A cria e o Pastor Alemão em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
fofoca
Registado: quarta set 23, 2009 7:14 am

quarta dez 02, 2009 10:57 am

jofelix Escreveu:Olá
Luisanto Escreveu:
Um abraço
( Depois talvez estejamos a incorrer aqui numa lógica errada, de que ser-se criador de Pa dá dinheiro. Todos sabemos que não dá.)

Como, não dá?gordage vende 1000 euros cada cachorro,pastor do sul , 1000/1500 festadaera 750/1000, outro do vilanova de gaia 1000 e não dá ?!!!!
santa paciencia
Loby
Membro
Registado: sábado dez 29, 2007 11:10 pm

quarta dez 02, 2009 12:40 pm

fofoca Escreveu:
jofelix Escreveu:Olá
Luisanto Escreveu:
Um abraço
( Depois talvez estejamos a incorrer aqui numa lógica errada, de que ser-se criador de Pa dá dinheiro. Todos sabemos que não dá.)

Como, não dá?gordage vende 1000 euros cada cachorro,pastor do sul , 1000/1500 festadaera 750/1000, outro do vilanova de gaia 1000 e não dá ?!!!!
santa paciencia
Eu sei que o amigo está habituado a vender cães ao desbarato, mas olhe sabia que numa ninhada em que se vende cães a 1000€, normalmente é porque a mesma é feita na Alemanha, e sabe por acaso quanto fica só as despesas de ir à Alemanha??? Sabe quanto fica uma monta na Alemanha??? Sabe que por ventura essas mesmas ninhadas até muitas vezes dão prejuizo???

Enfim, a inveja é mesmo dura........
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

quarta dez 02, 2009 12:52 pm

santa paciencia
Bom dia

Questiono-o se quem têm os progenitores com ambas as provas de trabalho, DNA, ED e HD, e ainda monta com um cotado exemplar alemão, deve vender ao mesmo preço que os outros ? Sabe quais são as despesas ?

E no final 500€ ou 600€ por um cachorro? Não obrigado.

Acho mais que correcto vender-se um cão a 1000€ ou mais nestas condições. Só compra quem quer.

Eu comprava..porque marcam a diferença e valem a pena.

Cumpr
Diogo Sá
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta dez 02, 2009 1:09 pm

Olá,
Luisanto Escreveu:Caro Jofelix

È claro que o Sr pode criticar quando e como quiser, isto é um forum livre, eportanto está no seu direito. Eu só queria perceber, se havia alguma motivação escondida, uma vez que já anda nisto há alguns meses.
Não tenho nenhuma motivação escondida contra o Clube ou seus associados, e se ando nisto há meses, é porque me negaram os estatutos, para que eu me informasse melhor.
Porque dar informação a conta-gotas e enviesada e via nicknames neste fórum não é o mais correcto nem fiável.
Só tenho a acrescentar que contestar algumas opiniões dadas neste fórum, por nicknames, não é o mesmo que contestar as regras do Clube, porque essas eu desconhecia até à pouco (dias).

Quanto á depuração que fala, o problema reside em podermos estar a deitar fora a água do banho e o próprio bébé.
Tal como alguém já disse " numa ninhada grande, eliminam-se parte das crias, correndo-se o risco de eliminar os melhores".

Haverá alguns bons criadores que se afasatarão seguramente.
Além dos que já se afastaram por discordâncias no seio do Clube, e os canídeos, que são os menos culpados, são os mais penalizados.

Veja que as exposições registam 15 participantes, e veja a quantidade de criadores. Se estes se afastarem, poderemos estar a decretar o fim de tudo.
Com o apertar das malhas, a tendência é para diminuir na mesma proporção das dificuldades, uma vez que estas só serão ultrapassadas pelos profissionais com poder financeiro, a carolice e amor à raça, já não bastam.

Os Espanhois parece já terem decidido que vão continuar com as tatuagens, uma vez que não há condições em espanha para implementar o sistema do Microchip Alemão. Como vê as coisas não são simples de resolver. Os Espanhois que andam alguns anos á nossa frente só tem obrigatório o BH.
E com isto só me vens dar razão de que nem tudo que emana da WUSV ou de Clubes é bom para a raça e respectivos criadores.

