Carácter PA

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Oxala
Membro
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm

segunda mar 14, 2005 4:05 pm

Gostaria de perguntar aos conhecedores da raça, sobre o carácter comum do PA. Claro que cada cão é único. Porém, costuma haver características comuns. Eu tenho um Dogue de Bordéus, e tinha uma rafeirinha. Infelizmente faleceu. Vou agora acolher uma bébe de 3 meses PA no próximo fds, como novo membro da familia. Tenho tido as melhores referências da raça. No entanto, um amigo têm-me gerado alguma insegurança por ter tido contacto com alguns cães desta raça, e que me afianca que os PA são um bocado falsos e imprevisíveis, sendo fiéis a um só dono. Imagino que não seja bem assim, mas gostava de ser mais esclarecida por quem tiver experiência.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mar 15, 2005 10:40 am

O PA é um dos cães mais fiáveis e seguros que há pois é uma raça muito equilibrada. Se tiver o cuidado de adquirir a sua cadela num bom criador (tem tanto cuidado em seleccionar cães com boas características morfológicas como temperamentais), o risco de adquirir um exemplar inseguro será mínimo. Mas há que chamar a atenção para o seguinte: O PA devido à sua grande inteligência e capacidade de agradar ao dono é um cão muito moldável (caso o dono saiba fornecer-lhe os estímulos correctos), o que quer dizer que 70% do seu temperamento vai ser influenciado por influência do dono. Ou seja, é muito mais fácil um cão de temperamento muito bom ser "estragado" pelo dono do que o inverso.

Quando se diz que o PA é cão para um só dono, refere-se que quem adquire um exemplar não se deve desfazer dele e não que ele vai obedecer somente a uma pessoa.
Maria João
gavina
Membro
Registado: sexta nov 05, 2004 6:57 pm

terça mar 15, 2005 11:12 am

Ola
eu tenho uma PA de 14 anos e uma 10 meses( já tive outros ) sao as coisas mais amorosas que eu já tive ,desde com criancas como com outras pessoas, so para voçe ver o meu filho tem 14 anos de idade e creceram juntos foi o cao que o ajudou a apreder a andar de bicicleta pois sabia para que lado ele caia e ia se por dese lado para ele nao cair esto quando o meu filho tinha +- 4ou 5 anos, tenho tambem uma filha de 10 anos quando ela nasceu nao houve porblema nenhum ele adora ela na altura eu tinha uma cadela PA que teve bebes quando ela tinha 2 anos , uma vez foi dar com a miuda a brincar com os bebes e a mae do lado de fora da caixa a tomar conta deles todos (esta morreu com problemas de rins aos 10 anos ), agora tenho uma de 10 meses que só quere é brincar entra em casa o sofa é so´dela ou entao a cama dos miudos , mesmo com os gatos que tenho (2 presas) sao muitos amigos .
como vez so posso dizer bem da raca
sê feliz com o teu animal !
FAtima
:) :) :) ;) ;) ;)
Oxala
Membro

terça mar 15, 2005 5:25 pm

Obrigada por me responderem. Ainda por cima fiquei muito feliz com o feedback que me dão. Maria João, o meu dogue de bordéus é um "cú de mimo", penso que tb devido à educação que lhe demos. E a nossa menina, que infelizmente partiu, era penso que arraçada de pastor alemão com serra da estrela. Pesava 53 kg antes de adoecer. Foi fulminante uma insuficiência renal só com 2,5 anos! Mas ela tb era um doce e não me recordo de alguma vez ter rosnado aos donos ou ter tido uma reação agressiva. Por isso, penso que quanto à influência que vamos transmitir, será para que seja mais uma mimalhas na casa. Fiquei tb impressionada com os relatos que a Fátima me deu relativamente ao carinho e dedicação dos seus PA`S com os seus filhos!
Não sei qual o pedigree da minha nova menina, pois não a vou adquirir. Tadinha, desde que nasceu tem andado em bolandas e já percorreu 3 casas! - a do criador, a da 1ª dona, que embora seja qt sei seja uma senhora amorosa, tem 71 anos e chegou à conclusão que não tem "pedalada" para a cadela e nem a sabe educar. Foi dada a um casal que já tinha um cão, com 8 anos e solitário. A reacção foi tão má, que a pequenita voltou para a senhora. Agora finalmente irá ter um lar para toda a vida e muito amor. O xangô, o (DB), tvz reaja um pouco mal inicialmente, mas estou certa que no final irá adorar a nova maninha. Ele anda tão ou mais desolado do que os donos com saudades da Shiva. Tudo irá correr bem no final...
Por curiosidade, os PA são segundo estudo de stanely coren a 3ª raça mais inteligente de cães, pelo que li nos sites recomentados "O Pastor Alemão". Gostaria de saber quais são as 2 primeiras raças do ranking.
E mais uma vez obrigada pelas vossas respostas.
mjoaomarques
Membro Veterano

