Perderam o piu
-
- Membro
- Registado: quinta set 15, 2005 9:41 pm
Já sei, estão sem palavras, ouvir da boca do Sr Heinz ou do Sr Jens,as palavras VA Portugues não é facil.
É de ficar sem palavras.
bjs
É de ficar sem palavras.
bjs
Pela minha parte, apenas tenho a dizer que confirmei a minha qualidade de sócio efectivo da APCPA junto da actual direcção. Assim, e seguindo os conselhos da Cristina, todas as informações de que necessitar sobre a APCPA serão postas directamente a essa entidade.
Como sócio efectivo parece-me ser este o modo de agir mais correcto.
Cumprimentos
José Carlos
Como sócio efectivo parece-me ser este o modo de agir mais correcto.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro
- Registado: quarta ago 21, 2002 11:25 pm
- Contacto:
Nao me admira nada só vem ao encontro do que eu disse á uns tempos atras em que me referia a baixa qualidade de PA em Portugal e que na altura foi criticado por alguns de vós.
Mas nao é preciso ir tao longe se repararmos e analisamor os resultados dos Portugueses na ultima Sieger de Espanha podemos facilmente reparar isso.
Para alem de nao termos nenhum cao portugues ou de propriedade Portuguesa nas classes de trabalho macho ou femea.
Vemos que os resultados foram dos Portugueses foram:
Jovens Machos--- 4º Mb (cao alemao)
22º Mb(cao Port.)
em 26 caes
Jovens Femeas---19ª Mb(c. esp.) em 41 caes
Muito jovens Machos --- 15º Mb (c. port.) em 18 caes
Muito jovens Femeas----29ª Mb(c. port.) em 47 caes
Cachoros b Femeas----13º Mb(c.esp) em 34 caes
Cachoros a machos----4º Mb(c. esp.)
7º Mb(c. alemao)
10º Bom(c. port)
em 45 caes
cachorros a femeas----26º Mb(c.esp) em 62 caes
!!!! dá que pensar não .... mas talvez isso não interesse que se fale
Miguel Silva
Mas nao é preciso ir tao longe se repararmos e analisamor os resultados dos Portugueses na ultima Sieger de Espanha podemos facilmente reparar isso.
Para alem de nao termos nenhum cao portugues ou de propriedade Portuguesa nas classes de trabalho macho ou femea.
Vemos que os resultados foram dos Portugueses foram:
Jovens Machos--- 4º Mb (cao alemao)
22º Mb(cao Port.)
em 26 caes
Jovens Femeas---19ª Mb(c. esp.) em 41 caes
Muito jovens Machos --- 15º Mb (c. port.) em 18 caes
Muito jovens Femeas----29ª Mb(c. port.) em 47 caes
Cachoros b Femeas----13º Mb(c.esp) em 34 caes
Cachoros a machos----4º Mb(c. esp.)
7º Mb(c. alemao)
10º Bom(c. port)
em 45 caes
cachorros a femeas----26º Mb(c.esp) em 62 caes
!!!! dá que pensar não .... mas talvez isso não interesse que se fale
Miguel Silva
mas como é que correu a prova do dia 5 o que é que o juizes disseram dos cães portugueses?
sei que não tem nada a ver com a mensagem inicial mas alguem pode-me tirar uma pequena duvida que tenho em relação a graus de displasia e qual a sua leitura
gostaria que me explicassem os graus de displasia e o seu significado, e até quais se pode criar
como por exemlpo:
HD-SV: HD a-fast normal (a2)
HD-normal
HD-fast normal
HD-noch zugelassen -
Entre muitos outros, obrigado
sei que não tem nada a ver com a mensagem inicial mas alguem pode-me tirar uma pequena duvida que tenho em relação a graus de displasia e qual a sua leitura
gostaria que me explicassem os graus de displasia e o seu significado, e até quais se pode criar
como por exemlpo:
HD-SV: HD a-fast normal (a2)
HD-normal
HD-fast normal
HD-noch zugelassen -
Entre muitos outros, obrigado
Olá, Miguel. Eu cireo que não se pode refutar a evidência. Mas diria mais, diria que era inevitável, face às circunstâncias, que Portugal estivesse muito abaixo dos espanhóis no que se refere à qualidade média dos exemplares. Senão vejamos:
1. Os espanhois criam segundo as normas de um clube de raça há cerca de 25 anos. Nós por cá, e até agora, tem sido o que se sabe...