A única coisa que digo, e não é uma critica ao Clube, é a não admissibilidade no seu seio de canídeos cujos pais não fizeram o apto de criação, mas que têm tudo o resto. Com isto, não se estará a deitar fora, como dizes, a água do banho e o bebé?
Não haverá nenhuma forma de provar que o cão é digno de desfilar entre os melhores ?

Cumprimentos
Um abraço
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta dez 02, 2009 1:21 pm

Olá,

Não faço a mínima ideia de quem é o(a) Fofoca, mas olhando a tudo que é, e será, exigido a um criador de Top de P.A. a tendência será o aumento de preços. Só compra quem quer, mas sabendo-se que a maioria dos compradores, não o faz para competição, a questão é se haverá mercado para muitos desses cães?

Há cães com menos qualidades que o P.A. a custarem o mesmo ou mais, só porque são cães da moda.

Um abraço
Loby
Membro
Registado: sábado dez 29, 2007 11:10 pm

quarta dez 02, 2009 1:46 pm

jofelix Escreveu:Olá,

Não faço a mínima ideia de quem é o(a) Fofoca, mas olhando a tudo que é, e será, exigido a um criador de Top de P.A. a tendência será o aumento de preços. Só compra quem quer, mas sabendo-se que a maioria dos compradores, não o faz para competição, a questão é se haverá mercado para muitos desses cães?

Há cães com menos qualidades que o P.A. a custarem o mesmo ou mais, só porque são cães da moda.

Um abraço

Se ler todos os topicos dele nao deve ser dificil chegar lá :twisted: :twisted:
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta dez 02, 2009 2:01 pm

Boa tarde....

Esta minha intervenção prende-se só com alguns esclarecimentos, que na minha opinião, devem ser prestados especialmente a todos os amantes da raça.
Acho muito boa a discussão sobre a criação do Cão de Pastor Alemão em Portugal, embora às vezes se caia naquilo que chamo "feira das vaidades", tipo "o meu cão é melhor que o teu", mas há aqui neste longo tópico, há algumas intervenções com as quais eu concordo plenamente.
No entanto reafirmo que quem usa "nicks anónimos" não merece credibilidade.... "Quem não deve ... Não teme!"

Passando então ao cerne da questão....
Para quem ainda não sabe:
FCI - Órgão máximo da canicultura
CPC - "representante" da FCI em Portugal
WUSV - União Mundial de Clubes de Raça
PACP - Clube de raça em Portugal

Em posts anteriores, escreveu-se sobre criação "em vão de escada" etc.
Escreveu-se sobre a dita "vulgarização" da raça, e que a única alternativa para combater esse flagelo era criar através do PACP e das suas normas...
Escreveu-se sobre "vigarices" em papéis.....
Na minha opinião, até porque estou incluído nesse lote de criadores seguindo as normas do CPC, as "vigarices" de que tanto se escreve, aconteceram, acontecem e acontecerão, dentro e fora dos clubes sejam eles, o CPC ou o PACP.
É uma questão cultural.... Só mudando as mentalidades!
Não vejo, grandes diferenças, em relação à qualidade do "produto da criação", criando através do PACP ou do CPC, cumprindo todas as normas, é claro!
Óbviamente que em Portugal, há "criadores" que juntam o macho e fêmea, não registam os cachorros, vendem para as lojas, onde aparecem aqueles anúncios de "vende-se com Lop ou sem Lop" e toca a andar... Claro que vendem por 100 ou 200€, e depois quando os cachorros crescem.... vê-se a diferença!
Na minha opinião, esses é que deveriam desaparecer!!!
Se calhar é utópico, mas com tempo, lá chegaremos.

Portanto e para conclusão, reafirmo:
1. Criar através do PACP, cumprindo todas as suas normas, é correcto!
2. Criar através do CPC, cumprindo todas as normas, não é menos correcto!

Meditem, e nunca esqueçam..... O CPC(representante da FCI em Portugal) é o órgão máximo da canicultura em Portugal!!!
Não poderá haver, nunca, clubes de raça que criem regulamentos que vão contra o estipulado pelo CPC. Poderão isso sim, criar os seus próprios regulamentos que complementem em especificidade o que já está regulamentado....
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Vallpaco
Membro
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

quarta dez 02, 2009 3:04 pm

Boas tardes a todos.

