvem o jogo

Abraço,
Hugo Dias
Zamp veio beneficiar de uma predominancia da linha Ursus Batu na Alemanha e haver poucas alternativas " utilização" de outras linhas.
Zamp veio comatar e benificiou das femeas dessa mesma linha ( Pania dell' Alto Pino; Cito vom Haus Portofino; Kwantum vom Klostermoor; os irmãos Vivian e Vitor vom Zellwaldrand; Yumbo von der Bärenschlucht; Mara aus Wattenscheid; ARAK de la Ferme Malgre L'eau; Zidan vom Grabfeldgau.....) e com esta linha mas não so, esta assegurando uma excelente questâo anatomica quase sem defeitos, tb combinou mt bem com femeas da linha Baru e Lasso vom Berg e Wallace aus Agrigento, e transmite muito bem o seu fenotipo.
Na questão de 2004 ter feito T2, ou problemas na mordida, isto aconteceu motivado por uma caries periodontal por essa razão não mordeu, foi-lhe diagnosticado e foi tratada e os resultados vieram depois. O Pastor Alemão é uma cão de utilidade e como tal não podemos esquecer, mas existem aqueles que preferem os de beleza e outros os de trabalho e todos os extremos são maus, não querer que um de beleza façam as provas e façam 100, 100, 100. Zamp possui uma excelente força genetica, não so do seu lado Paterno, do qual melhorou mt em relaçao ao seu pai, o qual para mim possui uma cabeça algo tosca bem como falta de alguma pigmentação, mas do lado materno "Esko um dos melhores pardeadores" o qual tb era o maior problema a pigmentaçao, bem como a sua mãe Ute Thermodos. Zamp possui uma excelente pigmentação, fenotipo e melhor consegue transmiti-lo. Mas não me posso esquecer que isto da transmição não é so do progenitor, mas essencialmente da politica de criacção e das femeas utilizadas, as mt vezes esquecidas mas as mais Importantes.
Zamp veio comatar e benificiou das femeas dessa mesma linha ( Pania dell' Alto Pino; Cito vom Haus Portofino; Kwantum vom Klostermoor; os irmãos Vivian e Vitor vom Zellwaldrand; Yumbo von der Bärenschlucht; Mara aus Wattenscheid; ARAK de la Ferme Malgre L'eau; Zidan vom Grabfeldgau.....) e com esta linha mas não so, esta assegurando uma excelente questâo anatomica quase sem defeitos, tb combinou mt bem com femeas da linha Baru e Lasso vom Berg e Wallace aus Agrigento, e transmite muito bem o seu fenotipo.
Na questão de 2004 ter feito T2, ou problemas na mordida, isto aconteceu motivado por uma caries periodontal por essa razão não mordeu, foi-lhe diagnosticado e foi tratada e os resultados vieram depois. O Pastor Alemão é uma cão de utilidade e como tal não podemos esquecer, mas existem aqueles que preferem os de beleza e outros os de trabalho e todos os extremos são maus, não querer que um de beleza façam as provas e façam 100, 100, 100. Zamp possui uma excelente força genetica, não so do seu lado Paterno, do qual melhorou mt em relaçao ao seu pai, o qual para mim possui uma cabeça algo tosca bem como falta de alguma pigmentação, mas do lado materno "Esko um dos melhores pardeadores" o qual tb era o maior problema a pigmentaçao, bem como a sua mãe Ute Thermodos. Zamp possui uma excelente pigmentação, fenotipo e melhor consegue transmiti-lo. Mas não me posso esquecer que isto da transmição não é so do progenitor, mas essencialmente da politica de criacção e das femeas utilizadas, as mt vezes esquecidas mas as mais Importantes.
Há aqui algumas afirmações que me suscitam discordância.
De qualquer modo tenho o vídeo das mordidas do Zamp em 2006 e meu caro, se aquilo são os resultados depois de ter ido ao dentista... cão inseguro, e pode-se comprovar pela festa que o guia fez depois de lhe terem dado o notório que a confiança na resposta do cão era pouco menos que nenhuma...
