uma coisa que gostava de partilhar com voces

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ahetal
Membro
Mensagens: 91
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

domingo out 01, 2006 9:58 am

Este texto estava num quadro com mais de 60 anos, que se encontrava no consultorio de veterinaria do meu bisavô.. gostei tanto que achei por bem partilhar com voces.

"O melhor amigo de um homem poderá deixar de estimá-lo e converter-se em seu inimigo. Os filhos que ele carinhosamente criou poderão ser-lhe ingratos. Os entes a quem mais queremos no mundo, e aos quais confiamos a nossa felicidade e emprestamos nosso nome, poderão trair-nos e serem desleais. Um homem pode perder sua fortuna, que as mais das vezes lhe foge quando mais necessária ela é. A própria reputação pode abandoná-lo. As pessoas que nos bajulam e nos redem homenagens, hoje que o êxito nos acompanha, atirar-nos-ão amanhã as pedras da malignidade quando a densa nuvem do fracasso por ventura se abater sobre nós.

O único amigo, absolutamente desinteressado, que o Homem possui neste mundo egoísta, o único que jamais o abandonará, o único que nunca lhe será ingrato, traidor ou desleal, é o seu cão.

Ele permanecerá ao lado do amo na prosperidade como na pobreza, nos bons como nos maus dias. Dormirá ao relento, açoitado pelos ventos glaciais e pela neve que o penetrará até à medula, sempre que isso significar aproximar-se do seu dono. Beijará a mão que não tem alimento para lhe oferecer e lamberá as feridas e cicatrizes produzidas pelos embates da vida.
Velará o sono do seu amo miserável como o faria se fosse um príncipe. Quando as riquezas desaparecerem, e a reputação de seu senhor se estrelhaçar, o seu afecto continuará, constante como o curso do Sol através dos céus.

Se o destino obrigar seu senhor a lançar-se aventuradamente pelo mundo, sem amigos e sem pouso, tudo o que pedirá o cão fiel é a alegria de acompanhá-lo, de guardá-lo dos perigos, de bater-se por ele contra os seus inimigos.
E quando, chegada a derradeira etapa, a morte vier buscar o seu dono, quando o corpo deste jazer na terra húmida, quando todos os outros amigos se retirarem, indiferentes ou nao, ali, ao lado da sepultura, se achará o nobre cão, cabeça sobre as patas, olhos tristes e opacos, porém sempre vigilante e alerta, leal e sincero até mesmo na morte.

Estas palavras traduzem, na sua simplicidade, o mais eloquente elogio que já se fez ao animal em quem "Deus parece ter depositado uma parcela da sua infinita bondade"."

cumprimentos,
ahetal
kiki_27
Membro
Mensagens: 69
Registado: quarta jun 23, 2004 9:57 pm

domingo out 01, 2006 10:05 am

É mesmo verdade. O texto é muito elucidativo. Realmente o cão é o nosso companheiro que nunca nos abandona em circunstância alguma. Viva os nossos amiguinhos caninos! Upa! Upa
sonia_g
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quinta jul 27, 2006 4:05 pm

domingo out 01, 2006 12:40 pm

Lindo e verdadeiro texto.
Aqui, nesse meu Brasil, de tantos pobres, sempre me comove ver ao lado de um catador de papelão, garrafas e outras sobras da riqueza, um cão, feliz, abanando o rabo para o carroceiro.

Quase sempre magro como o dono, mas feliz.

Também, sob nossos tristes viadutos: jornais, panelas e cobertores velhos, uma família e um cão.

Que nos iluminemos hoje, ao votar.

abraços
sonia
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

domingo out 01, 2006 12:42 pm

Amigo ahetal
Ao ler o seu texto ia-me arrepiando. Realmente este animal é fantástico e faz tudo pelo seu dono. É de lamentar alguns donos que nãos lhes dão a devida importância (abandonando-os,obrigando-os a guerras, batendo nestes,e muitos mais casos de maus tratos), e no fim disto de isto tudo o cão é capaz de fazer tudo o que está transcrito nesse texto pelo seu dono. Incrivel !! Que ser fantástico...
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
SammySam
Membro Veterano
Mensagens: 267
Registado: quinta mai 26, 2005 1:44 am

domingo out 08, 2006 12:59 am

Sem dúvida uma forma diferente de lembrar a velha frase do povo, o cão é sem dúvida o melhor amigo do homem.

Arrepiado fiquei ao lêr as palavras da sónia_g pois os cães por si referidos não me parece que gozem de qualquer reputação ou estatuto, e no entanto, não deixam de ser cães, o nosso velho amigo.


:cry:
AnaGama
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 29, 2014 5:50 pm

quinta mai 29, 2014 6:05 pm

Li este texto no Jornal dos Esportes há uns 40 anos atrás, publicado pela Celma de Mello Joia, achei lindo, mas não sei se ela é autora do texto, imagino que sim. Não esqueci seu nome por isso. :D
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça jun 17, 2014 10:43 pm

lindo e verdadeiro.
quem já amou um cão não pode deixar de sentir as lágrimas raiar...

obrigada pela partilha.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

terça jun 17, 2014 11:11 pm

quadro bem grande...
Jeca20
Membro
Mensagens: 63
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am
Localização: Meggy, Black, Max, Hulk, Channel, Pacco e Kaya

quarta jun 18, 2014 11:06 am

Lindo demais :cry:
Só quem teve a felicidade de partilhar episódios da vida com um canino consegue interpretar este texto, e reviver momentos de pura felicidade com estes excelentes amigos.

Infelizes os que morrem sem ter o prazer de partilhar uma amizade tão pura!
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”