2. Muitos criadores de ponta espanhois investem largas verbas em importação de reprodutores, utilizam reprodutores alemães de topo.
3. é também de ter em conta a diferença em termos de quantidade de exemplares e de ninhadas entre um país e o outro. Parece lógico que se a produção de cachorros é muito maior, mais fácil será seleccionar os melhores.
Agora, quanto a mim, a questão não é ressaltar a distância que nos separa dos espanhois, mas sim a de sabermos de que forma nos podemos aproximar deles. Qual a opinião do Miguel a este respeito?
Cumprimentos.
José Carlos
1. Os espanhois criam segundo as normas de um clube de raça há cerca de 25 anos. Nós por cá, e até agora, tem sido o que se sabe...
2. Muitos criadores de ponta espanhois investem largas verbas em importação de reprodutores, utilizam reprodutores alemães de topo.
3. é também de ter em conta a diferença em termos de quantidade de exemplares e de ninhadas entre um país e o outro. Parece lógico que se a produção de cachorros é muito maior, mais fácil será seleccionar os melhores.
Agora, quanto a mim, a questão não é ressaltar a distância que nos separa dos espanhois, mas sim a de sabermos de que forma nos podemos aproximar deles. Qual a opinião do Miguel a este respeito?
Cumprimentos.
José Carlos
Para o tribeiro:
As abreviaturas que refere são as classificações dadas à articulação das ancas após estudo das respectivas radiografias.
a normal ou a1 - articulação perfeitamente normal;
a fast normal ou a2 - articulação quase normal;
a noch zugelassem ou a3 - articulação com alguns sinais de desgaste, correspondentes a uma displasia de grau médio; noc zugelassem quer dizer ainda permitido, isto é,que exemplares com este grau de displasia ainda são autorizados para reprodução.
Depois há ainda o grau b e c, conforme se vão agravando os sinais de desgaste articular ou a congruência/estabilidade da articulação. Exemplares com grau b ou c são proibidos de reproduzir.
HD quer dizer Hips displasia, ou seja, displasia da anca.
Cumprimentos
José Carlos
As abreviaturas que refere são as classificações dadas à articulação das ancas após estudo das respectivas radiografias.
a normal ou a1 - articulação perfeitamente normal;
a fast normal ou a2 - articulação quase normal;
a noch zugelassem ou a3 - articulação com alguns sinais de desgaste, correspondentes a uma displasia de grau médio; noc zugelassem quer dizer ainda permitido, isto é,que exemplares com este grau de displasia ainda são autorizados para reprodução.
Depois há ainda o grau b e c, conforme se vão agravando os sinais de desgaste articular ou a congruência/estabilidade da articulação. Exemplares com grau b ou c são proibidos de reproduzir.
HD quer dizer Hips displasia, ou seja, displasia da anca.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro
- Contacto:
Boas JSousa,como tem reparado estive ausente na escrita deste forum não por si mas pelo nivel que este forum as vezes atinge.
Quando referi este meu desabafo foi apenas para mostrar que afinal na volta tinha razão quando comentei á algum tempo a nossa qualidade de PA e na altura criticaram bastante a minha posição dizendo ate que nalguns casos estariamos perto dos espanhois.
Se quer saber,claro que concordo consigo, o facto de espanha ao ter um clube que funciona de acordo c/as normas da SV á longos anos ajudou-os imenso. E é claro que o nivel economico deles e bastante maior o que permite um maior investimento na raça.
Para mim o facto de nao termos um clube filiado é sem duvida a principal razao mas nao a unica,a falta de uniao dos criadores,um individualismo e a sobrevalorizaçao dos nossos exemplares contribuem bastante na minha opiniao para o estado do Pa em Portugal.
Mas isto seria um tema que nao adiantara muito falar pois ja tem a ver com a nossa mentalidade fechada em que não queremos dar parte de fracos.
Espero que um dia um dos clubes nos permita ao ser socio da SV a possiblidade de poder ter acesso a outra realidade totalmente diferente do que se passa hoje em dia por ca.
Cumprimentos
Miguel
Quando referi este meu desabafo foi apenas para mostrar que afinal na volta tinha razão quando comentei á algum tempo a nossa qualidade de PA e na altura criticaram bastante a minha posição dizendo ate que nalguns casos estariamos perto dos espanhois.
