Comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

quarta ago 15, 2007 12:38 am

Comportamento
Esse assunto é bastante extenso. Para se aprofundar no assunto, existe literatura e bons profissionais (biólogos, veterinários, adestradores e psicólogos entre muitos outros) que poderão ajudá-lo.
Não existe cão ou gato que não faça bagunça. É necessário lembrar que eles não possuem noções de valor. Se os deixarmos morder os chinelos velhos, como aprenderão que não devem morder aqueles sapatos caros? Procure se colocar no lugar da sua mascote. Um bom dono é aquele que ensina e não o que castiga.
É importante impor limites, começar um condicionamento simples, como associar o chamado com a distribuição de alimento. Com o tempo, as carícias e expressões de satisfação também são usadas. Devemos desenvolver com a nossa mascote um relacionamento honesto e positivo, para que obtenhamos dela também um comportamento positivo. Lembre-se que um animal não mente nem engana: ele é autêntico.
O comportamento da sua mascote estará directamente relacionado a vários factores como por exemplo: nível de stress a ela imposto, às actividades que realiza (serviço ou simples passeios) ou não, confinamentos, condicionamentos mal realizados (pode tornar um animal extremamente agressivo e perigoso), de erros de cruzamento (cruzamentos feitos aleatoriamente, sem observação de critérios objectivos e características individuais), entre outras coisas. Esses factores actuam tanto no desenvolvimento físico quanto no social da sua mascote e quanto mais cedo você os observar, mais tranquilo e confiante ela será, e melhor será o seu relacionamento com ela.
A nossa espécie é privilegiada com a linguagem verbal, sendo que os gestos também possuem a sua importância. Os animais em especial, são muito sensíveis a eles, e percebem coisas que para nós poderiam facilmente passar despercebidas. Portanto, cuidado. Preste atenção ao que faz, e como o faz. Perceba como ele reage à entonação da voz que você usa. Ele percebe até a forma como você o olha. Para se comunicar, muitas pessoas gritam com seus cães. Note a incoerência disso: a audição do cão é cerca de 60 vezes maior do que a nossa! Basta mudar a entonação, que o efeito será o mesmo. Com gritos, o seu cão acabará obedecendo por medo e não por prazer. Seremos naturalmente seus líderes, pois dependem de nós para a realização da sua necessidade mais básica que é alimentar-se. Basta que usemos um pouquinho de sensatez e sensibilidade, que o comportamento da nossa mascote será facilmente adaptado às nossas necessidades e conveniências, sem traumas, gerando um ambiente e um relacionamento saudável. O raciocínio é e deverá ser sempre a nossa mais poderosa ferramenta de trabalho na educação de nosso cão. Através de truques constantemente armados, o cão passará sem perceber, a se comportar conforme nossos anseios
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”