PA cruzamentos?? puros ou não??

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
jmag1983
Membro
Registado: quarta mai 09, 2007 3:54 pm

domingo set 09, 2007 5:29 pm

Boas tardes!!!
Ultimamente tenho andado com algumas dúvidas em relação a clasificação dos pastores alemães!!!
Passo a explicar, em espanha, uma cadela PA para poder cruzar....ou melhor para ficar com o "estatuto" de criação, tem que pelo menos ir a uma exposição!!! E só depois é que são atribuidos os respectivos LOP às crias.....
Sei também que o pastor alemão de pêlo comprido não entra em exposições apesar de ter LOP, devido ao facto também de que o pelo comprido nos PA é um erro genético (há uma probabilidade de 10% na ninhada de sairem de pelo comprido)!! Apesar, na minha opinião, eu achar os PA de pêlo comprido, muito mais bonitos....
Infelizmente sei que o CPC não aceita em exposições PA de pelo comprido....pois dizem eles....querer eliminar esse erro genético dos PA.....e mais uma vez.....e infeizmente adoro PA de pelo comprido....
A dúvida é.....caso um PA de pelo comprido em portugal faça criação....as crias terão ou não o respectivo LOP???
E se uma cria nasce de pelo comprido, porque é que lhe é atribuido o LOP se o CPC não os aceita como puros?!?!?!?!?
Temos os exemplos dos labradores castanhos.....é um erro genético e no entanto o CPC considera-o puros.....
Porque é que num PA de pelo comprido, apesar de ser erro genético, também não pode ser considerado puro??
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

domingo set 09, 2007 8:20 pm

ola a todos....

Permita-me desde já dizer k concordo totalmente contigo...... os pastores alemães de pêlo comprido são montes de lindos mesmo......... e não os considero erro genético antes pelo contrario esses cães são excelentes cães de trabalho se fores a ver nas forças de segurança e equipas de busca e salvamento são muito utilizados.......
Em relação aos registos no CPC são registados da mesma maneira k os de pêlo curto sem que haja qualquer tipo de diferença, ou seja, têm LOP como os outros.......
Em relação às exposiçoes penso que lhes é permitido participar mas são logo penalizados por causa do pêlo.....
É importante salientar que por vezes no cruzamento de grandes campeões também nasce um pêlo comprido....... pois o gene está intriseco na raça e acridito que esses lindos cães nunca irão deixar de existir.....
Eu acredito que um dia os pastores alemães de pêlo comprido irão poder partecipar em pé de igualdade com os outros pastores alemães.... se calhar até posso estar errado mas é o k me faz mais sentido.....

Visita o meu pet side vais ver k lá está a cadela mais bonita do mundo

:D

Abraço a todos Miguel Pereira
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

terça set 11, 2007 10:56 am

A mãe do meu "MurCÃO" é um belo exemplar de pelo comprido... mas o pai é de pelo curto...

Resultado, quando fui escolher o Max, tinha lá 2 irmãos dele com uma gadelha... hehehehehehe...

eu optei pelo pelo curto porque ele anda solto pela quinta todo o dia e assim é mais higiénico...

Mesmo assim acho que pelo do Max não é bem curto... mas tb não é comprido... quero lá saber do pelo... logo que seja puro, não dou importancia a esses details, deixo para os experts...
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

terça set 11, 2007 6:48 pm

ricardoliveira Escreveu:A mãe do meu "MurCÃO" é um belo exemplar de pelo comprido... mas o pai é de pelo curto...

Resultado, quando fui escolher o Max, tinha lá 2 irmãos dele com uma gadelha... hehehehehehe...

eu optei pelo pelo curto porque ele anda solto pela quinta todo o dia e assim é mais higiénico...

