Dirofilariose

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

quarta ago 15, 2007 12:24 am

Dirofilariose
É o nome de uma doença causada pelo verme filariforme Dirofilária immitis, também conhecido como verme do coração.
Essa doença encontra-se difundida por vários países, acarretando perdas afectivas e económicas, pois se não for prevenida ou diagnosticada logo no início, resultará no desenvolvimento e na migração do parasita pelos vários tecidos e órgãos (principalmente rins, fígado, artéria pulmonar e coração), podendo causar sérios danos aos animais, levando-os à morte. O principal hospedeiro é o cão, mas pode acometer gatos também. A transmissão ocorre obrigatoriamente por mosquitos hematófagos, presentes em regiões com vegetação e humidade elevada.
Sabe-se que se trata de uma doença dos litorais. A incidência é maior no litoral devido a grande quantidade de mosquitos, que são os potenciais transmissores. O mesmo mosquito contaminado pode transmitir esse verme ao homem. O parasita, por ser incapaz de completar seu ciclo de vida no homem morre, e pode transformar-se em um nódulo que poderá ser confundido com um tumor, muitas vezes levando o paciente a cirurgias delicadas. A maioria dos cães infectados não apresenta sintomas até que a doença já esteja em um estágio avançado. Os sintomas mais característicos da doença são: tosse crónica, apatia, cansaço, baixa resistência para exercícios e perda de peso.
A prevenção se dá pela administração de medicamentos específicos que também actuam como vermicidas intestinais. A primeira dose deve ser administrada 30 (trinta) dias antes da introdução dos cães em áreas endémicas e repetidas mensalmente a partir dessa data durante toda a vida do animal. O tratamento também pode ser iniciado aos 45 dias de vida. Recomenda-se consultar um médico veterinário antes de iniciar o tratamento.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”