Motivos pelas quais o PA em Portugal não sai da estaca zero?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quarta jul 11, 2007 2:34 am

Todos os anos são comprados e importados cães de Pastor Alemão de diferentes linhas de sangue proveniente das mais diversas origens e nacionalidades de criação, desde cachorros a adultos passando pelos cães jovens. Alguns destes na sua grande maioria oriundos da Alemanha, de Espanha, da França e da Itália até portam conjuntamente com os seus nomes afixos de criação sobejamente conhecidos de pompa e circunstância de tanto e tão famosos que são e por terem ao longo de todos os esses seus anos de existência brilhado pela qualidade destes produzida e alcançada. No entanto as coisas cá por Portugal e ao que me é dado a saber e a conhecer não têm ido de par relativamente a qualidade de nós alcançada comparativamente com o que se tem importado. Porque será? Porque razão, todos estes exemplares anualmente importados acabam por não dar ou alcançar os resultados geralmente de todos nós esperados, e isto já para não falarmos das expectativas neles depositadas pelos seus orgulhos proprietários e compradores. Porque não dão este através das suas reproduções crias ao nível do que seria de esperar da maioria destes? Porque motivos grande parte destes exemplares acabam por nem nos concursos e exposições terem êxitos? Será por falta e impossibilidade assim como desconhecimento dos próprios donos em preparar, passar, apresentar, promover e até quem sabe do próprio uso indevido que destes é feito aquando da reprodução destes? Serão estes mesmos animais importados em grande maioria de fraca qualidade e por isso nos foram vendidos de tão maus que eram com o intuito de simplesmente e unicamente os seus antigos proprietários e criadores se livrarem deles? Será que só importemos o lixo que aos outros e dos outros países não serve e que vem para cá simplesmente a troco de que estamos convencidos, ou porque nos convencemos ou convencem de que esses ditos animais são bons? Já agora o que fazemos e o que é feito das famosas cruzas e ninhadas que quase todos nós um dia realizamos geralmente com as nossas melhores cadelas e com os progenitores afamados da nossa vizinha Espanha? E isto, já para não falarmos das poucas montas que se fizeram, se fazem ou se tentam fazer no próprio pais de origem da raça (Alemanha) pelos melhores progenitores de lá! Seremos nós todos assim tão pouco entendidos e conhecedores da raça por forma a não conseguirmos pelo menos igualar aqueles aquém por vezes recorremos no intuito de também deles um dia podermos e quem sabe se conseguiremos alcançar e igualar os seus feitos, que tanto na qualidade como na perfeição e conhecimentos, incansavelmente mas sem sucesso procuramos deles obter por tanto e deles os ouvirmos relatar e gabarem-se? Pois será que lá bem no fundo não passemos por ser uma cambada de ingénuos compulsivos a espera de sermos toda a vida enganados? Qual a vossa opinião sobre tudo isto? Pessoalmente eu até acho que em grande parte muitos de nós não passamos de umas Marias que vão com as outras, por tanto nos deixarmos ir atrás da banda, por até quem sabe não manifestarmos nas devidas alturas e momentos as nossas opiniões e as nossas verdadeiras convicções, preferindo como tal ir atrás dos ensinamentos de quem muitas das vezes só procura dar com vistas a beneficiar-se a ele próprio! Pessoalmente sou da opinião que temos alguns bons exemplares em Portugal, agora pena é que não se lhes dê o seu justo valor e que não se lhes atribuía o que eles na boa verdade até merecem! Deixo-vos aqui estás minhas dúvidas e questões ao caso de alguns de vós a elas querem responderem!
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Mensagens: 440
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Localização: 4 P.A\'s; 1 Srd, 1 Gato
Contacto:

quarta jul 11, 2007 11:04 pm

Olá a todos,
Realmente isso é uma realidade, em Portugal não existe o hábito e a vontade de participar em exposições , esse é um facto de porque não aparecem mais exemplares em exposição.
E desenganem-se aqueles que dizem que não existem muitos bons exemplares em Portugal, porque por incrivel que pareça já tive contactos com particulares que tinham excelentes exemplares em casa, exemplares estes que foram importados de paises como a França, itália e até Alemanha. Mas essas pessoas não querem saber de provas, de criação, etc, etc, simplesmente tem o animal para companhia.