Mesmo assim acho que pelo do Max não é bem curto... mas tb não é comprido... quero lá saber do pelo... logo que seja puro, não dou importancia a esses details, deixo para os experts...
A ninhada onde nasceu o seu Max nunca deveria ter acontecido visto a mãe dele ser de pelo comprido! Em qualquer país que tenha uma canicultura devidamente controlada e que se preze tal facto nunca poderia ter acontecido! Primeiro porque a mãe não era confirmável para a cria, e em segundo lugar se mesmo assim tal caso acontecesse os clubes dirigentes reconhecidos para emissão dos registos de origens (pedigree) não teriam aceite os registos da ninhada de uma cadela com pelo comprido. Pois o seu cão Max tem grandes probabilidades e potencial para ser um belíssimo estragador da raça por ser um verdadeiro potencial transmissor da tara (pelo comprido). Se bem que ele próprio possa dessa não a manifestar. È com criadores como o do seu animal que se acaba em Portugal avacalhando uma raça a troco de umas quantas cruzas fortuitas e dais quais não se comprovam a existência de um qualquer interesse ou benefício para a raça.
E desculpe que eu lhe diga mas neste caso, e isto visto o senhor estar convencido que terá feito uma boa aquisição em virtude de o animal ser de pura raça como você aqui o afirma; eu não estaria assim tão seguro disso! Quanto mais não fosse pelo facto do seu cão ser filho de quem você diz que ele é. Pois os cães de pelo comprido são animais presentemente considerados sem valor para a raça e defeituosos, tanto assim que nos países filiados a WUSV não se aceita desses a reprodução e as suas crias nos registos aos livros de ascendências. Nesses países membros da WUSV unicamente são aceites cachorros nascidos de país aparentemente livres da dita tara, e com isso a esses mesmos exemplares livres da dita tara se lhe possa então outorgar para um ou outro filhote de suposto pelo longo a quando do nascimento, inicialmente um registo provisório de ascendência ficando contudo os ditos animais a aguardar pela fase final do reconhecimento que é o pedigree definitivo (no caso da França por exemplo) ou da autorização e reconhecimento que os ira dar e torna-los como validos para a cria dos ditos puros sangues e dai ser-lhes então passado o apto para a cria.
Como pode perceber o seu cão é fruto de um produto degenerado e interditado para a cria no país de origem deste como tal se possa considerar que o mesmo pouco mais valor possa ter que um outro sem os papeis que comprovam a sua pureza. O seja na quase totalidade da canicultura oficial e a 100% na reconhecida pela WUSV o seu cão é e seria considerado como sendo um bastardo da raça e não um puro-sangue como você quer aqui acreditar. A sorte do animal, do criador do mesmo e consequentemente a sua é que o animal nasceu em Portugal onde em matéria de canicultura vale tudo! Espero que não me vá levar a mal pelo que eu aqui lhe disse, mas a verdade é que também não podia ler o que você aqui escreveu sem disso lhe fazer uma pequeno reparo e uma chamada de atenção, e com isso vou resumir e concluir dizendo-lhe que de facto e efectivamente o seu animal parece ser um animal sóbrio quanto ao seu fénotipo e relativamente a raça mas contudo não deixa de ser um animal de pouca valia dentro da raça e para a raça.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

terça set 11, 2007 7:22 pm

daktari Escreveu:
ricardoliveira Escreveu:A mãe do meu "MurCÃO" é um belo exemplar de pelo comprido... mas o pai é de pelo curto...

