Carta Aberta. (Qualidades de Um Bom Criador - Pastor Alemão)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

quarta dez 08, 2010 4:40 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Já em 2004 este sr preconizava o mesmo.

Não evoluiu..enfim.

Ainda bem que conheço tanta gente que consegue o milagre de criar ninhadas sem necessitar de abater animais saudáveis... :roll:
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
VascoDV
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 4:47 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

E este tópico é ainda mais emblemático..note-se que na altura andavam por aqui diversos criadores DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS SEM CLONES com provas dadas em exposições e que intervieram sobre o monologo do daktari.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quarta dez 08, 2010 5:03 pm

VascoDV Escreveu:Relativamente ao que o Daktari refere abaixo tenho somente a responder que tendo acompanhado ninhadas, dezenas, de várias pessoas ao longo dos anos e as minhas próprias, e nunca morreu nenhum animal por tetas a menos.
Bastou-me a mim e às pessoas que conheço, leite artificial que existe há bastantes anos, perder noites de sono para tratar dos animais, persistência e dedicação...coisa que pelo que se leu custa ao Daktari...ele é mais da teoria do sec XIX de deixar a natureza seguir o curso e que será, será.

E as pessoas que conheço nem sequer são criadoras como o Daktai se intitula...são leigos...o que ainda torna mais estranho alguém que diz ser criador há tantos anos não ter a capacidade de tratar de uma ninhada que exceda o numero de tetas.

E antes de existir o leite artificial havia a fórmula que toda a gente conhece, de leite meio gordo, casca de ovo e natas...o que deita ainda mais para trás dos anos sessenta a teoria do Daktari.
VascoDV Escreveu:Mas tendo em vista que incluso o Daktari na primeira vez que meteu aqui esse texto, ele defendia que não havia forma de tratar ou manter um animal com displasia ( desconhecendo prevenção pelo pré diagnóstico cirurgias e terapias de sustentação) dá para ver que ele deve ter lido um livro dos anos 40 do seculo passado e a partir daí escreveu este monologo...
Pena não andar aqui o nosso colega forista dos Bassets que na altura até referiu os livros onde essas "teorias" pré históricas estavam..

VascoDV Escreveu:
daktari Escreveu: e defeitos.
Talvez deva ainda, no interesse evidente dos próprios cachorros a criar, suprimir animais de perfeita saúde, quando a ninhada for excessivamente numerosa, ..
Não só o artigo está desactualizado como a maneira de pensar acima está desactualizada...abater animais saudáveis em nome da incapacidade de criar uma ninhada, mais vale a pena ficar quieto.

Já quando o monólogo acima foi colocado na sua íntegra há anos, na arca, as pessoas se queixaram em massa contra esta atitude...pelos vistos a mentalidade não evoluiu...faz somente copy paste de uma mentalidade adequada para os anos sessenta do sec XX mas completamente absurda no Sec XXI :roll:
Na teoria é tudo bem mais facil na pratica as coisas são bem mais complicadas do que o senhor aqui quer fazer acreditar de quem nos lê!
O problema não é o sacrificio de ter que amamentar cachorros a biberão. O problema é o sofrimento que lhes proporcionamos para este quase na sua grande maioria dos casos acabarem por morrer como já estou cansado de dizer.

VascoDV Escreveu:Mas tendo em vista que incluso o Daktari na primeira vez que meteu aqui esse texto, ele defendia que não havia forma de tratar ou manter um animal com displasia ( desconhecendo prevenção pelo pré diagnóstico cirurgias e terapias de sustentação) dá para ver que ele deve ter lido um livro dos anos 40 do seculo passado e a partir daí escreveu este monologo...
Meu caro senhor Vasco não vou estar aqui a repetir-lhe o que já lhe disse a alguns anos atrás aqui na Arca sobre o assunto da displasia visto que a minha opinião ainda não mudou acerca desta temática. Além de que eu nunca lhe disse que não havia forma de tratar ou manter um animal com displasia sendo que nunca disse desconhecer a prevenção pelo pré diagnóstico cirurgias ou terapias de sustentação, unicamente afirmei que era da opinião de que tudo isso a meu ver tinha poucas vantagens para o bem estar dos animais em causa ou afectados, visto que tudo isso muitas das vezes só vinha era acarretar ainda mais dor e sacrifícios para o animal displasico sem grandes resultados a vista na maioria dos casos sendo que tais intervenções geralmente só sirvam para engordar o de alguns veterinários que as praticam.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 5:13 pm

