Testes de Carácter

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

quinta mar 09, 2006 10:26 am

:oops:
Última edição por PASTORDAGALA em quinta mar 09, 2006 11:00 am, editado 9 vezes no total.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta mar 09, 2006 10:35 am

Como aqui foi dito pelo António Pato, o teste de Campbell deve ser realizado por alguém estranho ao cachorro, e que além disso, como também foi citado, mantenha uma atitude de neutralidade perante o animal.

Parece lógico que seja uma estranho, porque é evidente que se o teste fôr realizado pelo criador, os exercícios 1 e 2 do teste serão obviamente falseados, dada a proximidade do cachorro com o criador.

Eu já fiz o teste e também não o fiz noutras ocasiões. Isto porque, pela observação diária do comportamento da ninhada, se torna possível determinar o seu temperamento de uma forma menos artificial.

Acho que o teste de Campbell tem mais interesse para o comprador, às 8 semanas de idade o criador, pela simples observação diária, já deve ter uma ideia muito concreta quanto ao temperamento de cada cachorro.

Cumprimentos

José Carlos
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 09, 2006 11:10 am

Sr Vitor o senhor ou muito me engano ou é um perito da raça, porque demonstra que sabe muito.

Se eu não sabia o que era o teste de Campbell perguntei o que era, para mim errado não saber é continuar na ignorancia por este facto é que tento procurar mais conhecimentos, na altura foi-me respondido e mesmo esclarecido por alguns foristas e criadores e de todas as pesquisas que fiz era aconselhável o teste ser feito por desconhecidos.
O senhor mesmo diz que um criador faz o teste sem a presença de um suposto criador a fim de "enganar" o comprador, é por esta situação que eu digo e afirmo que o teste deve ser feito por um estranho do cachorro.

Mesmo quando diz que eu á um ano perguntava o que era o teste não foi bem assim e passo a citar o tempo que já foi
Publicada: Tue Jun 29, 2004 09:38 Assunto: teste de Campbell
--------------------------------------------------------------------------------
ALGUEM PODE-ME EXPLICAR COMO SE FAZ O TESTE CAMPBELL
AGRADECIA QUE ME EXPLICASSEM VISTO EU ADORAR CÃES E ESTOU A TENTAR APRENDER O MAXIMO POSSIVEL SOBRE ELES, MAS ESTE TIPO DE TESTES NÃO ENCONTRO EM LIVROS DA ESPECIALIDADE COMO SE FAZEM
CASO NÃO QUEIRAM EXPLICAR PERANTE O FORUM COMO SE FAZ ENVIEM-ME UM E-MAIL PARA [email protected]
OBRIGADO
ALEXSUSETE
Eu infelizmente já errei, mas diga-me qual foi o criador que ao inicio não errou?? e mesmo hoje em dia quem não comete erros!! Estes erros surgem com a maior das facilidades, por exemplo uma pessoa pensa em comprar um cão, e entra numa loja de animais e haje por impulso compra logo o primeiro que vê, ao fim de um tempo decide comprar outro a fim de fazer o casal, e já vai a um criador da especialidade, quando chega a hora faz um cruzamento entre os dois que tem e lá está o tal criadeiro, cometeu um grave erro. Deu para perceber mais ou menos ao que me refiro.

Eu irei continuar infelizmente a cometer erros, por mais que me esforce em combate-los irá sempre ficar algo para trás, não tenho qualquer problema em assumir seja o que for e admitir que não sei tudo e não sou um cérebro na matéria, como alguns pensam que são.
Eu pessoalmente comprei uma cadela a pensar ter um excelente Linhagem e afinal ela tinha cruzamentos em ultimo grau o Senhor António Pato sabe da história, e não foi há muito tempo, e descende de um dito grande criador nacional dos pastores alemães.

Penso que agora estou no caminho certo, procuro fazer estes testes, fazer o despiste de displasia e ter excelentes exemplares.

Espero que este tópico não se torne como muitos outros, entrarem em picardices que não nos levam a lado nenhum!!

Alexandre Do Pastor Dagala
<p>&nbsp;</p>
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 09, 2006 11:18 am

jcsousa Escreveu: Como aqui foi dito pelo António Pato, o teste de Campbell deve ser realizado por alguém estranho ao cachorro, e que além disso, como também foi citado, mantenha uma atitude de neutralidade perante o animal.

Parece lógico que seja uma estranho, porque é evidente que se o teste fôr realizado pelo criador, os exercícios 1 e 2 do teste serão obviamente falseados, dada a proximidade do cachorro com o criador.

