Siegerschau Alemanha 2009 - Primeiras Impressões

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta set 02, 2009 11:09 pm

jcsousa Escreveu:
Sr Sousa, os olhos tambem comem, e ver os VA 4, 5 e 6 com excelente cor e o V2 e V16 saltam aos OLHOS, para mim é das coisas que reparo logo, cabeça e coloração.
Como diz o ditado, "para gostos há cores". Pessoalmente também gosto mais de ver um bom afogueado que um castanho "deslavado". Mas em termos de avaliação em competição acho que é um factor que não deve ter a importância que lhe é dada.

Uma coisa são gostos pessoais, outra é uma avaliação em função do prescrito no estalão. Desde que a cor do cão lá esteja prevista, não acho que deva ter influência na avaliação do juiz, a não ser, é claro, como factor de desempate entre cães morfológicamente ao mesmo nível.
Olá,

O preto também faz parte do estalão, e observo que os cães com esta cor ou com preto mais acentuado obtêm classificações muito baixas, 100º para baixo.
Será que os cães são efectivamente mais fracos ou a coloração influenciou o juíz, devido ao seu gosto pessoal, assim relegando-os para o fim da fila?
É que raramente se observa um preto nos lugares cimeiros.

Um abraço
Vallpaco
Membro
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

quinta set 03, 2009 6:54 am

Boas, Srº Sousa, ha uns anos a esta parte o Presidente da SV, e os Juizes alegavam que os Pastores Alemães eram muito " lipis" sem coloraçao nas cabeças e falta de manto negro, claro que não altera na predesposição do cão para o trabalho, mas foi alterado. Este ano o que me chama a atenção é a falta da linha do URSUS BATU, nos primeiros lugares, tirando o V3 so muito para a frente se ve outro, ou seja foi afastado para o fundo esta linha, que para mim é a melhor, em osso e caracter, e não so, mas se calhar sou o unico que vejo por ser a minha linha de eleição. Srº Diogo ja encontrei o Tyson "K".
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 03, 2009 9:48 am

Vallpaco Escreveu:Boas, Srº Sousa, ha uns anos a esta parte o Presidente da SV, e os Juizes alegavam que os Pastores Alemães eram muito " lipis" sem coloraçao nas cabeças e falta de manto negro, claro que não altera na predesposição do cão para o trabalho, mas foi alterado. Este ano o que me chama a atenção é a falta da linha do URSUS BATU, nos primeiros lugares, tirando o V3 so muito para a frente se ve outro, ou seja foi afastado para o fundo esta linha, que para mim é a melhor, em osso e caracter, e não so, mas se calhar sou o unico que vejo por ser a minha linha de eleição. Srº Diogo ja encontrei o Tyson "K".
Para além das questões funcionais ( a morfologia deve estar ao serviço do desempenho do cão e é nesta base que a avaliação deve ser feita) há sem dúvida questões de moda e estéticas que acabam por prevalecer nos julgamentos. Foi assim com as sobreangulações, com as garupas e com o tamanho. Parece, ao que foi dito, que há uma tentativa por parte do SV em corrigir alguns desses excessos, designadamente angulações e tamanho, o que em meu entender é bom.

Parce também haver uma tentativa de recuperação da linha Mutz através do Hill, dentro do possível, o que nos permite deduzir que os alemães se deram conta da necessidade de melhorar o temperamento em termos gerais, e isto a fazer fé nas opiniões do Diogo, que acompanhou ao vivo a sieger e ouviu certamente apreciações de gente experiente no assunto.

A questão da linha Ursus ser ao que parece algo subestimada pode prender-se também com novos objectivos da SV, uma vez que há poucos anos essa linha era considerada quase unanimemente, como decisiva para o futuro da raça. Pessoalmente era uma linha que também me agradava bastante.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta set 03, 2009 4:29 pm

Boa tarde a todos os foristas....

O "afastamento" do caso particular da linha Ursus, na minha opinião, tem a ver com a política de contenção/redução em relação às alturas dos cães em exposição e que posteriormente irão ser usados em montas.

Já o ano passado, NANDO vom Gollerweiher e Godalis TINO(Ursus), foram avisados e relegados para os últimos lugares de VA, precisamente pelo tamanho, não percebendo eu, como atingiram a classificação de VA. Se estavam fora de estalão, não eram VA's...... acho eu. Este ano o Quenn nem lá foi....