VascoDV Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Já em 2004 este sr preconizava o mesmo.

Não evoluiu..enfim.

Ainda bem que conheço tanta gente que consegue o milagre de criar ninhadas sem necessitar de abater animais saudáveis... :roll:
VascoDV Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

E este tópico é ainda mais emblemático..note-se que na altura andavam por aqui diversos criadores DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS SEM CLONES com provas dadas em exposições e que intervieram sobre o monologo do daktari.
Obrigado senhor Vasco por me ter poupado ao trabalho de ter que ir a procura do tópico. Sendo que com estes links poupa-me a ter que me repetir sobre muitos pontos que seguramente aqui poderiam surgir. Sendo que assim já por cá terão muitas das minhas opiniões outrora contrapostas.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
VascoDV
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 5:20 pm

Mantem opiniões e maneiras de pensar do inicio do sec XX que felizmente os criadores não seguem.

Quanto às suas contradições os links que deixei acima mostram-nos bem 8)
daktari
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 5:26 pm

VascoDV Escreveu:Mantem opiniões e maneiras de pensar do inicio do sec XX que felizmente os criadores não seguem.

Se todos gostassem do preto o branco não se vendia.
Espero que perceba!
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
VascoDV
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 5:29 pm

daktari Escreveu:
VascoDV Escreveu:Mantem opiniões e maneiras de pensar do inicio do sec XX que felizmente os criadores não seguem.

Espera que perceba!
Percebo que o seu objectivo são as pessoas que acham normal que se abatam cachorros saudáveis em ninhadas, que um criador se contradiga se refere que se deve sacrificar pelos animais mas que perder umas horas de sono é inconcebível e que não se preocupam se o criador está a viver no sec XXI ou no sec XIX.

Felizmente são uma minoria.

E pelos links deixados vê-se muito bem a sua postura... 8)

Já agora, tem autorização expressa do Hospital Veterinario do Porto para as imagens e artigos do mesmo que tem no seu site ?=

É curioso que copia o artigo de displasia da anca do site deles e tem uma opinião contrária ao que é expresso no mesmo artigo..nem se deu ao trabalho de ler, foi ?
daktari
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 5:42 pm

VascoDV Escreveu:
daktari Escreveu:

Espera que perceba!
Percebo que o seu objectivo são as pessoas que acham normal que se abatam cachorros saudáveis em ninhadas, que um criador se contradiga se refere que se deve sacrificar pelos animais mas que perder umas horas de sono é inconcebível e que não se preocupam se o criador está a viver no sec XXI ou no sec XIX.

Felizmente são uma minoria.

E pelos links deixados vê-se muito bem a sua postura... 8)
Não são só umas horas de sono perdidas é que no meu caso e no caso de 99% dos criadores a criação de cães é um hobi e não uma forma de viver e por isso tenham os seus empregos ou as suas empresas para tal. Como tal ninguem no seu perfeito juizo se ira envolver numa tarefa de amamentar cachorros de 2 em 2 horas dia e noite durante 3 semanas sem ter direito ao seu proprio descanço ou que faltem os seus empregos. A não ser que tirem férias sem vencimento! :D :lol: :idea:
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
VascoDV
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 6:02 pm

Curiosamente a maioria dos criadores e dos leigos têm empregos normais e não necessita de abater animais saudáveis das ninhadas comio você preconiza.

