teste de Campbell

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ALEXSUSETE
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terça jun 29, 2004 8:38 am

ALGUEM PODE-ME EXPLICAR COMO SE FAZ O TESTE CAMPBELL
AGRADECIA QUE ME EXPLICASSEM VISTO EU ADORAR CÃES E ESTOU A TENTAR APRENDER O MAXIMO POSSIVEL SOBRE ELES, MAS ESTE TIPO DE TESTES NÃO ENCONTRO EM LIVROS DA ESPECIALIDADE COMO SE FAZEM

CASO NÃO QUEIRAM EXPLICAR PERANTE O FORUM COMO SE FAZ ENVIEM-ME UM E-MAIL PARA [email protected]

OBRIGADO

ALEXSUSETE
bosky
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terça jun 29, 2004 9:33 am

Teste de Campbell - como escolher o melhor filhote


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É bastante comum as pessoas escolherem um filhote de cão principalmente pela aparência. Seja por sua beleza ou por outros aspectos, tais como o tamanho e tipo de pelagem.

Além do factor físico, porém, o temperamento do nosso futuro animal de estimação merece uma atenção especial. A maneira de ele demonstrar afeto e o seu nível de atividade devem ser adequados á dinâmica do ambiente em que viverá. Afinal, um convívio feliz por muitos e muitos anos, depende de um bom entrosamento entre ambas as partes. A disposição do cão para o adestramento é outra característica que vale conhecermos para fazer uma boa compra.

Nas ninhadas é comum haver diferenças comportamentais entre os filhotes, que podem ser fundamentais para o bom entrosamento com a nova família. Por isso, publicamos este mês o chamado "Teste de Campbell’, que se propõe a analisar o comportamento dos filhotes em vários aspectos. Este teste é amplamente utilizado, inclusive por entidades de treinamento de cães-guias de cegos. Além de ajudar os compradores de filhotes, este teste pode ser útil para os criadores que queiram selecionar o cãozinho mais adequado para cada cliente e para adestradores que desejam sentir o potencial de aprendizado dos filhotes.

Para realizar o teste basta ter um pedaço de papel, caneta e uma cópia deste teste para cada filhote onde serão assinaladas as respostas para posterior análise. Toda a seqüência pode ser feita em alguns minutos. Recomenda-se que os cãezinhos tenham de 7 a 9 semanas, quando os resultados são melhores.


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1. VIR ATÉ NÓS

Coloque o filhote no chão em local desconhecido. Afaste-se aos poucos e agache-se. Chame-o com um tom de voz alegre, batendo palmas ou os pés no chão. Marque a resposta apropriada. O filhote:

a) veio prontamente, pulou em você e, talvez, pós a boca na sua mão ou mordeu-a.

b) veio prontamente, cauda levantada e subiu no seu colo.

c) veio prontamente, cauda nivelada ou ligeiramente caída.

d) veio, mas hesitante, talvez rastejando.

e) não veio.

2. SEGUIR PESSOAS

Fique em pé e afaste-se do filhote, sem encorajá-lo. Observe sua reaçao. O filhote:

a) seguiu você bem de perto, cauda levantada, sacolejando e perseguindo seus pés.

b) seguiu-o bem de perto, cauda levantada e parou bem perto.

c) seguiu-o hesitante.

d) seguiu-o devagar, talvez rastejando.

e) não o seguiu.

3. BUSCAR OBJETOS

Mostre um papel amassado ao filhote. Quando você perceber que ele o viu, arremesse-o na frente dele, a uma curta distância. O filhote:

a) perseguiu o papel rapidamente, trouxe-o de volta, mas ficou brincando sem devolvê-lo.

b) perseguiu o papel, trouxe-o de volta e permitiu que você o pegasse.

c) foi atrás hesitante, mas trouxe-o de volta até, pelo menos, parte do caminho.

d) não foi atrás.

e) foi atrás do papel mas desistiu, mudando de direção.

