Vou-me arriscar a mais uns cortes nas respostas, mas tenho que contribuir para a a formação do nosso WUSV...
O que eu percebo e vejo é que você esta a tentar escapar-se as perguntas que lhe fiz! E com isso veio para aqui dizer que nem sempre temos a papinha feita……e que tenho que interessar-me na pesquisa indo aos books sendo que: (segundo os seus próprio ditos) as coisas descobertas com esforço se fixam melhor! Responda e explique-se de uma vez por todas sobre as ditas carícias de contenção se é que tem as respostas ou sabe do que para aqui veio falar! Deixe-se de rodeios e de evasivas!
Respondo e explico-me quando muito bem quiser e não é por vir com imperativos que me vai fazer responder mais depressa. Não estou com rodeios nem evasivas - dei-lhe 8 dias para tentar descobrir você mesmo, depois dou-lhe a resposta... Não é o que você faz naqueles questionários absurdos (tipo pergunta de algibeira...) que aqui coloca? De que é que se queixa então? Se não conseguir a resposta no prazo fixado, fica a promessa de que lhe ensinarei o que são carícias de contenção...
Pois eu pergunto se não é através da brincadeira e durante as brincadeiras que educa os seus cães, então como procede? É nos momentos de menos alegria para os cachorros que lhes incute a disciplina, a obediência, a sua liderança e dominância assim como o dever e o gosto no cachorro pelo trabalho bem feito e bem executado! Não será antes nos momentos de maior alegria e do voluntariado manifestado pelo próprio cachorro que devemos educa-lo tirando partido dessa mesma alegria e disponibilidade manifestada pelo dito cachorro?
Mau entendimento do que escrevi... todos os comportamentos devem ser ensinados com recurso ao jogo, mas este funciona como recompensa que deve ser dada DEPOIS do comportamento e não antes dele. Espero que agora tenha percebido melhor.
Você diz coisas tão absurdas como afirmar que os jogos de luta servem para treinar a presa (o que é verdade) e depois termina o treino com a frustração desse instinto de presa. Incoerência. Procura num mesmo exercício dois resultados opostos.
Como educa você um cão sem nunca reprimir alguns dos instintos por este manifestado? Será que um cão deva ser educada sem nunca ser frustrado e sem nunca sentir tal sensação? Ou será que devemos deixa-lo tornar-se indisciplinado, desobediente e líder dominante para depois melhor o corrigir?
Generalização abusiva (técnica da diluição) Nunca disse nada disso - apenas me referi a situações de jogos de tracção. Leia e interprete melhor o que lê. .. senão corre o risco de pôr na minha boca asneiras que apenas você inventa.
Como educa você um cão sem nunca reprimir alguns dos instintos por este manifestado? Será que um cão deva ser educada sem nunca ser frustrado e sem nunca sentir tal sensação? Ou será que devemos deixa-lo tornar-se indisciplinado, desobediente e líder dominante para depois melhor o corrigir?
E quem é que disse isso? Uma vez mais está a fazer generalizações abusivas. Referi-me apenas a uma situação concreta e a uma idade concxreta de um cachorro. Mantenho que essa tal história do "morde e dá cá e acabou-se" é uma asneira só comparável à extensão que fez das leis de Mendel... Primeiro porque está a lutar com o cachorro pela posse da corda, logo não é dá cá - ele está a disputar a corda e não lha vai dar... você é que tem de lha tirar à força, isto é, termina o jogo com um estímulo negativo numa altura em que todo o potencial de presa está canalizado para a posse da presa. Asneira! Reprime o instinto de presa, que é precisamente o contrário destes jogos, diminui a autoconfiaça do cachorro, que se habitua a sair derrotado da "luta" e utiliza estímulos negativos que devem ser evitados o mais possível nestas idades em que o carácter está em plena formação, correndo o risco de levar a perda de atitude...
Se quer ensinar o cachorro a largar, há outras formas de o fazer, sempre com estímulos positivos. Poderia explicar-lhas, mas como lhe disse não lhe faço mais a papinha - consulte um profissional e pague-lhe.
Onde já se viu acariciar um animal podendo com isso reforçar-lhe os maus vícios ou hábitos que queremos ver desaparecer nele!
Pois... o problema é mesmo as carícias de contenção, não é? Procure primeiro saber o que isso é antes de se pôr a dizer disparates e a fazer conjecturas sobre um conceito que desconhece.
Pois eu pessoalmente acredito mais nas teorias de Pavlov e nos reflexos condicionados com o uso e os métodos das sensações agradáveis e desagradáveis.
Não fale nas teorias de Pavlov... se eu começo a fazer-lhe perguntas como sobre as suas revolucionárias teorias de genética e você não sabe as respostas, depois não venha para aqui com posts a ladrar (que curiosamente o webmaster não apagou...). Um exemplo - sabe qual a diferença entre condicionamento operativo e condicionamento clássico?(Não precisa de responder, foi só um exemplo...)
Por aqui me fico, esperando que desta vez já tenha compreendido um bocadinho melhor o que eu quis dizer... Quanto às carícias de contenção (uma pedra no seu sapato, pelos vistos) tenha calma. Quem quer aprender à borla tem de saber esperar...
E fica uma frase para meditação -A AUTORIDADE NÃO SE DEVE IMPÕR, DEVE CONQUISTAR-SE.
Se não houver cortes nesta mensagem, estou certo que ficará um pouco melhor informado.
José Carlos