A altura correta dos cães Pastores Alemães

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

segunda ago 13, 2007 11:42 pm

A altura correta dos cães Pastores Alemães



Todos sabemos que uma fêmea deve medir, segundo o padrao da raça, entre 55 e 60 centímetros. É de conhecimento geral, também, que o tamanho dos machos nao deve ser inferior a 60 e superior a 65 centímetros. Sao medidas estabalecidas pelo fundador da raça, pelo visionário que concebeu no fim do século XIX o cao pastor alemao, o capitão Max v. Stephanitz. Deu aos caes estas medidas e pequenas e rígidas margens de manobra para que a criação pudesse se desenvolver com segurança dentro do padrao elástico estabelecido e, ao mesmo tempo - e mais importante - estabeleceu-se um tamanho de um cao ideal para o trabalho. Para marchar por longas horas, em codições difíceis de terreno. Outro aspecto importante era o caráter. Um cão de caráter forte, duro, inteligente e capaz de, com um pouco de treinamento, exercer as funçoes para as quais fora inicialmente concebido.

Partindo dessa premissa, a raça foi desenvolvida nos últimos 100 anos com caes que variavam entre as medidas acima indicadas. Ocorre que com a harmonização e homogeneização da raça, houve uma leve tendência para que a altura das fèmeas ficasse entre 57 e 61 e dos machos entre 63 e 66 centímetros. A altura média subiu sutilmente até os anos 80. Este leve aumento, natural em todas as espécies, inclusive nos seres humanos, colaborou para que os caes atingissem uma aerodinâmica mais adequada.

Ocorre que nos últimos 10 ou 15 anos, talvez pela realização de acasalamentos não tão corretos, com consangüinidades muito próximas (próximas até demais, além de nao permitidas – algumas poucas flagradas através dos exames de DNA), esta concentraçao de linhas de sangue resultou em um aumento acentuado na curva verificada desde Horand Grafrath em 1899. Foram 10 ou 15 anos onde vimos animais, alguns machos, que facilmente chegavam aos 70 centímetros. Algumas fêmeas chegaram a medir quase 64 centímetros. Para um cao de trabalho como é o Pastor Alemão, a prática e a tendência de crescimento acentuado passaram a ser inaceitáveis.

Com a saudável mudança de direção na SV em meados da década de 90, novos rumos foram traçados no sentido de conter aquele desvio crescente no desenvolvimento da raça. O entao novo Presidente da SV, Peter Messler, deu ênfase e prioridade a animais mais técnicos, harmoniosos, corretos do ponto de vista de substância e proporçoes. O que vimos foram animais dentro do mais correto padrao médio da raça retornando as posiçoes de ponta nas exposiçoes da Alemanha. Através dos descendentes de Uran Wildsteiger Land, o Sieger Ulk v. Arlett, em seguida o duas vezes Sieger Rikkor von Bad-Boll, além do Yasko v. Farbenspiel, da linha do Jeck Noricum, três animais de altura absolutamente correta, iniciou-se a tendência para uma reduçao do número de animais grandes na ponta das exposiçoes. Lógico que alguns animais grandes - muito grandes - ainda foram VAs neste período. Mas a tendência mostrava claramente que o que se buscava eram animais mais técnicos, bem proporcionados, com melhores características para o trabalho.

Com a mais recente mudança na liderança da SV, ocorrida em 2003, o novo vice-Presidente da SV, Erich Orschler, assumiu os destinos dos animais da classe aberta por dois anos apenas (2003 e 2004). Pensou-se, inicialmente, de forma equivocada, que a nova política estaria mais próxima daquela que tandos problemas causou nos anos 80 e na primeira parte dos anos 90. Grande engano. Orschler tem mostrado crescente preocupaçao com o tamanho dos animais.

Pela primeira vez, em 2004, durante a Siegerschau da Alemanha, foi realizada uma tomada de medidas anônima, com o objetivo de se avaliar o verdadeiro tamanho atual dos animais apresentados e orientar o futuro desenvolvimento da raça. Os animais eram medidos em "stand" e posteriormente um juiz estrangeiro repetia o procedimento.

A conclusao foi de que, na classe aberta machos, a maioria dos caes apresentados estava entre 64 e 66 centímetros. Do total de caes apresentados na classe aberta machos (246 fizeram o exame individual), um media 61, 35 mediram 66 centímetros, 12 entre 67 e 68 e apenas um com 69 centímetros. Entre os 35 primeiros colocados (os 9 VAs e mais os primeiros 26 Vs), segundo o relatório apresentado pelo Orschler, 30 estavam dentro do padrao.

Como a questao do altura dos animais nao poderá ser solucionada de um dia para o outro, a SV está preparando uma linha de açao que deverá ser implementada ao longo dos próximos anos. A partir de 2005, os animais entre 9 e 18 meses serao medidos nas exposiçoes, para que posteriormente os resultados sejam arquivados. Em 2006, os animais entre 9 e 25 meses serao medidos e os resultados serao enviados para a sede da SV. A partir de 2007, todos os animais serao obrigatoriamente medidos e suas medidas incluídas nos catálagos de exposiçoes, como se faz hoje ao indicar a data de nascimento, provas de trabalho, filiaçao, etc.

São medidas saudáveis que devem ser igualmente implementadas, sem demora, nos demais países, inclusive no Brasil.



José Graça Aranha
Criador e Juiz de Seleção
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”