Concordo com os muitos observadores que defendendo a diminuição das alturas, acham que esta diminuição não deveria ser tão brusca.... Se calhar era preferível alterar o estalão e as normas de cria por parte da SV.

Não sei se este ano já aplicaram, mas seguem-se os testes de coloração.....

Medidas apertadas e sanções bem pesadas para os "prevericadores"....
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

quinta set 03, 2009 7:00 pm

Se calhar era preferível alterar o estalão e as normas de cria por parte da SV.
Em tempos tive a mesma opinião. Após o discurso de Mayer consegui chegar ao ponto, em que a minha ideia só poderia mudar. Aliás demonstrou que o pastor alemão só é determinadamente funcional até certo tamanho, após este algumas funções serão prejudicadas.

Penso que todos já pensaram, se o homem também está cada vez maior, o cão também deve estar ?!?!
E claro a resposta é lógica : Estão, mas esta lógica poderá benefeciar o homem ?! E o cão ? Já vimos que para o Pastor Alemão, esta evolução torna-se desagrádavel pois prejudica o real valor do PA.

Mas este processo pode ser retornado visto termos ainda muitos animais a compreenderem o estalão. Aliás Mayer mostrou um gráfico dos cães que participaram em 2007 e em 2008 mostrando assim a diferença do numéro de cães "grandes" presentes em ambas as siegerschaus. Claro está houve uma melhoria acentuada, o que provocou um forte aplauso por parte do publico em respeito aos criadores, que se preocuparam com tal.

Estes foram alguns tópicos falados no jantar que me lembro.

Eu concordo, e relembro que Vegas foi dito e relembrado como um bom cão parar melhorar esse aspecto.

Agora, só espero que tudo o que ele tenha dito em relação aos tamanhos seja verdadeiro e que o cumprirá ! Este sim é o ponto que tenho mais receio. A ver vamos...

Cumpr
Diogo
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 8:03 pm

Boa noite Diogo e a todos os foristas....

É bem verdade que o caminho que se estava a seguir com a gradual subida nas alturas dos cães, era no mínimo ridículo..... com prejuízo para o seu trabalho, o seu trote e o seu aspecto morfológico em apreciação estética.

Todos nós sabemos que um cão grande em ringue dá nas vistas!!! E era isso que os criadores procuravam e alguns ainda procuram.... dar nas vistas pelo tamanho.

Assim há que reduzir tamanhos....Só acho é que as medidas para reduzir esses tamanhos deveriam ser graduais.... Também é verdade que todos foram "avisados"..... mas se calhar ao excluirem-se cães grandes, assim sem mais nem menos, perdem-se outros valores que esses cães poderiam transmitir..... por isso acho que deveria ser gradual, e aí uma alteração ao regulamentado, tipo mais um cm, cm e meio, implicaria que os criadores levassem mais a sério o que o SV preconiza.
Como há tempos um criador e juíz inglês, sempre presente nestas andanças há mais de 30 anos, defendia: Criação de Classe I para os cães de criação dentro de todas as normas e Classe II para os cães acima das medidas em termos de tamanho.... Opiniões.

Agora a seguir e já o disse a algum tempo, vem aí o controlo das cores.... ADN's e outras coisas.... É que já a algum tempo que há cães "pintados"..... Que se preparem....
<p>Cumprimentos </p>
festadahera
Registado: sábado out 20, 2007 8:32 pm

quinta set 03, 2009 9:00 pm

Olá a todos

Sr. Pato está enganado o Quenn estava lá no grupo e foi ele que apresentou
o segundo maior numero de machos da classe trabalho 14 machos.
Alias este foi prejudicado quando não foi Sieger e sim Va 2, onde está o Prakos???

Quenn tem sido dos melhores reprodutores, isto não é nenhum ataque!

Cumprimentos,
José Ferreira
www.festadahera.com
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 9:18 pm

Boa Noite José Ferreira...

Em primeiro lugar não percebi a sua frase do "ataque".....????

Pakros "produziu" um BI-campeão, para além de algumas fêmeas importantes ...... e retirou-se.... É só!!!