terça mar 15, 2005 8:31 pm

Bem, eu sou um bocadinho desconfiada na lista de inteligência de raças pois têm sido feitas apenas por um critério: nº de vezes que é necessário repetir uma ordem até o cão aprender. Sendo assim, as raças de cães nórdicos não estão nas posições cimeiras mas são das raças que mais capacidade têm de sobreviver sem donos o que, para mim, mostra um grau de inteligência notável. Segundo as tais listas, o border collie vem em primeiro lugar. Depois não me lembro. Mas se encontrar o tópico do fórum geral colocarei o link.
Maria João
Oxala
Membro

terça mar 15, 2005 8:59 pm

Não sabia que era esse o critério. Realmente dá que pensar... e o seu comentário sobre os cães nórdicos é bastante pertinente...
obs. parabéns pela beleza da Nina e do Bonga! São espectaculares.
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta mar 16, 2005 2:49 pm

simplesmente os melhores caes do mundooo, pronto, n devia dizer isto, é politicamente incorrecto, mas sao os meu preferidos :lol:
o PA escolhe um dono, e esse dono é para td a vida, se o respeitar pode ter a certeza que ele n o vai deixar mal, nem decepcionar. esta capacidade deles se ligarem mt ao dono vem da epoca em que se apurou a raça, eram caes de pastoreio para defenderem os rebanhos, e quem é k os chefiava.... pois é, isso mm, o pastor, por isso ligam-se bastante ao dono.
mas ao contrario do que se pensa, n sao a melhor opçao para quem tem filhos pequenos em casa, eles n sao ciumentos, nem vao se virar a criança, mas n sao meigos como deveriam ser, e por vezes podem ser mt brutos e aleijar a criança, mas mm assim sao os meu preferidos :D
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 4:28 pm

Gezzmo, a minha experiência como dona de PA (+ de 25 anos) não me deixa concordar consigo em dois pontos:
gezzmo Escreveu:o PA escolhe um dono, e esse dono é para td a vida...
O PA é um cão de família, liga-se a todos e obedece a todos. Isto falando numa família em que todos saibam lidar com estes cães. Em minha casa, as preferências dos donos variam consoante as horas e dias da semana. Assim, à hora das refeições os cães não me largam, sou eu a preferida (porque será? ;) ), à tarde não largam os miúdos. Pudera! É hora da brincadeira, quanto mais parva, melhor. Ao serão é a hora das miúdas pois deliram que elas tratem da pelagem deles. Ao fim-de-semana é a vez do dono. Claro, ele não vai a lado nenhum sem os cães atrás.
gezzmo Escreveu: mas ao contrario do que se pensa, n sao a melhor opçao para quem tem filhos pequenos ...
Seja qual fôr o cão (ou gato), não se pode deixar uma criança pequena sem vigilância ao pé do animal. Os acidentes acontecem e o melhor mesmo é preveni-los. Mas que o PA é excelente com as crianças da família, é. Cuidadosos na movimentação, pacientes, protectores, só adjectivos favoráveis. Mas, há que saber ensiná-los a portarem-se decentemente. Se eu os ensinei a comportarem-se na rua de modo a não me atrapalharem os movimentos ou a saltarem-me para cima, a que propósito eles iriam fazer isso com os miúdos? Tudo depende da maneira como os donos os ensinam ou do que lhes permitem fazer.
Maria João
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta mar 16, 2005 7:29 pm

tem toda a razao Maria João, mas como disse ha sempre um preferido, esse é considerado o dono, normalmente é o que os alimenta e brinca c eles, ca em casa ele tb gosta de tds e obedece a todos, mas o verdadeiro dono para ele sou eu, é a mim que ele obedece mais, e anda sempre atras de mim (sou eu k lhe da comida :D ), os PA's normalmente n sao mt de tentar subir na hierarquia domestica, deixam sempre haja alguem os domine e n nos desafiam, ao contrario de outras raças.
qt ao ponto das crianças, depende sempre de cao para cao, ja tive um PA mt meigo c elas e tenhu agora um k n liga nenhuma ao meu sobrinho, e as vezes é bastante bruto c ele, é com cada empurrao...
so disse k eles n eram os mais indicados, pois ha caes com mt mais capacidade para lidar c crianças q os PA, como por exemplo os Labradores, o k n impede que aja PA's super meigos com as crianças.
Oxala
Membro

