Clubes, socios e deveres de cada um para com estes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sexta mar 14, 2008 7:32 pm

FontedasBicas Escreveu:
Boa Noite a todos os foristas......

Não deveria responder a anónimos, mas para que os outros foristas, não fiquem com ideias erradas, permitam-me afirmar o seguinte:

1. O canil FontedasBicas decidiu tornar-se sócio do PACP, acreditando que haveria, por parte da nova Direcção, e generalizando, um trabalho sério, em prol da raça, em Portugal.

2. O canil FontedasBicas, esteve mais de 3 anos e meio, sem fazer uma única ninhada, entre outras razões, à espera de uma defenição quanto às regras de criação em Portugal.

3. Depois de constatar que no PACP, a lista dos seus ógão sociais já não era aquela em que tinha votado, ou seja, tinham havido substituições "ilegais" de membros dos órgãos sociais que se tinham demitido, decidiu demitir-se de sócio. Estamos num país livre, e não há, achamos nós, obrigatoriedade de estar inscrito como sócio no PACP. Parece que os cães FontedasBicas, se o seu proprietário for sócio do PACP, são "bons" e se não for sócio.... são maus!

4. Em virtude de já não ser sócio do PACP, decidiu fazer uma ninhada, registando-a no CPC e estando neste momento, às ordens do CPC, para verificação.

5. Informamos que estamos com uma política de aquisição de cães de real valor, estando também em processo de filiação em dois clubes de raça, onde nos parece não existirem estas "marteladas" a nível directivo.

6. Continuamos a repudiar estes "posts" de anónimos, moralistas, e a raiar o desespero...... mas como o velho ditado... " c.. ladram mas a caravana..... passa"

7. Por último, afirmamos que estamos dispostos a prestar todos os esclarecimentos nesta matéria.

António Pato

Peço desculpa ao senhor Pato do canil Fontedasbicas e ex sócio do PACP por aqui vir citar uma das suas intervenções neste fórum da arca, sobretudo e alem demais pelo facto do tópico já ter sido editado e bloqueado pela moderação desse mesmo fórum, que também deles espero que não me levem a mal por isso. Pois se venho aqui citar o dito texto é unicamente pelo facto de eu por bem achar ser meu dever enquanto sócio activo do clube (acima referido na citação), de ter que chamar a atenção do senhor Pato que se é certo que cada um de nós é livre de continuar ou não como sócio de um clube seja ele qual for, não é certamente a melhor forma de o fazer quando essas mesmas razões se prendem com os factos por si aqui mencionados. Pois como sócio que você diz que era desse citado clube o Senhor antes de se demitir tinha o dever e a obrigação de denunciar as ditas ilegalidades por si verificadas junto de toda a massa associativa desse mesmo clube em local apropriado para o efeito e na qualidade de ainda sócio e não depois como o senhor aqui o veio agora fazer! Até porque uma vez a sua pessoa demitida de sócia já não tem o direito de falar ou de questionar o quer que seja do que no clube é passado ou por lá se passou. Pois o facto é que bom mesmo, teria sido que o senhor o tivesse feito antes mesmo da sua demissão e não agora que já não tem poderes para nada junto desse mesmo clube e muito menos deveres ou obrigações para com o este, a não ser o da critica fortuita e descabida e em local desapropriado tal como você aqui veio fazer com esta sua intervenção exercida! Pois na minha opinião e tal como já aqui lhe disse, acho a meu ver que o senhor primeiro devia de ter denunciado por lá o que estava mal na tentativa de resolver e de sanear os seus diferentes para com o dito clube, ou então pedir-lhes a reparação desses se fosse caso disse. Depois então sim podia se ter demitido do seu cargo e dever de sócio junto do referido clube, na qualidade de sócio que diz que era desse mesmo clube. Sendo que com isso teria dado quanto mais não fosse para o creditar aqui na arca junto de todos nós e não só, do que você aqui para a arca até veio falar!
Antes de exigirmos o quer que seja de quem quer que seja e do que nós queremos que fosse ou não, devemos ter em atenção que é nossa obrigação o facto de também nós próprios termos também e quem sabe, talvez deveres e obrigações a cumprir para com os outros antes de os exigirmos a estes! Com isto tenho dito, contudo espero também eu não ser aqui mal interpretado ou alvo de criticas pelo facto de ter aqui lembrado a todos os interessados e envolvidos do tema em debate que os sócios de clubes sejam eles quais forem também têm deveres e obrigações a cumprir para com esses mesmos clubes dos quais eles são ou foram sócios assim como em relação aos demais e restantes elementos sócios desses mesmos clubes.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Pastoreiro
Membro Júnior
Registado: sábado dez 09, 2006 8:07 pm