Quanto a muitos criadores não irem á Alemanha cruzar, ou comprarem cães com excelentes linhas acho que é muito o facto da nossa falta de poder de compra, da distancia, falta de conhecimentos e relacionamentos com criadores desses países. E por tudo isto e muito mais faz com que não apareçam esses possiveis excelentes exemplares no nosso país.
Existe ainda uma grande falta de união entre nós criadores, nós portugas pensamos muito em nós e que se nos unirmos a outros iremos ser enganados, porque se existisse uma confiança maior entre todos podia-se fazer excelentes coisas neste meio.
Como por exemplo trazer um macho com excelentes linhas genéticas e cruzar N de cadelas. Esse Macho vinha para casa de um determinado criador e ai seriam feitas as montas, sei que os espanhois fazem muito isso, como por exemplo o HerrKan, entre outros.
Mas aí vem a mentalidade do portuga, (de alguns), "Vou gastar X de dinheiro numa monta e se a cadela fica vazia??'' Vamos "alugar" o cão e se depois ele não cruza?? Etc, Etc...

Era bom que os criadores se unissem para treinar os seus exemplares, prepara-los para provas, trocar conhcimentos entre os mesmos, pedir conselhos a uns e outros, porque infelizmente os livros ensinam-nos algumas coisas mas é mais a parte teórica, porque a prática só será adquirida atravéz do fazer.... Mas infelizmente quando se fala nisso a alguns criadores eles aceitam bem a ideia, mmas chegado a hora ninguém aparece.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Peterche
Membro
Mensagens: 63
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am
Localização: "Black" - Pastor Alemão Preto de Pêlo Curto

"Cuca" - Gata europeu comum

quinta jul 12, 2007 12:25 am

li o que foi dito aqui e desde já não sei responder às questões colocadas. Contudo fico admirado com o que ouvi. Desde miudo que tenho como cão preferido o PA, e já tenho tido alguns, como agora, que considero ter um escelente exemplar, e sempre vi nesta raça muita procura e cães bastante bem compostos.

Nota-se muito falta de comparencia de PA nas provas e exposições?

Como sou novo nestas andanças caninas, não sei em que patamar estará o meu PA, mas aproveito para lançar uma questão:

Se por ventura quiser participar numa exposição ou prova, quais os requisitos para poder concorrer. Se me puderem explicar agradecia, talvez fosse a algumas.

Cumprimentos
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jul 12, 2007 2:41 pm

Que fazer para aumentar a qualidade da raça em Portugal? É fácil diagnosticar, mas é difícil passar à prática... Vejamos:

1. Esforço de investimento. Sem isso nada feito. É necessária a importação de bons reprodutores, já feitos e com provas dadas, e isso custa dinheiro. A forma de reduzir custos poderia ser a associação de vários criadores e a importação desses reprodutores em co-propriedade. Haverá possibilidades de se chegar a um consenso desse tipo?

2. Estruturas colectivas de treino e preparação dos exemplares, quer para trabalho quer para ring. Aqui teria de haver , antes do mais, vontade sincera dos criadores, potenciada pelos incentivos do PACP no sentido de dotar as várias regiões de campos de treino e realizar planos de formação nessas vertentes. Este último capítulo é, na minha opinião, a mais importante função do clube. Resolvidos que estejam os vários aspectos burocráticos relacionados com a adesão à WUSV, espero para ver se o PACP vai assumir um papel activo nessa vertente, ou será apenas um mero organizador de exposições... a ver vamos.

3. Também no âmbito do PACP, evolução no sentido de só ser dado apto para criação a exemplares EQUILIBRADOS, e isso significa exigir aos reprodutores aprovação não só em termos de estrutura mas também em termos de funcionalidade. Quero dizer - pelo menos Muito Bom em monográficas, mas também pelo menos o grau 1 de uma prova de trabalho...