Sr. Loby, eu entendo que haja camadas feitas no estrangeiro que não dêm nem para as despesas, como me contou o Marcos no seu caso na Alemanha, que teve que estar a espera... Ha muitos casos assim.

Mas o que não compreendo, é que muitos tratam mal outos foristas porque motivo???? Se nem os conhecem, não sabem o que criam, não entendo. O que me leva a pensar na questão monetaria.

""Terá o senhor no seu dia a dia sido habituado a levar desaforos para casa? Será que o senhor no seu dia a dia e em alguns dias seus, e destes menos bons o senhor nunca se deixou levar por uma ou outra atitude aguerrida, nunca se incompatibiliza ou incompatibilizou com ninguém ao longa da sua possível pacata existência? Será o senhor um daqueles bananas que nunca responde a provocações, nada faz ou diz na hora de levar desaforo para casa sejam eles de que natureza forem? Tem e toma o senhor a atitude daqueles seus cães mais cobardes que enroscam o rabito entre as pernas e ai vão eles em direcção a casa do dono o da sua casota aquando estes porventura de alguma coisa ou de alguém se sintam ameaçados ou amedrontados? "" Escrito por Sr. Daktari.
""Sabe é que a maior parte dos criadores do PACP decerteza que não precisam de vender cães como o Sr. para viver,têm os seus trabalhos e aplicam o seu dinheiro na melhoria da raça,ao contrário do Sr.! "" Escrito pelo Sr. Sergio.

Espero que me conheçam o suficiente para terem dito isso e muito mais...

Mas sa pessoas veem-se pelo que fazem no seu dia a dia.

Face aos factos que concernem o comportamento desses dois Senhores me terem produzido um profundo sentimento de descompostura, descrédito , perante os foristas que vêem este mesmo forum, para alem de uma enorme tristeza.
Não só porque sou uma pessoa bastante precatada e dedicada à causa pública, de trato muito respeitável por parte de todos os camaradas e cidadãos, de boa educação e sensato, mas também pelo facto de me ver injuriado/Difamado .
Venho assim relatar a minha vida no dia a dia.
Sou Militar na ex-BT no Destacamento de trânsito em Aveiro, quanto ao facto de me chamarem “cobarde”, Sou dos militares da BT , com mais apreensões de droga, o qual não será bem da minha (BT) competência, muitas vezes com a cabeça a premio, por elementos de etnia cigana, ainda não há muito eu e mais 3 camaradas cerca da meia noite, levamos dois irmãos dessa mesma etnia, para o Estabelecimento Prisional Aveiro, onde na rua estava um acampamento de familiares dos mesmos, foram levados para onde tinham que ir, situações destas tenho muitas. Não vejo cobardia nos meus actos.
Se também não fosse uma pessoa/camarada com princípios morais rectos e com convicções, será que os ELEMENTOS do meu DT bem como do SDT Feira, me seguiriam na luta contra a extinção da BT, numa instituição laica e militarista, onde por o mínimo motivo se leva um processo. Mas quem são vocês para me dar lições de moral , façam-me um favor e digam-me na cara.
A Todos os outros desculpem o meu desabafo, mas quem não se sente.....
jjri
Membro
Registado: domingo jun 01, 2008 11:41 pm

quarta dez 02, 2009 10:33 pm

Vallpaço
Entendo o seu desabafo MAS após natal o stress vai baixar .
«entre criadores sobretudo em Portugal é dificil haver um ambiente cordial porque há sempre um que tente ter + razão ou tentar convencer que é melhor que outro .
ex:o meu PA é melhor que o teu !»
Uns talvez têm razão (investiram ,cumprem regulamentos )
e, outros nem por isso

Mas gostei do seu contributo aqui nest topico.
abordou-se temas interessantes
DogStreet
Registado: quinta nov 26, 2009 10:30 pm

quinta dez 03, 2009 12:14 pm

Vallpaço, não sei se está a tentar ameaçar alguém ou se está a tentar levantar a sua credibilidade, que já não é muita, de qualquer forma nunca ouvi coisa mais ridicula, acha que alguem quer saber se corre riscos a apanhar ciganos, se os corre é porque quer, se não está contente mude de profissão ou então mude para o NIC, aí talvez apanhe mais ciganos, de qualquer forma recomendo-lhe que procure um psicologo para si, pois parece ter problemas comportamentais.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quinta dez 03, 2009 7:07 pm

Vallpaco Escreveu:Boas tardes a todos.