4. ADESTRAMENTO

Fique em pé, com o filhote olhando para você. Com as mãos sobre a cabeça dele amasse um pedaço de papel produzindo um barulho bem perceptível. Continue com o barulho e conduza as mãos devagar em direção à cauda, dizendo "senta". Quando ele obedecer, elogie-o e permita que brinque rapidamente com o papel. Repita 4 ou 5 vezes. O Filhote:

a) pula em você, tentando pegar o papel.

b) pula em você na primeira vez, mas depois, na segunda ou terceira tentativa, senta rapidamente com a cauda balançando.

c) senta na segunda ou terceira vez.

d) senta e, depois, deita.

e) vai embora

5. SER ACARICIADO

Acaricie o filhote afagando a cabeça, pescoço, ombros e costas. Passe a mão nas orelhas, focinho, patas e por todo o corpo. O filhote:

a) pula em você, rosna ou morde suas mãos.

b) põe as patas nas suas mãos, fica excitado movendo o corpo e tenta subir em você.

c) fica excitado, movendo o corpo e lambe sua mão.

c) rola no chão e fica de barriga para cima.

e) debate-se e afasta-se.

6. DOMINÂNCIA

Role o filhote no chão, de lado e de costas, e segure-o de forma que fique imóvel, até se acalmar. O filhote:

a) resiste com todas as suas forças, tenta morder, rosna e resmunga.

b) resiste vigorosamente e talvez resmunga.

c) resiste, mas depois se acalma.

d) não resiste, lambe suas mãos.

e) não resiste e, talvez, urina.


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PONTUAÇÃO

Três ou mais "A’s": o filhote é dominante e mostra tendência agressiva. Pode morder. Não é indicado como primeiro cão para uma família com crianças pequenas e nem para uma pessoa muito tranqüila e dócil. Seu dono deverá ser adulta, experiente e educá-lo com firmeza, mas sem agressividade paro não deixá-lo ainda mais agressivo. O cãozinho poderá tornar-se um bom companheiro e prestar bons serviços, mas há também o possibilidade de que venha a ser difícil de controlar

Três ou mais "B’s" ou uma combinação de "A’s" e "B’s": o filhote tende a ser extrovertido e dominante. Não é indicado como primeiro cão nem para uma família com crianças pequenas, embora sirva para crianças mais velhas. Será um bom cão de trabalho para um dono experiente.

Três ou mais "C’s": este cão serve paro o maioria das pessoas. É adequado para uma família com crianças, para pessoas idosas e para quem pretende ter um cão pela primeira vez. Aceitará bem o treinamento.

Três ou mais "D’s": é um cão submisso que precisa ser tratado com delicadeza, um companheiro adequado para pessoas idosas ou para adultas tranqüilos. Seu dono não precisa ser experiente, mas um treinamento positivo e sociabilização cuidadosa ajudará o cão a se integrar melhor Não deve ser tratado com violência.

Três ou mais "E’s" ou combinação de "D’s" com "E’s": este cão pode ser excessivamente tímido. Se tiver um "a" na pontuação pode morder em situações de estresse, não sendo indicado para crianças ou donos inexperientes.

[b]Fonte: Revista Cães e Cia, Coleção Nossos Amigos, os Cães.[/b]
noricum
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Registado: sexta abr 16, 2004 2:38 am

sábado jul 03, 2004 7:50 pm

Teste de Campbell.

É um dos testes mais usados para se conhecer o carácter de um cachorro. Sendo que com este teste, podemos decidir qual o cachorro que melhor nos convém para as nossas necessidades.
Ele é muito importante na hora de eleger um cachorro de entre os vários pertencentes a uma mesma ninhada. Se o mesmo for bem executado iremos obter conclusões correctas acerca dos cachorros assim avaliados por este método.
Para a realização do teste são imprescindíveis as seguintes condições:
• Uma única pessoa examinara o cachorro. Sendo aconselhável essa pessoa não ser conhecida deste.
• O cachorro deve ter seis semanas de vida, nem mais nem menos.
• Este se examinara de forma individual e isenta.
• O recinto em que se realiza os testes tem de ser tranquilo, sem ruídos e liberto de objectos que possam distrair a atenção do cachorro.
• O teste faz-se sem nenhum tipo de preparação prévia do cachorro, de forma totalmente neutra, e sem encoraja-lo de alguma forma e em algum momento que seja.

1º TESTE: "Atracção social"

Colocar o cachorro dentro do recinto e em silêncio afasta-mo nos no sentido oposto ao da entrada. Em seguida, agachamo-nos e bater palmas suavemente para atrair a atenção do cachorro.
RESPOSTA:
1. Vem logo, com a cauda levantada, dando saltitos e mordiscando as mãos.
2. Vem sem dificuldade, com a cauda alta, dando com as suas patas nas nossas mãos.
3. Vem sem dificuldade, mas com a cauda baixa.
4. Vem hesitante.
5. Não vem.