4. Intervenção decidida do PACP no sentido de cortar definitiva e implacavelmente com práticas fraudulentas herdadas de um passado em que era "tudo ao molho e fé em Deus"... Controlo absoluto do cumprimento dos vários regulamentos e punição correspondente aos prevaricadores.

Poderia aprofundar mais algum destes conceitos, mas básicamente o que é fundamental é que:

- haja objectivos claros por parte dos criadores;
- haja um verdadeiro espírito associativo, de camaradagem e entreajuda;
- se criem condições melhores de trabalho a todos os níveis;
- o PACP assuma um papel activo na consecussão dessas condições.

José Carlos
chavelha
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 11, 2007 9:56 am

sexta jul 13, 2007 12:37 am

Por acaso quando fui adquirir a minha pastora alemã, fui busca-la a Oberwart na Austria e fiquei impressionado com as instalações que o clube de Oberwart liderada pelo Edgar Pertl tinha. Oberwart não é uma cidade grande e eles tinham uma associação local com instalações quer exteriores quer interiores.

Fazem treino de obediência, trabalho, educação, agility, pistagem e treino de ring.

Fiquei verdadeiramente impressionado.
<p>Com cumprimentos genuinos como os caninos,</p>
<p>Carlos Freitas</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça jul 17, 2007 10:22 pm

isto é uma duvida minha, n tenho a certeza se será bem assim ou n mas a ideia que tenho é que em portugal, no caso de quem tem PA, quem se dedica a beleza, dedica-se so a beleza e quem se dedica a trabalho so se dedica a trabalho e depois aparecem cães muito bonitos mas pouco funcionais e caes muito funcionais mas ate estao fora do estalão...

pelo menos é a ideia que tenho mas é possivel que esteja enganado...mas caso n esteja, não será isto um obstaculo para o desenvolvimento da raça em portugal??
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jul 18, 2007 8:35 am

c_saraiva Escreveu:isto é uma duvida minha, n tenho a certeza se será bem assim ou n mas a ideia que tenho é que em portugal, no caso de quem tem PA, quem se dedica a beleza, dedica-se so a beleza e quem se dedica a trabalho so se dedica a trabalho e depois aparecem cães muito bonitos mas pouco funcionais e caes muito funcionais mas ate estao fora do estalão...

pelo menos é a ideia que tenho mas é possivel que esteja enganado...mas caso n esteja, não será isto um obstaculo para o desenvolvimento da raça em portugal??
Acertou na mouche.
trombarija
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 31, 2007 9:32 pm

sexta jul 20, 2007 5:19 pm

Na minha opinião a maioria dos cães importados são lixo. Pois os criadores de Portugal só importam lixo e com esse lixo só produzem lixo.
Esta é a verdade
cmpp
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: segunda jan 23, 2006 5:08 pm

sexta jul 27, 2007 1:38 am

Olá a todos,

Eu sou dono de um pa dito de beleza... eu considero o meu cão, um excelente exemplar...
Também considero que a raça em Portugal podia e devia estar muito mais desenvolvida e a culpa de não estar é dos senhores criadores de PA. Enquanto não remarem todos para o mesmo lado isto não vai lá... A prova mais clara disto é o facto de até neste forum, publico, só se verem tricas e bocas. Dois clubes de raça :o, criadores a registarem os cães nascidos em Portugal, como se tivessem nascido em espanha :?: :?:

Isto para o simples amante da raça é no minimo perturbante...

Uma das coisas principais para a divulgação da raça são as provas... Pelo que foi referido aqui, há uma fraca participação nas provas... Agora pergunto-me porque é que isto acontece :?: Porque é que os criadores quando vendem um cão não incentivam o dono do cão a participar nas ditas provas, e se possivel dando-lhe umas dicas e uma ajuda no que fazer :?: :?:

Houve aqui um colega de forum que neste tópico fez uma pergunta que eu também faço, mas que ainda ninguém foi capaz de responder...