A ninhada onde nasceu o seu Max nunca deveria ter acontecido visto a mãe dele ser de pelo comprido! Em qualquer país que tenha uma canicultura devidamente controlada e que se preze tal facto nunca poderia ter acontecido! Primeiro porque a mãe não era confirmável para a cria, e em segundo lugar se mesmo assim tal caso acontecesse os clubes dirigentes reconhecidos para emissão dos registos de origens (pedigree) não teriam aceite os registos da ninhada de uma cadela com pelo comprido. Pois o seu cão Max tem grandes probabilidades e potencial para ser um belíssimo estragador da raça por ser um verdadeiro potencial transmissor da tara (pelo comprido). Se bem que ele próprio possa dessa não a manifestar. È com criadores como o do seu animal que se acaba em Portugal avacalhando uma raça a troco de umas quantas cruzas fortuitas e dais quais não se comprovam a existência de um qualquer interesse ou benefício para a raça.
E desculpe que eu lhe diga mas neste caso, e isto visto o senhor estar convencido que terá feito uma boa aquisição em virtude de o animal ser de pura raça como você aqui o afirma; eu não estaria assim tão seguro disso! Quanto mais não fosse pelo facto do seu cão ser filho de quem você diz que ele é. Pois os cães de pelo comprido são animais presentemente considerados sem valor para a raça e defeituosos, tanto assim que nos países filiados a WUSV não se aceita desses a reprodução e as suas crias nos registos aos livros de ascendências. Nesses países membros da WUSV unicamente são aceites cachorros nascidos de país aparentemente livres da dita tara, e com isso a esses mesmos exemplares livres da dita tara se lhe possa então outorgar para um ou outro filhote de suposto pelo longo a quando do nascimento, inicialmente um registo provisório de ascendência ficando contudo os ditos animais a aguardar pela fase final do reconhecimento que é o pedigree definitivo (no caso da França por exemplo) ou da autorização e reconhecimento que os ira dar e torna-los como validos para a cria dos ditos puros sangues e dai ser-lhes então passado o apto para a cria.
Como pode perceber o seu cão é fruto de um produto degenerado e interditado para a cria no país de origem deste como tal se possa considerar que o mesmo pouco mais valor possa ter que um outro sem os papeis que comprovam a sua pureza. O seja na quase totalidade da canicultura oficial e a 100% na reconhecida pela WUSV o seu cão é e seria considerado como sendo um bastardo da raça e não um puro-sangue como você quer aqui acreditar. A sorte do animal, do criador do mesmo e consequentemente a sua é que o animal nasceu em Portugal onde em matéria de canicultura vale tudo! Espero que não me vá levar a mal pelo que eu aqui lhe disse, mas a verdade é que também não podia ler o que você aqui escreveu sem disso lhe fazer uma pequeno reparo e uma chamada de atenção, e com isso vou resumir e concluir dizendo-lhe que de facto e efectivamente o seu animal parece ser um animal sóbrio quanto ao seu fénotipo e relativamente a raça mas contudo não deixa de ser um animal de pouca valia dentro da raça e para a raça.

peço desculpa pelo que vou dizer e ja sei que vou ser criticada mas nao me importo pois ha certas coisas que eu nao consigo aceitar....

quando diz:

Pois os cães de pelo comprido são animais presentemente considerados sem valor para a raça e defeituosos

quer mais ou menos dizer que (na inglaterra onde normalmente as pessoa sao altas, branquinhas e loiras e em portugal sao de estatura media/alta morenas e de cabelo castanho) se um ingles tiver filhos com uma portuguesa e eles nascerem altos, morenos e de cabelo loiro, alem de serem lindos, sao defeituosos e nao sao considerados sem valor e defeituosos......
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

terça set 11, 2007 7:25 pm

correcção:

quer mais ou menos dizer que (na inglaterra onde normalmente as pessoa sao altas, branquinhas e loiras e em portugal sao de estatura media/alta morenas e de cabelo castanho) se um ingles tiver filhos com uma portuguesa e eles nascerem altos, morenos e de cabelo loiro, alem de serem lindos, sao defeituosos e considerados sem valor......
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

terça set 11, 2007 7:50 pm

Boa noite a todos...

Só queria deixar uma questão no ar....

Pelo que li e ouvi falar nenhum criador está livre de lhe aparecer numa ninhada um cachorro de pêlo comprido, pois dizem que esse gene está intrinseco na raça....mesmo que os pais sejam ambos de pêlo curto..... isso aconteceu com a minha daisy ela é filha de pais de pêlo curto e ela é um pêlo comprido e por sinal a unica da ninhada....
Agora dizer que esses cães não têm valor são pouco mais valor que rafeiros ? Quando irmãos da mesma ninhada podem vir a ser cães muito bons e a darem cartas!!!!!!

