A cria e o Pastor Alemão em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
luisdiabo
Membro Júnior
Registado: domingo nov 22, 2009 11:42 pm

sexta dez 04, 2009 9:01 pm

fontedasbicas Escreveu:Boa Tarde a todos os foristas.....

dinodane Escreveu:Peço desculpa pela intromissão, não sou criadora, nem tão pouco ou sequer dona de PA, não sei muito do PACP
Com isto não quero dizer que não existam criadores ÉTICOS fora da esfera do PACP, note-se...
dinodane, estamos esclarecidos!

Quanto ao controlo da displasia por parte do CPC..... Sabemos que há um protocolo entre o CPC e a APMVEAC..... ver http://www.cpc.pt/registos/displasia/in ... etario.pdf

Criador ÉTICO, como lhe chama, segue sem ser lei......!É uma questão de mentalidade e de gostar do que faz.....

Não estará nas mãos dos criadores a erradicação da displasia da anca e do cotovelo??
Claro que está!!! De todos os criadores!!! Neste caso, os do PACP e os ÉTICOS!!!!!
E quem adquirir um cachorro de um membro do PACP à partida terá mais garantias do quem compra a outro criador qualquer.
Aí é que já não concordo!!! Nem você pelos vistos..... quando diz
Com isto não quero dizer que não existam criadores ÉTICOS fora da esfera do PACP, note-se...
Eu percebo o que quer dizer, e concordo com muita coisa que diz, mas.... o que eu defendo é que "vigarices" há-as em todo lado..... Dentro e fora!
Senhor fontedasbicas pode dizer-nos porque motivo o senhor deixou de pertencer ao PACP?
A largos meses atrás houve quem dissesse e constou então na altura que o senhor tinha deixado o clube pouco tempo antes deste o sancionar punir em conselho disciplinar por causa de uma das suas supostas fraudes ocorrida aquando do nascimento de uma das suas ninhadas então por si produzida sem que esta reunisse e cumprisse na altura as devidas e requeridas exigências do PACP para que a mesma pudesse acontecer!
Será isto verdade? O terá isto sido um simples boato no sei do clube?
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta dez 04, 2009 9:11 pm

Boa Noite...
dinodane Escreveu:Com certeza, mas terá de concordar comigo numa coisa: o papel do CPC não é nem nunca foi zelar pela erradicação das más práticas de criação, eles TÃO SOMENTE gerem o livro de origens português e representam a canicultura nacional.
Não gostaria de entrar por aí, até porque não sou sócio.... mas concordo que o papel de um clube nacional qualquer, será também exigir e fiscalizar!
Aquilo que defendo é que, haja ou não clubes de raça a impôr e a exigir, um criador ÉTICO, como lhe chamou, tem a responsabilidade de fazer tudo para criar dentro do estalão, animais saudáveis.... Essa é uma responsabilidade do criador, estando ou não filiado... A criação deve ser sinónimo de garantia para quem compra devendo ter normas.

o que eu quis dizer com o meu post, caso não tenha entendido, é que, se o PACP ou outro clube de raça qualquer regula as práticas de criação e exige aptos de cria para tatuar ou chipar ou certificar ninhadas, faz muito bem pelo futuro da raça
Concordo 100%!!! "Malha mais apertada".... Concordo!Desde que complementem as do CPC!

...e SIM, um cachorro de um membro do clube de raça é um melhor investimento do que um cachorro somente registado no LOP.
Já lhe disse que não! Discordo! Lembre-se das tão famosas "marcas brancas".. eheheh

