A cria e o Pastor Alemão em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

quinta nov 19, 2009 11:09 pm

Mas, por aquilo que diz Daktari, tenho que descartar os meus animais, porque lhes falta uma tatuagem, É RIDICULO que eu não possa criar com os meus animais, mesmo que estes tenham tudo o que é exigido pelo PACP para o efeito.
Boa noite.

Penso que podem ser tatuados ainda. Já tivemos um ou dois exemplares tatuados com uma certa idade.

Mas de qualquer forma apartir de 2010 já pode criar visto as tatuagens serem proibidas. Não tenho a certeza se nos progenitores, nos cachorros sim.

Poderei estar a induzi-lo em erro, mas ligue para o PACP, terei a certeza que terão todo o prazer em ajudá-lo.

Cumprimentos
Diogo Sá Campos
Luisanto
Membro Júnior
Registado: segunda nov 16, 2009 8:08 pm

quinta nov 19, 2009 11:57 pm

Sr Sergio verd

Como não me dirigi ao sr. agradeço que não mencione o meu nome também. Esta discussão é para conhecedores da raça, e não para amadores, e estava a dar os seus frutos até o Sr. aparecer.

Quanto aos cães do sr valpaço, penso que se os submeter ao teste de paternidade (ADN), Rx de displasias reconhecidos pela WUSV, progenitores reconhecidos e com aptos de criação, tudo se poderá resolver, mas só o clube lhe poderá responder com rigor. De qualquer maneira o importante é que se se filiar desde já no Clube poderá, iniciar desde já a sua criação certificada, e isso é o mais importante.

Quanto ao comentário do sr. Daktari sobre o Tox, gostava de lhe perguntar se já viu o cão morder ? È que parece que o cão morde muito bem, e portanto essa "apatia" que refere poderá ser momentânea. Os cães também têm dias ás vezes. Mas como disse que teve uma ninhada e está bastante satisfeito, lá vem a questão clássica que se impõe : O que deverá ser levado em conta nas escolha dos progenitores em 1º lugar ? Carácter ? Morfologia ? E que percentagem do carácter passa ? E passa que percentagem da mãe e do pai ?
Se isto fosse uma ciencia exacta, era fácil. Bastava juntar um progenitor com um caracter muito forte, com uma progenitora totalmente passiva, e tinhamos um cachorro a meio da tabela.
como sabe existem 2 tipos de selecção genética, na selecção fenotípica, é ignorada qualquer pesquisa genealógica, sendo que são escolhidos 2 reprodutores de qualidade , tendo em vista a obtenção de descendentes semelhantes. Mas o fenótipo nem sempre reflete o genótipo, e esta técnica é falível. Se um criador cruzar 2 cães de pelagem preta e curta, era de esperar que as crias fossem iguais aos pais. Mas se os progenitores forem do tipo BI/bL, mais de 40% dos cachorros não terá o aspecto previsto. Na selecção genealógica, a previsão é feita sobre o valor genético dos reprodutores, pela apreciação dos seua antepassados, descendentes e aparentados. A reprodução é por isso bastante complexa, e por vezes animais excepcionais dão cachorros mediocres, e vice versa.
Como tudo isto leva anos a estudar, e as experiencias custam dinheiro pois é necessário manter cachorros durante vários meses para avaliação, eu sou o maior adepto da endogamia, pois permite-me fixar as qualidades dos progenitores no estado homozigótico, com o cuidado claro está de partir de exemplares perfeitos, eliminando assim a fixação dos defeitos.
È certo que os rejeitados não podem ser lançados á reprodução, e isto põe ao criador o problema da colocação destes mesmos, de modo a que não sejam incluidos no circuito reprodutivo. Já sei que me vai dizer que esta técnica conduz a um empobrecimento genético, mas tudo tem de ser utilizado com moderação, para não chegarmos a um impasse evolutivo. O inconveniente é que temos de esperar por vezes até á 5ª geração, para se revelarem os sinais de alerta, e passarmos ao out-crossing.
Por isso quando dizemos que temos um cão de carácter fraco, e o cruzamos com uma cadela de carácter forte, estamos adizer exactamente o quê ?