quinta mar 17, 2005 11:10 pm

Eu tenho um Dogue de Bordeus, com 63kg, que quando baixa a cabeçorra e investe contra nós, mesmo na brincadeira, mais parece um catrapila! Sou eu quem por regra lhe dá comida, lhe cura as maleitas e o estraga com mimos. Sou para ele o mais que tudo nesta terra. Mas qt a obedecer... naquelas horas essenciais... só mesmo o dono! Eu vou de rojo! Não consigo ter força para ele. Culpa nossa eu sei! Deviamos ter investido mais no treino, etc. Sou incapaz de andar com ele á trela. Quando tento, é ele que me passeia, e faço figuras tristes de dar dó! (Infelizmente), não tenho crianças. Ele é o meu menino, o que sei tb não ser bom o "humanizar" tanto o cão... mas enfim... fugiu ao meu controle emocional. Tudo isto enfim para dizer que acho que vou achar a minha Ruquinha certamente mais doce. Não deve ser tão bruta montes quanto o Xangô. E desta feita, vamos investir mais tempo na educação. Sinto o pouco como a Maria João disse, que existem donos entre aspas para cada momento. Acho que os nossos cães são bem mais inteligentes do que imaginamos, e jogam um pouquinho connosco, de acordo com os seus interesses. Ás vezes interrogo-me em determinados aspectos, quem é que anda a tentar domesticar quem ;)
E depois acho que tb tem haver que cada cão é um cão!
Obrigada pelas vossas dicas. Vou tentar aprender com os alertas, para não cometer (tanta) asneira.
beijinhos
Oxala
Membro

terça mar 22, 2005 6:02 pm

Boas! Só para dar novidades. Já tenho a Runa em casa. Segundo me dizem, e eu acho tb mas sou suspeita, é muito bonita e aparentemente pura. Mas qt ao feitiosinho!!! Jesus como é teimosa e refilona! Nunca tinha tido um cão assim! Teima no que quer e se é contrariada, tenta virar-se! Acham isto normal com 3 mesesitos, segundo a vet diz que ela deve ter! A minha vet dissem-me achá-la bastante nervosa e medrosa e aconselhou-me urgentemente iniciar aulas de obediência com ela.
Estou a ver-me atrapalhada é com o xixi e o cócó. Será que há alguma mesinha para ajudar a educar nesse sentido?
Vou procurar tirar e colocar aqui uma foto dela para que possam conhecer a "nova foerense".
beijinhos, Paula
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

terça mar 22, 2005 7:19 pm

[quote=Oxala]
Boas! Só para dar novidades. Já tenho a Runa em casa. Segundo me dizem, e eu acho tb mas sou suspeita, é muito bonita e aparentemente pura. Mas qt ao feitiosinho!!! Jesus como é teimosa e refilona! Nunca tinha tido um cão assim! Teima no que quer e se é contrariada, tenta virar-se! Acham isto normal com 3 mesesitos, segundo a vet diz que ela deve ter! A minha vet dissem-me achá-la bastante nervosa e medrosa e aconselhou-me urgentemente iniciar aulas de obediência com ela.
Estou a ver-me atrapalhada é com o xixi e o cócó. Será que há alguma mesinha para ajudar a educar nesse sentido?
Vou procurar tirar e colocar aqui uma foto dela para que possam conhecer a "nova foerense".
beijinhos, Paula
[/quote]

Paula pelo que me é dado a conhecer na sua mensagem não adquiriu uma cadela de raça.
Mas sim um animal de raça indefinida parecida com os da raça P.A.
Logo tudo o que aqui lhe foi descrito a cerca da raça acaba por cair por terra, pois o seu animal em nada poderá se identificar com as características raciais do PA
Fique sabendo e infelizmente para si, que só os cães detentores de um registo de ascendência reconhecido podem pretenderem serem reconhecido como puros e genuínos da raça garantindo assim as características próprias da raça a que estes respeitam, todos os outros são considerados da raça dos viras latas.
No entanto a sua cadelita não deixara por isso de ser talvez uma belíssima companheira a necessitar dos seus cuidados e da sua afectividade sendo que ela saberá certamente retribuir-lhe tudo isso.
O que me permite tal observação sobre a pureza do animal que adquiriu é o facto de você desconhecer a idade real do bicho. Pois se o mesmo fosse de raça, você teria certamente consigo e na sua posse o dito registo onde consta a idade e muitas outras informações relativas ao seu animal. Não sendo para tal necessário a sua pessoa recorrer a opinião e ao palpito da sua veterinária para lhe avaliar a suposta idade da dita bichana.
Pois não são cães de Pastor Alemão aqueles que nos queremos que sejam mas sim aqueles que pela sua árvore genealógica e pelos seus documentos devidamente registados e reconhecidos o comprovam.
Lamento se a desiludi mas como criador da raça não pode deixar de responder a sua mensagem e dar a César o que a ele pertence, desejando-lhe a si melhor sorte para sua próxima escolha e aquisição se as houver principalmente no que a raça diz respeito.
Bem-haja.
WUSV
Oxala
Membro