Vigarices e chico-espertices à parte que as há em toda a parte e em tudo na vida e nem todos os compradores sabem o que devem exigir na compra de um cão de raça nem distinguir um criador ético de um sucateiro, como o senhor sabe. Por isso é que me parece tão importante instituir normas, regras.
Concordo 100%!!! Por isso é que muitas vezes aconselho os compradores a lerem o que (penso que foi a dinodane) escreveu sobre isso.....
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
fontedasbicas
Membro Veterano

sexta dez 04, 2009 9:16 pm

Boa Noite...
dinodane Escreveu:Com certeza, mas terá de concordar comigo numa coisa: o papel do CPC não é nem nunca foi zelar pela erradicação das más práticas de criação, eles TÃO SOMENTE gerem o livro de origens português e representam a canicultura nacional.
Não gostaria de entrar por aí, até porque não sou sócio.... mas concordo que o papel de um clube nacional qualquer, será também exigir e fiscalizar!
Aquilo que defendo é que, haja ou não clubes de raça a impôr e a exigir, um criador ÉTICO, como lhe chamou, tem a responsabilidade de fazer tudo para criar dentro do estalão, animais saudáveis.... Essa é uma responsabilidade do criador, estando ou não filiado... A criação deve ser sinónimo de garantia para quem compra devendo ter normas.

o que eu quis dizer com o meu post, caso não tenha entendido, é que, se o PACP ou outro clube de raça qualquer regula as práticas de criação e exige aptos de cria para tatuar ou chipar ou certificar ninhadas, faz muito bem pelo futuro da raça
Concordo 100%!!! "Malha mais apertada".... Concordo!Desde que complementem as do CPC!

...e SIM, um cachorro de um membro do clube de raça é um melhor investimento do que um cachorro somente registado no LOP.
Já lhe disse que não! Discordo! Lembre-se das tão famosas "marcas brancas".. eheheh

Vigarices e chico-espertices à parte que as há em toda a parte e em tudo na vida e nem todos os compradores sabem o que devem exigir na compra de um cão de raça nem distinguir um criador ético de um sucateiro, como o senhor sabe. Por isso é que me parece tão importante instituir normas, regras.
Concordo 100%!!! Por isso é que muitas vezes aconselho os compradores a lerem o que (penso que foi a dinodane) escreveu sobre isso.....
<p>Cumprimentos </p>
fontedasbicas
Membro Veterano

sexta dez 04, 2009 9:27 pm

Boa Noite sr. luisdiabo.....

Já há muito que disse que não respondo a "anónimos"......
Mas sempre adianto que, uma mentira dita muitas vezes....... é sempre uma mentira!
<p>Cumprimentos </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 04, 2009 11:02 pm

é pena que os senhores criadores de PA que participam em tópicos com esta temática acabem sempre neste tipo de acusações e insinuações, palavra de honra que é triste até porque este é o único sub-fórum da Arca com participações regulares de vários criadores... enfim.

Agora, respondendo ao Sr. FontedasBicas:

Não gostaria de entrar por aí, até porque não sou sócio (do CPC ou do PACP?)... mas concordo que o papel de um clube nacional qualquer, será também exigir e fiscalizar
Parece-me que é aqui que está a falhar algo e se assim não é, peço desculpa por estar a ensinar a missa ao padre!!!

Excerto do regulamento do LOP, mais propriamente os únicos artigos que regulam a criação propriamente dita:
Artigo 7º
Limites de utilização dos reprodutores
1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12
meses de idade exceptuando-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser
utilizados a partir dos 18 meses.
2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade.
3. As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.
4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses.
5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida.
Artigo 8º
Cruzamentos autorizados
1. As cadelas registadas no L.O.P. só podem ser cobertas por cães da mesma raça e variedade,
registados num Livro de Origens reconhecido.
2. Exceptuam-se do ponto anterior, os cruzamentos oficialmente reconhecidos pela F.C.I.,
entre variedades de uma mesma raça e os produtos resultantes serão registados como
pertencendo à variedade a que mais se assemelhem.
E é TUDO.

Não existem regulações absolutamente nenhumas sobre despiste de doenças genéticas, grau de displasia admitido para cruza, consanguinidade, etc etc. Nada obsta a que um cão com displasia grave seja padreador de uma ninhada inscrita no LOP. Como não há regras também não há sanção aos prevaricadores nem negas ao acesso ao LOP.

Por isso é que quem compra um PA ou um Lab que aos 18 meses está a precisar de uma osteotomia tripla mais vale queixar-se ao Totta do que ao CPC!