Luisanto
Luisanto
Luisanto
Membro Júnior

sexta nov 20, 2009 12:19 am

Sr jofelix

Os regulamentos encontram-se no site do Clube na área reservada a sócios, onde portanto não tem acesso visto não ser sócio.
Se pretender ajudar a raça em Portugal através de uma modesta contribuição ao Clube, poderá fazer-se sócio e no mesmo dia ser-lhe á atribuida uma chave de acesso á área de sócios, onde tomará conhecimento dos regulamentos, estatutos e outras notícias do foro exclusivo dos sócios.
Pode no entanto colocar pessoalmente a qualquer sócio ( numa exposição da raça por ex) as suas duvidas, que lhe serão esclarecidas com certeza. Agora deve compreender que enquanto não se associar, não poderá ter acesso a essa área, uma vez que ela contem informação confidencial só para os sócios do clube ( que não aquela que pretende).
Vai haver uma prova da raça em Santarém no dia 29, onde vão estar as pessoas que o podem esclarecer.
Luisanto
Membro Júnior

sexta nov 20, 2009 1:18 am

Sr Diogo

se eu tivesse a sorte de ter uma filha do Vegas ou do Zamp, eu digo-lhe o que faria :

1º Fazia-me sócio do Clube da raça. Acho que tenho o dever de ajudar a quem defende a raça em Portugal, e não me iria sentir bem em ir a provas organizadas pelo clube sem ser sócio.

2º Tentava obeter o Apto de Cria, e por essa altura já teria uma ideia do que valia a minha cadela.

3º Se a cadela demonstrasse ter as qualidades que eu acho" Si ne qua non", para a prossecução dos meus objectivos, obteria as certificações de Schc 1 e Korung. ( e mais tarde 2 e 3)

4º Depois de um estudo profundo sobre a mesma, escolheria o macho, que teria de ter : Apto de cria, provas de trabalho, e a minha sensibilidade de observação. Podia ser Português, Francês, ou chinês ( na china também jé lá moram alguns VA) O que vale aqui é o meu filling e nada mais. Se isto fosse explicável cientificamente , éramos todos donos de VA1s.
Sabe em que lugar classificou na Sieger o Baru von haus you ? ou Esko danishen Hoff ? e só dou estes 2 exemplos , para se perceber que a teoria da seleção só por classificação, vale o que vale. Pela sua lógica, estes cães nunca seriam escolhidos pois estavam fora dos tais VAs, e a raça perderia definitivamente duas referencias que tantos frutos acabariam de dar á resprodução. Não se esqueça que 150 das melhores cadelas em todo o mundo, vêm de Esko.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sexta nov 20, 2009 2:24 am

SergioVerd Escreveu:
daktari Escreveu:
Vallpaco Escreveu:
Falo no caso do Tox, foi adquirido por alguns criadores de TOPO Portugueses, nos os criadores não deviamos apostar nesses cães e ajudar os proprietarios nesse compra??? Penso que sim, o Ballack so o vi uma vez em Setembro em Aveiro cor muita beleza, mas o Tox, desculpe uma genetica do melhor que ha, osso, praticamente tudo, não foi esse o cão de eleição do Moorbek, bem se calhar o Homem não percebe muito de pastores alemães!!!!!
Sim o Tox terá sido do senhor Alfred Böselager (criador com o afixo moorbeck) o cão de eleição. Se este percebe muito ou não de cães de pastor alemão não sou eu seguramente a pessoa mas indicada par o avaliar. No entanto quero aqui acreditar que alguma coisa destes ele há de entender! E com isso deixo-lhe aqui a seguinte pergunta por que motivo o senhor Alfred Böselager se terá ele desfeito do Tox que ao que parece era na altura a mascote lá de casa segundo palavras do próprio Alfred Böselager em conversas telefónicas aquando das negociações e das abordagens para a aquisição do citado animal.
Se nós debruçarmos verdadeiramente sobre esta questão não há duvidas que a mesma danos muito em que pensar! Não acha senhor Vallpaco!?
Boa noite senhor Daktari tudo na paz?.