Se quer saber,claro que concordo consigo, o facto de espanha ao ter um clube que funciona de acordo c/as normas da SV á longos anos ajudou-os imenso. E é claro que o nivel economico deles e bastante maior o que permite um maior investimento na raça.
Para mim o facto de nao termos um clube filiado é sem duvida a principal razao mas nao a unica,a falta de uniao dos criadores,um individualismo e a sobrevalorizaçao dos nossos exemplares contribuem bastante na minha opiniao para o estado do Pa em Portugal.
Mas isto seria um tema que nao adiantara muito falar pois ja tem a ver com a nossa mentalidade fechada em que não queremos dar parte de fracos.
Espero que um dia um dos clubes nos permita ao ser socio da SV a possiblidade de poder ter acesso a outra realidade totalmente diferente do que se passa hoje em dia por ca.
Cumprimentos
Miguel
Pois é, parece que há um certo consenso (pelo menos aqui no forum) de que um clube que adopte os regulamentos de criação da WUSV poderá ser a principal alavanca para que a raça progrida em Portugal.
Quanto à cooperação entre criadores ou simples aficionados, acho que o problema cá em Portugal é o de sermos em menor número. Não somos, na minha opinião, nem mais nem menos individualistas que os espanhois. O problema é que como eles são em maior número é-lhes possivel arranjar grupos relativamente próximos, onde é mais fácil cooperar. E nesta cooperação os clubes de raça, se trabalharem bem, também podem ter um papel importante.
Como você disse, acho que é preciso ver se realmente algum (ou até os dois) clubes portugueses conseguem integrar-se na WUSV e implementar as normas daquela entidade. Concordo em que isso seria um grande passo em frente para o PA em Portugal.
Cumprimentos
José Carlos
Quanto à cooperação entre criadores ou simples aficionados, acho que o problema cá em Portugal é o de sermos em menor número. Não somos, na minha opinião, nem mais nem menos individualistas que os espanhois. O problema é que como eles são em maior número é-lhes possivel arranjar grupos relativamente próximos, onde é mais fácil cooperar. E nesta cooperação os clubes de raça, se trabalharem bem, também podem ter um papel importante.
Como você disse, acho que é preciso ver se realmente algum (ou até os dois) clubes portugueses conseguem integrar-se na WUSV e implementar as normas daquela entidade. Concordo em que isso seria um grande passo em frente para o PA em Portugal.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro
- Contacto:
Claro que sem a incorporaçao de um clubles será impossivel algum criador Portugues vingar no alto nivel dos PA.
Mas é claro que SÒ isso tal como disse nao fará a tal diferença como prova disso temos o caso dos criadores que optaram em mudar o afixo pra vizinha Esp. e que nem por isso conseguiram melhores resultados.
Isso talvez porque a nossa capacidade financeira ,nao é da mesma que a deles,pelo menos a minha.
Quando ao individualismo eu proprio sou assim ,mas talvez se queremos evoluir talvez tenhamos que mudar isso.
As vezes pergunto-me como é que os grandes criadores alemaes trocam grandes reprodutoras entre eles para fazerem ninhanhas sera que isto seria possivel aqui, acho que nao, nem em esp. se vê isso.
Quando falo em cooperaçao ,é isso mesmo que disse somos tão poucos e não vejo um acertar de ideias agora imagine se fosse mos muitos...
Quando a soluçoes pro problema,acho que se um dia tivermos a sorte de pertencer á SV cada um de nós deverá ser bastante autocritico e ponderar bem nas bases que tem em casa,pois se não houver grandes femeas não adiantará ir cruzar com grandes caes.
Isto é como uma piramide se nao tivermos uma boa base nunca consiguremos subir muito a mesma.
Qual é a sua opiniao sobre o futuro que se deve seguir ?
Miguel
Mas é claro que SÒ isso tal como disse nao fará a tal diferença como prova disso temos o caso dos criadores que optaram em mudar o afixo pra vizinha Esp. e que nem por isso conseguiram melhores resultados.
Isso talvez porque a nossa capacidade financeira ,nao é da mesma que a deles,pelo menos a minha.
Quando ao individualismo eu proprio sou assim ,mas talvez se queremos evoluir talvez tenhamos que mudar isso.