Eu já fiz o teste e também não o fiz noutras ocasiões. Isto porque, pela observação diária do comportamento da ninhada, se torna possível determinar o seu temperamento de uma forma menos artificial.

Acho que o teste de Campbell tem mais interesse para o comprador, às 8 semanas de idade o criador, pela simples observação diária, já deve ter uma ideia muito concreta quanto ao temperamento de cada cachorro.

Cumprimentos

José Carlos
O senhor Vitor como pode ver, aqui tem a opinião de uma pessoa que eu considero um grande conhecedor da raça.
<p>&nbsp;</p>
conversas
Membro
Registado: terça jun 14, 2005 1:51 pm

quinta mar 09, 2006 12:03 pm

Ao pastor da Gala.

Quando se "esticam" certos temas até ao limite, aparecem os atritos,

porque há alguns foristas, que ficam "sentidos". O sr. foi um deles.

No entanto quero-lhe dizer que não meto em causa a sua evolução como

criador, pelo menos "faz" muitas ninhadas e certamente que vai

aprendendo com os erros e vai procurando junto de alguns criadores

nacionais, cruzas que melhorem a sua "produção".

NÃO ESCREVI NADA QUE TENHA METIDO EM CAUSA A HONESTIDADE DE
QUALQUER CRIADOR NACIONAL, LEU MAL, AO DIZER DE UMA MANEIRA
CONFUSA, "O CRIADOR QUER ENGANAR O COMPRADOR".

O que quis dizer e foi confirmado agora pelo Sr. José Carlos, é que um

criador, com o acumular de experiência, vai conhecendo quase por

instinto as ninhadas e diz também que já efectuou ele próprio o teste.

E parecendo lógico, ou ilógico que o teste seja feito pelo prório criador, o

que aparece "escarrapachado" é que é indiferente que seja feito por

pessoa estranha ou não. Expliquem-me, quem faz os testes aos vossos

cães não contacta nunca com a ninhada até aos 7 ou 8 meses ?

Também já disse que não sou nenhum "doutor" na raça, tenho 1 PA, e

tenho aprendido muitas coisas com alguns foristas, outros vão na onda

e "chovem no molhado" daqueles que realmente sabem o que estão

a dizer.

No entanto o meu desejo é que se torne um grande criador, com muitos

cães premiados e muitos sucessos, de forma a termos um grande criador

na nossa Bairrada. No entanto e aproveitando este espaço, dou-lhe um

conselho de amigo, quando publicita as suas ninhadas, não mencione

tantos campeões, porque confunde o comprador. Quanto a picardias

dispenso-as, mas quando escrevo,falo do pouco que sei sobre o PA,

quando não sei, só leio, para aprender.

Um abraço Alexandre.
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 09, 2006 12:33 pm

Se alguma parte do meu texto o ofende ou sente picardices peço desde já desculpas, não é de modo algum minha intenção para tal coisa.

Quanto á forma como anuncio as minhas ninhadas é problema meu, não se preocupe com isso, e que eu saiba não é esse o tema que está em discussão, quanto ao numero de ninhadas chama 2 ninhadas por ano um exagero?? existem por ai ditos grandes criadores e que inclusivé participam em exposições que fazem por ano 4,5,6 ou mais ninhadas.
E que fique claro que o que escrevi foi puro e simplesmente a "justificar" o que o senhor escreveu em relação a eu á 2 anos atrás não saber o que era o teste de Campbell, tudo mais foi por acréscimo. E também não disse não disse que o senhor tinha posto em causa a minha honestidade.
Espero bem que fique tudo bem claro que não é minha intenção criar aqui quaisquer atritos ou desavenças. Foi por estas razões que deixei de participar e não só eu!!

Em relação ao assunto inicial e ao que me levou a participar, o teste é lógico que eu próprio avalio os cachorros que tenho, e da pouca experiencia que tenho já consigo ver muitos e determinados promenores, nos diversos cães da ninhada.
<p>&nbsp;</p>
tribeiro
Membro
Registado: sábado jun 25, 2005 11:01 am

sexta mar 10, 2006 10:41 am

mais uma vez obrigado,
encontrei aquilo que procurava, passo a escrever aqui :

Código: Selecionar todos

Há muito, a importância do carácter domina a ciência cinológica mundial. William Campbell, um psicólogo americano especializado em etologia e estudo do comportamento canino nas relações cão-dono, criou uma série de provas para descobrir e seleccionar os comportamentos individuais. Durante mais de oito anos de trabalho, fez experiências com mais de dez mil cães de todas as raças. Os seus estudos estão reproduzidos no livro "Behaviour Problems in Dogs" (1975), considerado como "a Bíblia" do comportamento canino.