Sr. Loby, eu entendo que haja camadas feitas no estrangeiro que não dêm nem para as despesas, como me contou o Marcos no seu caso na Alemanha, que teve que estar a espera... Ha muitos casos assim.

Mas o que não compreendo, é que muitos tratam mal outos foristas porque motivo???? Se nem os conhecem, não sabem o que criam, não entendo. O que me leva a pensar na questão monetaria.

""Terá o senhor no seu dia a dia sido habituado a levar desaforos para casa? Será que o senhor no seu dia a dia e em alguns dias seus, e destes menos bons o senhor nunca se deixou levar por uma ou outra atitude aguerrida, nunca se incompatibiliza ou incompatibilizou com ninguém ao longa da sua possível pacata existência? Será o senhor um daqueles bananas que nunca responde a provocações, nada faz ou diz na hora de levar desaforo para casa sejam eles de que natureza forem? Tem e toma o senhor a atitude daqueles seus cães mais cobardes que enroscam o rabito entre as pernas e ai vão eles em direcção a casa do dono o da sua casota aquando estes porventura de alguma coisa ou de alguém se sintam ameaçados ou amedrontados? "" Escrito por Sr. Daktari.
""Sabe é que a maior parte dos criadores do PACP decerteza que não precisam de vender cães como o Sr. para viver,têm os seus trabalhos e aplicam o seu dinheiro na melhoria da raça,ao contrário do Sr.! "" Escrito pelo Sr. Sergio.

Espero que me conheçam o suficiente para terem dito isso e muito mais...

Mas sa pessoas veem-se pelo que fazem no seu dia a dia.

Face aos factos que concernem o comportamento desses dois Senhores me terem produzido um profundo sentimento de descompostura, descrédito , perante os foristas que vêem este mesmo forum, para alem de uma enorme tristeza.
Não só porque sou uma pessoa bastante precatada e dedicada à causa pública, de trato muito respeitável por parte de todos os camaradas e cidadãos, de boa educação e sensato, mas também pelo facto de me ver injuriado/Difamado .
Venho assim relatar a minha vida no dia a dia.
Sou Militar na ex-BT no Destacamento de trânsito em Aveiro, quanto ao facto de me chamarem “cobarde”, Sou dos militares da BT , com mais apreensões de droga, o qual não será bem da minha (BT) competência, muitas vezes com a cabeça a premio, por elementos de etnia cigana, ainda não há muito eu e mais 3 camaradas cerca da meia noite, levamos dois irmãos dessa mesma etnia, para o Estabelecimento Prisional Aveiro, onde na rua estava um acampamento de familiares dos mesmos, foram levados para onde tinham que ir, situações destas tenho muitas. Não vejo cobardia nos meus actos.
Se também não fosse uma pessoa/camarada com princípios morais rectos e com convicções, será que os ELEMENTOS do meu DT bem como do SDT Feira, me seguiriam na luta contra a extinção da BT, numa instituição laica e militarista, onde por o mínimo motivo se leva um processo. Mas quem são vocês para me dar lições de moral , façam-me um favor e digam-me na cara.
A Todos os outros desculpem o meu desabafo, mas quem não se sente.....