sexta mar 14, 2008 10:50 pm

Neste texto do Sr. Vitor esta tudo dito, não se pode ser mais explicito.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado mar 15, 2008 9:07 am

O meu conhecimento do António Pato resume-se a duas ou três conversas que tive com ele. Não quero portanto assumir-me aqui como advogado dele, nem a isso me atreveria - ele se defenderáq a si próprio, se achar que vale a pena.

Mas não compreendo a abertura deste tópico apenas para o recriminar pelo seu comportamento. Afinal de que se acusa este ex-sócio do PACP?

De não ter exposto as suas razões no seio do clube? Bem, não era regulamentarmente obrigado a tal...

De só criticar após a sua demissão do clube? Eu realmente também não o faria, não está no meu feitio, mas o certo é que neste forum cada um poderá falar do que quiser, com mais ou menos credibilidade, sem que isso constitua um crime...

De ter feito uma ninhada ao arrepio das normas do clube? Bem, mas segundo ele próprio diz, quando a fez já não era sócio do clube, portanto tinha o mesmo direito que todos os que não são sócios, e não quero dizer que concorde que se crie com animais sem despistes ou sem avaliação morfológica, simplesmente é isso que acontece infelizmente com muitos criadores não sócios.

Uma vez que o tema da discussão era o PACP, para mim o que era grave (e creio que era disso que se estava a falar) era que no seio do clube se sigam procedimentos menos correctos e depois se tentem disfarçar, seja pela falsificação de documentos ou dados, seja pela alegada conivência do PACP com esses comportamentos.

Também não me agradam certos "contornos" da lei que o sr.Vítor Oliveira noutro tópico referiu, pelo que isso revela de estar com um pé no clube e outro fora dele, mas como ele disse quaqnto a isso pouco se pode fazer.

Para mim o clube serve para outorgar aos cachorros tatuados uma espécie de certificado de qualidade mínima, e aqui está a grande diferença entre a criação pelo clube e fora dele -esta última a maior parte das vezes não assegura ao comprador essa qualidade mínima também já referida - pais com despiste de displasia e conformação de estrutura pelo menos MB...

Lanço, para não me tornar ainda mais chato, mais um tema para discussão:

Pelo PACP o despiste de HD só pode ser feito pela OFA, portanto aos 24 meses. De início fui crítico desta medida, mas agora parece-me que desse factosó pode resultar uma melhor selecção dos exemplares reprodutores. Que vos parece?

Cumprimentos.

José Carlos
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado mar 15, 2008 12:13 pm

Boa Tarde a todos os foristas…….

1. O canil FontedasBicas, na pessoa do seu proprietário, António Pato, esteve, está e estará sempre disposto a esclarecer, todas as dúvidas de todos foristas identificados. Não poderá nem deverá nunca responder a provocações e mentiras, provenientes de pessoas que cobardemente a coberto de um “nick”, tentam difamar quem quer que seja, sabe-se lá com que interesses.

