Cachorro encosta os jarretes. É normal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
MA45
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 13, 2009 8:22 pm

domingo nov 03, 2013 8:11 am

Bom dia.

Tenho um cachorro que tem os jarretes para dentro e encosta-os e por vezes até parece que os cruza. Parece ter falta de força nos membros posteriores.

Quando lhe relatei a situação, pouco depois de trazer o cachorro com 2 meses, o criador disse-me que é uma situação comum nestes cães/idade e tem a ver com falta de massa muscular nas coxas traseiras e que é comum acontecer em cachorros que tenham um crescimento rápido e significativo, sendo uma situação que tende a desaparecer com o crescimento.

Agora com 5 meses, o cão não melhorou nada e até parece ter alguma dificuldade em andar após um passeio em que se cansa mais. Ao correr, por vezes também parece um coelho, impulsiona com as duas patas traseiras ao mesmo tempo.

O Vet diz que ainda é cedo para avaliar displasias e que ele não ganiu quando ele lhe forçou as patas mas que o cão tem má postura e parece estar a piorar.

Terá o criador razão, é de facto uma situação comum?

Obrigado e cumprimentos a todos os participantes.
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

domingo nov 03, 2013 11:31 am

Ainda é realmente cedo para tirar conclusões definitivas. Pode dever-se a uma angulação posterior excessiva ou, mais comumente, a falta de firmeza nos ligamentos, sendo que a primeira hipótese é pior que a segunda.

De momento convém ter cuidado com o exercício em excesso, ou seja, deixar o cachorro à vontade quanto a exercício. e evitando a permanência em pisos escorregadios e saltos. Mais tarde, por volta do ano de idade, poderá trabalhá-lo no sentido de fortalecer a musculatura do trem posterior, evidentemente depois de despistar uma possível displasia.

De qualquer modo a partir dos 4 meses é possível despistar essa doença, através do Pen Hip.

Boa sorte
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”