As experiências feitas na França por criadores e clubes, demonstram que estes testes são práticos, chegando a introduzir os seus estudos nos seminários organizados pela Escola Veterinária de Toulouse.

Existem uma série de qualidades e defeitos de caracter de um cão, que não nos são revelados até ele atingir a idade adulta, o que faz com que a compra de um cachorro tenha um aspecto de incerteza (convivência com crianças, agressividade, timidez, etc.).

Os criadores são os primeiros interessados não apenas por poder aconselhar o comprador, mas também em poder definir com uma certa antecipação o resultado das linhas de sangue que estejam empregando.

Condições para o teste 

Condições indispensáveis para a realização dos testes.

Os testes devem realizar-se à sétima semana de vida do cachorro, não à sexta, nem a oitava.
O cachorro a examinar deve estar sozinho. É indiferente que a pessoa que realizar o teste seja ou não conhecida do cachorro.
O local onde se vão fazer os testes deve ser arejado, tranquilo e sem objetos de brincadeira que possam distrair o cachorro. Se for possível deverá ser limpo sempre que se fizer os testes a um cachorro.
Os testes devem ser feitos uma só vez a um cachorro, sem preparação, com suavidade e de uma forma completamente natural. O cachorro não deverá ser felicitado em caso algum.
Os cinco testes realizam-se em poucos minutos para cada cachorro. Devem anotar-se os resultados de cada um num quadro que posteriormente fazemos mais detalhadamente. Isso permitirá classificar os cachorros em diferentes categorias, às que correspondera logicamente um tipo de dono diferente, uma diferente utilização.

1º Teste de Campbell - Atração Social 
Assim que se entrar no recinto, colocar suavemente o cachorro no centro do mesmo e afastar-se uns quatro passos no sentido contrário ao da porta de entrada. Agachar-se e chamar a atenção do cachorro batendo palmas suavemente. Conforme ele se aproxime com a cauda alta ou baixa, ou se não vier, revela-nos o seu grau de atração social, a sua confiança e independência.

Reação Nota 
Vem em seguida, cauda levantada dando saltinhos e mordiscando as mãos A 
Vem sem dificuldade, cauda em pé, bate as patas e lambe as mãos B 
Vem sem dificuldade, cauda baixa C 
Vem hesitantemente, cauda em baixo D 
Não vem E 

2º Teste de Campbell - Seguir o dono 
Afastar-se do cachorro, andando normalmente começando ao seu lado. Tenha certeza que o cão o viu andar. Conforme o cachorro ande a seu lado, indicará a sua aptidão para nos seguir, devemos observar atentamente a forma como nos segue, o que demonstra o seu grau de independência. Não seguir indica independência.

Reação Nota 
Segue sem dificuldade, cauda no ar, junto aos pés e mordiscando os pés do dono A 
Segue sem dificuldade, cauda no ar, junto a seus pés B 
Seque sem dificuldade, cauda em baixo C 
Vem não muito convencido, cauda em baixo D 
Não vem, vai para outro sítio E 

3º Teste de Campbell - Obrigação (submissão) 
Suavemente, deitar de costas o cachorro e mante-lo assim com a nossa mão sobre o seu peito durante trinta segundos. Conforme o cachorro reaja ou aceite esta posição, indica-nos o seu grau de dominância ou de submissão e as suas tendências a aceitar uma dominância física e social.
A proposta deste teste é verificar como o filhote aceita o stress quando socialmente / fisicamente dominado. 

Reação Nota 
Luta, debate-se morde A 
Luta, debate-se B 
Luta e então acomoda-se C 
Não luta, lambe as suas mãos D 

4º Teste de Campbell - Dominância social 
Acariciar o cachorro (em pé) desde a parte superior do crânio até o pescoço e dorso, enquanto estiver agaichado ao seu lado. Conforme suporte ou não estas caricias, indicará o seu grau de aceitação da nossa dominância. Um cachorro muito dominante tenta saltar sobre a nossa mão, rosnar e até morder. Um cachorro independente não se importará. Deve-se acariciar um cachorro até que se possa definir concretamente o seu comportamento.
Proposta: Grau de aceitação de dominância social. Filhotes podem tentar dominar pulando e mordendo ou então é independente e vai embora.

