Teste de Campbell
Enviado: domingo mar 28, 2004 6:51 pm
Teste de Campbell.
É um dos testes mais usados para se conhecer o carácter de um cachorro. Sendo que com este teste, podemos decidir qual o cachorro que melhor nos convém para as nossas necessidades.
Ele é muito importante na hora de eleger um cachorro de entre os vários pertencentes a uma mesma ninhada. Se o mesmo for bem executado iremos obter conclusões correctas acerca dos cachorros assim avaliados por este método.
Para a realização do teste são imprescindíveis as seguintes condições
• Uma única pessoa examinara o cachorro. Sendo aconselhável essa pessoa não ser conhecida deste.
• O cachorro deve ter seis semanas de vida, nem mais nem menos.
• Este se examinara de forma individual e isenta.
• O recinto em que se realiza os testes tem de ser tranquilo, sem ruídos e liberto de objectos que possam distrair a atenção do cachorro.
• O teste faz-se sem nenhum tipo de preparação prévia do cachorro, de forma totalmente neutra, e sem encoraja-lo de alguma forma e em algum momento que seja.
1º TESTE "Atracção social"
Colocar o cachorro dentro do recinto e em silêncio afasta-mo nos no sentido oposto ao da entrada. Em seguida, agachamo-nos e bater palmas suavemente para atrair a atenção do cachorro.
RESPOSTA
1. Vem logo, com a cauda levantada, dando saltitos e mordiscando as mãos.
2. Vem sem dificuldade, com a cauda alta, dando com as suas patas nas nossas mãos.
3. Vem sem dificuldade, mas com a cauda baixa.
4. Vem hesitante.
5. Não vem.
2º TESTE "Seguir o dono"
Situados de pé ao lado do cachorro, começa-se a andar assegurado de que o cachorro deu conta disso.
RESPOSTA
1. Segue sem dificuldade, cauda para cima tratando de nos mordiscar os pés.
2. Segue sem dificuldade, cauda para cima, aos nossos pés.
3. Segue sem dificuldade, com a cauda baixa.
4. Segue hesitante, com a cauda baixa.
5. Não segue ou parte para outro lugar.
3º TESTE "Obrigação"
Colocar o cachorro no chão, de barriga para cima e mantê-lo assim durante uns trinta segundos, apoiando a palma da mão sobre o seu peito para o manter seguro.
RESPOSTA
1. Luta vigorosamente, debate-se e morde
2. Luta vigorosamente
3. Debate-se e fica-se quieto.
4. Não se mexe, lambe as mãos.
4º TESTE "Dominância social"
Agachados ao lado do cachorro, tocando-lhe e batendo-lhe suavemente coma a mão na parte superior do crânio, descendo ao longo da coluna vertebral sobre o dorso e acariciando a contra pêlo sobre a mesma região durante trinta segundos.
RESPOSTA
1. Salta, dá patadas, morde e rosna.
2. Salta, dá patadas.
3. Torce-se, lambe as mãos.
4. Da a volta de barriga para cima, lambe as mãos.
5. Afasta-se e não volta.
5º TESTE "Dignidade"
Colocar as mãos entrelaçadas por debaixo do tórax do cachorro e levanta-lo de maneira a que as suas patas não toquem no chão. Mantê-lo nessa posição durante trinta segundos.
RESPOSTA
1. Debate-se energicamente, morde, rosna.
2. Debate-se muito.
3. Debate-se, acalma-se e lambe as mãos.
4. Não se mexe e lambe as mãos.
Análise do resultado
Dominante agressivo (dois “1” com alguns “2”) Cachorro dominante e agressivo. Terá de ser tratado com cuidado, nunca pegar-lhe, pois aumentaria a sua agressividade. Não convém judia-lo, portanto no é aconselhável o seu convívio com crianças.
Este cachorro levado de uma forma suave, mas firme, ira se converter num adulto capaz de reacções defensivas em caso de perigo. Óptimo para ser adestrado para as provas de trabalho de alta competição.
Dominante (três o mais “2”) Cão dominante. Se lhe consentirmos os seus caprichos, este ira tornar-se insuportável. Deve ser educado com suavidade, mas com firmeza. Não se aconselha a sua convivência com crianças. Bom cão de trabalho.
Equilibrado (três o mais “3”) Um cão relativamente equilibrado, capaz de integrar-se sem problemas em qualquer lugar. Não é demasiado agressivo nem demasiado submisso. Pode conviver tranquilamente com crianças.
Submisso (duas o mais “4” com uma o vários “3”) Cão muito submisso, muito sensível as repreensões, necessita de muito carinho. Se o castigar-mos demasiado poderá urinar-se por submissão. Convém dar-lhe confiança em si mesmo, pois poderia morder por medo se, se sentir encurralado e incapaz de fugir. Sensível e carinhoso. Pode conviver com crianças.
Independente (dois o mais “5”) Cachorro muito difícil de educar. Independente, só faz o que lhe dá na gana. Pode atacar e morder se castigado, incluindo tornar-se extremamente feroz. Evitar o seu contacto com crianças.
Um resultado misto requer a repetição do teste. Se o comportamento se repetir, o cachorro reagira de forma imprevisível diante das variações das diversas situações.
Conclusão
A educação de um cão não é tarefa fácil, o tipo mais aconselhável é o cachorro equilibrado. Evidentemente o cachorro é um ser vivo, influenciável pelas circunstâncias, O conhecer as tendências primárias do cachorro, resulta fundamentalmente para a sua orientação na educação e nos destinos futuros.
traduzido dehttp//www.amigospastoraleman.com/principal.htm
O mesmo artigo também se encontra em http//www.ovejeroaleman.com/
É um dos testes mais usados para se conhecer o carácter de um cachorro. Sendo que com este teste, podemos decidir qual o cachorro que melhor nos convém para as nossas necessidades.