Isto faz me alguma confusão!!!!!!!

Se virem demonstrações do exercito GNR e equipas de busca e salvamento vê-se muito pastor alemão a fazer um magnifico trabalho....
Por favor senhores sejamos ponderamos.....
POR FAVOR SENHORES NEM TUDO O QUE ESTÁ ESCRITO NA BIBLIA ESTÁ CORRECTO.........

Pessoal esta é a minha opinião pessoal e talvez não seja a unica pessoa a pensar isso!!!!! Talvez alguém na WUSV comece a pensar assim também.... mas eu sou apenas um novato que tem muito mais que aprender k opinar......

daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

terça set 11, 2007 8:26 pm

ana_marisa Escreveu:
daktari Escreveu:

peço desculpa pelo que vou dizer e ja sei que vou ser criticada mas nao me importo pois ha certas coisas que eu nao consigo aceitar....

quando diz:

Pois os cães de pelo comprido são animais presentemente considerados sem valor para a raça e defeituosos

quer mais ou menos dizer que (na inglaterra onde normalmente as pessoa sao altas, branquinhas e loiras e em portugal sao de estatura media/alta morenas e de cabelo castanho) se um ingles tiver filhos com uma portuguesa e eles nascerem altos, morenos e de cabelo loiro, alem de serem lindos, sao defeituosos e nao sao considerados sem valor e defeituosos......
ana_marisa Escreveu:correcção:

quer mais ou menos dizer que (na inglaterra onde normalmente as pessoa sao altas, branquinhas e loiras e em portugal sao de estatura media/alta morenas e de cabelo castanho) se um ingles tiver filhos com uma portuguesa e eles nascerem altos, morenos e de cabelo loiro, alem de serem lindos, sao defeituosos e considerados sem valor......
mike1985 Escreveu:Boa noite a todos...

Só queria deixar uma questão no ar....

Pelo que li e ouvi falar nenhum criador está livre de lhe aparecer numa ninhada um cachorro de pêlo comprido, pois dizem que esse gene está intrinseco na raça....mesmo que os pais sejam ambos de pêlo curto..... isso aconteceu com a minha daisy ela é filha de pais de pêlo curto e ela é um pêlo comprido e por sinal a unica da ninhada....
Agora dizer que esses cães não têm valor são pouco mais valor que rafeiros ? Quando irmãos da mesma ninhada podem vir a ser cães muito bons e a darem cartas!!!!!!

Isto faz me alguma confusão!!!!!!!

Se virem demonstrações do exercito GNR e equipas de busca e salvamento vê-se muito pastor alemão a fazer um magnifico trabalho....
Por favor senhores sejamos ponderamos.....
POR FAVOR SENHORES NEM TUDO O QUE ESTÁ ESCRITO NA BIBLIA ESTÁ CORRECTO.........

Pessoal esta é a minha opinião pessoal e talvez não seja a unica pessoa a pensar isso!!!!! Talvez alguém na WUSV comece a pensar assim também.... mas eu sou apenas um novato que tem muito mais que aprender k opinar......

Uma coisa é certa as raça só existem porque existe das mesmas um estalão pelo qual nos devemos guiar e cingir. Até porque se assim não fosse e se tal não acontecesse passaríamos dentro de pouco tempo a ter pastores alemães parecidos com galgos do Afeganistão por exemplo e vice-versa. Pois se não fossem fixados e estipulados os limites pelo qual se aceitam os animais dentro da própria raça como estando dentro dos padrões da mesma deixaríamos de ter as distintas raças. Todos os cães das diferentes raças acabariam se parecendo uns com os outros, ou seja acabavam-se as raças. Por isso que vos pareça bem ou não a verdade é que as coisas são como são pelas razões que estas demonstram e que têm de ser feitas. Quem diz preferir a raça do PA é porque vê nestes características diferentes das outras raças, sendo que essas características para existirem e se manterem têm de ser definidas e consequentemente mantidas se não as mesmas acabariam por se perder com o passar do tempo não acham?
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
N3kinha
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