Sr Vallpaço veja em que contesto eu lhe coloquei as questões! Por outro lado não lhe fiz destas afirmações mas sim perguntas! Ninguem lhe chamou de "cobarde"!
Sendo que a carapuça pudesse aqui servir a quem a vestisse! Se o senhor aqui a vestiu então só me resta dizer –lhe que o problema é aqui unicamente seu!
Quanto ao facto do senhor vir aqui apresentar-se como militar (GNR) saiba que para mim tal facto não é nem nunca foi novidade. Pois a muito que eu sei disso! Todavia não entendo em que é que isso tenha muito a ver com o tópico ou com a cria do PA!
Se a sua intenção é a de tentar aqui dar-nos satisfação acerca do quanto você possa ser eficiente, cumpridor e corajoso no seu trabalho, fique sabendo que não temos nada a ver com o assunto e que no que me diz respeito de pouco ou nada isso me interesse! Sendo que das satisfações que aqui nos cita estas unicamente possam interessar e lhe serem pedidas pelas suas chefias hierárquicas e como tal só a estas o senhor se lhes deva de prestar satisfações. No entanto e partindo do principio que o senhor seja mesmo assim tão competente e empenhado quanto ao que aqui nos afirma, fico o senhor sabendo que na minha opinião o senhor não esta a fazer nada demais se não aquilo para o qual é pago! Tal como qualquer outra pessoa que tenha uma outra profissão o possa fazer no desempenho e dever da mesma e para o qual também ela seja paga! Sinceramente não vejo qual é a sua preocupação em ter aqui de nos justificar o dinheiro das contribuições publicas que é gasto com a sua pessoa em ordenados! Se porventura tem medo de que alguém possa entender que a dita despesa não lhe é merecida, e se a opinião desse alguém for para si mesmo muito importante, então sugeria-lhe que mudasse de profissão ou que trabalhasse por conta própria assim não terá certamente que se justificar de ninguém!
Por outro lado queria ainda aqui dizer-lhe que se a sua intenção é a de me coibir com o facto de o senhor ser um militar da GNR e não a de se justificar junto dos contribuintes, então saiba o senhor que esta a perder o seu tempo pois não é por isso que eu vou silenciar as minhas opiniões quanto as possíveis criações pouco criteriosas e sem grandes garantias de alguns criadores que tais como o senhor criam fora do PACP sem normas e regras que os controlem! Podendo estes desmultiplicar os seus cães conforme lhes dá na real gana, vendendo com isso gato por lebre, tendo alguns compradores destes como possível garantia o facto destes serem oriundos de supostos criadores/vendedores que representam a nossa autoridade neste Pais.
PS: quase 25% dos meus familiares mais próximos, também eles são o militares de careira, se achar que os mesmos lhe possam ser úteis na criação do PA poderei apresentar-lhos se disso e para tal o senhor entender ser então necessário!
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 03, 2009 9:21 pm

Não vejo, grandes diferenças, em relação à qualidade do "produto da criação", criando através do PACP ou do CPC, cumprindo todas as normas, é claro!
Portanto e para conclusão, reafirmo:
1. Criar através do PACP, cumprindo todas as suas normas, é correcto!
2. Criar através do CPC, cumprindo todas as normas, não é menos correcto!
Boa noite.

Desde quando o CPC exige despiste de displasia feito aos progenitores? Quais são as normas de criação instituídas pelo CPC? Para além das idades limite e da restrição do nº de ninhadas o CPC exige mais o quê?

Penso eu que a qualidade do produto de criação será sempre superior quanto mais regras existirem, desde quando o CPC tem o conceito de apto de cria?
Para o CPC qualquer cachorro pode ser inscrito no LOP, venha do criador mais conceituado ou do maior sucateiro, o único critério é ter pais inscritos no LOP.
A lista de criadores que o CPC faculta ao público lista todo o bicho careta, desde o gajo que cria com cães importados de puppy mills espanholas ao criador de vão de escada até ao criador mais conceituado deste país. :roll:

Então não cabe aos clubes de raça o papel de dinamizarem, promoverem e sobretudo PROTEGEREM a sua raça? Não estará nas mãos dos criadores a erradicação da displasia da anca e do cotovelo??

Peço desculpa pela intromissão, não sou criadora, nem tão pouco ou sequer dona de PA, não sei muito do PACP mas se o clube vedar o registo ou reconhecimento de ninhadas aos criadores que não cumpram as regras de criação, o tal apto de cria, está a fazer um bom serviço ao PA, ao contrário do CPC que se limita a gerir o registo de genealogias português e a a organizar eventos de canicultura e pouco faz pela promoção das boas práticas de criação. E quem adquirir um cachorro de um membro do PACP à partida terá mais garantias do quem compra a outro criador qualquer.