quarta mar 23, 2005 3:50 pm

:) Agradeço o seu alerta WUSV.
Mas na verdade ela foi-me oferecida, após o falecimento de uma cadelinha rafeira que tinha. E qd a aceitei, tive exacta consciencia que a sua origem não era um criador, mas sim 2 donos de pastores alemães, que sem conhecimentos para o efeiro, decidiram cruzar os seus cães. Aliás a´té hoje ela teve mt pouca sorte pois desde a alimentação a cuidados primários, foi negligenciada... Não tenho lop nem nenhum documento, no entanto, é-me absolutamente indiferente que seja pura, ou um puro vira lata ;) (tanto assim é que adquirimos um purissimo dog de bordéus, filho de campeões, do Casal da Cruz, e nunca nos demos ao trabalho de o ir registar, nem ir a nenhuma exposição. Acho muito bem quem o faz, mas nós não ligamos mt a isso. São simplesmente os nossos "meninos", que muito amamos, e embora tenhamos vaidade, não a exteriorizamos. Andam é sempre com todos os cuidados a nivel da alimentação, vet, seguros, registo municipal.
Mas tem toda a razão qd assinala que desse modo não posso tipificar o seu comportamento como PA, visto não ter a certeza absoluta das suas origens, a não ser a palavra, e a aparente veracidade de raça dos progenitores, onde quem me ofereceu a cadelinha, a adquiriu.
Agradeço contudo a resposta á minha msg e a atenção que me dedicou.
Cumprimentos,
Paula Rodrigues
Oxala
Membro

quarta mar 23, 2005 3:56 pm

:) Agradeço o seu alerta WUSV.
Mas na verdade ela foi-me oferecida, após o falecimento de uma cadelinha rafeira que tinha. E qd a aceitei, tive total consciência que a sua origem não era um criador, mas sim 2 donos de pastores alemães, que sem conhecimentos para o efeito, decidiram cruzar os seus cães. Aliás até hoje ela teve mt pouca sorte pois desde a alimentação a cuidados primários, foi negligenciada, desigandamente pela 1ª dona, uma senhora de 71 anos, com total desconhecimento e incapacidade para tratamentos caninos.... Não tenho lop nem nenhum documento, no entanto, é-me absolutamente indiferente que seja pura, ou um puro vira lata ;) Tanto assim é que adquirimos um purissimo dog de bordéus, filho de campeões, do Casal da Cruz, pois o meu marido adora essa raça, mas nunca nos demos ao trabalho de o ir registar, nem ir a nenhuma exposição. Acho muito bem quem o faz, mas nós não ligamos mt a isso. São simplesmente os nossos "meninos", que muito amamos, e embora tenhamos vaidade, não a exteriorizamos. Andam é sempre com todos os cuidados a nivel da alimentação, vet, seguros, registo municipal.
Mas tem toda a razão qd assinala que desse modo não posso tipificar o seu comportamento como PA, visto não ter a certeza absoluta das suas origens, a não ser a palavra, e a aparente veracidade de raça dos progenitores, onde quem me ofereceu a cadelinha, a adquiriu.
Agradeço contudo sinceramente o seu alerta face á minha msg e a atenção que me dedicou.
Cumprimentos,
Paula Rodrigues
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta mar 23, 2005 9:29 pm

Logo tudo o que aqui lhe foi descrito a cerca da raça acaba por cair por terra, pois o seu animal em nada poderá se identificar com as características raciais do PA
Para 1ª msg até parece um poeta a escrever. :D
Então se não tiver LOP já não tem as caracteristicas da raça? Essa é para rir.Se já anda nisto dos cães há algum tempo ,não me diga que nunca viu cães em exposições que não estão minimamente dentro do estalão da raça e que por terem LOP já são maravilhosos?

A mãe da cadela em questão não tem LOP,o pai tem e até já foi condecorado(pertence ao corpo de intervenção da PSP).
Fique sabendo e infelizmente para si, que só os cães detentores de um registo de ascendência reconhecido podem pretenderem serem reconhecido como puros e genuínos da raça garantindo assim as características próprias da raça a que estes respeitam, todos os outros são considerados da raça dos viras latas
Eu não sei se quer ser mais papista que o Papa,mas é tão fácil arranjar LOP como comprar uma arma na cova da Moura.Não pretendo fazer criação com a minha cadela nem com o meu cão(apesar do bisavô ter sido campeão do mundo 2 vezes),pois não sou criador e concordo que criar não é só juntar um cão e uma cadela.Esta por circunstâncias da vida veio-me parar á mão..

Imagem

Se diz que só com LOP é que é um pastor alemão ,então eu arranjo um LOP e depois já diz que é puríssima e com sorte até ganha uma exposição. :lol: :lol: :lol:

P.S.- Sou o marido da Oxalá ;)
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”