Aceito que haja quem opte por cruzar com o Zamp, cada um tem a sua maneira de conceber o PA e está no seu direito, agora dizerem-me que tem o mínimo de coragem parece-me um contra-senso, quando se proclama que é o máximo em termos de estrutura... foi por isso que intitulei este tópico como "questões de equilíbrio", que no meu entender é o que vai faltando em ambas as linhas do PA.
Enfim, isto para gostos há cores, não critico quem tem uma opinião diferente da minha, que é basicamente a seguinte:procurar a excelência estrutural desvalorizando o temperamento é continuar a agravar o problema. É como se quisessemos ter um carro com as linhas do Ferrari mas com um motor dum fiat 600...
Cumprimentos
José Carlos
Nunca tinha ouvido essa desculpa, e ainda há bem pouco tempo estive a falar sobre o assunto com alguém que se relaciona bem com o criador do Zamp e inclusive chegou a passar o cão em várias monográficas...Na questão de 2004 ter feito T2, ou problemas na mordida, isto aconteceu motivado por uma caries periodontal por essa razão não mordeu, foi-lhe diagnosticado e foi tratada e os resultados vieram depois
De qualquer modo tenho o vídeo das mordidas do Zamp em 2006 e meu caro, se aquilo são os resultados depois de ter ido ao dentista... cão inseguro, e pode-se comprovar pela festa que o guia fez depois de lhe terem dado o notório que a confiança na resposta do cão era pouco menos que nenhuma...
Aceito que haja quem opte por cruzar com o Zamp, cada um tem a sua maneira de conceber o PA e está no seu direito, agora dizerem-me que tem o mínimo de coragem parece-me um contra-senso, quando se proclama que é o máximo em termos de estrutura... foi por isso que intitulei este tópico como "questões de equilíbrio", que no meu entender é o que vai faltando em ambas as linhas do PA.
Esse seria o verdadeiro PA,mas sabemos que mesmo nas linhas de trabalho são raros os que atingem esse score... Mas eu referia-me apenas a uma prova de coragem em que realmente fosse claro que o cão a possui.todos os extremos são maus, não querer que um de beleza façam as provas e façam 100, 100, 100.
Não se estará a confundir pigmentação com côr do pelo, que é uma coisa totalmente diferente? A pigmentação tem mais a ver com côr das mucosas, olhos e unhas do que com a côr do pelo...Senão que dizer dos cinzas, que a v. Dorsen até utiliza para melhorar pigmentações?"Esko um dos melhores pardeadores" o qual tb era o maior problema a pigmentaçao,
Enfim, isto para gostos há cores, não critico quem tem uma opinião diferente da minha, que é basicamente a seguinte:procurar a excelência estrutural desvalorizando o temperamento é continuar a agravar o problema. É como se quisessemos ter um carro com as linhas do Ferrari mas com um motor dum fiat 600...
Cumprimentos
José Carlos
O Report do Juiz Heinz Scheerer sobre Zamp em Oberhausen 2006 " teve má sorte durante algum tempo em 2004, não era que existisse problema em levar a cabo a prova de protecção senão que não actuou como devia ou como se esperava dele, mas logo em 2005...." E Segundo sei não é uma tentativa de desculpar o Cão, mas o mesmo teve uma caries periodontal durante grande parte de 2004, inclusive em Karlsruhe.
