Bom dia a todos.
Vou adquirir um novo menino da próxima ninhada da irmã do Max, Estrela que tem 3 ou 4 anos... devem nascer no final de Fev.
Quero a opinião dos experts para ver se me esclarecem de algumas dúvidas e mitos...
1 - É verdade que o cão mais forte da ninhada é o primeiro a nascer ?
2 - Devo levar uma veterinária comigo para a escolha do cachorro ?
3 - Quais são os pormenores que devo ter bem em atenção ao escolher o cachorro ?
Não quero cometer erros, quero apenas ter a certexa que vou pegar num cão saudável.
Na escolha do Max apenas tive em consideração a cara, escolhi o mais murcão que lá tinha e acertei... era mesmo murcão e querido.
Alguém me dá umas dicas ?
Obrigado.
Escolher o melhor cachorro de uma ninhada ?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
Olá. Vou tentar dar-lhe o meu ponto de vista.
1 -francamente não sei...sei que o cachorro com mais vitalidade é dos primeiros a mamar...
2 - não penso que seja imprescindível. Verifique o estado de saúde dos pais, se tem despiste de displasia, etc. Se lhe interessa um cão com boa estrutura, verifique a dos pais e as linhas de sangue a que pertencem. Verifique as instalações e cuidados de higiene mantidos pelo criador, bem como as rotinas de alimentação quer dos adultos quer dos cachorros.
3 - observe a ninhada em conjunto em várias ocasiões; descarte cachorros tímidos; descarte hérnias umbilicais e patas brancas ou unhas muito claras;vá observando quais os cachorros com mais vitalidade nas brincadeiras; perca (ganhe) horas a observar a ninhada; verifique os planos de vacinação e desparasitação utilizados pelo criador; se a ninhada fôr de um modo geral muito mexida e os pais tiverem carácter forte, escolha nãoo cachorro que ganha sempre as guerras com os irmãos, mas o segundo vencedor - terá um projecto de cão que ganha a maior parte das vezes, mas que também sabe submeter-se quando é preciso; se a ninhada não fôr muito viva, escolha o que ganhar mais vezes; em termos de estrutura a idade ideal para apreciar um cachorro é às 8 semanas - a partir daí o crescimento começa a ser muito rápido e muitos tornam-se desengonçados; converse muito com o criador e, se possível, faça-se acompanhar por alguém que conheça bem a raça.
Boa sorte
José Carlos
1 -francamente não sei...sei que o cachorro com mais vitalidade é dos primeiros a mamar...
2 - não penso que seja imprescindível. Verifique o estado de saúde dos pais, se tem despiste de displasia, etc. Se lhe interessa um cão com boa estrutura, verifique a dos pais e as linhas de sangue a que pertencem. Verifique as instalações e cuidados de higiene mantidos pelo criador, bem como as rotinas de alimentação quer dos adultos quer dos cachorros.
3 - observe a ninhada em conjunto em várias ocasiões; descarte cachorros tímidos; descarte hérnias umbilicais e patas brancas ou unhas muito claras;vá observando quais os cachorros com mais vitalidade nas brincadeiras; perca (ganhe) horas a observar a ninhada; verifique os planos de vacinação e desparasitação utilizados pelo criador; se a ninhada fôr de um modo geral muito mexida e os pais tiverem carácter forte, escolha nãoo cachorro que ganha sempre as guerras com os irmãos, mas o segundo vencedor - terá um projecto de cão que ganha a maior parte das vezes, mas que também sabe submeter-se quando é preciso; se a ninhada não fôr muito viva, escolha o que ganhar mais vezes; em termos de estrutura a idade ideal para apreciar um cachorro é às 8 semanas - a partir daí o crescimento começa a ser muito rápido e muitos tornam-se desengonçados; converse muito com o criador e, se possível, faça-se acompanhar por alguém que conheça bem a raça.
Boa sorte
José Carlos
-
- Membro Veterano
Pois eu procuro alguem que vá comigo e que conheça a raça... alguem da zona do porto ou aveiro que esteja disposto a ir comigo a viana do castelo a um sabado de manhã ?
Se for preciso, pago.
No minimo vou levar uma veterinária... e vou lá várias vezes antes de escolher, para observar e marcar os cachorros, tipo estudar a ninhada... mas no momento de o trazer queria mesmo que alguem fosse comigo...
O criador é de confiança, eu conheço bem a irmã do max, a estrela, é neta do artz do cavado (CH portugues), o pai não conheço, mas sei que tem LOP e é de pêlo curto e porte grande... mas vou querer conhece-lo antes tb... não somos veterinários, ele deixa-me escolher o que eu quiser... só que queria e acho que não faz mal ter uma segunda opinião comigo, alguém que seja expert.
Se for preciso, pago.
No minimo vou levar uma veterinária... e vou lá várias vezes antes de escolher, para observar e marcar os cachorros, tipo estudar a ninhada... mas no momento de o trazer queria mesmo que alguem fosse comigo...
O criador é de confiança, eu conheço bem a irmã do max, a estrela, é neta do artz do cavado (CH portugues), o pai não conheço, mas sei que tem LOP e é de pêlo curto e porte grande... mas vou querer conhece-lo antes tb... não somos veterinários, ele deixa-me escolher o que eu quiser... só que queria e acho que não faz mal ter uma segunda opinião comigo, alguém que seja expert.
