como escolher um filhote?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

sexta mai 25, 2007 8:21 pm

boas
tou a por a hipotese de adquirir um PA e quem sabe um dia vir a participar nas exposições visto já ter ido a algumas mas nunca com um animal desta raça.
Qual é a melhor maneira de chegar a um criador de confiança que me dê garantias de estar a comprar um "bom" filhote?
da ultima vez que recorri à lista do CPC posso dizer que me saiu "o tiro pela colatra", ou seja comprei um animal supostamente muito bonito mas que quando cresceu afinal nem sequer no estalão da raça se inseria pois não cumpria alguns dos requisitos como altura, o focinho não era bem o esperado, etc... como não o adquiri a pensar em exposições não houve grande problema.Não só pelas exposições mas tb porque há uma ENORME diferença entre um PA puro e não-puro(ou bonito e menos bonito) até mais do que na maioria das raças, desta vez queria ter mesmo a certeza de que não tou a comprar "gato por lebre"
O meu problema é que por mais que pesquise na net nunca dá pa ter uma ideia de como um filhote deve ser exactamente para vir a ser um cão adulto plo menos no estalão.
Agradecia se me pudessem de alguma forma ajudar, nem que fosse disponibilizando fotos dos vossos PA quando filhotes e depois de crescerem ou indicando-me alguem da vossa confiança até porque há de ter em conta que esta raça é uma raça muito predisposta a doenças genéticas e todo o cuidado é pouco, não é?
brigada =)
bublu
Membro
Mensagens: 60
Registado: sábado nov 06, 2004 11:06 pm

sábado mai 26, 2007 1:35 pm

Bom, se a sua principal preocupação é levá-lo a exposições, recomendo que compre um cão adulto.

Assim não terá surpresas ;)

Se a ideia for um cachorro, contacte um criador detentor de campeões, pela parte de pai e mãe, se necessário desloque-se lá fora, faça a reserva e escolha.

Espero ter ajudado.
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sábado mai 26, 2007 6:05 pm

sendo eu mais uma vez refiro inexperiente nestas andanças... vou falar da minha experiencia...

procurei um pastor alemao para companhia... hummmm... varios sites, etc... lista do cpc... identifiquei o irmao de um colega meu de faculdade que é policia da força k9, falei com ele... tinha uma ninhada a ser registada, fiquei com 1... mas antes vi as fotos dos antepassados no site... http://www.pedigreedatabase.com/gsd/sib ... 94079.html bastou pelos papeis da mae e do pai do max ver que linha tinham... ok, sei que ha criadores em portugal mais exigentes na criação, na selecção de linha de exposição, mas eu so queria mesmo ter um para companhia dos meus pais... como o criador do max sempre usou a mesma femea com o mesmo macho, disse-me e mostrou-me irmaos mais velhos do max, eu gostei do aspecto e do temperamento... dai nao ter olhado para tras... o avo do max é o artz vale do cavado... http://www.pedigreedatabase.com/pictures/429693.jpg se forem ver as do max, ele é identico em tudo ao avo... por isso aconselho-a a analisar bem os antepassados do cachorro que pretende adquirir, se existe historico de displasia, hernias umbilicais e o temperamento dos pais... se quiser indico-lhe o contacto do criador do max... se ele fizer novamente o cruzamento do izak de marlid e a gebba vale do cavado é de prever que saim em tudo identicos ao max, visto que ele proprio ja é igual aos irmaos mais velhos e o temperamento com desconhecidos e crianças é mesmo excelente, mas tambem temos feito tudo para ele se socializar bem enquanto é cachorro.
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

segunda mai 28, 2007 12:25 am

Boa noite.
Penso que se quer um cão para exposição, procure um pouco sobre isso, porque o Pastor Alemão requer algumas provas, das quais se destaca a prova de defesa. O que necessita de um treino intenso.
Se quer um cão para exposição do CPC, mais vale ser de outra raça. Se está disposto ao que referi acima, então começe a procurar linhas alemãs. Veja o que está melhor na Alemanha , poderá obter algumas informações sobre isso no site : www.videxgsd.co.uk , ou na secção das noticias do seguinte site : http://www.fontedasbicas.com/artigos.html

A minha opinião pessoal, recai mais para a linha de Quantum von Arminius. Mas existem várias linhas excelentes na Alemanha.

