Estou com uma dúvida.
Estive a ler uma opinião e fiquei com uma dúvida.
Falava-se de P.A. Cinza.
Estavam a falar de lobeiros?
Cinza e lobeiro é a mesma coisa?
Já agora gostaria de dar uma opinião oa Sr. Wush:
Por acaso percebo alguma coisa de genética, por ter tido aulas de Biologia, mas num país em que a maior parte das pessoas fogem da matemática enveredando por um caminho escolar sem essa disciplina, e se realmente gosta de ajudar quem não percebe nada de criação de P.A., o melhor seria tentar escrever de maneira simples, "traduzindo" todo aquele texto sobre genética canina.
É complicado querer um best-seller numa lingua que a maior parte das pessoas não entendem.
Mesmo que essa intenção seja só a brincar.
Eu como já disse percebi alguma coisa, mas achei o texto tão extenso e maçudo que desisti a meio.
Peço desculpa antecipadamente se por acaso feri alguma susceptibilidade, mas acho que este forúm será para informação e discussão, e como tal, todos nós que participamos, estamos sujeitos a algum tipo de crítica da parte dos outros participantes.
Obrigada pelas dicas.
P.A. Cinza
-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 3:01 pm
Morgan_le_fay Escreveu: Estou com uma dúvida.
Estive a ler uma opinião e fiquei com uma dúvida.
Falava-se de P.A. Cinza.
Estavam a falar de lobeiros?
Cinza e lobeiro é a mesma coisa?
Já agora gostaria de dar uma opinião oa Sr. Wush:
Por acaso percebo alguma coisa de genética, por ter tido aulas de Biologia, mas num país em que a maior parte das pessoas fogem da matemática enveredando por um caminho escolar sem essa disciplina, e se realmente gosta de ajudar quem não percebe nada de criação de P.A., o melhor seria tentar escrever de maneira simples, "traduzindo" todo aquele texto sobre genética canina.
É complicado querer um best-seller numa lingua que a maior parte das pessoas não entendem.
Mesmo que essa intenção seja só a brincar.
Eu como já disse percebi alguma coisa, mas achei o texto tão extenso e maçudo que desisti a meio.
Peço desculpa antecipadamente se por acaso feri alguma susceptibilidade, mas acho que este forúm será para informação e discussão, e como tal, todos nós que participamos, estamos sujeitos a algum tipo de crítica da parte dos outros participantes.
Obrigada pelas dicas.
Para lhe poder dizer se era de lobeiros ou não que ali se tratava, teria o Morgan le fay que me traduzir o que se deve de entender por lobeiro. Sendo que muitas pessoas possam utilizar este termo para definir variadíssimos tipos de cães aparentados e parecidos aos da raça Pastor Alemão. Podendo alguns até ser da citada raça, e revelarem contudo enormes diferenças entre eles, quanto as características por estes manifestadas tanto a nível de cores como a nível morfológico. Podendo assim e contudo então ser utilizado tal definição para animais da raça com menor qualidade do que os mais bem sucedidos da mesma e dentro das características da raça a que eles possam dizer respeito. Pois muitas das vezes houve-se dizer ou falar de cães lobeiros, imagina-se que seja por estes cães mais se parecerem com lobos ou pelo menos possam lembrar, ou até mesmo pelas suas características manifestadas podendo não entanto esses supostos animais em nada tem a ver com o verdadeiro PA.
Aqui no contesto do meu tópico que você pareceu ter lido o PA dito cinza é aquele de pelagem cinzenta ou gris mais ou menos escuro consoante os tons de cores que o mesmo possa manifestar.
Quanto ao seu conselho para eu simplificar a explicação do tema relativo a genética, lamento informa-lo que não me é possível simplificar aqui mais do que aquilo que já fiz se não a mesma simplificação acabaria por dar uma ideia por vezes errónea do tema. Não há como simplificar mais sendo que temas e assuntos relativos a genetica e a hereditariedade da mesma são sempre difíceis de entender e dai os mesmos revelarem-se cansativos de se poder ler se não houver o devido interesse e gosto pelos ditos assuntos.
Já agora não tem que me pedir desculpas pela sua opinião aqui manifestada, pois cada um tem direito a ter e a manifestar aqui as suas opiniões sejam estas boas, fundamentadas ou não.
Cumprimentos
WUSV

-
- Membro
Sr. Wusv.
Obrigada pela sua atenção, mas acho que o devo informar que tenho uma P.A. Lobeira, pois não viria a este forúm falar de cães de outra raça que não fossem P.A.