Quando falei em falta de pigmentação de "Esko " era em relação ao pelo, e continuando com os reports dos Juizes foi dito em 2004 pelo Erich Orschler que havia um problema de falta de pigmentação principalmente na região superior da cabeça na cara "frente" e sobre tudo no pelo do manto e Eles " Juizes" não queriam essa situação. Em relação a predisposição para o trabalho conforme as linhas de trabalho ou DDR ou falta de caracter de Zamp sou da opinião do criador do Canil Lippischen-Norden baseado na teoria do caracter da progenitora como o factor mais importante de aprendizagem dos cachorros " os criadores e proprietarios tb devem estimular para poder-mos sacar-lhes o vicio do jogo, logo mais facil para o adiestramento" ele tinha como costume usar femeas das linhas de trabalho MAS com excelente estrutura e de mt caracter e temperamento para logo fazer "outcross" com machos da linha de beleza e deram mt bons resultados "Wanko v Lippischen-Norden pai de Timo" o canil Kirschental faz praticamente o mesmo, segundo a minha opinião o mais Importante são as Progenitoras, Zamp pode ser fraco ou contra natura fazer os ataques das Siegerchaus desde que seja bem utilizado, o que têm acontecido, conforme se vê pela sua progeni.
Quando falei em falta de pigmentação de "Esko " era em relação ao pelo, e continuando com os reports dos Juizes foi dito em 2004 pelo Erich Orschler que havia um problema de falta de pigmentação principalmente na região superior da cabeça na cara "frente" e sobre tudo no pelo do manto e Eles " Juizes" não queriam essa situação. Em relação a predisposição para o trabalho conforme as linhas de trabalho ou DDR ou falta de caracter de Zamp sou da opinião do criador do Canil Lippischen-Norden baseado na teoria do caracter da progenitora como o factor mais importante de aprendizagem dos cachorros " os criadores e proprietarios tb devem estimular para poder-mos sacar-lhes o vicio do jogo, logo mais facil para o adiestramento" ele tinha como costume usar femeas das linhas de trabalho MAS com excelente estrutura e de mt caracter e temperamento para logo fazer "outcross" com machos da linha de beleza e deram mt bons resultados "Wanko v Lippischen-Norden pai de Timo" o canil Kirschental faz praticamente o mesmo, segundo a minha opinião o mais Importante são as Progenitoras, Zamp pode ser fraco ou contra natura fazer os ataques das Siegerchaus desde que seja bem utilizado, o que têm acontecido, conforme se vê pela sua progeni.
Essa opinião do Scheerer é bastante incompreensível, deixe-me que lhe diga... Para já não sei o que é isso de má sorte quando se trata de responder à provocação do figurante (o standard é muito claro quanto a esse aspecto).Depois, dizer que não actuou como se esperava dele é confirmar a frouxidão de carácter do exemplar - a reacção expectável deve, uma vez mais, ser a prevista no estalão.O Report do Juiz Heinz Scheerer sobre Zamp em Oberhausen 2006 " teve má sorte durante algum tempo em 2004, não era que existisse problema em levar a cabo a prova de protecção senão que não actuou como devia ou como se esperava dele, mas logo em 2005...." E Segundo sei não é uma tentativa de desculpar o Cão, mas o mesmo teve uma caries periodontal durante grande parte de 2004, inclusive em Karlsruhe.
Eu só estranhei essa da cárie porque há muito pouco tempo debati o assunto com alguém que é visita frequente do criador, já passou o Zamp em várias monográficas, e nunca se referiu a tal cárie. Mas se em 2006 quando "mordeu" já não tinha cáries deveria ter dores de cabeça, porque o "notório" foi realmente bastante forçado.