Procure, veja quem ganha, veja qual é o cão que gosta mais e depois é só procurar um descendente.

Boa sorte
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

terça mai 29, 2007 3:00 pm

O nosso max é neto de artz vale do cavado, campeao portugues... é tal e qual o avô, so que nao estou interessado em andar com ele em exposições de beleza...
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

terça mai 29, 2007 4:12 pm

...
Obrigado
Diogo Campos
Última edição por DiogoCampos em quarta jul 04, 2007 10:03 am, editado 1 vez no total.
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça mai 29, 2007 4:36 pm

Boa tarde.

Diogo, tenho ideia de ter visto o Artz uma ou duas vezes e pareceu-me um bom cão. Que defeitos graves lhe encontra?
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

terça mai 29, 2007 5:11 pm

Boa tarde Sr José Carlos.
Quanto ao Artz, defeito grave não lhe encontro nenhum , mas penso que um cão para ser um Campeão , tem quer ser um cão fora de série, fora do comum. Olhando para ele, não acho que seja um cão deste tipo. Não sei se foi por falta de concorrência ou por algo do género. Mas já me referenciaram entretanto que foi pelo CPC, que ele obteve o titulo de Campeão e não por um clube do Cão de Pastor Alemão. Pois senão, seria um VA.
Obrigado
Diogo Campos
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

sexta jun 01, 2007 5:22 pm

boa tarde
Acima de tudo quero pedir desculpa pela minha ausência e falta de resposta a todos que tão rápido se prontificaram a ajudar-me neste tópico, mas o facto é que tenho estado para fora e sem acesso a internet.
Graças a vossa ajuda já posso dizer que sei "para onde me virar" a partir de agora se for para a frente com este projecto. Vou fazer bastante pesquisa e quando adquirir um cachorro estão prometidas fotos ;)

mais uma vez muito obrigado
Marlid
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: domingo abr 10, 2005 5:19 pm

domingo jun 03, 2007 12:27 pm

Perante aquilo que já foi dito neste tópico, permitam-me fazer algumas observações afim de dar alguns esclarecimentos que acho serem importantes para repor a verdade dos factos:
- O Sr. Ricardo Oliveira, dono do Max, pelo qual demonstra ter muita dedicação e carinho, acho que deve estar orgulhoso pelo animal que tem, pois que ele é portador de uma carga genética muito boa, é filho do Izak de Marlid que é fruto de um cruzamento que eu próprio fiz, entre o Artz de Vale do Cávado e de Steffi vom Berrekasten.
O Artz por sua vez é neto de Fanto von Hirschel, VA7 1988, VA2 1989, e VA1 em 1990 e 1991, e a Steffi é filha de Natz v. Romerau, V4 1993, V2 1994 e V10 1995.
Quanto ao Artz posso afirmar que foi um dos melhores Pastores Alemães que tive o prazer de apreciar em ring, e os resultados falam por si, entre os quais Exc.1 na Monográfica Pastor Alemão de 1999, Exc.1 na Exp. Int. Norte 2000, Exc.1 na Exp. Int. de Lisboa 2000, Exc.1 na Monográfica Pastor Alemão de 2000, Exc.1 na Exp. Int. Norte 2001,2002 e 2004 (melhor macho), entre imensos outros EXC.1 que tirou ao longo da sua carreira.
De salientar também que bons PA em Portugal, por conseguinte boa concorrência, sempre houve, há cerca de 20 anos que sempre tivemos linhas de Uran Wildsteigerland, Eiko Kirschental, Nero v. Hirschel, Marck v. Haus Beck, Jeck Noricum, Zamb Wienerau, Odin v. Hirschel entre outros, não é só agora que estamos a dar os primeiros passos na selecção de boa genética, e se as qualificações dos nossos animais por vezes não são tão boas como desejaríamos não é por falta de qualidade mas sim por falta de preparação, pelo que muitas vezes poderemos sair prejudicados por esse facto.
Quanto a provas especiais do Pastor Alemão em Portugal, a primeira foi feita em 13/10/84, e a partir dessa altura sempre houve todos os anos uma Monográfica do P.A., na maior parte juizadas por grandes juízes credenciados (alemães, espanhois, italianos e outros)
Quanto às exposições do CPC acho que será de valorizar a iniciativa de exporem os seus exemplares nas mesmas, pois é uma maneira de poder saber diversas avaliações, manter um ritmo competitivo, contribuindo assim para o prestígio da raça e da Canicultura em Portugal, pois na Alemanha e outros paízes o procedimento é igual, não esquecer que o Timo vom Berrekasten, além de ser VA6 em 1998, VA4 em 1999 e VA2 em 2000 e 2001 também foi Best In Show em Dortmund 2000 (coleira de ouro) onde estiveram presentes quase 10000 cães de todo o mundo.
Portanto, caro Diogo, há que ter cuidado com o que se diz sem ter quaisquer fundamento, pois isso só mostra um grande desconhecimento dos factos e da realidade do Pastor Alemão em Portugal e não podemos de maneira alguma tirar o mérito por quem trabalhou e lutou por esta causa tão nobre que é a selecção rigorosa da raça P.A.
Desculpem o alongamento desta minha exposição.
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

