Agradeço a vossa participação e troca de ideias. Mas de facto, reflectindo um pouco, eu também não gosto nada mesmo da ideia de castrar um cão ou esterelizar uma cadela. Mas atendo ao facto de que a pilula faz mal podendo originar tumores e outras situações menos simpáticas...
Depois tenho um macho, cuja raça é totalmente diferente... vivem connosco, partilhando o mesmo espaço, pois queremos disfrutar deles ao máximo, e são como filhotes, embora tenham tb espaço exterior, estão maioritarioamente em casa junto de nós por sua própria iniciativa. Agora a "menina" com o periodo... acho que será bastante complicado, pois já é uma cadela de grande porte. Já tive uma cocker que não esterelizei. Mas na altura só a tinha a ela, e era mais pequenina. Andava com coequinhas todas mariquitas, pois não gostava das próprias para cadela e desandavam por não ter rabito. Mas será complicado, com esta. Anteriormente, também tive a Shiva, mas essa estava esterelizada...
Nem sempre são fáceis as tomadas de decisão...
Vou falar com a minha vet para me ajudar na decisão final... mas penso que vou optar pela esterelização, não sei é com quantos mesitos...
p.s.: nunca, mas nunca na minha vida, haveria por qualquer vicissitude nas nossas vidas, como solução mais uns tantos cãesitos abandonados
somos por demais responsáveis e gostamos por demais de animais para permitir situação semelhante!