Página 1 de 2
pilula
Enviado: domingo mai 08, 2005 7:03 pm
por someguy
hei.
Tnh uma pastora com 3 meses e gostava de saber atempadamente como funciona a pilula e o cio e isso tudo.
alguem me pode explicar?
obrigado

Enviado: domingo mai 08, 2005 7:20 pm
por jcsousa
As cadelas podem ter o seu primeiro cio por volta dos 7 e os 10 meses, algumas mais tarde, varia muito de exemplar para exemplar.
A forma mais fácil de notar é pelo corrimento que aparece nessas alturas, junto com outros sintomas, como uma prévia tumefacção da vulva, bem como modificações de comportamento - mais distraída e ao mesmo tempo mais meiga com o dono.
O período fértil ocorre normalmente entre o 10º e o 15º dia, mas aqui também há variações de cadela para cadela.
De uma forma geral o instinto fala mais alto nestas alturas e terá tendência a aproveitar todas as possibilidades para ir em busca de "namorado".
Quanto à pílula não lhe posso dar informação porque nunca utilizaei com as minhas, penso que o vet será a pessoa que melhor a pode aconselhar.
Cumprimentos
José Carlos
Enviado: domingo mai 08, 2005 7:25 pm
por PASTORDAGALA
Não aconselho muito dar a pilula, devido aos possiveis efeitos secundários, mas é uma boa forma de prevenir, mas como disse o José Carlos, tem que ter atenção e ver quando é que começa o periodo
Enviado: domingo mai 08, 2005 7:33 pm
por CasadeAnaval
Boas, o essencial já foi dito, note no entanto que a pílula a longo prazo potencia problemas como seja infecções uterinas, tumores and so on, fale com o seu médico-veterinário e caso não seja para se dedicar a criação responsável pondere a esterilização
Enviado: domingo mai 08, 2005 11:16 pm
por someguy
obrigado a todos.. mas eu ouvi dizer q qd a cadela toma a pilula, perde o cio.. n atrai os machos.. eu tnh uma cadela numa quinta grande e qd ela começar a ter o cio, vou ter aqilo xeiode caes..
Enviado: segunda mai 09, 2005 12:48 pm
por Oxala
Pois aproveito para em seguimento desta conversa, perguntar a vossa opinião sobre qual a altura em que recomendam que se faça a esterelização. Isto porque há quem defenda que é mais fácil o quanto mais novinha for a cadela, e outros que seja depois do 1º Cio. Qual a vossa recomendação, pois a minha menina está a crescer e vou ter de actuar, pois tenho cá em casa um rapazão bem apessoado!
.
Enviado: terça mai 10, 2005 12:17 pm
por someguy
respondam.
Enviado: terça mai 10, 2005 2:13 pm
por jcsousa
Pessoalmente não concordo com esterilizações, salvo raras excepções (problemas reais de saúde, cães abandonados, etc). Daí que nunca me tenha debruçado sobre o problema de quando esterilizar. Outros com mais conhecimentos e experiência poderão dar indicações sobre o tema.
Cumprimentos.
José Carlos
Enviado: terça mai 10, 2005 2:14 pm
por jcsousa
repetida
Enviado: quarta mai 11, 2005 9:50 am
por PASTORDAGALA
jcsousa Escreveu:
Pessoalmente não concordo com esterilizações, salvo raras excepções (problemas reais de saúde, cães abandonados, etc). Daí que nunca me tenha debruçado sobre o problema de quando esterilizar.
Outros com mais conhecimentos e experiência poderão dar indicações sobre o tema.
Cumprimentos.
José Carlos
Tambem não concordo, nem castrar um cão, só de pensar até dói

.
Infelizmente tambem não o posso ajudar muito, mas mesmo tomando a pilula a cadela tem sempre o periodo e cio, pela lógica deve de ser como nas mulheres, elas tomam a pilula e tem o periodo normal e acho que o desejo sexual mantem-se

Cio
Enviado: quarta mai 11, 2005 11:24 am
por marciamachado
O melhor é informar-se com o seu veterinário. Mas a esterilização é, pelo que me apercebo, o método mais aconselhado. Já há muitos cães abandonados, não é preciso virem mais ao mundo, e além disso se tem outros cães fica definitivamente descansada. Posso adiantar-lhe que o preço da esterilização anda à volta dos 40 contos, pois também pretendo esterilizar uma cadela de um familiar que vive no campo e tem outros cães.
Enviado: quarta mai 11, 2005 12:22 pm
por Oxala
Agradeço a vossa participação e troca de ideias. Mas de facto, reflectindo um pouco, eu também não gosto nada mesmo da ideia de castrar um cão ou esterelizar uma cadela. Mas atendo ao facto de que a pilula faz mal podendo originar tumores e outras situações menos simpáticas...
Depois tenho um macho, cuja raça é totalmente diferente... vivem connosco, partilhando o mesmo espaço, pois queremos disfrutar deles ao máximo, e são como filhotes, embora tenham tb espaço exterior, estão maioritarioamente em casa junto de nós por sua própria iniciativa. Agora a "menina" com o periodo... acho que será bastante complicado, pois já é uma cadela de grande porte. Já tive uma cocker que não esterelizei. Mas na altura só a tinha a ela, e era mais pequenina. Andava com coequinhas todas mariquitas, pois não gostava das próprias para cadela e desandavam por não ter rabito. Mas será complicado, com esta. Anteriormente, também tive a Shiva, mas essa estava esterelizada...
Nem sempre são fáceis as tomadas de decisão...
Vou falar com a minha vet para me ajudar na decisão final... mas penso que vou optar pela esterelização, não sei é com quantos mesitos...
p.s.: nunca, mas nunca na minha vida, haveria por qualquer vicissitude nas nossas vidas, como solução mais uns tantos cãesitos abandonados
somos por demais responsáveis e gostamos por demais de animais para permitir situação semelhante!
Enviado: quarta mai 11, 2005 5:19 pm
por Oxala
Pois já fui à vet, para conversar calmamente e pedir conselho!
Então é assim: optar pela esterelização, de preferencia aos 6 meses, antes do 1º cio.
Eu vou avançar... confio muita na vet ... permita Deus que esteja a fazer a melhor opção.
-
Enviado: quarta mai 11, 2005 10:07 pm
por someguy
eu gosto de animais, especialmente de caes mas axo k voces caem no exagero.. é um cao por amor de deus..esterilizado ou nao.. enfim..
Enviado: quarta mai 11, 2005 11:04 pm
por Oxala
Pois é someguy, mas respeite, pois um cão é de facto um cão somente, assim como nós somos no fundo um grão de areia neste universo sem fim. Mas um cão pode ser o nosso maior amigo, e não é treta! E pode ser a nossa alegria de viver! Pode ser até ele que não nos deixa esmorecer e nos obriga a levantar, pois sabemos que ele depende de nós a todos os níveis, e não podemos deixar de cumprir as nossas responsabilidades.
<mas tudo é relativo consoante cada pessoa. Talvez para mim os meus cães signifiquem mais, do que na vizinha em frente o seu próprio filho, que ainda hoje fui conformar, pois chorava da varanda, fechado em casa, pois a mãe saira, e passou toda a manhã a chorar pois sentia-se só, com medo, perdido. Definitivamente tudo é relativo, e cada um vê a vida conforme o seu prisma! Somente devemos tentar nos respeitar uns aos outros.
Desculpem o desabafo...