Permita-me que lhe faça uma observação:
Reparei que no seu site menciona lá uma Ninhada Com O TOX VON MOORBECK.
Pergunto eu se já utilizou este mesmo cão na sua criação,queira aqui nos explicar porque é que agora surgem essas tais duvidas?.
O que é de facto verdadeiro e concordo com o Senhor Vall do Paço em certa parte é um dos melhores cães em portugal Linha Ursus muito boa não acha? Pelo menos tenho visto muito este cão nos melhores PAS do mundo!!
Como o Senhor Daktari é um criador de topo PACP,acho que não deveria por agora essas duvidas em relação ao TOX e visto ja o ter utilizado nas suas cadelas também,isto sou eu seu amigo para não começarem já para aqui a dizer mal de si por estar a colocar tantas duvidas sobre o cão.
Para mim é um dos melhores cães que está em portugal,e isso penso que toda a gente já sabe, e filho de VA LARUS, não preciso de estar a dizer como já sabe do veredicto...
Se morde ou não isso já é mais grave se é isso que quer aqui dizer,mas nada melhor que colocar uma verdadeira cadela nele com muita garra para os cachorros sairem capazes de fazer alguma coisa!.
Deixo aqui está questão: Porque não aproveitar a excelente morfologia que o cão têm,ele defcto é mesmo lindo nas fotos,agora o resto não sei..
Queira-me desculpar senhor Daktari mas como já disse anteriormente falo naquilo que é verdade...

Abração tudo de bom para si...

Sérgio Vaz.
Senhor Sérgio Vaz eu próprio já tinha tido o cuidado de mencionar aqui no fórum e neste meu tópico que o Tox já havia sido utilizado por mim. Não havia necessidade de recorrer ao site do meu canil para o senhor ter essa garantia, mas tudo bem. Quanto as minhas supostas duvidas que o senhor aqui afirma eu ter, devo-lhe dizer que na canicultura e na vida não há certezas de nada a não ser da morte, e mesmo assim dessa ninguém deva ter a certeza de quando isso lhe ira acontecer! Sendo que eu nem sequer esteja a duvidar das eventuais qualidades, das virtudes melhores ou piores do Tox existentes e neste bem visíveis de qualquer um mais ou menos ajuizado e entendido na matéria. Simplesmente fiz e faço uma pergunta que julgo pertinente e para a qual eu próprio e possivelmente até os próprios donos do Tox não a tenham para dar.

