Levantamento das orelha

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

terça mar 29, 2005 11:24 am

Há cerca de 3 anos comprei a minha 1.ª fêmea PA, uma cadela de linhagem de trabalho, com o dorso completamente direito, que, cerca dos 3/4 meses tinha as orelhas completamente levantadas.
No ano seguinte resolvi adquirir um macho PA, cuja linhagem, apesar de não ser exageradamente descaída nos quartos traseiros, já não era completamente direita como a da fêmea. Sendo este um belo exemplar com 65 cm de altura. Este macho também ficou com as orelhas completamente levantadas cerca dos 3/4 meses.
Agora tenho outra fêmea da chamada linhagem moderna, com os quartos traseiros mais baixos que, aos 8 meses ainda não tinha as orelhas completamente direitas. Ao contrários dos anteriores que comecaram a endireitas as orelhas de baixo para cima, esta tinha-as dobradas na base e, se num dia tinha uma das orelhas quase direita, no dia seguinte já a tinha outra vez caída. Actualmente, com 9 meses e meio, já tem as orelhas direitas mas, ambas as orelhas, do lado exterior, no local onde elas dobram para trás, estão ligeiramente vincadas para dentro.
Será que isto é normal? O que posso fazer para as orelhas ficarem perfeitas? Será que esta situação se deve ao facto da linhagem de quartos traseiros descaídos demorar mais tempo a endireinhar as orelhas? Gostaria de houvir a vossa opinião.
Obrigado. :cry:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mar 29, 2005 6:18 pm

Por experiência posso-lhe dizer que os PA de linha de beleza e os de linha de trabalho demoram sensivelmente o mesmo tempo a ficar com as orelhas em pé. No meu caso, todos os cachorros já as tinham erectas aos 5 meses.
Maria João
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

terça mar 29, 2005 8:36 pm

[quote=apmao]
Há cerca de 3 anos comprei a minha 1.ª fêmea PA, uma cadela de linhagem de trabalho, com o dorso completamente direito, que, cerca dos 3/4 meses tinha as orelhas completamente levantadas.
No ano seguinte resolvi adquirir um macho PA, cuja linhagem, apesar de não ser exageradamente descaída nos quartos traseiros, já não era completamente direita como a da fêmea. Sendo este um belo exemplar com 65 cm de altura. Este macho também ficou com as orelhas completamente levantadas cerca dos 3/4 meses.
Agora tenho outra fêmea da chamada linhagem moderna, com os quartos traseiros mais baixos que, aos 8 meses ainda não tinha as orelhas completamente direitas. Ao contrários dos anteriores que comecaram a endireitas as orelhas de baixo para cima, esta tinha-as dobradas na base e, se num dia tinha uma das orelhas quase direita, no dia seguinte já a tinha outra vez caída. Actualmente, com 9 meses e meio, já tem as orelhas direitas mas, ambas as orelhas, do lado exterior, no local onde elas dobram para trás, estão ligeiramente vincadas para dentro.
Será que isto é normal? O que posso fazer para as orelhas ficarem perfeitas? Será que esta situação se deve ao facto da linhagem de quartos traseiros descaídos demorar mais tempo a endireinhar as orelhas? Gostaria de houvir a vossa opinião.
Obrigado. cry
[/quote]

As orelhas no PA obedecem a uma predisposição hereditária do mesmo, que faz com que a suas cartilagens das suas orelhas sejam mais fortes ou mais fracas podendo essas mesmas cartilagens assimilar e fixar com maior ou menor facilidade e capacidade o cálcio e o fósforo dos quais elas se compõem. Sendo assim o levantar das orelhas de um certo e determinado PA pode ser muito variável em relação as de um outro. Podendo nuns casos estas serem mais precoces no levantarem-se que em outros, dependendo tal situação do factor genético herdado em cada caso. Sendo normal, se bem que pouco usual alguns PAS levantarem as orelhas unicamente por volta do ano de idade. Neste caso geralmente as mesma parecem não conseguirem firmarem-se totalmente apresentando-se por vezes moles se bem que mantidas levantadas.
As causas para um PA apresentar orelhas caídas, mal levantadas, levantadas mas moles ou simplesmente orelhas bem levantadas e firmes devem principalmente a:
1 Questões genéticas e heriditarias
2 Falta de cuidados alimentares aquando do crescimento (má alimentação - carência – desnutrição etc…..)
3 Existência de acidentes traumatizantes nas ditas cartilagens (por exemplo: otites ou outros……)

No caso da sua cadela pode sempre tentar (caso não tenha já sido feito) por nas orelhas um suporte ou tutor provisório, fazendo acompanhar a essa colocação um suplemento alimentar a base de calcio e fósforo e vitamina D por um período relativamente curto a calcular em conformidade com o caso em questão.
Todavia aconselhava-o a visitar um Vet caso tenha dificuldade em acertar com as quantidades e as marcas dos produtos a administrar. Assim como no respeitante a colocação dos ditos suportes.
Perguntava você se:
a situação do seu animal dever-se ao facto da linhagem de este ser de quartos traseiros descaídos e poder assim demorar mais tempo a endireitar as orelhas?
Pois não me parece que se lhe deva atribuir tal facto a questão por si levantada.
Pois como já terá certamente percebido o mesmo poderá ou poderia ter acontecido com os animais que refere com sendo de uma linha menos descaída.

Espero ter conseguido a explicação pretendida.

Bem-Haja
WUSV
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

quarta mar 30, 2005 11:22 pm

Maria João e WUSV um grande bem-haja para voçês e obrigado pela v. explicação.

A minha cadela actualmente já tem as orelhas direitas. Apenas tem uma ligeira dobra na parte exterior, sensivelmente a meio entre a base e a ponta. O pior já passou, pois já as conseguiu levantar, penso que, com o tempo, aquela ligeira dobra vai ao sítio.

Obrigado mais uma vez pelo interesse demonstrado.
:lol:

PS: WUSV, apesar de termos começado mal noutro tópico deste forum, conto consigo! :oops: Um abraço!

Beijinhos Maria João! ;)
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”