Primeira vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
batmanxxi
Registado: quinta jul 12, 2007 1:05 am

quinta jul 12, 2007 1:25 am

Olá Boa-noite

Aproveito a oportunidade para cumprimentar todos os possuidores de um PA. A partir de hoje, sou mais um a possuir, aquele que considero o cão mais bonito de todos.
De facto é a primeira vez que tenho um cão.
Fui buscá-lo hoje. Tem 1 mês e uma semana. Agora como é novidade para mim, tenho lido muito neste forum e em websites especializados, no entanto, continuo com dúvidas. Assim sendo, solicito a vossa boa vontade e sabedoria para me responder a esta questão: o que devo fazer de imediato (ir ao vet é essencial, sim eu sei...), a alimentação, o lidar com o PA, etc. Auxiliem-me p.f. e deem-me as primeiras dicas.
Obrigado. :D
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta jul 12, 2007 9:28 am

dava pano para mangas... mas 2 livros porreiros que comprei na fnac... o Pastor Alemão e o Treino do Pastor Alemão...

1 mes e uma semana é pequeno demais... devia sair junto da mae com 2 meses... digo eu que nao sou expert... ainda nao tem as vacinas todas !

depois ele vai estar carente e vai chorar de noite ate se habituar... nada de o deixar fazer o que quer, se nao ele associa, chorei, o meu dono apareceu... se ele nao o vir vai chorar para que volte... NÃO É Á TOA QUE SÃO UMA DAS RAÇAS MAIS INTELIGENTES :wink:

comida, continuar a dar exactamente a mesma que o criador para ele nao estranhar... arranjar o cantinho dele, no caso do nosso desde a primeira noite que dormiu no canil, mas com o cuidado de deixarmos uma manta sem pelos e uma toalha que tive o cuidado de meter na jaula dele quando ele ainda estava com a mae, assim enquanto o cheiro durou la o coitadinho deve ter-se sentido mais quente la na casota dele... assegurar-se que não apanha correntes de ar !!!
nao o assustar, NUNCA !!! Não lhe BATER, NUNCA !!! Ele agora é pequeno, deve ser socializado ao maximo, habituar-se a que os seus amigos cheguem a sua casa, entrem, lhe façam festas...
Entender que agora é pequeno, mas que daqui a 9 meses (idade do meu) já ocupa o banco traseiro do carro todo... ex: deixa-lo ir para cima dos sofas, etc...
Não sair com ele enquanto nao tiver a vacinação toda, nao o deixar com outros cães...
Desparisatação interna mensal e plano de vacinas... ir com ele regularmente ao veterinario para vigiar peso...
Habitua-lo a você a mexer na comida dele enquanto ele come tb é um bom principio... tipo, meter a comida na tigela, e depois ir la e dar-lhe à mão...

Depois das vacinas todas, la para os 3/4 meses ir dar umas voltas com ele de carro para perto... 5/6 km no maximo, para ele se habituar, comprar uma coleira de treino MAS igual a minha, tem um sistema de click que evita que lhe passe a coleira por cima das orelhas (o PA tem as cartilagens das orelhas a formar-se até ao 1 ano +/-, cuidado, nao lhe mexer muito nas orelhas)...

Habitua-lo a ir ate a esplanada tomar um cafe (levar 1 saco plastico para apanhar eventuais "descargas" para o chão, agua e uma pequena tigela, e um bocado de ração no bolso)...

Eu tenho um que fez agora 9 meses... um murcão, como lhe chamo, é muito meigo, inteligente (então para roubar costeletas... uiii uiii...), o PA é uma companhia, ele precisa de ser estimulado, brinquedos, qd trocar os dentes, la para os 4/5 meses brinquedos para ele roer...

Ele reflete as suas reacções... ex: um foguete a estoirar, se você se assustar e ele sentir, ele assusta-se tb e aprende que deve reagir sempre assim... se pelo contrario você fizer de conta que não se passa nada e seguir... ele aprende a fazer o mesmo...

EU FALHEI !!! A PARTIR DOS 4 MESES DEVIA-O TER SOCIALIZADO COM OUTROS CAES, MAS DA IDADE DELE NAO CONHECIA NINGUEM E TIVE MEDO QUE ELE SE MAGOA-SE COM MAIS VELHOS... Resultado: Com 9 meses se vir um cão na rua desata a ladrar, mas com um NÃO bem firme e um pequeno esticão na trela ele senta-se e fica a olhar...

Mas há os amadores como eu que pretendem apenas usufruir da companhia de um murCÃO e há os Prós... é só procurar no youtube por german shepherd... Ex: o criador do max é treinador na equipa k9 da gnr... só tenho pena que na minha terriola não haja nada disto, senão com 9 meses ainda ia a tempo de lhe mostrar que os outros cães são amigos...
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

segunda jul 16, 2007 11:44 pm

Acho que se pode dizer muita coisa, mas pela pequena experiência que tenho, penso que nesta altura, é fundamental começar a fazer ver ao seu animal certas regras e condutas de base para o futuro. Socializa-lo, ou seja, tentar que seja normal a presença de outras pessoas e de outros animais, educar no sentido de ele preceber que tem de respeitar quem lhe dá de comida, dar-lhe atenção diária, enfim acho que o engraçado disto é também, voçê e o seu animal, perceberem-se um ao outro.

Por muito que todos nós tenhamos jeitos especiais de lidar com o nosso exemplar, cada um é como cada qual.
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

terça jul 17, 2007 9:54 am

batmanxxi Escreveu:Olá Boa-noite

Aproveito a oportunidade para cumprimentar todos os possuidores de um PA. A partir de hoje, sou mais um a possuir, aquele que considero o cão mais bonito de todos.
De facto é a primeira vez que tenho um cão.
Fui buscá-lo hoje. Tem 1 mês e uma semana. Agora como é novidade para mim, tenho lido muito neste forum e em websites especializados, no entanto, continuo com dúvidas. Assim sendo, solicito a vossa boa vontade e sabedoria para me responder a esta questão: o que devo fazer de imediato (ir ao vet é essencial, sim eu sei...), a alimentação, o lidar com o PA, etc. Auxiliem-me p.f. e deem-me as primeiras dicas.
Obrigado. :D
Olá,
Fez uma coisa algo precipitada, trazer o cachorro para sua casa tão novinho, eu aconselho só a partir dos dois meses ou mais, mas já está não á nada a fazer.
Aconselho a ir ao Vet fazer um check-up, alimenta-lo com uma excelente ração, de preferencia com a qualidade de uma super-premium, e apropriada á idade dele, começar a ambienta-lo ao novo lar, brincar com ele, etc. Ter muita atençao ao seguinte ver se ele tem as vacinas apropriadas á idade dele, desparasita-lo convenientemente.
Tudo de bom para o pequeno!
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”