Tenho que repetir que a côr do pelo pouco tem a ver com a falta de pigmentação e que o facto de os juizes não quererem essa situação é apenas uma questão de modas, uma vez que a côr do pelo do Esko está perfeitamente prevista no estalão, não vendo pois razão para desvalorização face ao estalão. Estas modas, como em tempo foram os tamanhos exagerados ou as excessivas angulações posteriores, levam sempre a exageros que depois a própria SV se vê obrigada a corrigir. Eu já vi o Timo ser preterido em relação ao Jonhy du Normont na sieger espanhola e a sensação com que fiquei foi que, apesar das justificações então dadas, a verdadeira razão foi a de que o Timo era um cão cinza.Quando falei em falta de pigmentação de "Esko " era em relação ao pelo, e continuando com os reports dos Juizes foi dito em 2004 pelo Erich Orschler que havia um problema de falta de pigmentação principalmente na região superior da cabeça na cara "frente" e sobre tudo no pelo do manto e Eles " Juizes" não queriam essa situação
O outcross com fêmeas de linhas de trabalho mas com Kkl1 vem sendo feito já há bastante tempo por vários afixos porque se aperceberam de que o principal problema das linhas de beleza neste momento é a excessiva frequência com que aparecem temperamentos débeis, e é uma tentativa, a aplaudir,para resolver ou minorar o problema. Quanto ao Kirschental a informação de que disponho é que ele tem cães de ambas as linhas, tem tradição no HGH mas não me consta que os cães de HGH tenham essa mistura de linhas.ele tinha como costume usar femeas das linhas de trabalho MAS com excelente estrutura e de mt caracter e temperamento para logo fazer "outcross" com machos da linha de beleza e deram mt bons resultados "Wanko v Lippischen-Norden pai de Timo" o canil Kirschental faz praticamente o mesmo, segundo a minha opinião o mais Importante são as Progenitoras
Enfim, sabendo nós que problemas nervosos têm uma transmissibilidade de 40 a 50%, continuo a perguntar se valerá a pena correr riscos cruzando com cães de carácter frouxo, por muito bonitos que sejam e por mais vantagens comerciais que essas cruzas tragam, sendo que todos dizemos que o que nos move é o melhoramento da raça.
Boas Sr. Sousa, relativamente á pigmentação/coloração do pelo, penso que seja mt importante, sei que a coloração do Esko esta dentro do estalão, mas para isso existe a politica de cria, sabe que a SV introduziu na Sieger de 2006 um teste no sentido de verificar a manipulação na cor dos cães com tinta. A retirada de pêlos dos 10 primeiros colocados nas classes jovens e dos 15 primeiros nas classes Aberta, e nas primeiros 35 da classe aberta macho e femeas não existem cães com esse problema, falta de coloração, não penso que seja moda ou gostos. Relativamente a TSB existem tres aspectos importantes " presença de instintos; resistencia e segurança do cão", e para mim um cão que morda mt bem não quer dizer que tenha segurança nele mesmo ou presença de instintos, pois a agressividade e o ataque do cão é das coisas mais faceis de puxar no mesmo. Tb tenho a opinião que para inovar, tem que se ir a base a isência, mas neste caso não acho que seja o caminho correcto, pois ja se possuem mt gerações de diferença entre os cães de trabalho e beleza, e acho que se recuava neste aspecto (anatomia).
Estimado amigo,sobre a cor estamos entendidos:é ma questão de moda pura e simples, embora o amigo lhe chame pomposamente "política de cria". Sendo certo que toda a política de cria deve ter uma razão a ditá-la, explique-me o amigo em que é que ser mais escuro beneficia a raçade um ponto de vista funcional.
Sobre a prova de coragem, que como sabe consta apenas de duas mordidas,não vejo onde entre aí uma apreciação da resistência do cão,para mim a resistência é muito melhor avaliada nos julgamentos a trote e a passo. Por alguma coisa a TSB se designa como prova de coragem, e esse é o factor que está em avaliação, e pode ser "notória", "existente" ou "insuficiente", sendo que nos círculos de beleza qualquer entrada mais dura do figurante é já apelidada como um crime, ou "olha que estás a dar a manga a um cão de beleza", o que para mim não tem sentido, por duas razões:
- o PA deve ser só um e estas provas deviam servir para aproximar as duas linhas e não para afastá-las;
- na sieger alemã estamos a falar de cães com o SchH3 que terão suportado nas provas situações de stress muito maiores que a de uma prova de coragem. Ou se calhar até não, e aí é que está o problema...
A questão que aflorou, de cruzar as duas linhas partindo de fêmeas de trabalho com Kkl1, envolve realmente alguns perigos quanto à perda de homogeneidade. É uma solução que me seduz, mas para já deixo-a para quem tem muita mais experiência e conhecimentos que eu. Mas eu nem queria ir tão longe, penso que dentro das linhas de beleza há ainda muitos cães de cabeça limpa e coragem certificada. O que acho errado é na hora de cruzar o temperamento ser sistemàticamente secundarizado. Procura-se os máximos em estrutura, mas quanto a temperamento servem sempre os mínimos...
