Zamp vom Thermodos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Loby
Membro
Registado: sábado dez 29, 2007 11:10 pm

segunda fev 09, 2009 12:22 pm

Bom dia!!

Realmente há muito que falar sobre caracter de cães, verdade será também que tanto em linhas de trabalho como em linhas de beleza há caes com bom caracter e com mau caracter.

No meu entender pessoal, um bom caracter não se vê só pela mordida do cão, mas sim por todo um conjunto de factores. Um bom caracter para mim, que sou leigo na matéria, é por exemplo poder andar com um cão livremente na rua sem ele ter medos.
Por exemplo treino bastantes vezes o meu cao no Parque da Cidade, e ãndam lá constantemente bicicletas que passam por ele e ele nem lhes liga, passam pessoas a correr, ele nem lhes liga, aparecem por lá bastantes "rafeiros" soltos ladram-lhe ele faz de conta que não se passa nada e que nem os vê, vêm pessoas estranhas a beira dele, e ele faz logo uma festa enorme e brinca com as pessoas, põe-se o cão a morder, ele morde com vontade, está em casa no terreno dele, mantém a sua postura de guarda, isto para mim é algo muito bom, e é um bom caracter, e continuo a dizer que não é só a mordida que conta, essa é apenas para cumprir na sieger. Esta é a minha opinião, e eu no pouco tempo de experiencia que tenho de PA trabalho os meus cães sempre nesse sentido de socializar os cães!!!

Sr. Ferreira, realmente o dna e a isenção da displasia é importante, mas será que não é possivel também haver exemplares cujos pais tem certificados de displasia e os filhos depois têm displasia??
Acho também que não se pode estar a criticar as pessoas pelos exemplares que compram, mas temos sim que criticar todos os criadores que contornam as regras e que vendem cães ao desbarato. Se houvesse mais união entre os criadores e os preços fossem mais homogeneos todos lucravam, mas infelizmente muitos há que vendem ao desbarato, mesmo tatuados!! Também tem que entender que nem todos podemos perceber muito de cães, temos que ir aprendendo, e para aprender é preciso dizer-se´, e fazer-se "asneiras" para que pessoas que como você têm largos anos de experiencia no PA, e com tantos frutos como é o seu caso, que para mim é um exemplo a seguir, nos possam, a nós novatos, corrigir os erros e ensinar algo mais a quem tem pouco tempo disto. :):)

Cumprimentos
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda fev 09, 2009 1:58 pm

Estimado Loby, realmente o caracter de um cão é o somatório do temperamento com que ele nasce e das experiências por que passa, sobretudo na fase de imprinting mas, de uma forma geral, até à idade adulta. Quanto a este segundo aspecto, permita-me felicitá-lo pela forma muito positiva como trabalha o cão que referiu.

Realmente estou convencido de que muitos cães de beleza teriam sem dúvida um carácter mais compatível com o descrito no standard se da parte dos donos houvesse o cuidado de os trabalhar desde cachorros.

O carácter de um cão avalia-se pela manifestação de comportamentos, drives ou instintos face a situações concretas - presa, defesa, potencial de agressão e espírito de luta, gregarismo, tenacidade, têmpera, sensibilidade, estabilidade nervosa, enfim, uma série de componentes que, no seu todo, constituem realmente o carácter do cão.

Quando se fala da prova de coragem estamos apenas a avaliar os seus instintos de presa e defesa, a sua coragem e espírito de luta e, como você diz, ficam muitas outras características do cão por avaliar, se bem que um juiz experimentado pode recolher informações sobre elas a partir do comportamento do cão na prova de coragem.

Por ser uma prova específica para avaliar esses vectores, costuma dizer-se que um cão que faz uma boa prova de coragem tem um bom carácter, mas como você diz e bem estamos apenas a avaliar uma parte desse carácter.

Agora, também é certo que se a coragem não estiver lá, será dificil colocá-la por muito treino que haja... pode-se, quando muito, mascarar as insuficiencias do cão.

Claro que, nas linhas de trabalho, também surgem cães medrosos. A diferença está, como já disse, em que nestas linhas um cão medroso é automáticamente afastado da reprodução, enquanto nas linhas de beleza, se tiver um físico bonito, fartar-se-á de reproduzir, transmitindo essa beleza à descendência, mas também a insegurança psicológica.

É o que acontece, na minha modesta opinião - e sei que você discorda - com o Zamp.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”