Os parasitas externos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

quarta ago 15, 2007 1:48 am

Parasitas externos
Devem ser exterminados desde o 1º dia de convívio com o animal. Para diminuir a disseminação desses ectoparasitas, deve-se manter os cães em ambientes limpos e secos. O canil (ou quintal) precisa de desinfecções constantes. A grama, por sua vez, constitui um abrigo ideal para as caraças, que permanecem na parte inferior das folhas maiores. Portanto, conserve a grama do seu jardim sempre bem aparada.
Pulgas: a pulga também é transmissora de um tipo de verminose, a teníase. Ela ingere o ovo do parasita eliminado junto com as fezes do hospedeiro. No organismo, o ovo transforma-se em larva. Quando a pulga pica o cão, deposita essa larva no local picado. O cão lambe a ferida e ingere a larva, que chegará aos intestinos, se desenvolverá e o parasitará. De nada adianta matar apenas as pulgas que estão sobre o animal. Milhares de ovos, larvas e outras pulgas adultas estão espalhados pela casa. Uma pulga passa em média, apenas 15 minutos sobre o animal. Se o cão é mantido dentro da residência, convém utilizar diariamente o aspirador de pó nas carpetes, tapetes e nos sofás. Assim, a incidência diminuirá sensivelmente, sobretudo se você colocar um pouco de produto anti-pulgas no colector de pó do aparelho, para matar as capturadas.
Dependendo do grau da infestação, outros produtos químicos poderão ser utilizados, tomando-se o cuidado de retirar crianças e animais do ambiente, adoptar medidas de protecção individual para manusear o produto e seguir sempre uma orientação técnica. Sempre que o cão entrar na casa, inspeccione-o a fim de constatar se ele está trazendo parasitas, que podem ser eliminados com um bom banho. Mas lembre-se que o cão não deve tomar banhos frequentes.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”