CANTO, QUANTO E MUTZ

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo mai 08, 2005 11:21 am

Para desanuviar o ambiente, seria interessante discutir estas três linhas, verdadeiros pilares do PA de beleza actual, e sobretudo o porquê de a última delas (Mutz) ser actualmente pràticamente ignorada na criação alemã.

Que acham?

Cumprimentos

José Carlos
Oxala
Membro
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm

domingo mai 08, 2005 11:34 am

Pois eu adoraria aprender convosco sobre esta questão, já que devido aos meus parcos conhecimentos não posso contribuir para a discussão.

(Não deixem que o forum morra! :| )
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

domingo mai 08, 2005 11:56 am

Sei que foram tres linhas importantissimas, no desenvolvimento do PA, destes cruzamentos sairam os melhores PA's do Mundo.
E não se esqueceu de nomear outro pilar igualmente importante o MARKO
Aquilo que sei e que investiguei, foi o mais importante quarteto da criação mundial de PA's
Penso que não estou enganado mas o Mutz não é tão utilizado devido á sua cor clara, mas era um cão de caracter e força superior, com um excelente temperamento e um excelente porte fisico, a Arllet é uma das poucas criadoras que aposta neste cão.

E a de MArko veio-se a revelar um fracasso visto os seus filhos não herdaram as suas qualidades.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 08, 2005 12:54 pm

Tem toda a razão, o Marko v. Cellerland foi também um cão muito utilizado na reprodução na época, se não estou em erro por volta dos anos 70. Não teve realmente grande continuidade.

Mas dos quatro referidos, o que mais me intriga é a pouca expressão do Mutz na actualidade. A explicação "oficial" é de que esta linha transmite alguma heterogeneidade nas progénies, ao contrário de Canto e Quanto. Pode-se-lhe também juntar outros argumentos, como por exemplo a inclinação do húmero e o problema da côr que o Pastor referiu.

Mas é certo que transmitia indefectivelmente importantes qualidades, como uma excelente linha dorsal, cruzes altas, firmeza geral, rusticidade e, sobretudo, o temperamento duro como já se não vê muito no PA de beleza actual. E este último pormenor justificava, quanto a mim, uma maior utilização de cães onde esta linha fosse predominante.

É certo que cães dele descendentes como Cello e Eros ainda foram num passado recente bastante utilizados. No entanto, se se pegar numa lista dos melhores classificados da última sieger alemã, para além do VA 2, Hill v. Farbenspiel, não se vê uma ligação tão directa a esta linha de sangue...

Em contrapartida, as linhas Quanto e Canto estão altamente representadas nos pedigrees dos cães participantes nesse evento, sendo certo que, sobretudo no que se refere a Canto, a uniformidade de estruturas da sua linha não tem comparação com a correspondente ao temperamento, onde se observam com demasiada frequência debilidades.

Ora sendo, no meu entender, a debilidade de temperamento um dos problemas fundamentais do PA de beleza actual, não deixa de me provocar estranheza que não se utilizem com mais frequência cães oriundos da linha Mutz, o qual, como sabem foi utilizado como reprodutor em ambas as linhas.

Cumprimentos

José Carlos
CVomo já devem ter visto,
hirasclan
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 10:40 pm

domingo mai 08, 2005 8:09 pm

Boas, permitam-me introduzir aqui um pormenor que acho ser da maior importancia nesta discussão, COMÈRCIO, é este pormenor que fez com que os nossos vizinhos espanhóis baixassem o nivel dos exemplares, sabemos que até á 4 ou 5 anos existiam muito bons cães em espanha, no entanto, os melhores reprodutores foram vendidos, logo sem ovos não se fazem omeletes.

