Página 1 de 1

Dependência...

Enviado: quinta mar 18, 2004 10:06 am
por Afar
Viva,

Adquiri um excelente PA há 3 dias com cerca de 4,5 meses. O q mais me surpreendeu e agradou foi o facto dele não me largar mais. Contudo começo a preocupar-me porque ele não me larga mesmo!! Parece impaciente e quer trepar por mim acima, não liga a brinquedos nem a outra cachorra de 3 meses q tenho.

Queria que ele se ambientasse ao espaço (jardim) que tem mas não há hipótese... se o deixo só ele "chora" como se andasse à minha procura.

Gostava de saber a V/ opinião acerca das possiveis causas e de como o poderei tornar mais descontraído.

(está num canil amplo e limpo, tem contacto com pessoas várias vezes por dia).

Obrigado!

Enviado: quinta mar 18, 2004 7:35 pm
por jcsousa
...

Enviado: quinta mar 18, 2004 8:04 pm
por hirasclan
Concordo plenamente com o jsousa, e sugeria-lhe ainda que quando chegasse a casa não fosse logo a correr para ele, e se ele vier ter consigo aos saltos e a pedir festas faça um esforço e ignore-o, deixe que se acalme e só depois vá ter com ele e faça-lhe uma ou duas festas nada de muita coisa. A ideia é ele perceber que você e que decide qd há brincadeira e qd não, é muito importante estabelecer regras desde já senão de futuro qd chegar a casa ficará todo autografado pelo seu cão porque ele vai-lhe saltar para cima constantemente, actuando desta maneira tb irá prevenir comportamentos indesejáveis no seu cão.

O despedir-se antes de sair de casa e qd chega ir a correr direito a ele irá originar um stress no seu cachorro a que se chama ansiedade por separação, um problema mais fácil de evitar do que de resolver.
Eu para já agiria como lhe disse o jcsousa depois logo se vê a evolução da coisa, penso que seria importante saber como é que o seu cachorro foi tratado antes e vir para sua casa.
Vá dando noticias.

Abraço,

Luis

P.S.- Por acaso sabe quais são os graus de displasia dos pais do seu cão, penso que isso seria da máxima importancia.

Enviado: quinta mar 18, 2004 11:12 pm
por MMMM
Olá Afar!
Sem ser nenhum "expert", independentemente do que já lhe transmitiram, que eu concordo, fiquei também com a pulga atrás da orelha quanto ao facto de se o seu cachorro não estaria a ser desprezado em absoluto pelos anteriores proprietários. Um cão não é um humano mas também tem "sentimentos". Há que acarinhar o animal sem ser condescendente, sem que para isso sejamos brutos e autoritarios pois corremos o risco de lhe anular o caracter.
Boa sorte,
Miguel

Enviado: sexta mar 19, 2004 9:54 am
por Afar
Viva!

Vou testar as V/ dicas no FDS já q posso estar mais tempo com ele. Em relação ao indíce de displasia, no pedigreedatabase, o pai do meu cachorro tem "HD Zuchtwert (slow)" que presumo ser favorável... em relação à mãe não tenho informação.

Vi o sítio onde ele se encontrava e pareceu-me bastante bom em termos de higiene e espaço.

Admito que não tenho resistido em acarinhar e despedir-me do cachorro... ;) vou tentar corrigir e ver como reage.

Foi-me dito que até aos 6 meses é normal o cachorro ter as orelhas caídas (ambas para a frente), confirmam esta informação?...

Obrigado pela ajuda e vou-vos mantendo a par dos nossos progressos ;)

Bom FDS!!!

Enviado: sexta mar 19, 2004 10:35 am
por jcsousa
...

Enviado: sexta mar 19, 2004 1:50 pm
por Afar
JCSousa,
Nem mais! Tem a qualificação de 91...

Mais uma vez obrigado!

Enviado: sexta mar 19, 2004 9:27 pm
por hirasclan
Só para dizer que o HD da mãe é igualmente importante, quanto ás orelhas é como disse o jcsousa, para já nada de preocupações, até porque quase de certeza que ele está na muda dos dentes, no entanto eu penso que o vet. pode dizer se existe algum problema com as orelhas ou não. Aproveite o FDS para dar-lhe a conhecer coisas novas e experiencias agradáveis, será muito importante para o futuro do seu amigo.

Cmptos,
Luis

Enviado: terça mar 23, 2004 12:16 pm
por Afar
Mensagem repetida...

Enviado: terça mar 23, 2004 12:19 pm
por Afar
Viva,

Este fim-de-semana dediquei-me bastante ao Rapha e, de facto, deu frutos! como me aconselharam, comecei por ficar quieto e não reagir aos pedidos de brincadeira, ele aí começou a procurar outras distracções e começou a conhecer o território e a Terra-nova de 3 meses que também tenho e já deu para perceber q nas brincadeiras, quem manda é ele!

Já responde ao comando "senta" e "fica" e é de facto um companheirão!

Também já percebi que vou ter que reforçar e ampliar o canil... ;)

Em relação às orelhas vou aguardar, ele já tem a dentição definitiva quase completa.

Obrigado a todos.