2. Respondendo directamente ao Sr. Vítor Oliveira, informo que tudo o que sempre considerei e considero ilegal no PACP, foi comunicado ao Presidente da Direcção e outros membros, não deixando nunca de colaborar com essa Direcção, aliás como foi o caso da realização da última “sieger”. Cheguei até a enviar carta escrita referente aquele “patético” assunto da fusão com a anterior associação.

3. Durante a minha qualidade de sócio do PACP, aconteceram uma, no máximo duas Assembleias Gerais, a que infelizmente não pude estar presente por afazeres profissionais, aliás comunicados. Esclareço que votei nesta lista, delegando o meu voto.

4. Respondendo agora a Sr. JC Sousa, falar telefonicamente com os membros da Direcção, enviar cartas a expor a minha ideia…. Se isso não é falar directamente com o clube...

5. Reafirmo que a ninhada que fiz não é feita a arrepio das normas do clube, simplesmente porque a partir do momento da demissão, não me sinto obrigado a cumprir qualquer norma. Aliás a hipótese aventada aqui neste fórum pelo Sr Vítor Oliveira de passar a fêmea para o nome de um familiar, foi em tempos comunicada até ao Presidente do Clube, mas nunca seguida pelo canil FontedasBicas. Confirmo que em tempos pensei criar outro afixo, inclusive. Para bom entendedor…..

6. Não compreendo que sendo o tema em discussão, o PACP, só os sócios o possam discutir……Acho que enquanto sócio, deveria criticar ou louvar, dentro dos locais próprios, mas não sendo sócio…… Será que qualquer não sócio, sabendo da existência de um clube, e verificando a inércia desse clube não o pode criticar?

7. Informo que a mãe da ninhada em questão tem radiografias feitas!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
daktari
Membro Veterano

sábado mar 15, 2008 9:11 pm

fontedasbicas Escreveu:Boa Tarde a todos os foristas…….

1. O canil FontedasBicas, na pessoa do seu proprietário, António Pato, esteve, está e estará sempre disposto a esclarecer, todas as dúvidas de todos foristas identificados. Não poderá nem deverá nunca responder a provocações e mentiras, provenientes de pessoas que cobardemente a coberto de um “nick”, tentam difamar quem quer que seja, sabe-se lá com que interesses.

2. Respondendo directamente ao Sr. Vítor Oliveira, informo que tudo o que sempre considerei e considero ilegal no PACP, foi comunicado ao Presidente da Direcção e outros membros, não deixando nunca de colaborar com essa Direcção, aliás como foi o caso da realização da última “sieger”. Cheguei até a enviar carta escrita referente aquele “patético” assunto da fusão com a anterior associação.

3. Durante a minha qualidade de sócio do PACP, aconteceram uma, no máximo duas Assembleias Gerais, a que infelizmente não pude estar presente por afazeres profissionais, aliás comunicados. Esclareço que votei nesta lista, delegando o meu voto.

4. Respondendo agora a Sr. JC Sousa, falar telefonicamente com os membros da Direcção, enviar cartas a expor a minha ideia…. Se isso não é falar directamente com o clube...

5. Reafirmo que a ninhada que fiz não é feita a arrepio das normas do clube, simplesmente porque a partir do momento da demissão, não me sinto obrigado a cumprir qualquer norma. Aliás a hipótese aventada aqui neste fórum pelo Sr Vítor Oliveira de passar a fêmea para o nome de um familiar, foi em tempos comunicada até ao Presidente do Clube, mas nunca seguida pelo canil FontedasBicas. Confirmo que em tempos pensei criar outro afixo, inclusive. Para bom entendedor…..

6. Não compreendo que sendo o tema em discussão, o PACP, só os sócios o possam discutir……Acho que enquanto sócio, deveria criticar ou louvar, dentro dos locais próprios, mas não sendo sócio…… Será que qualquer não sócio, sabendo da existência de um clube, e verificando a inércia desse clube não o pode criticar?