domingo jun 03, 2007 9:39 pm

Boa tarde Sr José Carlos. Obrigado pela sua participação no forum. Já tinha visto num site que tinha feito alguma/s ninhada com este cão.
De qualquer forma, não quiz ofender nimguem, nem nunca o fiz, pelo menos que tenha conhecimento. E se de alguma maneira, o fiz peço desculpa.
Neste caso foi pedido, ajuda para a escolha de um filhote, e como desconheço alguma descendência boa do Artz que tenha vincado nas exposições, não o aconselhei. Por outro lado, ao ver a foto deste, também não é o cão que escolheria para ter um cachorro.
Pesso desculpa, mas não tinha conhecimento, que o Artz tinha vencido provas através de quaisquer clube de Pastor Alemão. A unica informação que tinha é que ele foi na verdade CH PT , através do CPC.

A senhora Ana, não está aqui a pedir um cachorro qualquer, ela deseja participar em monográficas, com o cachorro.
Por isso, aconselhei-a a procurar um pouco mais e porque não ir buscar um cachorro, com linhas mais sonantes.

Como é conhecimento geral o Sr José Carlos viveu anos na Alemanha, e julgo que para afirmar que o Artz foi dos melhores cães que viu a passar em ring, deve ser então um cão fora de série ???!! Porque não participou lá fora ?!
Quanto ao CPC, discordo que seja um bom sitio para passar os cães, pelo menos para os Pastores Alemães, e o terreno não ajuda em nada. Mas eu próprio, gosto de participar, nem que seja para estar na conversa, que é sempre o ponto mais alto.

Por outro lado, não lhe quero tirar nenhum mérito, porque acredito que foi(e é) um dos melhores criadores em Portugal, sem duvida alguma.
Muitas das vezes que vem ter comigo, porque querem cachorros, e o Sr José Carlos já viu, mando-os sempre para si.
Aliás a prova disso, é que muitos criadores nacionais, começam sempre com linhas Marlid. Por isso, por alguma coisa é.

Mais uma vez espero que não me interpretem mal, eu sou apenas mais uma pessoa que gosta disto, e que tal como todos, têm uma preferencia, a minha não recai sobre o Artz, mas não é por isso que vamos ficar chateados.

Um abraço a todos
Obrigado
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo jun 03, 2007 10:53 pm

Boa Noite JCarlos e a todos os foristas.....

JCarlos, o Diogo estava a referir-se ao facto das expo's do CPC em que os PA são são julgados por alguns juízes, que como sabe, deixam muito a desejar em relação ao PA .... sabe disso não sabe?

Aliás quando os cães que habitualmente participam em provas do CPC, se apresentam nas provas monográficas, organizadas pelo clube de raça, e onde normalmente, são julgados por juízes especialistas e que só julgam PA, sabe que esses cães não obtêm classificações por aí além.....

O Diogo não disse que o Artz não era um bom cão! Se calhar achou é que havia melhor......

