Realmente há muito que falar sobre caracter de cães, verdade será também que tanto em linhas de trabalho como em linhas de beleza há caes com bom caracter e com mau caracter.
No meu entender pessoal, um bom caracter não se vê só pela mordida do cão, mas sim por todo um conjunto de factores. Um bom caracter para mim, que sou leigo na matéria, é por exemplo poder andar com um cão livremente na rua sem ele ter medos.
Por exemplo treino bastantes vezes o meu cao no Parque da Cidade, e ãndam lá constantemente bicicletas que passam por ele e ele nem lhes liga, passam pessoas a correr, ele nem lhes liga, aparecem por lá bastantes "rafeiros" soltos ladram-lhe ele faz de conta que não se passa nada e que nem os vê, vêm pessoas estranhas a beira dele, e ele faz logo uma festa enorme e brinca com as pessoas, põe-se o cão a morder, ele morde com vontade, está em casa no terreno dele, mantém a sua postura de guarda, isto para mim é algo muito bom, e é um bom caracter, e continuo a dizer que não é só a mordida que conta, essa é apenas para cumprir na sieger. Esta é a minha opinião, e eu no pouco tempo de experiencia que tenho de PA trabalho os meus cães sempre nesse sentido de socializar os cães!!!
Sr. Ferreira, realmente o dna e a isenção da displasia é importante, mas será que não é possivel também haver exemplares cujos pais tem certificados de displasia e os filhos depois têm displasia??
Acho também que não se pode estar a criticar as pessoas pelos exemplares que compram, mas temos sim que criticar todos os criadores que contornam as regras e que vendem cães ao desbarato. Se houvesse mais união entre os criadores e os preços fossem mais homogeneos todos lucravam, mas infelizmente muitos há que vendem ao desbarato, mesmo tatuados!! Também tem que entender que nem todos podemos perceber muito de cães, temos que ir aprendendo, e para aprender é preciso dizer-se´, e fazer-se "asneiras" para que pessoas que como você têm largos anos de experiencia no PA, e com tantos frutos como é o seu caso, que para mim é um exemplo a seguir, nos possam, a nós novatos, corrigir os erros e ensinar algo mais a quem tem pouco tempo disto.

Cumprimentos