7. Informo que a mãe da ninhada em questão tem radiografias feitas!
Muito bem agora acontece que eu ainda hoje dia 15-03-2008 pelas 21h deste memo dia ainda pode ler e copiar do seu site a seguinte informação:
fontedasbicas no seu site Escreveu: O afixo fontedasbicas foi criado em 2002 e registado na FCI (Federation Cynologique Internationale) sob o Nº.090/2002..
Dedica-se à criação de cães da raça de Cão de Pastor Alemão, seleccionando os seus exemplares, procurando as melhores linhagens de “beleza”, tentando assim contribuir para a expansão desta raça canina, que na nossa opinião e na de muitos que se dedicam ao seu estudo, é a mais popular em todo o mundo.
Os cães fontedasbicas são criados em ambiente familiar, por paixão, sem intuito do “lucro fácil”, debaixo de rigorosas normas de higiene, alimentação e sociabilização. Primamos pela qualidade em prejuízo da quantidade.
Todos os cachorros fontedasbicas saem do canil, a partir das oito semanas de idade, inscritos provisoriamente no LOP (Livro de Origens Portuguesa) do CPC (Clube Português de Canicultura), tatuados pelo PACP, convenientemente desparasitados e com o plano de vacinas adequado à idade.
A garantia sanitária relativamente à esgana, parvovirose e hepatite infecciosa é, respectivamente, de 6, 5 e 8 dias, no caso de cachorros de idade inferior a 15 semanas, e de um ano no caso de cães com idade superior a 15 semanas no momento da compra. Caso o cachorro venha a adoecer com uma destas doenças dentro destes prazos, o comprador pode optar por devolver o cachorro, recebendo a quantia entregue, ou tratá-lo, sendo as despesas pagas pelo criador mediante apresentação de factura/recibo discriminado. Ao verificar-se que o cachorro possui uma tara genética não detectável no momento da compra (tais como criptorquidismo, displasia da anca e cotovelo, ou cataratas juvenis) será devolvida a quantia entregue aquando da compra, devendo o comprador apresentar prova veterinária de que o cão foi esterilizado.
Nota: A garantia relativa à displasia da anca abrange apenas os graus D e E.
Caso um animal, passado o prazo acordado, não possa ser mantido pelo comprador ou o comprador mantenha o animal em condições consideradas degradantes, o criador pode reivindicar o animal assumindo a responsabilidade de o acolher ou recolocar, não havendo porém neste caso lugar à devolução de quaisquer quantias.
Como explica o senhor que já não sendo você socio do PACP ainda se pode ler no seu site o seguinte:
Todos os cachorros fontedasbicas saem do canil, a partir das oito semanas de idade, inscritos provisoriamente no LOP (Livro de Origens Portuguesa) do CPC (Clube Português de Canicultura), tatuados pelo PACP, convenientemente desparasitados e com o plano de vacinas adequado à idade.
Isto esta no seu site escrito e visivel para quem o quiser ler, e isto se você não for já apressadamente apaga-lo, sendo que até ao momento de lhe remeter aqui no forum esta minha resposta ainda lá consta o que para aqui copiei do seguinte endereço:
http://www.fontedasbicas.com/ocanil2.html
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano

sábado mar 15, 2008 9:22 pm

Pode aqui o senhor Antonio Pato explicar-nos como é que não sendo mais socio do PACP vai conseguir que o clube lhe va tatuar os seus cachorros!
No minimo chama-se a isto Publicidade enganosa! Prometer aos hipotéticos e potencias clientes ou futuros clientes o que não é verdade!
Não concorda comigo senhor Pato do canil Fontedasbicas!?
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado mar 15, 2008 11:17 pm

Boa Noite a todos os foristas.......

Aproveito para aqui neste fórum, e sem querer fazer publicidade, anunciar que a ninhada(1macho e 1fêmea) está vendida, e foi explicado aos futuros donos, que os cachorros não eram tatuados pelo PACP, pelo facto de eu já não ser sócio......

