Boas!
Bem venho vos pedir mais uma vez ajuda...
Vou tentar por começar por vos contar as etapas da sua vida do meu PA ate agora..
O Lobo foi comprado com 3 meses com LOP a um criador, era uma bolinha de pelo grande e muito amável, mas cedo demonstrou ser dono de uma personalidade marcante e difícil.
Digo isto porque no mesmo dia da sua chegada a nova casa já parecia o Rei destemido aventureiro não parava de morder e explorar tudo era muito refilão.
Após ter todas as vacinas que o permitiam poder sair de casa deu o seu primeiro passeio, no qual ladrou e rosnou para tudo o que se mexia... Repreendia-o sempre dizendo-lhe: “NÂO”.. e quando fazia muita força na trela para “atacar”, dizia novamente Não seguido de um ligeiro toque no focinho... Nessa altura dizia cá para mim “Mas que refilão”...
Entre milhares de outros passeios a situação repetia-se apesar de ter pedido ate a diversos amigos para o abordarem a fim de tentar não o tornar num cão não social...
Mas a situação foi se agravando, já com 5meses o Lobo (o meu PA) foi de ferias comigo, foi o tempo todo ate ser trancado na jaula a tentar armar confusão com cães com o triplo do seu tamanho e rosnando e ladrando para todas as pessoas que passavam, mas o seu “ódio” ia mesmo para cães...
No entanto quando uma criança ou adulto o abordava sem rodeios e medo ele lá se calava e deixava-se ser afagado... quando tal acontecia eu tentava mostrar-lhe o meu agrado, dizendo: “Lindo Lobo” e fazendo muitas festinhas.
Com o passar do tempo foi só piorar. ninguém podia chegar-se perto dele!
Já não o consigo passear, joga-se com toda a sua força para morder tudo o que se aproxime.
È muito protector e ciumento, ate com pessoas de casa (como o meu irmão e o meu namorado) ele tenta afasta-los de mim empurrando-os e ladrando sem nunca ser agressivo (no entanto estes dois não estão muito ligados ao lobo fisicamente e emocionalmente).
È de referir que o Lobo para mim é um doce, ciente que quem o lidera sou eu, ele deixa-me fazer-lhe de tudo e mais alguma coisa e ele sabe que o amo e eu tenho a certeza que ele a mim também, é muito inteligente também sabe vários truques e os ensinamentos básicos( senta, deita,...) tal vez não saiba o ensinamento mais importante o de o respeito pelos outros =( .
Mas já a muito tempo que procuro uma Escola de Treino para o Lobo mas, nesta Ilha não se encontra nada.
Será que alguém conhece alguma Escola na Ilha da Madeira???
E mesmo que exista o meu Lobo ainda tem idade para ser socializado (ele já tem 1ano)!!
Tenho um novo cãozinho arraçado de Labrador e tem sido o diabo apesar de eu não notar agressividade eminente no Lobo, tenho muito medo de o deixar chegar perto do cãozinho, pois o Lobo olha-o muito fixamente e ladra muito e as vezes ladra de uma maneira mais sonora..
Como o vou habituar ao novo membro da família???
Uma coisa é certa nem que me mate farei de tudo para que possam ficar juntos em segurança!
Cumprimentos e desculpem tanta coisa
Carolina
Socialização com um ano de idade!!!!
Olá, Carolina.
É complicado dar-lhe dicas objectivas sem conhecer objectivamente as causas da agressividade do Lobo, que podem ser diversas.
Uma coisa é certa, a sociabilização dum cão tem uma altura ideal (entre os dois e os 4 meses) e é tanto menos eficaz quanto mais longe estiver desse período. No entanto é sempre preferível fazê-la do que deixar que, com o tamanho, essa agressividade vá aumentando...
Pelo que contou da relação do Lobo consigo e com os outros membros da sua família, pode acontecer que o Lobo tenha desenvolvido um relação muito fechada consigo e reaja da maneira que reage levado pelo sentido de protecção em relação a si... talvez fosse de ponderar rever a sua relação com o Lobo tornando-aum pouco mais distante e fazer subir a sua dependência dos outros membros da família: por exemplo, durante uns tempos ser alimentado por outros familiares, bem como ser levado a passear também por outros - e aqui seria bom ver se a reacção do Lobo com estranhos e animais seria a mesma.