As vezes pergunto-me como é que os grandes criadores alemaes trocam grandes reprodutoras entre eles para fazerem ninhanhas sera que isto seria possivel aqui, acho que nao, nem em esp. se vê isso.
Quando falo em cooperaçao ,é isso mesmo que disse somos tão poucos e não vejo um acertar de ideias agora imagine se fosse mos muitos...
Quando a soluçoes pro problema,acho que se um dia tivermos a sorte de pertencer á SV cada um de nós deverá ser bastante autocritico e ponderar bem nas bases que tem em casa,pois se não houver grandes femeas não adiantará ir cruzar com grandes caes.
Isto é como uma piramide se nao tivermos uma boa base nunca consiguremos subir muito a mesma.
Qual é a sua opiniao sobre o futuro que se deve seguir ?
Miguel
No estado em que as coisas estão no nosso país estou como você, parece-me que de momento o fundamental é organizar o panorama da criação portuguesa, e para isso voltamos a cair no papel dos clubes, do seu reconhecimento na WUSV, da implantação denormativas de criação, etc.
Aliás, como neste aspecto partimos do zero, temos a vantagem de poder observar o trabalho já feito noutros países e aprender observando o percurso que fizeram, procurando corrigir erros que eles tenham cometido.
O que a meu ver é também muito importante é conseguir-se que não possam ser registadas ninhadas que não tenham sido criadas sob normas mínimas de qualidade, e para isso os clubes teriam também uma forte palavra a dizer.
Sei que há por aí muitos individualistas que detestam submeter-se a normas e que criticam esta posição. São os arautos da livre iniciativa, defensores da liberdade de escolha de cada criador, e ao fim e ao cabo os que defendem que cada um crie como lhe der na real gana. Penso que são um bom exemplo do individualismo que você refere. Pouco se conseguirá em termos de raça se a perspectiva fôr essa...
Concordo que uma maior cooperação entre os criadores é fundamental. Estou a lembrar-me, por exemplo, da importação em co-propriedade de reprodutores de topo, coisa que seria muito difícil a um unico criador, dadas as avultadas somas de dinheiro encolvidas.
Também estou absolutamente de acordo consigo em que uma maior atenção ao plantel de fêmeas existentes é importantíssima para a evolução da raça no nosso país. Acho que no estado em que estamos é de ponderar a aquisição de reprodutoras com créditos firmados, de excelente caracter e anatomia, para se estabelecer uma boa base de criação. A aposta em cachorras como forma principal de estabelecer essa base, neste momento, acho que atrasaria essa evolução. Acho que nesta fase um maior investimento financeiro em exemplares adultos teria melhores resultados quer no curto quer no longo prazo.
Sobre a cooperação entre os pastoreiros acho, ainda, que cabe aos clubes fomentá-la, dando conhecimento aos sócios da existência de reprodutores recomendados, por exemplo. Ã criação de uma base de dados aberta aos sócios, com os reprodutores/as existentes no nosso país e suas características seria de grande importância.
Mas também acho que os clubes poderiam incentivar a criação de Campos de Trabalho com treinadores qualificados, apoiando também iniciativas de grupos de sócios nesse sentido. Neste momento quem estiver fora dos grandes centros tem dificuldades em trabalhar os seus cães, e este é um problema a que os clubes devem prestar atenção.
Enfim, como estamos no zero quase absoluto, é fácil apontar medidas que levem à evolução do conjunto da raça em Portugal...
Aliás, como neste aspecto partimos do zero, temos a vantagem de poder observar o trabalho já feito noutros países e aprender observando o percurso que fizeram, procurando corrigir erros que eles tenham cometido.
O que a meu ver é também muito importante é conseguir-se que não possam ser registadas ninhadas que não tenham sido criadas sob normas mínimas de qualidade, e para isso os clubes teriam também uma forte palavra a dizer.
Sei que há por aí muitos individualistas que detestam submeter-se a normas e que criticam esta posição. São os arautos da livre iniciativa, defensores da liberdade de escolha de cada criador, e ao fim e ao cabo os que defendem que cada um crie como lhe der na real gana. Penso que são um bom exemplo do individualismo que você refere. Pouco se conseguirá em termos de raça se a perspectiva fôr essa...