Perguntaram pelas garantias dos cachorros e eu disse que eram as constantes no "site".......

O "site" está em actualização, peço desculpa mas como não depende de mim..... aliás se visitarem a página de ninhadas, poderão ver que não há, nem nunca houve, ninhadas anunciadas para venda....peço desculpa.
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
daktari
Membro Veterano

domingo mar 16, 2008 3:03 am

fontedasbicas Escreveu:Boa Noite a todos os foristas.......

Aproveito para aqui neste fórum, e sem querer fazer publicidade, anunciar que a ninhada(1macho e 1fêmea) está vendida, e foi explicado aos futuros donos, que os cachorros não eram tatuados pelo PACP, pelo facto de eu já não ser sócio......

Perguntaram pelas garantias dos cachorros e eu disse que eram as constantes no "site".......

O "site" está em actualização, peço desculpa mas como não depende de mim..... aliás se visitarem a página de ninhadas, poderão ver que não há, nem nunca houve, ninhadas anunciadas para venda....peço desculpa.
Se não for ser muito indiscreto que idade têm os seus cachorros?
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
miguelgordage
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 11:25 pm
Contacto:

segunda mar 17, 2008 7:38 pm

Jcsousa escreveu

Pelo PACP o despiste de HD só pode ser feito pela OFA, portanto aos 24 meses. De início fui crítico desta medida, mas agora parece-me que desse factosó pode resultar uma melhor selecção dos exemplares reprodutores. Que vos parece?

Sinceramente não vejo grandes vantagens para a criação ,alias acho que só nos prejudica .
Em toda a Europa a mesma pode ser feita a partir dos 12 meses, o que deveria acontecer aqui, mas neste campo……mais uma vez vemos uma inércia do Pacp.

Como é lógico todos nós fazemos previas de Rx e temos uma noção de como o exemplar esta a nível de displasia, mas já houveram em alguns casos em que o veterinário apontava para um bom resultado, mas o mesmo dps veio chumbado da Alemanha.

Ouve uma altura um criador famoso que disse o Pastor alemão é das raças mais difíceis de se ter a nível de sucesso pois tem varias fases em que são perdidos vários bons exemplares, ele dizia mesmo depois se seleccionarem bons exemplares, aos 12 meses há logo o risco de se perderem alguns no exame de rx e depois de se passar esse teste temos a seguir ate aos dois anos as varias provas de trabalho em que também se perdem alguns…..

Agora no nosso caso, fazendo pela OFA, temos um ano de diferença em relação ao resto da Europa …….ora se já estamos atrasados, pior ficaremos.

Outra situação que também não me faz ver nenhuma vantagem em fazer pela OFA é por exemplo a falta de crédito que tem os raios x dos cães das Américas e como sabem são feitos na OFA.

Miguel Silva
miguel
daktari
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 8:56 pm

miguelgordage Escreveu:Jcsousa escreveu

Sinceramente não vejo grandes vantagens para a criação ,alias acho que só nos prejudica .
Em toda a Europa a mesma pode ser feita a partir dos 12 meses, o que deveria acontecer aqui, mas neste campo……mais uma vez vemos uma inércia do Pacp.

Como é lógico todos nós fazemos previas de Rx e temos uma noção de como o exemplar esta a nível de displasia, mas já houveram em alguns casos em que o veterinário apontava para um bom resultado, mas o mesmo dps veio chumbado da Alemanha.

Ouve uma altura um criador famoso que disse o Pastor alemão é das raças mais difíceis de se ter a nível de sucesso pois tem varias fases em que são perdidos vários bons exemplares, ele dizia mesmo depois se seleccionarem bons exemplares, aos 12 meses há logo o risco de se perderem alguns no exame de rx e depois de se passar esse teste temos a seguir ate aos dois anos as varias provas de trabalho em que também se perdem alguns…..