O QUE É QUE UM DONO DE PA NECESSITA FAZER PARA PODER MOSTRAR O SEU CÃO NUMA PROVA :?:

Outra questão, o clube não deveria organizar simposios, conferencias, cursos com criadores, treinadores, etc, de renome estrangeiros, para que se trocassem impressões e assim se melhorasse em Portugal :?:

Para isto era fundamental a união dos criadores...

Aproveitem este espaço para divulgar a raça, coloquem fotos, videos dos vossos cães, resultados de provas, cá e no estrangeiro, links de sites interessantes sobre a raça, e ajudem as pessoas que, como eu, consultam este forum com muitas duvidas, e que infelizmente perdem a vontade de as colocar porque este forum perde-se um pouco em tricas sem importancia nenhuma.

Cumprimentos,
Carlos
Obviamente
Mensagens: 3
Registado: domingo jul 29, 2007 4:18 am

domingo jul 29, 2007 4:34 am

Olá a todos...

É com muita paixão que vou seguindo este forum há já bastante tempo.
Não resisti a publicar uma "respostita"...

Foi colocada uma questão e publicada uma resposta numa só intervenção, acho fantástico.

1º pelo amigo que coloca a pergunta, criador certo!? Pergunta e responde, incrivel, leiam a sua intervenção ou melhor, a qualidade da sua intervenção, está aí a resposta.

O 2º inteveniente, criador certo? Não comento.


E depois o 4º interveniente, por acaso criador?
As suas intervençõe pautam-se sempre pelo mesmo... consulte um veterinário... e tal e coisa...

Porquê mais perguntas?

Portugal, PA´s e criadores.

PS: Tenho um belissimo exemplar de PA importado da Alemanha, e não quero saber de exposições.


Cumprimentos caninos.

António Duarte.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jul 29, 2007 7:38 am

E depois o 4º interveniente, por acaso criador?
As suas intervençõe pautam-se sempre pelo mesmo... consulte um veterinário... e tal e coisa...
Queria apenas sublinhar que tem lido mal as minhas intervenções. Não se "pautam sempre pelo mesmo... consulte um veterinário", como devia ter concluido depois de ler o meu post que refere.

A não ser que se pautem pelo "tal e coisa"... mas aqui terá que me dizer em que é que o meu "tal e coisa" é pior que o seu "coisa e tal"...

Enfim, realmente, para quê mais perguntas? É o proprietário de um "belíssimo" exemplar importado da Alemanha que nada acrescentou ao tema em discussão, a não ser umas críticas generalistas aos criadores...

Tenha um bom domingo

José Carlos
cmpp
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: segunda jan 23, 2006 5:08 pm

domingo jul 29, 2007 9:13 pm

Olá de novo,

Gostaria de referir que não subscrevo minimamente o que foi dito pelo Sr. Antonio Duarte... E que apesar de ter feito uma critica aos criadores portugueses, foi uma critica construtiva e pontual de uma sensação com que fico não só aqui do forum como com alguns comentários que tenho ouvido e que penso que seria o fundamental para de uma vez por todas o PA tenha o prestigio que já teve no passado e que continua a ter em todo o mundo e que infelizmente parece que se perdeu no nosso país.

Haverá concerteza bons e maus criadores em Portugal, mas também os há concerteza na Alemanha, EUA, Espanha, etc...

Como referi o meu cão foi comprado a um criador portugues que eu recomendaria a qualquer amigo que quisesse um PA. Infelizmente os meus amigos preferem Rots ou Labradores :roll: :roll: :roll:.

Sr. António eu também não tenho qualquer interesse em exposições, pelo menos em que o meu cão as ganhe, o que eu gostaria era de participar, ver outros cães, permitri-me a mim e ao meu cão aquele convivio e trocar experiencias com outras pessoas.

Dos criadores espeava que me dissessem se algumas das minhas ideias, como a dos seminários por exemplo, fazem algum sentido e se a união de todos vós era ou não importante para o desenvolvimento da raça...