Já agora para sua informação e para a de muitos mais sendo que talvez o senhor assim como muitos outros não soubessem já, eu tive par ser no inicio da aquisição deste cão para Portugal, mais um dos seus co-proprietários conjuntamente com os seus actuais proprietários. Sendo que na hora de ponderar conjuntamente os prós e os contras da vinda do cão cá para Portugal, acabei por preferir ficar por de fora no assunto isso por já na altura me perguntar a mim próprio do porquê da venda do Tox por parte do senhor Alfred Böselager. Sendo que o valor da aquisição do animal na altura nem sequer me pareceu elevado, até muito pelo contrário, (o preço estava acessível a uma qualquer bolsa que deste pudesse necessitar comprar sem para tal ter que a submeter a um grande esforço financeiro). Situação essa que também ela pesou em muito na minha decisão em não alinhar na compra (achei o cão barato demais para tudo o que ele já na altura nos garantia “körung” e ascendente fora de ser). Pois na altura a comprar do cão fez-se sem mesmo o termos visto ao vivo e a cores a não ser por fotos da internet então disponíveis. Estava-se então a comprar um cão só pelo pedigree sem mesmo o conhecer e tudo isto por este ser unicamente filho de quem é e irmão de ninhada do V1 Taccos que por sinal eu havia visto uns tempos antes em Espanha no Nerthus Hispânia.
Pois como há de entender o Tox foi comprado um bocado a sorte. Sendo que o Alfred Böselager a dada altura do negocio e quando lhe manifestamos a nossa vontade em levar o Tox a competir em Espanha e na siegerschau da mesma este senhor avisou-nos logo que o Tox não era um cão para grandes feitos competitivos. Verdade seja dita que ele não tinha nem tem grandes resultados a esse nível no entanto na minha opinião não deixa de ser um cão anatomicamente e morfologicamente lindo. Tal como aqui já frisei este cão é pela sua aparência, pelas suas origens e documentos um dos mais interessantes cães existentes em Portugal e não é sequer minha intenção denegrir a imagem deste, ou de qualquer um dos seus donos de quem por sinal eu até sou amigo. A ideia aqui é mais a de tentar por as pessoas a reflectir sobre ideias pré concebidas e se será mesmo verdade de que um cão vale unicamente pela suas origens ou pela sua aparência e isto muitas das vezes sem mesmo nunca o termos visto (na melhor das hipóteses o facto de alguns unicamente terem visto fotos dele), assim como o facto dele algo julgarmos saber como parece ser o caso de muitos que aqui têm vindo comentarem e tecerem comentários deste tal como eu. Pois para mim e já depois de melhor conhecer o Tox continuo a colocar-me a pergunta: porque terá o criador deste vendido o animal visto este para além da sua aparente e visível apatia (a qual de momento me parece ser a única desvantagem do Tox), o Tox a mim deixar-me verdadeiramente perplexo e estupefacto quanto a beleza nele existente de tão inexplicável que é e foi para mim a venda deste. Será que algo se passa ou se ira mostrar na criação deste!? Eis mais uma coisa que não se sabe visto este estar cá em Portugal a muito pouco tempo e as crias deste por cá ainda serem relativamente novas.

Quando o Sérgio Vaz cita a linha de sangue deste ultimo eu pergunto-me mais uma vez o que sabemos muitos de nós Portugueses acerca dos VAs Alemães e das suas reproduções? Pouco ou nada sabemos a não ser daquela informação correcta ou não que por vezes ouvimos dos outros falar sem mesmo avaliar-mos esses ditos ou a sabedoria e os conhecimentos de quem os tecem.
Pela parte que a mim diz respeito o Tox esta em avaliação no meu canil, pois par isso tenho e valem os cachorros deste por mim obtidos com uma das minhas melhores fêmeas oriunda da linha de sangue de uma outra das minhas melhores reprodutoras que em seu tempo marcou fortemente a minha cria da raça assim como os resultados então obtidos na competição. Como já disse anteriormente algures aqui no fórum devemos ser ponderados na hora de escolher os melhores progenitores para a cria. Assim sou da opinião e para concluir que o Tox ou qualquer outro cão devam de serem utilizados por todos nós com alguma contenção, variabilidade e até moderação, pois se recordarmos que um animal portador de um ou outro gene menos bom para a raça (podendo o animal em causa até ser o campeão do mundo) pode prejudicar grandemente esta se utilizado unicamente e em massa por todos nós criadores.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 2:42 am

Luisanto Escreveu:
Quanto ao comentário do sr. Daktari sobre o Tox, gostava de lhe perguntar se já viu o cão morder ? È que parece que o cão morde muito bem, e portanto essa "apatia" que refere poderá ser momentânea. Os cães também têm dias ás vezes.
Luisanto
Não duvido sequer da mordida do cão, acredito perfeitamente que o cão morde a manga do figurante. Eventualmente aqui possa ser questionado é a regularidade com que o faz. Sendo que a aparente apatia por este manifestada possa ser um verdadeiro problema aquando da participação deste na competição assim como na altura de cobrir as cadelas.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 20, 2009 6:08 pm

Boas Luisanto .

Então fazia tal como eu fiz.

