Página 1 de 1

DISPLASIA - COMO PREVENIR?

Enviado: sexta jul 16, 2004 4:32 pm
por bettypop
Boa tarde,
já tive um rott. e tenho uma golden e queria comprar uma pastora mas tem-me falado tanto em displasia nos Pastores, gostaria que me explicassem se os pais que tem displasia se os cachorros tambem viram a ter, como prevenir este problema, como saber quando um cão tem displasia
quais outros problemas afectam mais os lindos pastores

agradeço a ajuda de todos

Bettypop
:oops:

DISPLASIA - COMO PREVENIR?

Enviado: sexta jul 16, 2004 4:50 pm
por _Freitas_
Boa tarde!
Se já teve um rottweiler devia saber k tb eles são propícios a sofrer de displasia de anca!
Qd pensar em comprar o cachorro peça o despiste de displasia aos criadores, pois este problema pode ser hereditário.
Evitar k o cachorro, ande a subir escadas, o local onde come e bebe, seja mais ou menos da altura do focinho do cão.
Mas provavelmente os restantes foristas a ajudarão melhor.
Mas dou-lhe um conselho mto grande, li k já teve um dos seus canitos teve problema de parvovirose!!!
Certifique-se bem, k o vírus já "desapareceu"... Esteja mais ou menos 2 meses, sem nenhum cachorrinho, desinfecta bem o espaço, onde estava o cão anterior, deite todos os seus brinquedos, mantas etc fora.

Enviado: sexta jul 16, 2004 10:12 pm
por JUMP
boas,

a melhor prevenção é sem dúvida arranjar um animal num criador de confiança, q lhe dê, por escrito, garantia da ausência de displasia nos progenitores, e mesmo assim.....
mas os Rott's e Lab's estão igualmente no grupo de risco.
o método tradicional do despiste da diplasia, a menos q o animal antes já apresente algum indicio,é o exame radiológico por volta do ano e meio.
condições de piso escorregadio, escadas, exercicio desaquado, etc, na fase de crescimento podem favorecer as mal formações ósseas e cartilares.
outros problemas são na pelagem, oculares, torção de estomago e outros q se fizer uma pesquisa na net, encontrará com facilidade.

mas se teve recentemente um animal com parvo, acho q fará melhor em repensar a compra de um cachorro, pelo menos sem este ter completado o esquema de vacinação, de ter dado um prazo de quarentena e procedido a muitas desinfecções.

boa sorte

Enviado: sexta jul 16, 2004 11:32 pm
por hirasclan
Olá, só para acrescentar que è impossivel garantir ao futuro dono que o cachorro não irá ter Displasia da Anca, por ser uma doença que para além da componente genética tb tem uma componente ambiental nunca será possivel adivinhar o grau no futuro, e mesmo progenitores sem displasia podem gerar cachorros com problemos e vice-versa, a única prevenção ou precaução será para além de saber se os progenitores têm, tentar saber qual o valor do angulo nos pais para depois através desse valor vêr qual a probabilidade de transmissão, isto é algo complicado mas só assim é que poderemos reduzir esse risco, mas nunca poderemos contar com certezas, para além do mais este controlo ainda não está a ser feito ao nivel de todos os criadores, o melhor será exigir uma garantia escrita onde se especifique a partir de que grau temos direito a ser ressarcidos da eventual inutilidade do nosso cão, ou comprar um animal acima dos seis meses onde mediante uma radiografia já se consegue vêr com alguma fiabilidade o grau de displasia e na minha opinião uma compra muito mais segura, uma vez que nesta idade já se pode aferir que tipo de cão iremos ter tanto a nivel fisico como de personalidade, em geral e se fôr um criador consciente o cachorro já passou a fase mais delicada e a nivel de saúde e comportamental e se foi bem acompanhado ficará muito bem servido, se calhar terá é de pagar mais, mas que compensa isso garanto-lhe.
A FCI admite três graus de displasia para reprodução, no entanto nos dois últimos aconselha atenção nos conjejes, normal - A; quase normal - B e displasia ligeira - C, qq destes graus permitem ao cão levar uma vida perfeitamente normal, daqui para baixo a vida do animal fica muito limitada.
Espero ter ajudado em alguma coisa, ou não.

Luis

Enviado: sábado ago 14, 2004 7:41 pm
por pipi-cat
:)