Agora no nosso caso, fazendo pela OFA, temos um ano de diferença em relação ao resto da Europa …….ora se já estamos atrasados, pior ficaremos.

Outra situação que também não me faz ver nenhuma vantagem em fazer pela OFA é por exemplo a falta de crédito que tem os raios x dos cães das Américas e como sabem são feitos na OFA.

Miguel Silva
Partilho inteiramente da opinião do Miguel
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

terça mar 18, 2008 8:22 am

O PACP não reconhece só os RX's da OFA, caso pretendam fazer e enviar para a comissão do CPC podem faze-lo, não tenho ouvido é boas opiniões. Mas o PACP reconhece esta leitura.

Eu também não concordo muito pela OFA, mas foi a melhor forma de contornar este problema, visto a SV não reconhece nenhum Vet português.

Em quanto não se solucionar o problema sempre podemos ir a Espanha.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 18, 2008 8:53 am

Miguel.a minha posição inicial em relação ao assunto coincidia com a sua. No entanto após alguns debates sobre o tema tendo a aceitar a solução actual como mais benéfica. Vou expôr os meus motivos e gostaria que me apontassem os pontos em que possivelmente esteja errado:

1. A razão principal de se fazerem despistes de displasia é tentar erradicar da raça esse problema, ou pelo menos minimizá-lo.

2. Quando se colocou o problema de fazer o despiste pela OFA (portanto aos 24 meses e não aos 12 como é praticado na WUSV) o primeiro argumento contra que ouvi foi: "sou contra,porque há cães que aos 12 meses estão limpos e aos 24 podem já apresentar desgaste articular". Esta análise é correcta, uma vez que o diagnóstico é feito tendo em conta o estado da articulação, que entre os 12 e os 24 meses pode evoluir negativamente.

Ora, visto nesta perspectiva, eu acho que fazendo-se o despiste aos 24 meses se consegue afastar da criação mais cães com problemas deste tipo, e isso, no meu entender, é positivo e vai de encontro aos motivos que levaram à obrigatoriedade de despistar a doença.

3. Outra forma de enfocar o problema era a de que se estava a perder um ano em relação ao trabalho a efectuar com o cão tendo em vista a sua preparação para ring, a realização de provas de trabalho e de confirmação.

Na verdade era este também o meu ponto de vista - o adiamento do despiste por um ano significava que para o criador era complicado investir tempo e dinheiro num cão sem saber o resultado do exame, para além de que perderia 6 meses em relação ao apto de cria (que com o despiste aos 12 meses poderia ser obtido aos 18 meses, enquanto que pela OFA só se obtem aos 24). O mesmo se passaria com as provas de trabalho e o Korung.

4.No entanto, o despistes prévios de que o Miguel fala, bem como o aparecimento do Penn-hip,podem permitir saber se o cão está em condições de realizar o treino correspondente aos vários objectivos com uma boa percentagem de acerto quanto à evolução da sua situação quanto à HD. Isso permitiria o treino do cão com uma perspectiva adequada.

5.Perdiam-se, isso sim, 6 meses quanto ao apto de cria, RCI e Kkl, face aos nossos parceiros da WUSV. Mas por outro lado, evitava-se que cães limpos aos 12 meses mas com problemas de HD aos 24, procriassem (é preciso ter em conta que nem toda a gente faz os rx preventivos, e ainda menos utiliza o penn-hip...

Vistas as coisas nesta perspectiva, estou convencido que, em relação à displasia, esses 6 meses que se perderiam teriam mais aspectos positivos que negativos, tendo em conta o objectivo principal, que é preservar a saúde da raça.

Gostaria de ouvir as vossas críticas a esta minha posição.

Cumprimentos

José Carlos
miguelgordage
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 11:25 pm
Contacto:

quarta mar 19, 2008 7:38 pm

pastordagala escreveu:
O PACP não reconhece só os RX's da OFA, caso pretendam fazer e enviar para a comissão do CPC podem faze-lo, não tenho ouvido é boas opiniões. Mas o PACP reconhece esta leitura.
Sim mas nao nos podemos esquecer que a WUSV nao reconhece os da comissão.

