Metodologia de treino

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Oxala
Membro
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm

quarta mai 11, 2005 12:38 pm

Pois aqui vai uma questão que eu gostaria de saber a vossa opinião pois ando um bocadinho entristecida.

A Runa está numa escola de treino.
Metodologia:
1º passo: ensinar andar à trela.
Incentivo: guloseimas, ou atirar a bola...
Nada de ordens como senta, deita ou outras que supostamente pertencem a outras fases...

A questão é a seguinte:
A Runa é um castigo para comer, e não liga NENHUMA a guloseimas. Quanto à bola que a apanhe eu.
Para captar a atenção lá vou intermediando o passo com ligeiras corridas, e se está muito dispersa mando-a sentar e logo oiço "ralhete" da momitora, mas é a única forma que pela experiência tenho de novamente captar a sua atenção e prosseguir com o treino.

Ela apesar dos seus 5 mesinhos, já aprendeu comigo na rua, a parar, sentar, pois quando é para passar de passeio ou junto dos sinais, enquanto espera dou-lhe esta ordem. E sabe deitar...

Estou a começar a perder o interesse pela escola pois devido às particularidades da minha cadela, acho que a metodologia não será a mais indicada.
A questão é esta e gostaria de saber a vossa opinião.
Eu tenho-me interrogado, se para cada cão, não deveria por vezes ser estudado a metodologia de treino mais adequada, consoante as suas "particularidades psicológicas" se assim poderei dizer.
Orientem-me por favor!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta mai 11, 2005 3:40 pm

Penso que o seu objectivo para o treino da Runa será o básico - senta, deita, fica, junto e vir à chamada. Vou dar-lhe a minha opinião baseada numa anterior mensagem sua, onde creio lembrar-me que dizia que a Runa tinha um temperamento não muito forte.

Há vários métodos de treino - os positivos (sem pressão); os negativos (com pressão) e os mistos.. Numa cachorra com a idade e temperamento da Runa os dois últimos são desaconselháveis. O treino positivo seria o único a utilizar.

Neste tipo de treino as correcções são mínimas. Procura-se recompensar o cão pelo que faz bem feito, de modo a fixar-lhe os comportamentos desejados. Para isso a recompensa tem de ser alguma coisa por que ele mostre entusiasmo: comida (food drive), bola ou churro (play drive) ou a própria interacção com o dono.

Comida e bola são os mais utilizados. Infelizmente, e pelas suas palavras, a Runa não demonstra nenhum entusiasmo por qualquer deles.

O que faria eu se a Runa fosse minha?

- deixava as aulas de treinos sistemáticos; encarava a ida à escola apenas como parte da sociabilização, pelos contactos com outras pessoas e outros cães;

- investia fortemente na sociabilização gradual da Runa, fazendo-a viver o máximo de experiências possível, sempre sem a forçar e gradualmente; isto teria como objectivo fazê.la sentir o mais segura possível;

- desenvolvia o mais possível o seu instinto de presa, através de jogos de tracção com bola, churro ou pano, disputando com ela o objecto e deixando-a sempre ganhar a sua posse no fim do jogo;

- aproveitaria todas as situações espontâneas em que assumisse um dos comportamentos desejados para reforçar esse comportamento, mas sem me preocupar demasiado com os resultados;

- Iniciaria o treino sistemático quando a visse mais segura e com um maior instinto de presa, o que poderia acontecer pelos 10, 12 meses.

Pessoalmente não concordo com aulas formais antes dos 7, 8 meses. Acho preferível até essa idade potenciar no cachorro o gosto pelos jogos de presa.

Isto seria o que eu faria. Mas como costumo dizer, nestas coisas de cães muitas vezes duas opiniões opostas são ambas válidas...