Quenn ao que me informaram, só apareceu no Grupo de Cria, bem como Zamp .... Não sei se será verdade, ou não.... E nunca discutirei se é ou não, um bom padreador.....concerteza que será. Quando me referi a Quenn, foi só pelo facto de ele e outros cães que considero importantes, e que até foram no ano passado VA's, não terem lá estado..... Quanto ao ser Sieger em vez de VA2..... os juízes sabem de certeza mais que eu!!!

Na intervenção anterior, falei de machos sem nunca referir as fêmeas..... e elas são uma parte muito importante na criação.....
<p>Cumprimentos </p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 03, 2009 9:22 pm

Boas,

Quenn esteve presente sim, este ano mas apenas no grupo de cria, não durante a prova.

No ano passado nao se apresentou para concorrer na Aberta Machos, porque tal como todos sabem o juiz R.Mayer disse ao dono que não valia a pena entrar com este, pois ficaria atrás de Vegas..e a partir dai gerou-se confusão.

Eu não concordo e no ano passado teria sido sim, Quenn o sieger.
(apenas a minha opinião)

E depois disto vieram as confusões se Mayer teria ou não alguma percentagem em Vegas.

Cumpr.
Diogo
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 03, 2009 9:31 pm

Só um acrescento, este ano sim Vegas esteve imparável, uma autentica máquina !

Só á que dar os parabéns pela sua prestação ! Brutal !

Quanto á prol , para mim Vegas será sempre um macho para dar fêmeas;

Quenn para dar machos;

E finalmente Zamp, o reprodutor absoluto, machos e fêmeas.

Quanto a Pakros...só deu Vegas e mais duas ou três femeas, de resto...nada equiparável com os machos descritos acima.

(Mais uma vez isto é apenas a minha opinião.)

Cumpr.
Diogo
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 9:48 pm

Boa Noite Diogo...

Estou completamente fora dessa do diz que disse.... Até já me disseram que foi "alguém" que "inventou" essa para gerar confusão, até porque estamos a falar de um cão francês a ganhar na Alemanha.... Mas tudo bem... É um pouco como já disse anteriormente... Só ganham os que lá estão... os que são bons e não vão... Esses de certeza nunca irão ganhar.

Sabemos todos que os interesses monetários muitas das vezes se sobrepõem às verdades..... Como conclusão diria que todos são excelentíssimos exemplares da raça, uns com melhores classificações que outros, mas todos excelentes.... E como é sempre subjectivo classificar.....

Para 2010, se tudo correr bem e como espero, estarei mais interessado no evoluir das fêmeas..... e aí, veremos..........
<p>Cumprimentos </p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 03, 2009 9:53 pm

Boa noite,

Exacto, cada um com a sua linha, cada um gosta do que cria, e aliás temos que criar o que gostamos !

Gostos não se discutem e ainda bem.

Vegas, Quenn e Zamp , certamente estarão presentes no futuro da raça !

Um abraço a todos e boa noite.

Diogo
Vallpaco
Membro
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

sexta set 04, 2009 7:34 am

Bom dia a todos, Srº Fontedasbicas, a altura prejudica o trabalho e o movimento?? Que trabalho, não entendi? Srº Diogo quando do outro lado temos um excelente "bem falante" e que percebe mt da raça acreditamos piamente neles, mas tambem temos que separa o trigo do zoio, e ver-mos alem disso, e pensarmos por nos proprios.
fontedasbicas
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 9:26 am

Bom Dia..... Sr. Samões e todos os foristas...

Sem querer entrar em qualquer polémica, porque cada um é como cada qual.... digo-lhe só que repare num "jogador de basquete" com 2m e tal de altura.... Terá a mesma mobilidade que um jogador mais baixo e com menos envergadura??

Ah e não se trata de falar bem.... Trata-se de falar português para que toda a gente entenda.......
Quanto às minhas opiniões, valem o que valem.... e para mim e mais alguém... valem alguma coisa!
Limito-me a transmitir as informações que me chegam da Alemanha, onde felizmente fiz alguns amigos no seio do PA..... É que assim.. aprende-se muito, e eu estou cá para aprender..... Não sei tudo, nem digo que sei.... Mas de ingénuo, acho que não tenho nada!
<p>Cumprimentos </p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 04, 2009 9:33 am

Bom dia a todos, Srº Fontedasbicas, a altura prejudica o trabalho e o movimento??
Bom dia , claro que sim ! Então se o cão por norma é mais pesado....não terá tanta mobilidade !
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”