terça set 11, 2007 9:19 pm

Boa noite a todos!
Tenho a perfeita percepção da sabedoria e preocupação que detêm o senhor Vítor Oliveira, pela raça Pastor Alemão.
Sei por isso que esta “certo” no que diz, só que fiquei um pouco magoada e chocada… Com a forma que se refere a um ser vivo, pois há muitas pessoas que tem Pastores Alemães de pelo comprido e que certamente os amam e ficam magoadas com o que disse.
Foi como se me confrontasse com o facto de o meu “filho” ser um ser “deficiente”, quando que na minha cabeça, ele é simplesmente a perfeição. Pois tenho um belo Pastor Alemão de pelo comprido com LOP. E desculpem me mas ele é simplesmente lindíssimo.
Penso que também não percebeu o senhor Ricardo Oliveira, pois este, no meu entender quereria dizer simplesmente que o importante para ele é o seu Maxwell, que independentemente de ser filho de x ou y, é sem duvida um cão de raça Pastor Alemão, com as características da mesma, e que acima de tudo ele o adora.
Poderia mais suavemente ter dito que, o cão de pelo notoriamente mais comprido, não apresentam praticamente sub pelo (segunda pelagem espessa e lanosa, por baixo da primeira, com a função de proteger o animal dos rigores do clima). Por esta razão, os Pastores Alemães de pelo comprido não são desejáveis para a criação, estando, inclusive, proibida a sua utilização na reprodução nos países que se regem pelas normas da WUSV (União Mundial dos Clubes de Pastor Alemão).

Cumprimentos =)

Carolina
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça set 11, 2007 10:13 pm

Boa Noite a todos os foristas,

Em relação ao tópico, concordo com o que diz o sr. Vitor Oliveira..... em relação ao conceito de "pureza".....
Uma raça rege-se por normas a que se chama ...... estalão!

No entanto, "o nosso cão deve ser sempre..... o melhor do mundo!"

Aconselho visitarem.......
"Estudio experimental sobre los individuos de la raza de pastor alemán de la variedad de pelo largo, por A. Pozuelos & R. G. Fuentes "

no site http://www.amigosdelpastoraleman.com/principal.htm
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
jmag1983
Membro

terça set 11, 2007 11:08 pm

desde já, obrigada a todos pelos esclarecimentos dados!!!
Mas mesmo assim, sinto-me revoltada....aliás, estamos em Portugal.....e um pastor alemão de pelo comprido com LOP não ser considerado puro é um bocadinho ridiculo....não tem lógica!!!
Mas de qualquer das formas não deixo de pensar que isto não passa de modas e mais uma politiquice....posso estar errada.....mas porque é que passaram a aceitar PA brancos em exposições!?!?!?
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta set 12, 2007 9:27 am

Bom Dia a todos os foristas,

À jmag1983:

Não se deve sentir revoltada, pois o seu animal, para si, deverá ser sempre o melhor do mundo...
Agora, deverá perceber que existem regras que deverão ser cumpridas...
e não são regras portuguesas, ao contrário de que afirma, são regras internacionais, com as quais se pode concordar, ou não....
Quanto ao PA branco, deve estar a confundir com outra raça, a do pastor suiço.....
Até porque no estalão do PA, admitem-se pequenas manchas brancas na pelagem, mas são indesejáveis.....
Por último, não se sinta revoltada, e continue a "gostar"do seu animal como até aqui!
<p>Cumprimentos </p>
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta set 12, 2007 10:42 am