Em relaçao aos pontos que o JSousa referiu a minha opiniao é a seguinte:

1-Sim sem duvida,mas tambem acho importante que cada vez os estudos actuais aportam um grande peso aos erros de alimentaçao durante a fase de crescimento e ao factor ambiental,mas concretamente o piso em que habitam.

2- Discordo ,

na minha opiniao se um exemplar for "a"normal aos 12 muito dificelmente estara mal aos 24 meses ou mais,dou so um exemplo um reprodutor na alemanha apartir de um x nº de montas é obrigado a confirmar o HD numa Universidade.
Agora em "a" todavia permitidos...ai sim podera haver duvidas do futuro.

3-citando as suas palavras
jsousa escreveu
Na verdade era este também o meu ponto de vista - o adiamento do despiste por um ano significava que para o criador era complicado investir tempo e dinheiro num cão sem saber o resultado do exame, para além de que perderia 6 meses em relação ao apto de cria (que com o despiste aos 12 meses poderia ser obtido aos 18 meses, enquanto que pela OFA só se obtem aos 24). O mesmo se passaria com as provas de trabalho e o Korung.
Concordo plenamente e aí é que esta o centro de toda a questao ...

4-Tb concordo

5- Concordaria se achasse que os caes estavam bem aos doze e mal aos 24 meses.

Tal como o JSousa tb gostaria de ouvir outras opinioes sobre este assunto.

MiguelSilva
miguel
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 20, 2008 11:36 am

Olá Miguel. Só para dar duas pequenas achegas:
1-Sim sem duvida,mas tambem acho importante que cada vez os estudos actuais aportam um grande peso aos erros de alimentaçao durante a fase de crescimento e ao factor ambiental,mas concretamente o piso em que habitam.
Concordo. Mas o factor ambiental apenas despoleta os sintomas da displasia se o exemplar já tiver à partida predisposição genética para a doença (a não ser, evidentemente, em casos absolutamente traumáticos).
na minha opiniao se um exemplar for "a"normal aos 12 muito dificelmente estara mal aos 24 meses ou mais
O método tradicional avalia sobretudo o estado da articulação (existência ou não de incongruências e desgastes articulares) no momento do rx. Parece-me razoável admitir que um cão predisposto genéticamente para a displasia possa apresentar aos 12 meses umas ancas normais ou quase normais e com o esforço do treino (tracção, saltos etc) apresente um ano depois um desgaste articular bastante maior... "noch zugellassen" também, mas porque não (e pelos mesmos motivos) uma displasia média?

Estamos a falar em termos de hipóteses, claro.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 20, 2008 12:15 pm

miguelgordage Escreveu:1-Sim sem duvida,mas tambem acho importante que cada vez os estudos actuais aportam um grande peso aos erros de alimentaçao durante a fase de crescimento e ao factor ambiental,mas concretamente o piso em que habitam.
Treta. Mas muito conveniente para sacudir a água do capote ...
miguelgordage Escreveu:na minha opiniao se um exemplar for "a"normal aos 12 muito dificelmente estara mal aos 24 meses ou mais,
Foi precisamente porque os estudos feitos, e em PAs, apontarem para o facto de um cão poder ser classificado como normal aos 12 meses e displásico aos 24 meses é que a OFA estabeleceu o limite dos 24 meses (e mesmo assim há uma pequena percentagem de cães que "passam" aos 24 meses mas que vêm a demonstrar ser displásicos mais tarde). Para quem tiver interesse, os números do estudo foram:

6 meses - 75% de falsos normais
12 meses - 30% de falsos normais
18 meses - 22% de falsos normais
24 meses - 5% de falsos normais
36 meses - 4% de falsos normais
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”