Pode experimentar reagir com mais energia às atitudes agressivas do Lobo: forte puxão de trela ao mesmo tempo que diz não - acalmar o cão com pequenas festas no flanco esquerdo até o sentir tranquilo - seguir então o seu caminho voltando a actuar da mesma maneira se o comportamento se repetir.
Outro procedimento que poderá assumir é pedir a amigos que colaborem e que passem junto a si, mostrando-se amigáveis com o Lobo e que, em caso de reacção adequada deste, brinquem com ele ou, inclusive, lhe afereçam pequenas guloseimas. Se ele começar a reagir normalmente, vá alargando a experiência a outras pessoas, estranhas, por forma a que o cão não deixe de ver em toda a gente uma ameaça. Deve fazer isto muito gradualmente, e os seus colaboradores devem ser avisados para não assumirem atitudes que o Lobo considere ameaçadoras, como gestos bruscos ou olharem o cão nos olhos.
Enfim, se se verificar que o Lobo não muda, resta-lhe procurar controlar a agressividade do cão, e isto só pode ser conseguido com um programa de treino feito por um profissional competente, que saiba identificar as causas da agressividade do animal e agir em conformidade. Comandos como o "senta", o "deita" e o "aqui" devem ser ensinados até à exaustão porque, pelo menos, lhe permitem um controlo dos problemas que o Lobo lhe pode ocasionar.
Boa sorte
José Carlos
É complicado dar-lhe dicas objectivas sem conhecer objectivamente as causas da agressividade do Lobo, que podem ser diversas.
Uma coisa é certa, a sociabilização dum cão tem uma altura ideal (entre os dois e os 4 meses) e é tanto menos eficaz quanto mais longe estiver desse período. No entanto é sempre preferível fazê-la do que deixar que, com o tamanho, essa agressividade vá aumentando...
Pelo que contou da relação do Lobo consigo e com os outros membros da sua família, pode acontecer que o Lobo tenha desenvolvido um relação muito fechada consigo e reaja da maneira que reage levado pelo sentido de protecção em relação a si... talvez fosse de ponderar rever a sua relação com o Lobo tornando-aum pouco mais distante e fazer subir a sua dependência dos outros membros da família: por exemplo, durante uns tempos ser alimentado por outros familiares, bem como ser levado a passear também por outros - e aqui seria bom ver se a reacção do Lobo com estranhos e animais seria a mesma.
Pode experimentar reagir com mais energia às atitudes agressivas do Lobo: forte puxão de trela ao mesmo tempo que diz não - acalmar o cão com pequenas festas no flanco esquerdo até o sentir tranquilo - seguir então o seu caminho voltando a actuar da mesma maneira se o comportamento se repetir.
Outro procedimento que poderá assumir é pedir a amigos que colaborem e que passem junto a si, mostrando-se amigáveis com o Lobo e que, em caso de reacção adequada deste, brinquem com ele ou, inclusive, lhe afereçam pequenas guloseimas. Se ele começar a reagir normalmente, vá alargando a experiência a outras pessoas, estranhas, por forma a que o cão não deixe de ver em toda a gente uma ameaça. Deve fazer isto muito gradualmente, e os seus colaboradores devem ser avisados para não assumirem atitudes que o Lobo considere ameaçadoras, como gestos bruscos ou olharem o cão nos olhos.
Enfim, se se verificar que o Lobo não muda, resta-lhe procurar controlar a agressividade do cão, e isto só pode ser conseguido com um programa de treino feito por um profissional competente, que saiba identificar as causas da agressividade do animal e agir em conformidade. Comandos como o "senta", o "deita" e o "aqui" devem ser ensinados até à exaustão porque, pelo menos, lhe permitem um controlo dos problemas que o Lobo lhe pode ocasionar.
Boa sorte
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
ando sempre com os biscoitos no bolso, caso de encontrar amigos na rua passar biscoitos e deixa-los dar depois de lhe fazerem festas... e resultou... posso estar descansado na rua quando passo por pessoas, tomar cafe numa esplanada... no problem... o problema esta com outros caes... mas isso nao consigo contornar porque nao tenho quem me ajude... mas pelo menos com pessoas estou a vontade, mesmo miudos... tudo ok...
começe a passea-lo em sitios com mais movimento, sempre a trela curta para ele se ambientar...
procure livros... eu tenho o do treino do pa e tem alguns conselhos fixes...
começe a passea-lo em sitios com mais movimento, sempre a trela curta para ele se ambientar...
procure livros... eu tenho o do treino do pa e tem alguns conselhos fixes...