Mas esta é apenas a minha opinião, que evidentemente não quero impôr, sendo óbvio também que respeito quem pensa de outra maneira.
Cumprimentos
José Carlos
Sobre a prova de coragem, que como sabe consta apenas de duas mordidas,não vejo onde entre aí uma apreciação da resistência do cão,para mim a resistência é muito melhor avaliada nos julgamentos a trote e a passo. Por alguma coisa a TSB se designa como prova de coragem, e esse é o factor que está em avaliação, e pode ser "notória", "existente" ou "insuficiente", sendo que nos círculos de beleza qualquer entrada mais dura do figurante é já apelidada como um crime, ou "olha que estás a dar a manga a um cão de beleza", o que para mim não tem sentido, por duas razões:
- o PA deve ser só um e estas provas deviam servir para aproximar as duas linhas e não para afastá-las;
- na sieger alemã estamos a falar de cães com o SchH3 que terão suportado nas provas situações de stress muito maiores que a de uma prova de coragem. Ou se calhar até não, e aí é que está o problema...
A questão que aflorou, de cruzar as duas linhas partindo de fêmeas de trabalho com Kkl1, envolve realmente alguns perigos quanto à perda de homogeneidade. É uma solução que me seduz, mas para já deixo-a para quem tem muita mais experiência e conhecimentos que eu. Mas eu nem queria ir tão longe, penso que dentro das linhas de beleza há ainda muitos cães de cabeça limpa e coragem certificada. O que acho errado é na hora de cruzar o temperamento ser sistemàticamente secundarizado. Procura-se os máximos em estrutura, mas quanto a temperamento servem sempre os mínimos...
Mas esta é apenas a minha opinião, que evidentemente não quero impôr, sendo óbvio também que respeito quem pensa de outra maneira.
Cumprimentos
José Carlos
Não estou de acordo em separar a linha de trabalho e a linha de beleza!
Que saiba não existem 2 estalões mas um só!
Se está dentro desse critério ,não há nada a dizer ou a desvalorizar.
Os juizes são pessoas e podem também ter as suas preferências ou ideias .
Cada canil deve ter um estereotipo daquilo que quer criar.
Nunca existirá um cão perfeito porque é possivel sempre melhorar!
Os criadores não devem seguir religiosamente a 100% o que os juizes dizem porque existem casos que para um juiz aquele cão é o melhor e para outro não!
Existe sempre um dose de subjectividade!
Agora ,penso que para os criadores não basta comprar um filho de campeão para garantir que dai em diante vai ter só cães espectaculares.
Os filhos não são fotocopias .
Agora penso ser ideia interessante um criador investir num cão com uma especifica pigmentação que gostaria ter no seu canil e não a tem e tentar introduzir esta pigmentação no seu canil através de cruzamentos
quanto ao comportamento ,equilibrio são critérios não negociaveis .
Que saiba não existem 2 estalões mas um só!
Se está dentro desse critério ,não há nada a dizer ou a desvalorizar.
Os juizes são pessoas e podem também ter as suas preferências ou ideias .
Cada canil deve ter um estereotipo daquilo que quer criar.
Nunca existirá um cão perfeito porque é possivel sempre melhorar!
Os criadores não devem seguir religiosamente a 100% o que os juizes dizem porque existem casos que para um juiz aquele cão é o melhor e para outro não!
Existe sempre um dose de subjectividade!
Agora ,penso que para os criadores não basta comprar um filho de campeão para garantir que dai em diante vai ter só cães espectaculares.
Os filhos não são fotocopias .
Agora penso ser ideia interessante um criador investir num cão com uma especifica pigmentação que gostaria ter no seu canil e não a tem e tentar introduzir esta pigmentação no seu canil através de cruzamentos
quanto ao comportamento ,equilibrio são critérios não negociaveis .