Reação Nota 
Salta, luta, bate com as patas, rosna, morde A 
Salta, luta, bate com as patas B 
Move-se, vira-se e lambe as mãos C 
Deita-se e vira-se para lamber as mãos D 
Fica quieto e espera ou Vai embora e fica fora E 

5º Teste de Campbell - Dignidade 
Agarrar o cachorro por baixo, pelo ventre, com as mãos entrelaçadas, ficando ele a olhar para nós e mante-lo nessa posição durante trinta segundos. Esta posição coloca o cachorro sob a nossa dominância e as suas reações indicam o seu grau de aceitação dessa dominância.

Reação Nota 
Luta firmemente, rosna, morde A 
Luta firmemente B 
Luta, para, lambe as mãos C 
Não luta, lambe as mãos D 

Resultados e interpretação dos testes 
A interpretação das anotações feitas no quadro final, interpretam-se como se seque. 
a) O cachorro obteve duas vezes ou mais a nota A, e notas B em outras partes.

O cachorro reage de uma maneira agressiva e pode chegar a morder quando for agarrado. 
Desaconselha-se para crianças, jovens ou pessoas de idade. 
Aconselha-se um dono calmo que faça dele o seu companheiro exclusivo, sem empregar métodos de ensino duros. Assim ensinado poderá defender o dono em caso de perigo. 
b) O cachorro obteve três ou mais vezes a letra B.

O cachorro é leal dominante, com um espírito de competição muito marcado. 
Desaconselha-se a crianças. 
É apto para o ensino e para as provas de trabalho. 
c) O cachorro obteve três vezes ou mais a letra C. 

É o tipo ideal de companheiro. 
É aconselhável para crianças e pessoas de idade. 
d) O cachorro obteve duas vezes ou mais a nota D com uma ou mais E. 

O cachorro é um animal muito submisso, deve-se educar com muitas carícias para ganhar muita confiança no homem. 
Em condições normais reagirá bem com as crianças. 
Só morderá se for maltratado ou então para se defender. 
e) O cachorro obteve duas vezes ou mais a letra E, especialmente no teste numero 4. 

Difícil de sociabilizar o cachorro será inapto a uma verdadeira educação sem o emprego de técnicas especiais. Por outro lado, se o cachorro obteve anotações B e C poderá reagir agressivamente unicamente por ato reflexo de defesa. Se este cachorro obteve mais letras D, poderá fugir por medo. 
Não é um cão aconselhável a jovens e crianças. 
f) Resultados misturados entre as classificações A e E.

Dever-se-á recomeçar o teste noutro lugar. 
Se depois de praticado um novo teste os resultados permanecerem, o cachorro é um caso muito especial e o dito animal deverá ser educado com muito tato, devido a reações imprevisíveis 

http://www.schnauzer.com.br/schnauzer/pages/schnauzerinfo/todas_variedades/todos_campbell.htm
foi um dos que achei mais completo
coloquei aqui para outros possiveis interessados
conversas
Membro

sexta mar 10, 2006 11:36 am

Muito bem Tribeiro.

È assim que deve ser um forum , trocar conhecimentos e se

possível apresentar as pesquisas para todos lerem ( eu não o

fiz, porque sinceramente, não sei "extrair" da net, para poder

transcrever no forum) e cada um tirar as suas próprias

conclusões, evitam-se assim os atritos.

Um abraço.

Vitor Santos
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta mar 10, 2006 11:51 am

Bom Dia a todos,

Exactamente como tinha dito, o teste é feito às sete semanas imperetrivelmente, só prefiro fazê-lo com pessoa desconhecida para a ninhada, pois os os resultados dos dois primeiros items poderão ser influenciados.

antónio pato do canil fontedasbicas
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 10, 2006 11:59 am

Pela documentação de que disponho, o teste é feito por uma pessoa desconhecida para o cachorro, para evitar qualquer influência resultante da confiança que o cão terá necessariamente no criador.

Cumprimentos

José Carlos
conversas
Membro

sexta mar 10, 2006 12:34 pm

Amigo José Carlos, que fique bem claro que nutro um

enorme respeito pelo que escreve e por aquilo que

representa para este forum e é possível que tenha

literatura em seu poder que documenta a sua afirmação

sobre o teste de campbell. Mas não deixo de reparar,

que na sua página na net, e nos links que para si são

fontes de "inspiração" aparece o "ovejeroaleman" e este

site, em artigos e entrevistas e nos 60 melhores artigos

sobre a raça, esclarece sobre como se efectua o teste.

