Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Casaalema
Membro
Registado: terça fev 10, 2004 3:39 pm

sábado abr 10, 2004 9:13 pm

:arrow:
Última edição por Casaalema em quinta mai 27, 2004 8:30 pm, editado 1 vez no total.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

domingo abr 11, 2004 2:41 am

Olá João no que respeita a incrementar-se os testes de ADN obrigatórios em Portugal, eu sou totalmente e incondicionalmente a favor.
Aliás isto é uma situação a cerca da qual eu já me pronunciei em tempos aqui no fórum do PA. Visto, poder de novo revelar a minha opinião, pela oportunidade do seu tópico, vou só relembrar algumas das razões pelas quais sou a favor
1) Possibilidade de um maior controlo nos cães em geral.
2) Garantias quanto ao que consta dos registos de ascendências, sendo que as verdadeiras ascendências e origens dos cães passariam a ser por todos respeitadas, deixando de haver lugar para as falsas declarações de alguns burlões.
3) Temos sempre a possibilidade de nos certificar no caso de dúvidas, dos verdadeiros progenitores.
4) Com o tempo se houver um banco de informação e de recolha da mesma, sobre todo os exemplares o ADN poderá em tempos futuros, vir a ser-nos extremamente útil no que respeita eventuais despistes de taras graves inerentes a algumas linhas de sangue.
5) O ADN garante e salvaguarda os eventuais compradores interessados na aquisição de cães de raça, sendo que deixaria de haver quem venda gato por lebre.
Poderia enumerar aqui um sem número de situações de interesse, que a obrigatoriedade de se ter de proceder de forma obrigatória aos testes de ADN traria. Sendo que não as vou aqui enumerar todas, pois nunca mais as mesmas iriam acabar, visto a dita lista de interesses ser infinita, e eu não a conseguir vir a cabo da mesma.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo abr 11, 2004 9:25 am

...
Última edição por jcsousa em sexta mai 21, 2004 11:40 am, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 11, 2004 10:49 am

jcsousa Escreveu:
1. A comprovação do ADN feita cá em Portugal é certificada no pedigree dos seus cães?

2. Essa comprovação refere-se apenas ao ADN do próprio cão ou atesta também a sua compatibilidade com os dos seus progenitores?

Um abraço

José Carlos

José, se me permite responder em antecipação ao Vitor, aqui vai:

1 - Não. O clube não quer saber disso para nada.
2 - Para atestar a compatibilidade com os progenitores terá que enviar a amostra de sangue dos mesmos.

Isabel
daktari
Membro Veterano

domingo abr 11, 2004 11:10 am

Olá amigo José Carlos para não estar aqui a repetir o que já foi dito por Pedra e em virtude da Isabel ter toda a razão nas afirmações aqui feitas. Vou simplesmente responder ao que aos meus cães respeita. Pois todos os meus cães têm ADN feito para Portugal como sabe, sendo que isso só foi por mim pedido para facilitar a vida aos eventuais interessados e compradores dos produtos existentes por cá no canil. Porque de resto todos eles também fazem os testes fora do pais sendo que, ai os testes são certificados no documentos destes. Todos os meus exemplares têm ADN (como já lhe disse) reconhecido nos seus pedigrees, pois todos os meus cães têm registos reconhecidos pela WUSV.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 11, 2004 1:06 pm

...
Última edição por jcsousa em sexta mai 21, 2004 11:41 am, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo abr 11, 2004 1:34 pm

Absolutamente de acordo com os pontos de vista apresentadas pelo Vítor e pelo José Carlos na realização de testes ADN aos PAs . Não só trazem vantagens evidentes para os criadores como para os compradores.

Saudações

Jaime
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 11, 2004 3:13 pm

jcsousa Escreveu: Percebo. O teste que você faz no Porto destina-se apenas a comprovar o ADN dos seus cães, para o caso de surgirem dúvidas quanto aos progenitores dos seus cachorros.

Como sabe (e pelos vistos tem nos papeis dos seus cães) a certificação de ADN em alguns países da WUSV comprova também a filiação dos cães analisados, o que é bastante diferente. Aliás creio que essa medida foi implementada na Alemanha após o célebre caso com o Leif v.d. Noriswand.

Um abraço

José Carlos
José Carlos, cá em Portugal poder-se-ia fazer o mesmo, caso o CPC, aceitasse esses testes. Bastava criar uma base de dados, e com o tempo, chegariamos lá. Pelo que me foi dito, isso não é feito, prq há muito pouca gente a fazer este tipo de testes, e muita gente até que é contra.
Quando me ofereci para enviar uma cópia dos meus, como complemento á id por microchip, a resposta foi que não valia a pena, papeís a mais já havia no clube.
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 11, 2004 5:41 pm

...
Última edição por jcsousa em sexta mai 21, 2004 11:42 am, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 1:16 am