Cumprimentos
Diogo Sá Campos
daktari
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 8:18 pm

Vallpaco Escreveu:
Sr. Diogo, ha uma diferença em Espanha da nossa, não sei se ouviu falar do Calon, filho de Vegas e da Tabata, pedigrii super e genetica.... o cão foi comprado pelo Noli sabe o que fazem muitos criadores amigos em Espanha estão a acasalar com o mesmo sem saber se transmite, com o intuito de ajudar o proprietario.

aqui fica um link sobre comentarios feitos acerca do Calon em Espanha: http://www.entusiastaspastoraleman.com/ ... pic=2227.0
aqui um link do canil onde se pode ver o Calon: http://www.actiweb.es/kenia/index.html
http://www.actiweb.es/kenia/pagina2.html
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 20, 2009 8:41 pm

Penso ser um excelente exemplar a introduzir nos nossos canis !! Parabéns ao Sr Domingos.

Cumpr.

Diogo Sá Campos
Última edição por DiogoCampos em sexta nov 20, 2009 8:57 pm, editado 1 vez no total.
SergioVerd
Membro
Registado: domingo out 25, 2009 1:47 pm

sexta nov 20, 2009 8:43 pm

DiogoCampos Escreveu:Boas Luisanto .

Então fazia tal como eu fiz.

Cumprimentos
Diogo Sá Campos
Boa Noite Senhor Diogo Campos tudo na Paz?.

Então diga lá porque tirou o post,onde referia que tinha comprado as provas de trabalho da sua cadela,e estava a juntar dinheiro para comprar os seguintes graus de trabalho,acho que todos aqui têm curiosidade em saber...
Se foi ironia ou não,só lhe falta aparecer em grande para a sieger de 2010,para todos verem se a sua cadela foi tudo comprado ou se defacto é tudo verdadeiro, e se fará uma boa prestação ou não?.Já agora também comprou o RX?.
Bem gostava mesmo de saber...Se isso for verdade só se está a enganar a si mesmo,e nada mas mesmo nada,está o senhor a contribuir para o desenvolvimento da raça em questão,pois já vi aqui e por muitas opiniões que isto agora quem têm dinheiro compra tudo já feito,existem muitos vigaristas já estou a ver que sim,espero que não seja o seu caso,porque está a por em causa o desenvolvimento da raça em questão!.

Tenho Dito!.

Sérgio Vaz
daktari
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 8:46 pm

Luisanto Escreveu:Boas

Alinho com o Sr valpaço. já começam a haver em Portugal muito bons exemplares, Alemães , Portugueses e espanhois. Acho que o facto de ser Português ou Espanhol, não pode ser á partida um factor depreciativo. até vou pegar no exemplo do sr Valpaço com um cão Português ÁTILA do pastor Do sul. Este cão é filho do VA1 Pakros D`Ulmental, e irmão do 2x VA1 Vegas Du Haut Mansard, tem o maior título obtido por um cão Português no estrangeiro, pergunto : em que é que este cão está em desfavor a um cão Alemão em linha genética ?
Não sendo o atila do pastor do sul o tipo de cão da minha preferência para a procriação com as minhas cadelas e por isso eu provavelmente e certamente nunca o irei utilizar nas mesmas. No entanto devo confessar que este pode e deve ser um cão a ser tido em conta por muitos dos criadores na hora de cruzar as suas cadelas. Isto deste que este venha a completar os devidos requisitos e garantias exigidas para uma obtenção futura neste de um körung de 1ª.
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 20, 2009 8:51 pm

Boa Noite Senhor Diogo Campos tudo na Paz?.

Então diga lá porque tirou o post,onde referia que tinha comprado as provas de trabalho da sua cadela,e estava a juntar dinheiro para comprar os seguintes graus de trabalho,acho que todos aqui têm curiosidade em saber...
Se foi ironia ou não,só lhe falta aparecer em grande para a sieger de 2010,para todos verem se a sua cadela foi tudo comprado ou se defacto é tudo verdadeiro, e se fará uma boa prestação ou não?.Já agora também comprou o RX?.
Bem gostava mesmo de saber...Se isso for verdade só se está a enganar a si mesmo,e nada mas mesmo nada,está o senhor a contribuir para o desenvolvimento da raça em questão,pois já vi aqui e por muitas opiniões que isto agora quem têm dinheiro compra tudo já feito,existem muitos vigaristas já estou a ver que sim,espero que não seja o seu caso,porque está a por em causa o desenvolvimento da raça em questão!.
Boa noite.