Um abraço
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jul 29, 2007 9:31 pm

Dos criadores espeava que me dissessem se algumas das minhas ideias, como a dos seminários por exemplo, fazem algum sentido e se a união de todos vós era ou não importante para o desenvolvimento da raça...
Eu já tinha referido:
Aqui teria de haver , antes do mais, vontade sincera dos criadores, potenciada pelos incentivos do PACP no sentido de dotar as várias regiões de campos de treino e realizar planos de formação nessas vertentes.
Acrescentando, até:
Este último capítulo é, na minha opinião, a mais importante função do clube
Pelo que não poderia estar mais de acordo consigo.
Obviamente
Mensagens: 3
Registado: domingo jul 29, 2007 4:18 am

segunda jul 30, 2007 1:52 am

Ao 4º interveniente respondo-lhe:

Tenho lido "mal" as suas intervenções, obviamente de que será essa a sua opinião.

Não só neste forum.

Também é óbvio que as diferentes opiniões são, ou deveriam de ser, respeitadas.

Realmente sou propietário de um belissimo exemplar de PA de origem alemã, importado, e quanto à questão em discussão se é que ainda não
percebeu (pq já percebi, que, realmente é de raciocinio lento), os criadores são de facto o exemplo da qualidade a seguir, ou melhor, deveriam de ser, não é o caso cá no nosso Portugal.

Lamento que não o entenda, pois de contrário seria garantido que Portugal não estaria assim tão mal, refiro-me aos canitos PA obviamente, e atodas as questões relacionadas...

Quanto ao "tal e coisa" sugiro-lhe que continue, até porque, como é sabido existem parvos para tudo.

Continue.

Antóno Duarte.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jul 30, 2007 12:20 pm

Reportei a sua mensagem à moderação para evitar ter que lhe responder, mas pelos vistos nada foi feito, portanto cá vai:

1. Quanto à questão de eu ser de raciocínio lento, pessoalmente não concordo. Não terei de facto a sua brilhante capacidade, mas considero-me absolutamente normal.

E posto a raciocinar...
Obviamente


nome: António Duarte
idade: 33
sou de: minho, valença
sexo: Feminino
membro desde: Jul 2007
...não consigo compreender um António Duarte do sexo feminino. Será alguma tendência sexual anómala?

...esse bota-abaixo a todos os criadores portugueses e "coisa e tal" e essa crítica pelo facto de eu sobre questões de saúde aconselhar o parecer do veterinário em vez de me pôr a dar palpites que podem ter consequências para a saúde dos cães, são repetições de argumentos de um certo forista que interveio aqui numa de bota-abaixo, metendo-se com tudo e com todos...

Curiosamente, o mesmo já não consta dos membros do forum, pelo que, no meu lento raciocínio, terá sido banido pela imbecilidade dos seus posts... será que o nosso(a) António(a) não será o mesmo ex-forista? a argumentação ressabiada é muito parecida, mas enfim...

2. Questões de parvoíce

Diz a António:
Quanto ao "tal e coisa" sugiro-lhe que continue, até porque, como é sabido existem parvos para tudo.
Talvez por ser de raciocínio lento fiquei sem saber se os "parvos" serão os foristas que me leem, ou se serei apenas eu por escrever o que escrevo...

- na primeira hipótese acho que, na linha do tal ex-forista banido por imbecilidade, acho que o Antónia mostra um grande desrespeito por foristas que não conhece de lado nenhum... mas cada um tem a formação que tem, que se lhe há-de fazer...

- agora se o "parvo" sou eu, bem, aqui o caso muda de figura: primeiro porque insulta a coberto de um nome que, para uma pessoa do sexo feminino, é obviamente falso; e depois porque, vivendo em Valença do Minho, e estando tão obcecado com a minha "parvoíce", uma vez que somos quase vizinhos, poderia talvez chamarme parvo cara a cara, embora desconfie que, como é do sexo feminino, não terá tintins para isso...

3. sobre o tema em debate

Sim, já sabemos, os criadores portugueses não valem nada, os outros é que são bons e até lhe venderam um magnífico exemplar... e para além disso até dão consultas de veterinária pela internet, não é verdade?

Mas o que é que a Antónia propõe para que a coisa se modifique? era isso que estava em análise? Talvez transformar-se você mesmo em criadora fosse uma boa hipótese... teriamos todos muito que aprender...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”