2º TESTE: "Seguir o dono"
Situados de pé ao lado do cachorro, começa-se a andar assegurado de que o cachorro deu conta disso.
RESPOSTA:
1. Segue sem dificuldade, cauda para cima tratando de nos mordiscar os pés.
2. Segue sem dificuldade, cauda para cima, aos nossos pés.
3. Segue sem dificuldade, com a cauda baixa.
4. Segue hesitante, com a cauda baixa.
5. Não segue ou parte para outro lugar.

3º TESTE: "Obrigação"
Colocar o cachorro no chão, de barriga para cima e mantê-lo assim durante uns trinta segundos, apoiando a palma da mão sobre o seu peito para o manter seguro.
RESPOSTA:
1. Luta vigorosamente, debate-se e morde
2. Luta vigorosamente
3. Debate-se e fica-se quieto.
4. Não se mexe, lambe as mãos.
4º TESTE: "Dominância social"
Agachados ao lado do cachorro, tocando-lhe e batendo-lhe suavemente coma a mão na parte superior do crânio, descendo ao longo da coluna vertebral sobre o dorso e acariciando a contra pêlo sobre a mesma região durante trinta segundos.
RESPOSTA:
1. Salta, dá patadas, morde e rosna.
2. Salta, dá patadas.
3. Torce-se, lambe as mãos.
4. Da a volta de barriga para cima, lambe as mãos.
5. Afasta-se e não volta.
5º TESTE: "Dignidade"
Colocar as mãos entrelaçadas por debaixo do tórax do cachorro e levanta-lo de maneira a que as suas patas não toquem no chão. Mantê-lo nessa posição durante trinta segundos.
RESPOSTA:
1. Debate-se energicamente, morde, rosna.
2. Debate-se muito.
3. Debate-se, acalma-se e lambe as mãos.
4. Não se mexe e lambe as mãos.

Análise do resultado
Dominante agressivo: (dois “1” com alguns “2”): Cachorro dominante e agressivo. Terá de ser tratado com cuidado, nunca pegar-lhe, pois aumentaria a sua agressividade. Não convém judia-lo, portanto no é aconselhável o seu convívio com crianças.
Este cachorro levado de uma forma suave, mas firme, ira se converter num adulto capaz de reacções defensivas em caso de perigo. Óptimo para ser adestrado para as provas de trabalho de alta competição.
Dominante: (três o mais “2”): Cão dominante. Se lhe consentirmos os seus caprichos, este ira tornar-se insuportável. Deve ser educado com suavidade, mas com firmeza. Não se aconselha a sua convivência com crianças. Bom cão de trabalho.
Equilibrado: (três o mais “3”): Um cão relativamente equilibrado, capaz de integrar-se sem problemas em qualquer lugar. Não é demasiado agressivo nem demasiado submisso. Pode conviver tranquilamente com crianças.
Submisso: (duas o mais “4” com uma o vários “3”): Cão muito submisso, muito sensível as repreensões, necessita de muito carinho. Se o castigar-mos demasiado poderá urinar-se por submissão. Convém dar-lhe confiança em si mesmo, pois poderia morder por medo se, se sentir encurralado e incapaz de fugir. Sensível e carinhoso. Pode conviver com crianças.
Independente: (dois o mais “5”): Cachorro muito difícil de educar. Independente, só faz o que lhe dá na gana. Pode atacar e morder se castigado, incluindo tornar-se extremamente feroz. Evitar o seu contacto com crianças.
Um resultado misto requer a repetição do teste. Se o comportamento se repetir, o cachorro reagira de forma imprevisível diante das variações das diversas situações.
Conclusão:
A educação de um cão não é tarefa fácil, o tipo mais aconselhável é o cachorro equilibrado. Evidentemente o cachorro é um ser vivo, influenciável pelas circunstâncias, O conhecer as tendências primárias do cachorro, resulta fundamentalmente para a sua orientação na educação e nos destinos futuros.

Este é o verdadeiro teste de Campbell o mesmo já foi em tempos aqui colocado pelo Vitor Oliveira do Canil Daktari.
Bem que o mesmo tenha sido pelo daktari retirado a posterior eu tive na altura a oportunidade de o copiar e de o guardar.
Sendo que já aqui houve algumas duvidas colocadas achei por bem disponibiliza-lo de novo. Espero que o Daktari não me leve a mal por isso.
ALEXSUSETE
Mensagens: 6
Registado: terça mar 16, 2004 4:19 pm

sexta jul 09, 2004 10:25 am

:D MUITO OBRIGADO, PELA VOSSA AJUDA
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