José, realmente não tenho acompanhado muito a discussão sobre a APCPA, mas se essa é uma das medidas que desejam promover, acho muito bem e só vos desejo muita sorte para ir avante.
Sobre o facto de que este processo deveria partir mais dos clubes de raças, também concordo, o problema é que há raças que pura e simplesmente não tem clube de raça, outras que o têm mas, são apenas uma espécie de "clube para inglês ver".
A meu ver, penso que não deveria ser dificil ao CPC aceitar os resultados de DNA de quem os tem, e começar a criar uma base de dados. Não sou grande informatica, mas suponho que á falta de melhor e para não estar a mexer no programa que emite os pedigrees, bastava, por exemplo acrescentar esse dado, á coluna de observações, por exemplo. No entanto, parece que tudo tem que ir a uma aprovação prévia de Assembleia, etc, etc... e sem essa aprovação não se faz nada.
Isabel
Casaalema
Membro
Registado: terça fev 10, 2004 3:39 pm

segunda abr 12, 2004 12:09 pm

Quando questionei os testes de ADN e a sua importância, pretendia de facto recolher opiniões sobre a forma como os mesmos nos ajudariam mais numa vertente de controle de fenótipos, do que propriamente em relação ao controle dos efectivos(sendo este claro um dos fundamentais), concordo quando se refere que deverá ser o clube da raça a efectuar esse controle bem como a base de dados, sendo o total responsável das correcções a fazer, quando seja caso disso.......em relação ao citado por jcsousa, sobre Leif Norisvand, gostaria de deixar um breve excerto de um comentário da altura, em relação ao assunto para quem não acompanha de tão perto estes casos, e se aperceba da importância dos testes de ADN, na criação.....
Leif Noriswand, VA em 97 e 98, provocou indiretamente um dos maiores rebuliços na
criação alemã. Exames de ADN comprovaram que Leif é filho de Sasko Noriswand (Zito Noriswand-Jeck) e não de Hanno Wienerau. Além do trabalhão para corrigir CROs, o estrago no acompanhamento genético é definitivo, Leif passou da linha Canto para a linha
Quanto. Na realidade, o genotipo de Leif é do tipão Jeck-Odin-Quanto e não de Hanno-Jello-Fedor. Claro que Leif será muito prejudicado. No seu segundo ano de GP Leif apresentou um grupo de qualidade, com destaque para a VA9, Irana Wildsteiger Land,
além do oitavo JHK, Cay Haus Zygadto e o sétimo na JK, Balu Kirchheck.
Já agora o efectuar de RX ou testes de ADN em Portugal, servem apenas para controle do próprio criador, não sendo nenhum deles neste momento averbados em Pedigree como já foi referido, nem pelo clube de raça nem pelo CPC........mas em breve lá chegaremos
Cptos
João
Pedra
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 1:06 pm

Casaalema Escreveu: .mas em breve lá chegaremos
Cptos
João
Espero estar cá para ver, é que eu já sou velhota, mas como ja sei que vou durar até aos 87 anos, nunca se sabe ;)
Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 12, 2004 1:58 pm

Última edição por SeaLords em terça jan 06, 2009 3:15 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
daktari
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 4:48 pm

Na minha opinião e como já disse o facto de não haver testes de ADN reconhecidos e obrigatórios só deixa as portas para que haja maiores facilidades para os burlões, sendo que os mesmos podem crescer em maior número, pois estes encontram as portas abertas! Tal como o cão entra na igreja por a mesma ter a porta aberta!
Sendo que assim nunca se conseguira comprovar nada! E os mesmos podem sempre afirmar a sua idoneidade quanto a veracidade dos dados por eles mencionados aquando da inscrição dos seus exemplares no CPC. Perante factos consumados, e em caso de dúvidas como poderão os compradores ou quem quer que seja provar algo? Ou exigir o quer que seja? Não há como! Pois os ditos criadores que se afirmam no caso presente idóneos terão sempre a possibilidade em dar descaminho aos progenitores. Os animais que gostaríamos de ver confrontados relativamente ao ADN dos mesmos com o dos seus filhotes podem ser alvos de um desaparecimento muito conveniente para os ditos criadores que não preconizam nem defendem a existência do ADN. Isto no caso das coisas se complicarem realmente, porque caso contrario ninguém os ira incomodar! Pois é por todos nós, sobejamente sabido que nem o CPC (em caso de duvidas) nem os tribunais irão dar razão aos eventuais reclamantes (se for caso disso) razão. Para que tal acontecesse teria de haver provas! Ou formas e meios de se provar! No caso dos verdadeiros burlões que aqui preconizo, nem sequer rastos se conseguira encontrar acerca do que poderia interessar quanto mais provas.
Na minha opinião quem não deve não teme!
Peço desculpa se aqui lesei alguém, pois tal não foi minha intenção, simplesmente aqui quis reforçar a minha opinião no que aos testes de ADN respeita!
Tendo a certeza de que seguramente são muitos os interessados em que os testes de ADN se tornem, um dia obrigatórios capara Portugal!
Pois a não existência de ADN não consegue provar a veracidade dos que procuram manifestar a sua idoneidade, bem pelo contrário!
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 12, 2004 5:13 pm

Última edição por SeaLords em terça jan 06, 2009 3:19 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”