poderá entretanto acontecer que as coisas mudem. Os huskys que tivessem olhos azuis também foram em tempos considerados não puros de raça, e agora já se admitem, tanto de olhos azuis como castanhos.
Fugindo um pouco á questão do pêlo. A minha P.A. tem LOP, mas também tem displasia na anca. Corrijam-me se estiver mal informada, mas não existe uma qualquer "regra" que impede que haja procriação entre animais com esta doença. Toma reforços de 6 em 6 meses e até anda muito bem, tendo em conta a idade e grau de displasia. Mas outros há que simplesmente não terão a mesma sorte, e as dores são terríveis, que eu sei :( . poderá existir um contorno dos criadores a essa "regra", tratando-se de uma entidade ( Clube Português de Canicultura ) credível? Prefiro pensar que estou mal informada, que se calhar estou mesmo. :!:
jmag1983
Membro

quarta set 12, 2007 4:43 pm

fontedasbicas:

Acho que me devo ter feito entendido mal....a minha revolta não é contra a minha cadela.....mas sim contra o critério de classificação da pureza dos pastores alemães.....
Porque é que uma cria filha de pais puros, pode não vir ser considerada pura??? Mas no entanto, ao pedido do respectivo LOP, este é-lhe atribuido??? Um bocadinho contraditório, não??
Existe um erro na classificação e atribuição de LOP......e por estes enganos....é a razão pela qual se começa a ver por aí rafeiros abandonados, enquanto devemos lutar TODOS pela pureza da raça e não só da dos PA.....
Mas uma coisa é certa.....a responsabilidade toda, parte do CPC....porque pessoas como eu que possam ter animais com o seu respectivo LOP...não sabem se o seu animal é na verdade puro ou rafeirinho.....(eu informei-me porque amo a raça.....)
E é aí que está a minha revolta contra Portugal......temos o caso de Alemanha ou até mesmo de Espanha (país vizinho...).....nada destes erros acontecem.....
Mas uma coisa é certa.....a minha cadela apesar de ter o pelo comprido....que ninguém se atreva a retirar-lhe o LOP que lhe foi atribuido a nascença.....em Portugal não têm qualquer tipo de credebilidade para o fazerem....
Mas que fique esclarecido uma coisa para que não haja confusões....eu não comprei a minha PA para fazer criação....adoraria ter entrado em exposições e até mesmo em provas de agility por ela ter imenso jeito...infelizmente não posso....e apesar de tudo.....a ligação que tenho com ela é o mais importante para mim....

XANAKIKA:

Não sei se existe ou não alguma regra que impeça esse tipo de criação.....
Mas pelo bom senso das pessoas (criadores), deve saber que esse tipo de doença é hereditário.....logo não convém fazer criação.....se calhar....poderá informar-se melhor no seu veterinário.....

Mais uma vez, obrigada por tudo....mas continuo a dizer....em Portugal há qualquer coisa que funciona mal......
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta set 12, 2007 5:40 pm

Boa Tarde a todos os foristas....

jmag1983:

"a minha revolta não é contra a minha cadela.....mas sim contra o critério de classificação da pureza dos pastores alemães....."
- Claro que percebi... por isso é que lhe disse que a sua cadela é e será sempre a melhor do mundo!!!!!!!

"Porque é que uma cria filha de pais puros, pode não vir ser considerada pura??? Mas no entanto, ao pedido do respectivo LOP, este é-lhe atribuido??? Um bocadinho contraditório, não?? "
- Concordo que haja alguma contradição.... Mas posso-lhe dizer que não é só em Portugal.... é na Alemanha, país de origem, é na Espanha, vizinha..... Aqui, e contráriamente ao que diz, até pelo RCEPPA são tatuados cachorros que toda a gente sabe que vão dar cães adultos de pêlo comprido!

".....e até mesmo em provas de agility...."
- Desconheço que não possa participar nessas provas......

Para finalizar, acho que há incapacidade de verificação de ninhadas por parte do CPC, havendo ao mesmo tempo, se calhar interesses económicos em registar todos os cães..... etc....

XANAKIKA e jmag1983:

Visitem o site http://www.pacp.ws/reg.htm e vejam o Reg Apto de Cria...
Penso que poderá ajudar......
<p>Cumprimentos </p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”