Concordo que uma maior cooperação entre os criadores é fundamental. Estou a lembrar-me, por exemplo, da importação em co-propriedade de reprodutores de topo, coisa que seria muito difícil a um unico criador, dadas as avultadas somas de dinheiro encolvidas.
Também estou absolutamente de acordo consigo em que uma maior atenção ao plantel de fêmeas existentes é importantíssima para a evolução da raça no nosso país. Acho que no estado em que estamos é de ponderar a aquisição de reprodutoras com créditos firmados, de excelente caracter e anatomia, para se estabelecer uma boa base de criação. A aposta em cachorras como forma principal de estabelecer essa base, neste momento, acho que atrasaria essa evolução. Acho que nesta fase um maior investimento financeiro em exemplares adultos teria melhores resultados quer no curto quer no longo prazo.
Sobre a cooperação entre os pastoreiros acho, ainda, que cabe aos clubes fomentá-la, dando conhecimento aos sócios da existência de reprodutores recomendados, por exemplo. Ã criação de uma base de dados aberta aos sócios, com os reprodutores/as existentes no nosso país e suas características seria de grande importância.
Mas também acho que os clubes poderiam incentivar a criação de Campos de Trabalho com treinadores qualificados, apoiando também iniciativas de grupos de sócios nesse sentido. Neste momento quem estiver fora dos grandes centros tem dificuldades em trabalhar os seus cães, e este é um problema a que os clubes devem prestar atenção.
Enfim, como estamos no zero quase absoluto, é fácil apontar medidas que levem à evolução do conjunto da raça em Portugal...
-
- Membro
- Registado: quinta set 15, 2005 9:41 pm
!!! dá que pensar não .... mas talvez isso não interesse que se fale
Gosto de ver duas gerações, preocupadas com o PA é um bom sinal, não são só os clubes a terem um papel importantes, são os socios que fazem os clubes e não o contrario, mas tem todos de deixar as guerrinhas de clubes ou pessoais e passar a pensar na raça, porque isso dizem todos estar preocupados, mas continuam a espera de que um clube entre para a WUSV ,para terem um sentido a seguir.
Para o Miguel, tenho pena que tenha as ideias tão claras e que depois não tenha estado presente na Sieger PACP, podia ai ter tido a oportunidade de ter os seus exemplares avaliados pelo nº3 Alemão, segundo as suas ideias faria sentido.
Será assim tão grave os resultados dos Por. em Espanha, relação nº concorrentes e lugar não esta mal, mal esta ,o nº de cães com afixo Port em prova, seria facil um Port,. comprar um macho ou femea e estar na classe de trabalho, o complicado é fazer um cão de afixo Port. estar nessas classes.
Mas quem esteve na Sieger PACP, pode ver finalmente isso mesmo, mesmo tendo um nivel não tão proximo dos Espanhois, tivemos cães de Afixo Port, na classe trabalho Machos e femeas.
Para um pais sem historia nesta area parece ser um bom inicio não acha?
Ajuda seguir as normas que são impostas pela WUSV, mas se calhar da para fazer alguma coisa antes, já que temos de aguardar, e isso passa por não perder oportunidades como a do dia 5 deste mes.(proxima 8 Janeiro, mais um Alemão)
Para o Jsousa, esta anunciada uma prova de trabalho vai estar presente?
vamos la
bjs
Gosto de ver duas gerações, preocupadas com o PA é um bom sinal, não são só os clubes a terem um papel importantes, são os socios que fazem os clubes e não o contrario, mas tem todos de deixar as guerrinhas de clubes ou pessoais e passar a pensar na raça, porque isso dizem todos estar preocupados, mas continuam a espera de que um clube entre para a WUSV ,para terem um sentido a seguir.
Para o Miguel, tenho pena que tenha as ideias tão claras e que depois não tenha estado presente na Sieger PACP, podia ai ter tido a oportunidade de ter os seus exemplares avaliados pelo nº3 Alemão, segundo as suas ideias faria sentido.
Será assim tão grave os resultados dos Por. em Espanha, relação nº concorrentes e lugar não esta mal, mal esta ,o nº de cães com afixo Port em prova, seria facil um Port,. comprar um macho ou femea e estar na classe de trabalho, o complicado é fazer um cão de afixo Port. estar nessas classes.