Ele é muito importante na hora de eleger um cachorro de entre os vários pertencentes a uma mesma ninhada. Se o mesmo for bem executado iremos obter conclusões correctas acerca dos cachorros assim avaliados por este método.
Para a realização do teste são imprescindíveis as seguintes condições
• Uma única pessoa examinara o cachorro. Sendo aconselhável essa pessoa não ser conhecida deste.
• O cachorro deve ter seis semanas de vida, nem mais nem menos.
• Este se examinara de forma individual e isenta.
• O recinto em que se realiza os testes tem de ser tranquilo, sem ruídos e liberto de objectos que possam distrair a atenção do cachorro.
• O teste faz-se sem nenhum tipo de preparação prévia do cachorro, de forma totalmente neutra, e sem encoraja-lo de alguma forma e em algum momento que seja.
1º TESTE "Atracção social"
Colocar o cachorro dentro do recinto e em silêncio afasta-mo nos no sentido oposto ao da entrada. Em seguida, agachamo-nos e bater palmas suavemente para atrair a atenção do cachorro.
RESPOSTA
1. Vem logo, com a cauda levantada, dando saltitos e mordiscando as mãos.
2. Vem sem dificuldade, com a cauda alta, dando com as suas patas nas nossas mãos.
3. Vem sem dificuldade, mas com a cauda baixa.
4. Vem hesitante.
5. Não vem.
2º TESTE "Seguir o dono"
Situados de pé ao lado do cachorro, começa-se a andar assegurado de que o cachorro deu conta disso.
RESPOSTA
1. Segue sem dificuldade, cauda para cima tratando de nos mordiscar os pés.
2. Segue sem dificuldade, cauda para cima, aos nossos pés.
3. Segue sem dificuldade, com a cauda baixa.
4. Segue hesitante, com a cauda baixa.
5. Não segue ou parte para outro lugar.
3º TESTE "Obrigação"
Colocar o cachorro no chão, de barriga para cima e mantê-lo assim durante uns trinta segundos, apoiando a palma da mão sobre o seu peito para o manter seguro.
RESPOSTA
1. Luta vigorosamente, debate-se e morde
2. Luta vigorosamente
3. Debate-se e fica-se quieto.
4. Não se mexe, lambe as mãos.
4º TESTE "Dominância social"
Agachados ao lado do cachorro, tocando-lhe e batendo-lhe suavemente coma a mão na parte superior do crânio, descendo ao longo da coluna vertebral sobre o dorso e acariciando a contra pêlo sobre a mesma região durante trinta segundos.
RESPOSTA
1. Salta, dá patadas, morde e rosna.
2. Salta, dá patadas.
3. Torce-se, lambe as mãos.
4. Da a volta de barriga para cima, lambe as mãos.
5. Afasta-se e não volta.
5º TESTE "Dignidade"
Colocar as mãos entrelaçadas por debaixo do tórax do cachorro e levanta-lo de maneira a que as suas patas não toquem no chão. Mantê-lo nessa posição durante trinta segundos.
RESPOSTA
1. Debate-se energicamente, morde, rosna.
2. Debate-se muito.
3. Debate-se, acalma-se e lambe as mãos.
4. Não se mexe e lambe as mãos.
Análise do resultado
Dominante agressivo (dois “1” com alguns “2”) Cachorro dominante e agressivo. Terá de ser tratado com cuidado, nunca pegar-lhe, pois aumentaria a sua agressividade. Não convém judia-lo, portanto no é aconselhável o seu convívio com crianças.
Este cachorro levado de uma forma suave, mas firme, ira se converter num adulto capaz de reacções defensivas em caso de perigo. Óptimo para ser adestrado para as provas de trabalho de alta competição.
Dominante (três o mais “2”) Cão dominante. Se lhe consentirmos os seus caprichos, este ira tornar-se insuportável. Deve ser educado com suavidade, mas com firmeza. Não se aconselha a sua convivência com crianças. Bom cão de trabalho.
Equilibrado (três o mais “3”) Um cão relativamente equilibrado, capaz de integrar-se sem problemas em qualquer lugar. Não é demasiado agressivo nem demasiado submisso. Pode conviver tranquilamente com crianças.
Submisso (duas o mais “4” com uma o vários “3”) Cão muito submisso, muito sensível as repreensões, necessita de muito carinho. Se o castigar-mos demasiado poderá urinar-se por submissão. Convém dar-lhe confiança em si mesmo, pois poderia morder por medo se, se sentir encurralado e incapaz de fugir. Sensível e carinhoso. Pode conviver com crianças.
Independente (dois o mais “5”) Cachorro muito difícil de educar. Independente, só faz o que lhe dá na gana. Pode atacar e morder se castigado, incluindo tornar-se extremamente feroz. Evitar o seu contacto com crianças.
Um resultado misto requer a repetição do teste. Se o comportamento se repetir, o cachorro reagira de forma imprevisível diante das variações das diversas situações.
Conclusão
A educação de um cão não é tarefa fácil, o tipo mais aconselhável é o cachorro equilibrado. Evidentemente o cachorro é um ser vivo, influenciável pelas circunstâncias, O conhecer as tendências primárias do cachorro, resulta fundamentalmente para a sua orientação na educação e nos destinos futuros.
traduzido dehttp//www.amigospastoraleman.com/principal.htm
O mesmo artigo também se encontra em http//www.ovejeroaleman.com/