Diz basicamente o mesmo que aquele que Tribeiro colocou

neste forum. Um é argentino e o outro é francês.

Respeito a opinião do António Pato e do José Carlos, mas até

provas em contrário, repeito sempre o que está escrito, mas

a minha experiência é nula no acompanhamento de ninhadas,

mas para gostar de carros, não ´preciso ser piloto de corridas.

Um abraço

Vitor Santos
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta mar 10, 2006 2:19 pm

Boa Tarde a todos os foristas

Como complemento do que disse anteriormente, transcrevo:

"...The person conducting the test should be neutral and, consequently, should not show joy, anger or irritation during the tests." revista digital aniwa.com

Na minha opinião e pela prática que desenvolvi, reafirmo que nos testes que são efectuados por pessoas desconhecidas para os cachorros, os resultados serão de certeza mais fidedignos!
De qualquer maneira o importante é o criador fazer o teste. Concordo com o JC Sousa quando diz que ao fim de sete semanas um criador atento já "conhece" os seus cachorros, mas o teste virá sempre dissipar alguma dúvida que se tenha, confirmando ou não o "nosso" pensamento!

Para finalizar fico contente de todos ter-mos esclarecido a dúvida do forista "tribeiro".

antónio pato do canilfontedasbicas
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 10, 2006 2:28 pm

Estimado Vítor, há citações do teste que recomendam que ele seja feito por um estranho, enquanto outras dizem que tal é indiferente. Eu inclino-me mais pela primeira versão.

Na verdade, se todo o teste fala de manter um ambiente de neutralidade, a pessoa do criador, que o cachorro associa desde que nasceu a estimulos positivos, já é em si mesmo uma quebra dessa neutralidade.

Como exemplo: se o cachorro tem contacto desde que nasceu com o criador, e o associa a estimulos como comida e carícias, a tendência será segui-lo quando ele bate palmas. Se fôr outra pessoa que ele não associe a tais estímulos, a sua resposta será mais de acordo com o seu temperamento, portanto mais fiável.

Claro que esta é apenas a minha opinião, que não pretendo impôr a ninguém.

O site que menciona é um site com muita e boa documentação sobre o pastor alemão, dos melhores que conheço, e por isso tenho o link na minha página. Mas isso não quer dizer que concorde com tudo o que lá vem escrito ou que aceite sem spirito crítico todas as opiniões que lá são vertidas.

Enfim, sobre cada tema há sempre várias respostas e sobre o teste de Campbell já temos duas versões... se eu lhe disser que há versões que dizem que o teste deve ser aplicado entre as 7 e as 10 semanas, já vê que a coisa se complica ainda mais... O ideal é que cada um leia e depois pense pela sua cabeça.

Faça uma pesquisa no google e encontrará com certeza exemplos destas discrepâncias.

Quanto à sua opinião, acho que tem todo o direito de a exprimir, evidentemente. E merece-me tanto respeito como as dos outros foristas, podendo, no entanto, não estar de acordo com ela (não vem mal ao mundo por isso...)

Cumprimentos

José Carlos
conversas
Membro

sexta mar 10, 2006 2:55 pm

Não amigo José Carlos, não vem nenhum mal ao mundo, ainda bem
que é assim, se não isto não seria um forum, seria sim um boletim
informativo, que todos os criadores ou não seguiriam religiosamente.

E continuo a concordar com a opiniao de alguns foristas, que dizem
e muito bem que é conhecedor de tudo o que se relaciona com o PA,
sem esquecer a forma como responde a todos os foristas, sem que
a sua escrita denote qualquer "irritação", respondendo a todos.

O Antonio Pato, transcreveu uma passagem do aniwa, que chove no
molhado, a não ser que a "sua" tradução para a palavra "neutral" seja
"estranha", quando na minha tradução é neutra (ou seja, não exprime
sentimentos nem emoções)

Um abraço para os dois, e ainda bem que voltaram a participar.

Vitor Santos
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 10, 2006 4:06 pm

É a coisa mais natural pesquisar em livros, agora para bem de todos a net que conseguimos encontrar um pouco de tudo ou mesmo tudo.
Ninguém nasce ensinado se assim fosse era tudo muito fácil.
Para ver o carácter do animal não nos podemos reger só pelo que está escrito, o dia a dia conta e diz muito. ;)
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”