Mas quem esteve na Sieger PACP, pode ver finalmente isso mesmo, mesmo tendo um nivel não tão proximo dos Espanhois, tivemos cães de Afixo Port, na classe trabalho Machos e femeas.
Ajuda seguir as normas que são impostas pela WUSV, mas se calhar da para fazer alguma coisa antes, já que temos de aguardar, e isso passa por não perder oportunidades como a do dia 5 deste mes.(proxima 8 Janeiro, mais um Alemão)
vamos la
bjs
No dia 27.10.05. com o título "Normas de criação", tentei saber junto
de alguém que por amabilidade me explicasse e por arrastamento a
outros foristas que gostam do pastor alemão, como iriam "ordenar" a
criação, os novos dirigentes do Clube. Dos 92 foristas que leram não
consegui qualquer esclarecimento.
Porque segundo a minha humilde opinião, há poucos criadores em Portugal, com qualidade, ou seja, que procurem um incremento de
qualidade nas suas ninhadas, seja pelo fenotipo, seja pelo temperamento , seja pelas qualidades de trabalho, etc.
Já presenciei à 3 anos, numa exposição na Escola Agrária de Coimbra, um forista, que tem um canil, com um album fotográfico dos seus cães;
a perguntar a um sr. que tinha "passado" um cão da "Casa Alemã" o que
é que achava dos seus cães, este amavelmente, disse-lhe que não apreciava cães por catálogo e só vendo os cães a correr ou então numa
exposição para serem apreciados por um juiz.
Mas ao ler este forum encontro opiniões que vão ao encontro da minha ideia, transcrevo 2 opiniões do Miguel da Gordage e do José Carlos:
"é conseguir-se que não possam ser registadas ninhadas que não tenham sido criadas sob normas mínimas de qualidade e para isso os clubes teriam também uma forte palavra a dizer"
"se um dia tivermos a sorte de pertencer à S.V., cada um de nós deverá ser bastante auto-crítico e ponderar bem nas bases que tem em casa, pois se não houver grandes fêmeas, não adianta ir cruzar com grandes
cães"
"se não tivermos uma boa base nunca conseguiremos subir muito"
Bairrada
de alguém que por amabilidade me explicasse e por arrastamento a
outros foristas que gostam do pastor alemão, como iriam "ordenar" a
criação, os novos dirigentes do Clube. Dos 92 foristas que leram não
consegui qualquer esclarecimento.
Porque segundo a minha humilde opinião, há poucos criadores em Portugal, com qualidade, ou seja, que procurem um incremento de
qualidade nas suas ninhadas, seja pelo fenotipo, seja pelo temperamento , seja pelas qualidades de trabalho, etc.
Já presenciei à 3 anos, numa exposição na Escola Agrária de Coimbra, um forista, que tem um canil, com um album fotográfico dos seus cães;
a perguntar a um sr. que tinha "passado" um cão da "Casa Alemã" o que
é que achava dos seus cães, este amavelmente, disse-lhe que não apreciava cães por catálogo e só vendo os cães a correr ou então numa
exposição para serem apreciados por um juiz.
Mas ao ler este forum encontro opiniões que vão ao encontro da minha ideia, transcrevo 2 opiniões do Miguel da Gordage e do José Carlos:
"é conseguir-se que não possam ser registadas ninhadas que não tenham sido criadas sob normas mínimas de qualidade e para isso os clubes teriam também uma forte palavra a dizer"
"se um dia tivermos a sorte de pertencer à S.V., cada um de nós deverá ser bastante auto-crítico e ponderar bem nas bases que tem em casa, pois se não houver grandes fêmeas, não adianta ir cruzar com grandes
cães"
"se não tivermos uma boa base nunca conseguiremos subir muito"
Bairrada
A resposta é muito simples - se na altura me apetecer, vou...Para o Jsousa, esta anunciada uma prova de trabalho vai estar presente?
Sabe, comigo as insistências excessivas funcionam ao contrário. Não estou disposto a meter-me em guerras entre os dois clubes, prefiro esperar até as coisas estarem definidas. Pode parecer comodismo, mas eu, das duas gerações que você fala, sou da mais velha, o que quer dizer que já vi muita coisa en tenho aprendido a ser prudente.
Mas se não for à tal prova de trabalho, para mim não é importante. O que é importante é saber que os meus cães trabalham. Mas desejo que todas as provas, de trabalho ou de estrutura, organizadas seja pelo clube que fôr, corram o melhor possível.