Neste caso é o termo que o C. P. Canicultura utiliza no LOP para definir o tipo de pelagem.
Não foi um termo que eu inventei.
Em relação á genética, é sempre possível simplificar um texto, senão as professoras de biologia de alunos do liceu, ou se preferir das escolas secundárias teriam gravissímos problemas.
Em relação ao texto ser maçudo, depende da maneira como é escrito, porque existem variados exemplos de crónicas escritas por jornalistas diferentes, cujo grau de interesse varia bastante.
De qualquer forma obrigada pela explicação.
Fiquei sem saber se Cinza é igual a Lobeiro, pois a minha cadela é lobeira, mas a pelagem não tem cinza, mas sim preto e amarelo.
Pode ver, se quiser no meu album de fotos, apesar das fotos não lhe fazerem justiça, porque ela é bem mais bonita pessoalmente.
Cumprimentos
Morgan
Obrigada pela sua atenção, mas acho que o devo informar que tenho uma P.A. Lobeira, pois não viria a este forúm falar de cães de outra raça que não fossem P.A.
Neste caso é o termo que o C. P. Canicultura utiliza no LOP para definir o tipo de pelagem.
Em relação á genética, é sempre possível simplificar um texto, senão as professoras de biologia de alunos do liceu, ou se preferir das escolas secundárias teriam gravissímos problemas.
Em relação ao texto ser maçudo, depende da maneira como é escrito, porque existem variados exemplos de crónicas escritas por jornalistas diferentes, cujo grau de interesse varia bastante.
Fiquei sem saber se Cinza é igual a Lobeiro, pois a minha cadela é lobeira, mas a pelagem não tem cinza, mas sim preto e amarelo.
Pode ver, se quiser no meu album de fotos, apesar das fotos não lhe fazerem justiça, porque ela é bem mais bonita pessoalmente.
Cumprimentos
Morgan
A muito que crio PAs e que os registo no CPC e devo-lhe confessar nunca ter visto nos registos LOP da dita entidade a denominação de lobeiro para definir o tipo de pelo dos mesmos.Morgan_le_fay Escreveu: Sr. Wusv.
Cumprimentos
Morgan
E devo-lhe confessar que depois desta sua intervenção aqui deixada fiquei algo confuso e baralhado, e por isso gostaria e se possível, que o senhor me esclarecesse quanto a minha duvida, se me fizer esse favor como é obvio! Pois a minha duvida é a seguinte: como é possível existir no registo da sua cadela o adjectivo lobeira ou lobeiro para exprimir o tipo de pelo desse seu animal se no dicionário da língua Portuguesa da Porto Editora a palavra lobeiro refere-se a :
« “1º) adj. E s. m. que ou aquele que caça lobos; que é bom caçador de lobos ( cão); diz-se de uma espécie de trigo rijo; diz-se de uma manta listrada, para agasalho ou para a cama. (lat. Luparius). 2ªadj. (prov.) agradável; ameno”.»
Pois como pode você aqui tal como eu também verificar a dita palavra não se refere sequer a cor do lobo e muito menos a dos possíveis cães a ele aparentados.
Cumprimentos
WUSV
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
ht
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro
Não estou a inventar.
Tenho o LOP da minha cadela na mão e diz: Cor: LOBEIRO.
Se calhar Sr. WUSV, nunca teve nas suas ninhadas um PA Lobeiro.
Em relação ao significado da palavra no dicionário, não tiro nenhuma conclusão, pois afogueado quer dizer:
adj.,
submetido a fogo intenso;
vermelho, corado;
tostado;
afrontado;
Eu nunca vi um PA preto corado.
Vá ao meu abum de fotos. É a única forma de ver a cadela.
Busque por Runa, que é o nome dela.
Cumprimentos.~
Morgan
P.S.
Já agora, eu não sou um senhor, sou uma menina.
Morgan Le Fay = Morgana a Fada.
Tenho o LOP da minha cadela na mão e diz: Cor: LOBEIRO.
Se calhar Sr. WUSV, nunca teve nas suas ninhadas um PA Lobeiro.
Em relação ao significado da palavra no dicionário, não tiro nenhuma conclusão, pois afogueado quer dizer:
adj.,
submetido a fogo intenso;
vermelho, corado;
tostado;
afrontado;
Eu nunca vi um PA preto corado.

Vá ao meu abum de fotos. É a única forma de ver a cadela.
Busque por Runa, que é o nome dela.
Cumprimentos.~
Morgan
P.S.
Já agora, eu não sou um senhor, sou uma menina.
Morgan Le Fay = Morgana a Fada.