E volto a perguntar, tem permissão do HVP para meter artigos e imagens da propriedade do Hospital Veterinario do Porto no seu site ?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 08, 2010 7:54 pm

O tópico foi editado.

Por favor continuem a discutir o tema, ética da canicultura e papel do criador no panorama da raça, sem intervenções de cariz provocatório.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

conversas
Membro
Registado: terça jun 14, 2005 1:51 pm

quinta dez 09, 2010 12:11 am

Depois de toda esta polémica, lá fui ler o monólogo do Sr. Daktari,
como refere o Vasco.
Está bem escrito, com ideias bem estruturadas, no entanto faz-me
confusão não detectar nenhum erro ortográfico.
Leva-me á conclusão de que em 2006, este sr. estava no auge das
suas capacidades literárias.
Mas mesmo assim, é impossível eu não simpatizar com o Sr. Vítor
Oliveira (esta apreciação é sincera) o homem poderia substituir na
perfeição o nosso actual primeiro-ministro. Tudo o que se escreve
contra ele, contra a sua criação, contra os seus cães, contra as
suas opiniões (que não podem ser rebatidas por nenhum outro
criador, porque ninguem tem os seus conhecimentos) é uma
maquinação de todos os criadores e porque não alguns compradores,
contra a sua pessoa.

E hoje é um dia triste para mim, porque o meu Dock, está condenado a
viver com um grave problema cardíaco, que de um momento para o outro
o poderá matar. E segundo o veterinário, se os problemas respiratórios se
agravarem, terá que ser eutanasiado, o Dock tem 7 anos.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta dez 09, 2010 11:40 am

A "carta aberta" que deu início a este tópico merece-me os seguintes comentários:

- nada do que lá foi dito merece contestação, aliás, o "amor" à raça e todos os outros parâmetros julgados fundamentais nesse post reunem a unanimidade de todos os criadores, basta ver as declarações públicas dos mesmos quer nas suas intervençoes no forum, quer no que proclamam nos respectivos web sites...

- os problemas começam a existir quando se passa da teoria à prática e se verifica que as boas intenções nem sempre se concretizam e que, muitas vezes,a educação, o civismo e outras qualidades referidas se manifestam inexistentes... Mas educação, civismo e honestidade ou se têm ou não se têm e quanto a isso pouco há a fazer, a não ser a denúncia pública, fundamentada e assumida de tais casos. Ao fim e ao cabo, só um mercado devidamente informado poderá regular estas deficiências.

A denúncia feita do canil Dacktari não me merece quaisquer comentários.

Sobre o famoso artigo aqui postado há anos pelo Vítor Oliveira, que não sei se é de sua autoria ou foi uma transcrição, reflecte a sua maneira de ver a criação de cães, que é legítima e até pode ser objectivamente defensável em nome do tão proclamado "progresso da raça". Pessoalmente acho que o "amor à raça" implica necessáriamente o "amor ao indivíduo", daí que discorde de algumas referências contidas nesse texto.

De qualquer modo os links aqui trazidos pelo Vasco Valente reproduzem as contradições existentes entre os vários foristas que há 6 anos debateram a questão, e que no meu entender poderão servir para os novos leitores formarem a sua opinião sobre o assunto, sendo desnecessário relançar o debate.
matracas
Membro Júnior
Registado: quinta set 23, 2010 10:02 pm

quinta dez 09, 2010 11:11 pm

Boas, penso que o Srº Vitor Oliveira apenas exprimiu o que lhe ia na ideia do que um criador deve ou não fazer.

Todos nos temos ideias diferentes e maneiras diferentes de fazer as coisas ...

Cumprimentos

Matracas
thanatos
Registado: quinta dez 09, 2010 12:54 am

domingo dez 12, 2010 12:25 pm

sou da mesma opiniao do vitor
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”