Cumprimentos
José Carlos
cristina100 Escreveu: !!! dá que pensar não .... mas talvez isso não interesse que se fale
vamos la
bjs
cristina100 Escreveu: Já sei, estão sem palavras, ouvir da boca do Sr Heinz ou do Sr Jens,as palavras VA Portugues não é facil.
É de ficar sem palavras.
bjs
Eu diria antes cães VA de Portugal porque de Portugueses eles não tinham nada!
Do primeiro ao último VA, tanto em machos como em fêmeas estes eram Espanhóis!
Em todas as classes onde participaram Espanhóis foram os mesmos que limparam essas mesmas categorias. Os cães dos Portugueses e de criação dos mesmos só conseguiram classificação por detrás dos últimos cães espanhóis apresentados as diversas categorias.
A actuação e participação Portuguesa foi muito fraca, poucos cães nacionais ou propriedade de Portugueses inscritos, poucos criadores participaram no dia 5 de Novembro a siegerschau que se cria grandiosa. Por mim e contra mim falo, pois também eu e os meu cães faltamos a este evento que se cria de interesse geral e nacional.
Dos poucos cães nacionais ou propriedade de Portugueses ali apresentados pode-se por assim dizer que falharam a chamada em geral quase todos os melhores cães criados ou residente em Portugal exceptuando-se eventualmente um ou outro raro caso!
Na minha humilde opinião este exposição de PAs teve pior duque as anteriores que haviam sido organizadas pelo PACP.
Esta siegerschau teria sido um fiasco e um fracasso total e geral se não tivesse tido a participação que teve por parte dos Espanhóis ao contrario do verificado nas anteriores.
Foi uma exposição de Espanhóis, feita com Espanhóis para Espanhóis. Até o ringue previsto inicialmente pela organização que era Portuguesa teve de ser modificado.
Sendo que o que estava previsto pela organização era relva sintética, sendo que a mesma só iria dar cabo das almofadas das patas dos cães, e por isso foi exigido pelo juízes e pelos concorrentes espanhóis que o ringue fosse mudado para uma parte onde o relvado lá existente fosse de relva natural e não sintética como estava para ser o caso, ou não fossem os espanhóis ajuizados nestas andanças para deixarem que tal lacuna e desconhecimento da organização Portuguesa pudesse acontecer. Assim sendo os Espanhóis pondo mão a obra e com a ajuda do juiz Olsen Becker e mais alguns elementos do PACP modificaram-se a localização e a dimensões do ringue.
Quanto as provas de carácter mais um fiasco Português se não tivessem as mesmas tido a participação dos espanhóis que nas mesmas brilharam com os seus cães por eles apresentados. Pois os Portugueses como pouco que eram e na maioria dos casos não tiveram para participar nas ditas provas, dos poucos cães nacionais presentes as mesmas, um ou dois tiveram um desempenho algo satisfatório atendendo a novidade da coisa para estes últimos. Os restantes cães Portugueses participantes ou propriedade de Portugueses pareciam andarem “a procura da bolinha que o figurante lhes avia roubado, dando estes com isso voltas e mais volta ao redor dos figurantes ali presentes para o testar a espera que estes últimos lhe atirassem a dita bola”. Medo propriamente dito não se verificou nestes últimos, pois a maioria parecia nem sequer saber porque ali estava, e o que havia de fazer!
Peço desculpa ao demais participantes Portugueses as ditas provas de trabalho pelo que aqui acabei de dizer mas a verdade é que os mesmos não haviam preparado e não estavam sequer preparados para o acontecimento ali a realizar! Não querendo eu com isto tirar o mérito aquém participou nas ditas provas pois foi preciso muita coragem a muitos dos que ali participaram para se mostrarem e quem sou eu para criticar os outros
Sendo que nem sequer lá participei, e quem sabe com isso me tenha poupado ao ridículo que me pudesse vir a acontecer ao caso de também eles, “os meus exemplares” viessem a falhar ao caso de submetidos as ditas provas. Por isso e com isso finalizo dando os meus parabéns aquém nelas participou e a quem competiu na siegerschau de Alhandra no dia 5 de Novembro.
Com as minhas melhores saudações.
Vítor Oliveira