Com isto não quero dizer que não existam criadores ÉTICOS fora da esfera do PACP, note-se... mas na prática não existe qualquer restrição ou impedimento para quem cria com pais não rastreados, com cães fora do estalão ou com falhas graves, etc, etc...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quinta dez 03, 2009 9:57 pm

Sr Vallpaço visto todos nós criadores; mesmo sem fazermos por isso; uns mais do que outros como é obvio, e tudo isso podendo varia de ninhada para ninhada consoante a ninhada em causa, temos por vez em algumas ninhadas alguns cachorros menos bons ou defeituosos, por isso deixo-lhe aqui de novo o desafio lançado pelo Luisdiabo, para que deste você nos responda!

luisdiabo Escreveu:
Vallpaco Escreveu:
Dêem tempo ao tempo e deixem os PASTORES ALEMÃES do VALL DU PAÇO, falarem por eles proprios, depois critiquem o canil do mesmo, ou então perguntem a quem adquiriu cachorros nesse canil se lhes foi negado ou mostrado qualquer documento, ou se lhe falharam com algo.

Mas é dificil, quando pensamos que todos são iguais ao que vemos frente ao espelho!!!

E faltava-me outra coisa, pois para mim e muito IMPORTANTE, nunca vendi ou vendo ( levar a casa do novo proprietario) um Pastor Alemão, sem que o interessado venha ver os progenitores, ou so a progenitora e verem como os mesmos são criados, para não levarem a tal LEBRE como muitos as enfiam, cachorros com taras!!!! E o tal CRIADOR das ninhadas a metro..... Depois dessa pequena COISA, sim levo-os a casa do novo dono, averiguem.

A INVEJA É A ARMA DA INCOMPETENCIA.....
Quer dizer que nas suas ninhadas nunca lhe aparecem cachorros com taras é isso?
Quer dizer que os seus cachorros são todos excepcionais?
Não tem nenhum que se possam considerar inferiores ao demais irmãos por um ou outro pormenor?
Se lhe surgir cachorros de inferior qualidade dentro de uma ninhada que esperava ser excelente, o que faz o senhor com estes? Guarda-os, dá-os ou faz sopas destes?
Se os dá diga-nos a quem e como o faz? Já agora tem algum que se dê talvez haja aqui na arca alguns interessados disso!
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta dez 04, 2009 6:05 pm

Boa Tarde a todos os foristas.....

dinodane Escreveu:Peço desculpa pela intromissão, não sou criadora, nem tão pouco ou sequer dona de PA, não sei muito do PACP
Com isto não quero dizer que não existam criadores ÉTICOS fora da esfera do PACP, note-se...
dinodane, estamos esclarecidos!

Quanto ao controlo da displasia por parte do CPC..... Sabemos que há um protocolo entre o CPC e a APMVEAC..... ver http://www.cpc.pt/registos/displasia/in ... etario.pdf

Criador ÉTICO, como lhe chama, segue sem ser lei......!É uma questão de mentalidade e de gostar do que faz.....

Não estará nas mãos dos criadores a erradicação da displasia da anca e do cotovelo??
Claro que está!!! De todos os criadores!!! Neste caso, os do PACP e os ÉTICOS!!!!!
E quem adquirir um cachorro de um membro do PACP à partida terá mais garantias do quem compra a outro criador qualquer.
Aí é que já não concordo!!! Nem você pelos vistos..... quando diz
Com isto não quero dizer que não existam criadores ÉTICOS fora da esfera do PACP, note-se...
Eu percebo o que quer dizer, e concordo com muita coisa que diz, mas.... o que eu defendo é que "vigarices" há-as em todo lado..... Dentro e fora!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 04, 2009 8:20 pm

Com certeza, mas terá de concordar comigo numa coisa: o papel do CPC não é nem nunca foi zelar pela erradicação das más práticas de criação, eles TÃO SOMENTE gerem o livro de origens português e representam a canicultura nacional.

Era bom era, que o CPC exigisse a toda a gente despistes e aptos de cria para haver registo. Mas não é assim. É aí que os clubes de raça devem agir.

o que eu quis dizer com o meu post, caso não tenha entendido, é que, se o PACP ou outro clube de raça qualquer regula as práticas de criação e exige aptos de cria para tatuar ou chipar ou certificar ninhadas, faz muito bem pelo futuro da raça e SIM, um cachorro de um membro do clube de raça é um melhor investimento do que um cachorro somente registado no LOP.

Vigarices e chico-espertices à parte que as há em toda a parte e em tudo na vida e nem todos os compradores sabem o que devem exigir na compra de um cão de raça nem distinguir um criador ético de um sucateiro, como o senhor sabe. Por isso é que me parece tão importante instituir normas, regras.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Pastor Alemão”