Portanto, o JCarlos com a sua experiência e o Diogo com a sua "irreverência", devem é unir esforços e tentar ajudar a nossa forista, que penso precisar de ajuda para a escolha de um bom cão de exposições...
Abraço
A Pato do canil fontedasbicas
Marlid
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: domingo abr 10, 2005 5:19 pm

domingo jun 03, 2007 11:02 pm

Caro Diogo
Tenho a informar que a minha reacção foi pura e simplesmente pelo tom em que proferiu "quote = Realmente até o Artz do Vale do Cávado foi campeão em Portugal, é só para ver como estavam as coisas naquela altura" ora é injusto criticar, especialmente dessa maneira como você criticou, aquilo que desconhece completamente; uma pessoa para criticar deve saber perfeitamente daquilo que está falando e mesmo assim deve sempre optar por uma crítica construtiva, ajudando e não destruindo, afim de auxiliar psicològicamente os outros. Quando fala assim está tentando atingir todos aqueles que antes de si, com maior ou menor empenho, tentaram dar o seu melhor a favor da raça, e eu não intervi (por isso é raro eu intervir) para fazer publicidade gratuita, por isso agradeço mas não necessito que digam que eu sou bom ou mau criador, porque o meu trabalho fala por mim, e os poucos animais que crio é sòmente para atenuar algumas despesas, no entanto há um número de bons criadores em Portugal que trabalham com dedicação e dignidade que merecem todo o respeito. Quanto às exposições do CPC talvez não seja o lugar adequado mas se não aparecessem Pastores Alemães seria uma má imagem pois levaria a acreditar que não há PA em Portugal, e qualquer um é livre de optar pelo que acha mais correcto, e sempre é melhor do que não fazer nada. Portanto a minha intervenção foi apenas para rectificar alguns detalhes e repôr a verdade dos factos.
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

domingo jun 03, 2007 11:16 pm

Boa noite.

Estive a ler, e acima parece que me dirigi, directamente ao Sr Ricardo Oliveira quando disse que naquela altura até o Artz era campeão. Por isso venho aqui pedir as minhas desculpas, não o quiz ofender.

Por outro lado por eu não gostar do cão, não quer dizer que ele não seja muito bom. Tal como não gosto por exemplo do Bax von der Luisenstraße, mas no entanto ele foi VA1. Tal como diria "até o Bax foi VA1 na Alemanha", onde secalhar tavam cães que gostava mais, como por exemplo o Larus, o Hill ou o Nero, ou o Erasmus ou o Quantum.
Isto tudo para exemplificar que não desejo fazer nenhuma critica, nem destrutiva nem construtiva.

Senhor José Carlos, estava a dizer bem de si, porque o conheço, apesar de não ser há muito tempo, mas sempre, e até em Espanha ouvi dizer bem de si. Não fique também chateado comigo por estar a elogia-lo.

Como já foi referido, cada um têm as suas opiniões, e tal como o Sr Pato disse, eu tenho a minha. Agora não espero que me critiquem por gostar mais de outras linhas. Se todos gostassemos do mesmo, seria o fim do mundo.

Obrigado e boa noite.
Diogo Campos
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda jun 04, 2007 12:15 am

Marlid Escreveu:Caro Diogo
Tenho a informar que a minha reacção foi pura e simplesmente pelo tom em que proferiu "quote = Realmente até o Artz do Vale do Cávado foi campeão em Portugal, é só para ver como estavam as coisas naquela altura" ora é injusto criticar, especialmente dessa maneira como você criticou, aquilo que desconhece completamente; uma pessoa para criticar deve saber perfeitamente daquilo que está falando e mesmo assim deve sempre optar por uma crítica construtiva, ajudando e não destruindo, afim de auxiliar psicològicamente os outros. Quando fala assim está tentando atingir todos aqueles que antes de si, com maior ou menor empenho, tentaram dar o seu melhor a favor da raça, e eu não intervi (por isso é raro eu intervir) para fazer publicidade gratuita, por isso agradeço mas não necessito que digam que eu sou bom ou mau criador, porque o meu trabalho fala por mim, e os poucos animais que crio é sòmente para atenuar algumas despesas, no entanto há um número de bons criadores em Portugal que trabalham com dedicação e dignidade que merecem todo o respeito. Quanto às exposições do CPC talvez não seja o lugar adequado mas se não aparecessem Pastores Alemães seria uma má imagem pois levaria a acreditar que não há PA em Portugal, e qualquer um é livre de optar pelo que acha mais correcto, e sempre é melhor do que não fazer nada. Portanto a minha intervenção foi apenas para rectificar alguns detalhes e repôr a verdade dos factos.
A muito que eu não vinha visitar a arca. De visita a esta ultima acabo verificando que por cá se continua a falar do que muitas das vezes não se sabe. Por isso quero aqui deixar o meu testemunho de que concordo e subscrevo no que o senhor José Carlos do canil Marlid aqui disse.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”