displasia da anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça jan 06, 2004 3:02 pm

gostaria de saber, se alguem me puder ilucidar, quanto custa mais ou menos, um exame de despiste da displasia da anca? e se o cão corre algum risco ao fazê-lo, devido à anestesia?

obrigado
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jan 06, 2004 7:54 pm

---
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 8:06 pm, editado 1 vez no total.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça jan 06, 2004 8:17 pm

jcsousa Escreveu: Nunca fiz o Rx de despiste da HD cá em Portugal. Em Espanha, num veterinário credenciado pelo Clube do Pastor Alemão, andará à volta dos 40 euros.

José Carlos
:D

não faço ideia, mas aqui pelos meus lados uma consulta normal custa cerca de 25, o q quer dizer q o valor q refere deve ser só a entrada....

bom, adiante.

mudei á pouco tempo de vet, este aconselhou o primeiro despiste ser feito entre os 5 e os 6 meses, justificando isto com o facto de q se o animal for portador é nesta fase possível uma intervenção bastante ligeira e eficaz.

no entanto por muito desconhecedora q seja da matéria, fico com a sensação de q mesmo q este teste seja negativo, como o processo de crescimento ainda está em fase de franca evolução pode induzir em erro, ou melhor, meses depois o teste ser positivo.

assim pensam ser de realizar o rx, com a anestesia e tudo, ou preferivel aguardar?

boa noite
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça jan 06, 2004 9:22 pm

gezzmo Escreveu: gostaria de saber, se alguem me puder ilucidar, quanto custa mais ou menos, um exame de despiste da displasia da anca? e se o cão corre algum risco ao fazê-lo, devido à anestesia?

obrigado
Olá gezzmo

A última que fiz , em 2002 , foi ao meu Boerboel e ás duas patas e custou ( consulta , sedativo , Rx ) 88,5 Euros . Mais do que o valor o que é importante é saber se o vet tem experiência neste tipo de Rx principalmente , porque a posição em que se põe o cão é fulcral. Uma má colocação do cão , ou pernas em posição não correcta pode influenciar as conclusões do exame.

Quanto a riscos , é como diz o José Carlos , risco há sempre mas a probabilidade de acontecer é baixa deste que o vet saiba o que faz ( e não exagere , por exemplo , na dose de sedativo face ao peso do cão ).

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jan 06, 2004 9:49 pm

[...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 8:07 pm, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 10:46 pm

JUMP Escreveu: mudei á pouco tempo de vet, este aconselhou o primeiro despiste ser feito entre os 5 e os 6 meses, justificando isto com o facto de q se o animal for portador é nesta fase possível uma intervenção bastante ligeira e eficaz.

assim pensam ser de realizar o rx, com a anestesia e tudo, ou preferivel aguardar?

boa noite
Olá JUMP

Um RX para ser conclusivo no que respeita á displasia deve ser após o o esqueleto do cão ser totalmente maduro isto é ,normalmente pelos 18 meses. Porque antes disso ,e dado o esqueleto estar em crescimento, a observação radiográfica pode não ser conclusiva ou seja, pode haver um desvio em termos de ligação fémur/ bacia , isto simplistamente para facilitar a compreênsão , e no entanto esse desvio vir a corrigir-se com o crescimento do cão.Todavia , é possível por volta dos seis meses detectar-se se o cão é displásico mas apenas em graus de displasia muito elevados ( refiro-me ao grau E ou D) . No caso de um cachorro apresentar aos seis meses um grau de displasia E os sintomas da presença da displasia serão evidentes isto é , o RX é feito porque o cachorro apresenta sintomas disso .
No estrangeiro ( e parece-me cá segundo um tópico do fórum dos cães que o Vasco respondeu ) já existe um outro método que é o pehnnip e que já permite a partir dos 4,5 meses ter uma noção de que se o cão terá tendência a ser displásico ou não. É o método que se está a seguir pelos criadores europeus e americanos de Boerboel dado que , nesta raça ,a incidência da displasia ainda é bastante elevada.

Quanto á questão que coloca de fazer ou não o RX , eu diria é consigo. Caso o cão não apresente quaisquer sintomas de displasia não me parece vir a ser absolutamente necessário porém , não questionando o dinheiro , é sempre mais uma informação com que fica da evolução do seu cachorro mesmo que não se venham a tirar grandes conclusões ( e façamos votos que assim seja pois é sinal que não existe grau evidente de displasia ).

Saudações
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta jan 07, 2004 2:37 am

olá a todos:

o meu cão vai fazer 2 anos em fevereiro, e nunca apresentou nenhum sinal de sofrer de displasia. Gostava de saber se, tendo ele 2 anos e n tendo apresentado nenhum sinal ate hoje, será menos provável vir a sofrer da doença, ou pelo menos de um grau elevado?
E já agora podem-me dizer onde, na zona de lisboa, se fazem despistes da displasia por profissionais qualificados e de confiança?

obrigado
boerboelfan
Membro Veterano

quarta jan 07, 2004 9:57 am

gezzmo Escreveu: olá a todos

o meu cão vai fazer 2 anos em fevereiro, e nunca apresentou nenhum sinal de sofrer de displasia. Gostava de saber se, tendo ele 2 anos e n tendo apresentado nenhum sinal ate hoje, será menos provável vir a sofrer da doença, ou pelo menos de um grau elevado?
E já agora podem-me dizer onde, na zona de lisboa, se fazem despistes da displasia por profissionais qualificados e de confiança?

obrigado
Olá gezzmo

O facto de não ter apresentado não quer dizer que não venha a apresentar ou que a não tenha.Há cães que a manifestção de displasia se faz tarde.Em todo o caso já é um bom sintoma não ter apresentado até agora qualquer manifestação disso.
Relativamente a locais onde fazem o despiste em Lx o melhor é falar para a Faculdade de Medicina Veterinária.

Saudações
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta jan 07, 2004 10:26 am

obrigada pelas v/respostas!!!

o Max não apresenta problema nenhum, tem uma postura correcta, movimenta-se sem restrições a subir escadas, correr ou saltar.

acho q vou optar por n fazer este rx, só lá mais para a frente, aliás ele é apenas um cão de companhia,
:lol: (impossivel não dar por ele....)

um bom dia a todos!!!
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

sábado ago 14, 2004 7:52 pm

:)
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”