Por isso é que eu não compreendo esta sua frase:
Concordo 100%!!! "Malha mais apertada".... Concordo!Desde que complementem as (regras) do CPC!
Como assim, se as regras do CPC não regulam absolutamente NADA para além da idade dos progenitores e do nº de ninhadas por cadela?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

sexta dez 04, 2009 11:26 pm

fontedasbicas Escreveu:Boa Noite sr. luisdiabo.....

Mas sempre adianto que, uma mentira dita muitas vezes....... é sempre uma mentira!
Se fosse verdade seria mais fácil compreender a sua defesa das "marcas brancas" em detrimento de cachorros tatuados pelo clube. Atenção, não pretendo atacar o fontedasBicas nem tão pouco assumo ser verdade ou mentira o que o luisdiabo escreveu, mas é uma constatação um bocado óbvia.

No fundo o que eu pretendo dizer é que é bom de ver que, quando o grau de exigência na criação aumenta, e há sanções e prejuízo para quem não cumpre, ficam pelo caminho os sucateiros porque tudo isto, o apto de cria, as provas, envolvem mais despesa e dedicação.

Cumprimentos a todos.

fontedasbicas
Membro Veterano

sexta dez 04, 2009 11:43 pm

Boa Noite,

dinodane Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Boa Noite sr. luisdiabo.....

Se fosse verdade seria mais fácil compreender a sua defesa das "marcas brancas"
Oh dinodane, quem importa cães da Alemanha por um balúrdio, quem faz os RX's, quem intervala cios das cadelas, quem gasta dinheiro em ecografias e RX's aos 45 dias de gestação, quem alimenta com boas rações os cachorros e as mães, quem só deixa sair os cachorros às 10/12 semanas de vida..... só para citar alguns exemplos, não pode ser "metido no mesmo saco" que os "sucateiros", não acha?

...é pena que os senhores criadores de PA que participam em tópicos com esta temática acabem sempre neste tipo de acusações e insinuações, palavra de honra que é triste até porque este é o único sub-fórum da Arca com participações regulares de vários criadores... enfim.
Não ligue... faça como eu.... Se conseguia viver sem os patetas?? Conseguir, conseguia.... mas não era a mesma coisa!
<p>Cumprimentos </p>
dinodane
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 12:43 am

Oh dinodane, quem importa cães da Alemanha por um balúrdio, quem faz os RX's, quem intervala cios das cadelas, quem gasta dinheiro em ecografias e RX's aos 45 dias de gestação, quem alimenta com boas rações os cachorros e as mães, quem só deixa sair os cachorros às 10/12 semanas de vida..... só para citar alguns exemplos, não pode ser "metido no mesmo saco" que os "sucateiros", não acha?
Obviamente.

Repare uma coisa, eu sou uma leiga em PA. Nem sequer tenho um exemplar.
Mas o meu ponto de visto é o de um potencial comprador. Não teria dúvida nenhuma entre optar por um cão tatuado pelo PACP porque sei que existem parâmetros mínimos que visam garantir a a qualidade dos cães. Sei que não tenho que confiar apenas no meu discernimento para distinguir o trigo do joio, o criador do sucateiro. E isto é o meu ponto de vista, que sei o que é uma displasia da anca, etc etc. A grande maioria das pessoas fora da canicultura e potenciais compradores de PA nem o conceito e importância do registo no LOP conhecem, quanto mais...

De resto compreendo o vosso ponto de vista enquanto criadores. Se sou ético, se faço as coisas by the book, se gasto balúrdios porque faço isto por carolice e por gosto, não percebo porque me hão de "certificar" ou controlar, ou com que direito tenho de provar aos outros aquilo que eu sei ser verdadeiro?

No entanto... há dúvida que a certificação e controlo visam a elevação da raça e que esse deve ser o objectivo principal de todo e qualquer criador?

Cumprimentos a todos.