-
- Membro Veterano
O problema não está no criador, de quem o trouxe é 100% confiança e vou ter um desconto... é tipo uma reposição, o criador também não ficou aos pulos por o Max ter falecido assim...
Eu pretendo é ter ajuda na escolha do cachorro, como vou ser o primeiro a escolher... ver se tem algum problema nos olhos, nas patas, hernias... eu so preciso de alguem... tenho medo... mais nada.
mas, se nao arranjar ninguem que va comigo (criador ou vet), saio de lá com o cachorro e apesar de ja vir com vacinas e etc, vou de imediato a um segundo veterinario para ter uma segunda opinião... não custa nada e vou para casa muito mais tranquilo.
como li num site, eu vou (ganhar) perder tempo a observar vários sábados a ninhada... quero o mais comilão, o mais mamão, o mais saudável.
Haja saúde, o resto já temos !
Alguém que se ofereça, eu se fosse expert e visse um pedido de ajuda só mesmo se não pudesse.
Eu pretendo é ter ajuda na escolha do cachorro, como vou ser o primeiro a escolher... ver se tem algum problema nos olhos, nas patas, hernias... eu so preciso de alguem... tenho medo... mais nada.
mas, se nao arranjar ninguem que va comigo (criador ou vet), saio de lá com o cachorro e apesar de ja vir com vacinas e etc, vou de imediato a um segundo veterinario para ter uma segunda opinião... não custa nada e vou para casa muito mais tranquilo.
como li num site, eu vou (ganhar) perder tempo a observar vários sábados a ninhada... quero o mais comilão, o mais mamão, o mais saudável.
Haja saúde, o resto já temos !
Alguém que se ofereça, eu se fosse expert e visse um pedido de ajuda só mesmo se não pudesse.
-
- Membro Veterano
Um criador não é um veterinário. Eu tb não sou. Os cães são entregues vacinados, ou seja, passaram por um veterinário... mas eu sou assim, gosto de ter uma segunda opinião... mas já sei que ninguem se vai oferecer para ir comigo, daí eu pegar no cachorro (mas antes vou la umas 3 ou 4 vezes observar a ninhada, brincar com eles) e ir directo a um segundo veterinário... so que viana vale de cambra sao 120 km cada lado e nao me da jeito chegar a minha vet e la dizer, olha, ele tem um problema no sexto dedo da orelha
(algo que possa escapar a outra vet que o vacinou e observou.
Para a escolha do caracter do cachorro é que precisava de ajuda, o Max devia ser dos tímidos, nunca o vi chateado com ninguem, nunca roncou, podia qq um mexer-lhe na tigela da comida... era mesmo pachorrento, queria outro com caracter identico... o ideal para companhia dos meus pais.

Para a escolha do caracter do cachorro é que precisava de ajuda, o Max devia ser dos tímidos, nunca o vi chateado com ninguem, nunca roncou, podia qq um mexer-lhe na tigela da comida... era mesmo pachorrento, queria outro com caracter identico... o ideal para companhia dos meus pais.
SR. Ricardo eu que acompanhei aqui o crescimento do seu max foi com uma enorme tristeza que li a noticia e quando estava a ler a mesma quando dei por mim estava alguma coisa a correr ao canto dos meus olhos, mas estou aqui a escrever para lhe dizer o seguinte eu foi buscar o meu kaiser ai a vale de cambra faz para o mês que vem dois anos e eu não estou nada arrependido se quizer o contacto dele eu dou-lhe mande-me uma p.m.
-
- Membro Veterano
A tentação é grande, ainda por cima é de vlc... mas prefiro esperar por um sobrinho do max... além disso tenho a atenção do criador.
O seu pa é engraçado, principalmente o modo como dorme ;o) hehehehehe...
ESTIME-O... eu so tenho pena de nao ter passado mais tempo com o meu ;o)
FALTAM 87 DIAS !!!
O seu pa é engraçado, principalmente o modo como dorme ;o) hehehehehe...
ESTIME-O... eu so tenho pena de nao ter passado mais tempo com o meu ;o)
FALTAM 87 DIAS !!!
Eis como o meu pai escolheu a nossa 1ª Pastora Alemã há + de 30 anos:
dirigiu-se ao criador e pensou: o primeiro cachorro que vier ter
comigo é o que eu levo para casa, pois significa que não tem medo e
que me "escolheu". O primeiro filhote que correu e saltou para ele era
uma fêmea, que ele trouxe com ele e ofereceu á minha mãe como
presente de aniversário.
Foi a táctica mais acertada, pois foi uma cadela sensacional e que ainda
hoje - partiu há 20 anos - nos deixa muitas saudades.
No dia em que eu for adquirir um Pastor Alemão, farei exactamente
como o meu pai: irei a um criador reconhecido a nível nacional e deixarei
que me "escolham" a mim.
dirigiu-se ao criador e pensou: o primeiro cachorro que vier ter
comigo é o que eu levo para casa, pois significa que não tem medo e
que me "escolheu". O primeiro filhote que correu e saltou para ele era
uma fêmea, que ele trouxe com ele e ofereceu á minha mãe como
presente de aniversário.
Foi a táctica mais acertada, pois foi uma cadela sensacional e que ainda
hoje - partiu há 20 anos - nos deixa muitas saudades.
No dia em que eu for adquirir um Pastor Alemão, farei exactamente
como o meu pai: irei a um criador reconhecido a nível nacional e deixarei
que me "escolham" a mim.