Sim admito, as provas da cadela Winnie von Arminius 2000 foram compradas. Estou a pensar comprar o Schh2 e o 3. Estou a aguardar a resposta do juiz.

PS: Os RX fui eu que tirei de uma cadela que passou na faculdade, aproveitei e pus que eram da Winnie.

Espero tê-lo elucidado quanto a fraude por mim feita.

Cumprimentos
Diogo Sá Campos
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 20, 2009 8:55 pm

Boa noite mais uma vez,

Esqueci-me de afirmar que a monta com o Furbo também é uma fraude. A cadela foi acasalada com um macho de um vizinho. Mas liguei ao Luciano e ele mandou-me os papéis assinados. Tudo na paz...

Gostava de saber o que lhe fiz para me vir atacar. Limitei-me a ajudá-lo aquando foi solicitado. Dei-lhe as minhas opiniões, e de um dia para o outro vejo um ataque da sua parte contra a minha criação.

Se nota algo de errado pode sempre contactar-me pelo telefone ou pelo e-mail.

Mais informo que em 2010 a Winnie não estará em Portugal, para que a possa ver. Até Fevereiro pode deslocar-se até ao Estoril que o receberei com todo o gosto.

Cumprimentos
Diogo Sá Campos
Última edição por DiogoCampos em sexta nov 20, 2009 9:08 pm, editado 1 vez no total.
SergioVerd
Membro
Registado: domingo out 25, 2009 1:47 pm

sexta nov 20, 2009 9:06 pm

DiogoCampos Escreveu:Boa noite mais uma vez,

Esqueci-me de afirmar que a monta com o Furbo também é uma fraude. A cadela foi acasalada com um macho de um vizinho. Mas liguei ao Luciano e ele mandou-me os papéis assinados. Tudo na paz...
Calma Senhor Diogo Campos,não precisa de se justificar assim tanto também a mim não me ilucida nada,vigarista é coisa que não exite na minha ética!...
O que é certo e relativamente a sua cadela referiu a alguns meses atrás,que a escola que a estava a treinar,lhe tinha dito que era dificil ela fazer a prova de trabalho,por isso a minha duvida!?.
E outra coisa que fez foi retirar um post recente colocado a dizer que as tinha comprado também a motivar mais ainda as minhas duvidas...
Mas também já lhe dei aqui os parabéns por ter conseguido,no entanto lanço-lhe o desafio perante todos os foristas de para o ano estar presente na Sieger para mostrar a todos como os papeis são todos verdadeiros!.
Trabalhe para melhorar a raça,e não para se enganar a si mesmo e aos outros que o rodeiam...

Tenho Dito!.

Sérgio Vaz.
daktari
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 9:10 pm

Vallpaco Escreveu:Boas, penso que a tal "inveja ou ciume" pode fazer muito bem, por exemplo eu querer ter um cão melhor do que o do"vizinho", para tal terei que trabalhar muito, não penso que seja esse o motivo, bem pelo contrario, pode levar-nos á perfeicção ao esforço e dedicação.
Quanto a ir fazer montas á Alemanha, temos ca muitos e bons EXEMPLARES que podem aportar muito em favor da raça ( Ballack Monticans, Tox Moorbeck, Joanhatan, o Atila do Pastor do Sul e muitos mais...) tenho a certeza que estes exemplares podem contribuir para o desenvolvimento do Pastor Alemão, e ao utiliza-los estamos a fomentar o desenvolvimento do Pastor em Portugal.
O Ballack é a meu ver um óptimo cão a ter-se também ele em conta para as nossa cadelas assim também ele nos possa vir a garantir a obtenção do seu KkL1 futuramente.
Quanto ao Joanhatan este é questionável visto toda a sua ascendência não dar as suficientes garantias quanto a isenções de displasias, provas de trabalho, e körung visto estas serem inexistentes nestes últimos. Por isso mesmo que este venha a ostentar futuramente um körung o uso deste cão possa mesmo assim ser questionável a meu ver.
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”