DogStreet
Registado: quinta nov 26, 2009 10:30 pm

sábado dez 05, 2009 12:50 am

O fonte das Bicas fala muito mas não diz nada, responda lá ao Luisdiabo, saiu antes de ser expulso ou penalizado ou não, será que estava a cumprir com todas as regras? Gastar balurdios a importar cães da Alemanha? Não se deve estar a referir aos seus cachorritos filhos do Vegas, é que cachorros filhos de qualquer VA compram-se por 800 euros, se importa-se animais de qualidade com Sch, e KKL 1ª, aí tirava-lhe o meu chapeu, agora cachorros, isso até os tais criadores de debaixo da escada mandam vir, os Alemães assim como os Espanhois querem é lorpas para mandar para cá o lixo.
dinodane
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 1:13 am

Eu não responderia se vocês não se identificassem, muito sinceramente.

Porque se registaram cá há dias ou horas só para apontar dedos e fazer revelações incómodas e mais ou menos insultuosas sobre uns e outros mas não têm a decência de se identificarem. Assim quem os lê só vos vê como ruído de fundo porque não percebe se só vieram atirar lenha para a fogueira ou se efectivamente vieram cá expôr os podres de que não se fala mas sem problemas em dar a cara e provar factos.

Se há aqui criadores a debitar teorias que na prática não passam de tanguistas, pois façam um favor a quem vos lê e chamem os bois pelos nomes, quem diz a verdade não merece castigo.
:wink:

buypa
Membro Júnior
Registado: sábado dez 05, 2009 1:35 am

sábado dez 05, 2009 1:48 am

Boa noite

Estou comprador de cão Pastor Alemão e confesso que depois de ler este forum fiquei muito confuso e indeciso se vou mesmo comprar o cão.
Pelo que li não tenho garantia nenhuma de comprar a "lebre"...parece que os criadores da raça não primam pela honestidade.
Alguém me ajude! onde comprar o cachorro dos meus sonhos? não importa o seu custo, o que quero é ficar com um PA com garantias de não vir a ter problemas.
Agradeço a ajuda.

Obrigado
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado dez 05, 2009 1:48 am

dinodane Escreveu:Eu não responderia se vocês não se identificassem, muito sinceramente.

Porque se registaram cá há dias ou horas só para apontar dedos e fazer revelações incómodas e mais ou menos insultuosas sobre uns e outros mas não têm a decência de se identificarem. Assim quem os lê só vos vê como ruído de fundo porque não percebe se só vieram atirar lenha para a fogueira ou se efectivamente vieram cá expôr os podres de que não se fala mas sem problemas em dar a cara e provar factos.

Se há aqui criadores a debitar teorias que na prática não passam de tanguistas, pois façam um favor a quem vos lê e chamem os bois pelos nomes, quem diz a verdade não merece castigo.
:wink:
Cheira-me que estes tipos que não se identificam são todos o mesmo...só muda o nickname :wink:
buypa
Membro Júnior

sábado dez 05, 2009 1:56 am

buypa Escreveu:Boa noite

Estou comprador de cão Pastor Alemão e confesso que depois de ler este forum fiquei muito confuso e indeciso se vou mesmo comprar o cão.
Pelo que li não tenho garantia nenhuma de comprar a "lebre"...parece que os criadores da raça não primam pela honestidade.
Alguém me ajude! onde comprar o cachorro dos meus sonhos? não importa o seu custo, o que quero é ficar com um PA com garantias de não vir a ter problemas.
Agradeço a ajuda.

Obrigado
:?:
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado dez 05, 2009 1:58 am

buypa Escreveu:
buypa Escreveu:Boa noite

Agradeço a ajuda.

Obrigado
:?:
http://www.pacp.pt/website/pagina.php

Aqui pode encontrar os contactos dos criadores :wink:
buypa
Membro Júnior

sábado dez 05, 2009 2:13 am

Outra dúvida?

Um dos criadores que já contactei não é sócio do PACP mas é do CPC.

Será que isso será suficiente para garantir a qualidade da ninhada?

Confesso que não imaginava ser tão complicado adquirir um cão.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”