Pessoalmente devo dizer que não iria gostar de ter o Zamp como padreador das minhas cadelas! Visto este cão além do fraco caracter que ostenta descende de Dux della Valcuvia em linhapor parte de seu pai. Acontece que ao avó Dux faltava-lhe stop ou chanfro e por isso tinha uma pessima conformidade da cabeza que transmitio a muitos dos seus filhos tendo sido o caso com o quantum vom arminius pai de ZAMP.
é certo que ZAmp carece ele proprio do problema mas no entanto também ele o transmita para os seus descendentes. Por isso sou da opinião que não se ganha nada nas cruzas obtidas do Zamp.Pois sou da opinião que este cão só tem titulo e pouco mais.
é certo que ZAmp carece ele proprio do problema mas no entanto também ele o transmita para os seus descendentes. Por isso sou da opinião que não se ganha nada nas cruzas obtidas do Zamp.Pois sou da opinião que este cão só tem titulo e pouco mais.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
- Contacto:
Boa tarde
Aqui fica uma foto de Quantum von Arminius.

Eu gosto do cão e da sua cabeça, mas são gostos. E compreendo que muitos possam não gostar. Gostos são gostos, não se discutem.
Abraço
Diogo Sá Campos
Aqui fica uma foto de Quantum von Arminius.

Eu gosto do cão e da sua cabeça, mas são gostos. E compreendo que muitos possam não gostar. Gostos são gostos, não se discutem.
Abraço
Diogo Sá Campos
Última edição por DiogoCampos em quinta jun 26, 2008 3:49 am, editado 4 vezes no total.
<p><strong><u>Diogo Sá Campos</u></strong></p>
http://vonderyuri.com/foro/index.php?topic=618.0, "Fotos de Zamp na Suiça" site referente á falta de Chanfro/stop ou cranio, penso o contrario, tem um excelente cranio e bonita cabeça.
Sr. Sousa, para mim tem o melhor macho que ha em Portugal "Felix vom Frankengold" ja tive o prazer de o ver é excelente em fenotipo, mas mt melhor em genotipo, com cães como este no nosso Pais é que se pode avançar.
Sr. Sousa, para mim tem o melhor macho que ha em Portugal "Felix vom Frankengold" ja tive o prazer de o ver é excelente em fenotipo, mas mt melhor em genotipo, com cães como este no nosso Pais é que se pode avançar.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
o problema, do pouco que entendo, é que ter um ferrari com um motor de um ferrari são precisas muitas horas a afinar o motor... e entendo que é mais facil perder meia duzia de horas a ensinar o cao a desfilar para ganhar trofeus de beleza do que dias a fio a moldar o caracter do cão...
Infelizmente o Félix morreu no passado mês de Fevereiro.Sr. Sousa, para mim tem o melhor macho que ha em Portugal "Felix vom Frankengold" ja tive o prazer de o ver é excelente em fenotipo, mas mt melhor em genotipo, com cães como este no nosso Pais é que se pode avançar.
No entanto e em relação à sua última afirmação devo dizer que se poderia avançar se ele tivesse sido utilizado, no entanto parece que os nossos criadores não partilham da sua opinião, uma vez que apenas cobriu três cadelas portuguesas, tendo sido no entanto bastante utilizado com cadelas espanholas. Critérios...
Voltando ao Zamp/Quantum/Dux, posso dizer-lhe que, andando à procura de um macho para substituir o Félix, já me foram oferecidos dois filhos do Zamp e dois do Quantum que recusei, porque me interessam mais outras linhas de mais forte carácter, possívelmente representantes do que ainda resta de Mutz (Hill ou Dux, por exemplo). Os exemplares que observei de Zamp e Quanto eram, para o meu modo de ver o PA, muito macios. Daí que tenha reforçado a minha impressão negativa sobre esta linha, porque ao que parece, essa macieza de carácter ocorre nela com uma grande frequência.
Cumprimentos
José Carlos