Cumprimentos

José Carlos
Oxala
Membro

quarta mai 11, 2005 4:59 pm

Pois eu concordo inteiramente com o senhor.
Eu inicialmente estranhei o comportamento da Runa, pois estava habituada a dois pacholas, super obedientes. O Xangô é um senhor e a Shiva era um doce.
Ai surge-me uma pastora, com imensa vivacidade, e receáva-nos. Tendia a colocar-se de patas para cima, deitada mal se sentia ameaçada em submissão, e gania, muito alto assustada.
Esse comportamento foi-se alterando. Hoje é super viva, mas já não demosntra o comportamento assustadisso inicial. Aliás é uma verdadeira guerreira, e já dá "coças" ao Xangô que suporta tudo, um gentlemen, até à exaustão, e ai dá um rugido cavernoso, ela põe as orelhas muito espetadas de cabeça ao lado, e decide dar-lhe Paz.
Ela anda bem comigo na rua, obedece... e agora queixo-me é de ser incansável. Não me deixa um minuto a desafiar-me para a brincadeira.
Outra coisa que descobri nela, é muitas vocalizações que não pensava que um cão fosse capaz. Ás vezes parece-me uma macaquinha, e agora faz é uns latidinhos parecem gemidos, de mimo quando eu chego a casa.
Talvez o nervosismo inicial se deva ao facto que em 3,5meses, passou por 4 casas, numa delas com outro cão super anti-social de quem levou umas boas tareias. Vinha com medo... se calhar pensando que ficava cá 1 semana e lá ia para outros donos. Hoje garanto, é uma cadelinha muito feliz, ambientada, e com um companheiro de brincadeiras que ama de paixão.
Mas quanto ao treino, concordo em absoluto.
Aliás, outra coisa que me entristece, é não permitirem o contacto com os outros cães, pois chegam para treinar, e não convém distrai-los, e quando acabam é logo ir embora, para associarem a escola a treino!
Vou investir mais no treino na rua.
Sabe o que eu acho?
Que os PA são extraordináriamente inteligentes. Pelo menos ela é incrivel!
Aprendeu em tão pouco tempo, o que o Xangô demorou meses! E connosco, só em casa!
Obrigada pelos conselhos JCSousa, mesmo...

p.s.: desculpem o testamento, entusiasmei-me a falar da minha "menina"
Oxala
Membro

quarta mai 11, 2005 4:59 pm

msg repetida!
Morgan_le_fay
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 3:01 pm

sexta mai 13, 2005 6:52 pm

Engraçado porque tb tenho uma Runa e ela tb é medrosa.
Infelizmente já veio para mim com quase 5 meses. :(
Agora comigo ela é um espectaculo, mas quando vêm visitas cá a casa é uma desgraça, porque ela escolhe o canto da casa mais seguro e deita-se lá.
Está um pouco melhor, basta dizer que na primeira noite que passou cá eu só consegui que ela entrasse em casa por volta da 1.30h da manhã (ela chegou ás 4 da tarde).
Tentei com comida, com voz meiguinha, com biscoitos, etc.
Felizmente que comigo ela agora está uma ladina e anda sempre atrás de mim para brincar, e já aceitou uma parte da família que não mora cá, especialmente os meus sobrinhos, mas com o resto da família e amigos, lá vai ela para o cantinho.
Não sei muito bem as experiencias que ela teve antes de vir para cá, mas disseram-me que tinha pouco contacto com seres humanos, e ficava todo o dia só com os cães, e por isso desenvolveu o espirito de matilha.
Só conhecia o tratador.
Agora ela e o Rafa dão-se lindamente, mas ele é o lider.
Dá gosto ver eles fazerem a ronda ao quintal.
Não consegui grande coisa com ela a nível de a ambientar na rua, pois tem medo de tudo e já tem um ano.
Adora ficar no carro quando a levo a sair, pois tudo o que está na rua a assusta.
Como moro longe de tudo (no meio do campo) gostava de saber se há alguma forma de fazer que ela seja menos tímida, mesmo ela já tendo um ano.
Podem-me ajudar.
Oxala, adorei o seu "testamento", pois todas as historias que as outras pessoas contam acerca dos seus cães, me ajudam a compreender os meus.

Espero que vocês também me desculpem o facto de eu contar muitas coisas acerca dos meus lindinhos, mas eles são os meus melhores amigos sem sombra de dúvidas.
Obrigada.
Cumprimentos. :oops:
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta mai 20, 2005 3:06 pm

Oxala Escreveu: Pois aqui vai uma questão que eu gostaria de saber a vossa opinião pois ando um bocadinho entristecida.

A Runa está numa escola de treino.
Metodologia
1º passo ensinar andar à trela.
Incentivo guloseimas, ou atirar a bola...
Nada de ordens como senta, deita ou outras que supostamente pertencem a outras fases...

...
Eu acho que guloseimas são um disparate, também já andei numa escola em me ponham de biscoito a bambolear pelo campo com a cadela a roer-me as mãos e a tentar chegar os pombos...

Mudei de escola, por acaso para uma escola onde têm como especialidade o treino de PA's, mas dá para todos, o instrutor é da tropa especial ou era. tem um PA para demonstração espectacular, está lá um outro, o Matriz, que num mês evoluiu imenso, também já tinha andado atrás dos biscoitos durante 3 meses. Hoje já tem parte da obediência a funcionar e anda excelente no Agility, treino que fazemos, para descontrair.

Estou a adorar os treinos, descontraídos, sem Stress de biscoitos, uma coisa séria a brincar e ainda por cima pago menos!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 25, 2005 12:26 am

Bom fim de semana
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”