Penso eu que as caracteristicas da linha Mutz na época não tiveram o impacto que tiveram as outras, até porque a uniformidade era muito maior, logo era mais fácil de chegar a cães "bonitos", não necessáriamente bons, mas "bonitos", com pigmentações fortes e que na época era possivelmente o que se procurava, este foi o caminho seguido pela maior parte dos criadores alemães, os que não seguiram este caminho, foram aqueles para quem as qualidades de trabalho se subrepunham ao aspecto fisico, em muitos pedigrees de trabalho aparecem cães da linha Mutz, aliás o cruzamento que fiz e que mencionei noutro tópico do JCSousa é exactamente com um cão que carrega por via materna essa linha, seria na altura uma linha menos trabalhada, que necessitaria possivelmente de mais tempo para evoluir, porque as suas caracteristicas são muito importantes para a raça, só que se calhar apareceu na altura errada e com as pessoas erradas, entenda-se os elementos que na altura defeniram as caracteristicas que era necessário fixar na raça.
Hoje toda a gente acha a linha Mutz uma linha muito boa e lamentam não lhe terem dado a devida importancia, e uma das coisas que Mutz transmitia, o caracter, perdeu-se, ou pelo menos baixou muito nas linhas actuais.
Creio que os juizes da altura relegaram Mutz por duas vezes para o segundo grupo de reprodutores, não o incluindo no grupo de Canto e Quanto, convém lembrar tb que creio eu nessa altura eram os irmãos Martin (Hermann e Walter,afixos Arminius e Wienerau) que dirigiam a raça
logo percebe-se o relegar para segundo plano Mutz, sem querer de modo nenhum tirar importancia ao trabalho desenvolvido por estes senhores e por grandes exemplares que saíram dessas linhas, mas considero legitimo pensar que se não fossem estas as pessoas como teria evoluido essa linha, pois sabe-se relegando um exemplar para segundo plano as hipóteses de cruzar com fêmeas de ponta diminuem consideravelmente, logo diminuirá a probabilidade se bons exemplares aparecerem.
Se calhar tb por esta razão, o saudisismo da linha Mutz, Hill v. Farbenspiel tem sido tão aclamado, vamos vêr o que nos reserva a sua prol.

Luis
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 08, 2005 8:26 pm

hirasclan Escreveu: bsabemos que até á 4 ou 5 anos existiam muito bons cães em espanha, no entanto, os melhores reprodutores foram vendidos, logo sem ovos não se fazem omeletes.
E que é feito deles, se me permite perguntar ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
hirasclan
Membro

domingo mai 08, 2005 9:11 pm

Ao serem vendidos, muitos deles para fora do país, deixaram de estar disponiveis para continuar a sua prol, assim acabou-se com a continuidade que havia até aí, ou então alguns desses cães foram "feitos", entenda-se usando produtos que melhoravam a sua condição fisica e adulteravam os resultados, vindo depois a manifestar-se na progenie os defeitos que deveriam ter sido apontados aos progenitores.

Luis
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 08, 2005 9:53 pm

hirasclan Escreveu: Ao serem vendidos, muitos deles para fora do país, deixaram de estar disponiveis para continuar a sua prol, assim acabou-se com a continuidade que havia até aí, ou então alguns desses cães foram "feitos", entenda-se usando produtos que melhoravam a sua condição fisica e adulteravam os resultados, vindo depois a manifestar-se na progenie os defeitos que deveriam ter sido apontados aos progenitores.

Luis
Ok, julgava eu que teriam continuado em Espanha, então o que vemos aqui é uma destruição progressiva por motivos económicos do trabalho feito em prol de uma raça.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

segunda mai 09, 2005 8:58 am

É possivel por umas fotos ou indicar alguns links para saber identificar as diferentes linhas??
Asdecopas
Registado: terça abr 12, 2005 6:26 pm

segunda mai 09, 2005 10:26 am

Julgo que a linha Quanto foi a que mais sucesso teve, existem actualmente através de Quando animais fantásticos tais como:
Flipp,Ursus,Bax,Ando,DuxOrbit,Esko,Erasmus,Yasko,Larus etc.

Um abraço
Asdecopas
Registado: terça abr 12, 2005 6:26 pm

segunda mai 09, 2005 10:28 am

Julgo que a linha Quanto foi a que mais sucesso teve, existem actualmente através de Quando animais fantásticos tais como:
Flipp,Ursus,Bax,Ando,Dux,Orbit,Esko,Erasmus,Yasko,Larus etc.

Um abraço
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 09, 2005 3:05 pm

Vocês conhecem neste momento alguma fêmea da linha Mutz (talvez através do Huppy v. Arlet) que se destaque na Alemanha? Pela análise das linhas de sangue da sieger de 2003 apenas aparecem 2 exemplares, V 70 e creio que V 89...

Cumprimentos

José Carlos
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

quarta mai 11, 2005 10:26 am

Amigo José fiz Varias pesquisas e não encontrei nenhuma femea na alemanha com descendencia do Huppy, só encontrei na descendecia na Venuzuela e Brasil.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 11, 2005 11:15 am

Já estou documentado, obrigado.

Outro forista ( Asdecopas) teve o trabalho de me mandar por pm uma listagem com os dados que procurava. Fica aqui o agradecimento.

Cumprimentos

José Carlos
hirasclan
Membro

sábado mai 14, 2005 9:30 pm

Boas, será possivel dar-nos a informação dos links para essas fêmeas?

Luis
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”