mollyboss Escreveu:boas
é preferivel cortar os dedos laterais das patas traseiras?
quais os lados positivos e negativos da situaçao??
aguardo resposta!
DiogoCampos Escreveu:Boa noite .
Penso que o "5º dedo" faz parte do estalão da raça, logo se for retirado será uma falta grave.
apenas um aparte : Os dedos a que se refere não são laterais mas sim mediais. E quando se refere a patas traseiras são patas, porque a frente são mãos
Cumprimentos
Diogo
A presença do 5º dedo nos membros posteriores não é admitido no estalão do PA e por isso este deva ser retirado (de preferência logo a nascença) quando ele por acaso esta presente num ou noutro exemplar da raça. Uma vez retirado a nascença nem sequer haverá vestígios ou marcas visíveis da remota existência deste 5º dedo mais tarde. Não havendo sequer necessidade de se recorrer a um veterinário para o efeito. Pois para retirar o 5º dedo basta utilizar uma tesoura das que geralmente se utiliza na costura devidamente esterilizada e desinfectada e cortar-se estes famosos dedos indesejáveis que logo após a nascença, geralmente resume-se apenas a um pedacito de pele mais salientada da restante pele das patas e a uma unha nesta encarnada sem inserção óssea de maior.
Desta unha cortada a nascença ira apenas sobrar um minúsculo golpe ou corte da pele quase invisível pelo que deste apenas ira sair uma pequeníssima gotícula de sangue derramada. Este pequeno golpe geralmente nem sequer necessita de ser cauterizado para cicatrizar, podendo-se no entanto cauterizar este com um pouco de tintura de iodo ou encostando-lhe por escassos segundos, um ferrinho em brasa se assim entendermos ser este procedimento verdadeiramente necessário. Com esta pequeníssima cirurgia nem sequer é necessário uma previa anestesia se a mesma for praticada logo a nascença como já aqui adiantei, pois nessa fase da vida dos cachorros e isto por cerca de uma semana, estes segundo dados científicos estão insensíveis a dor.
No caso deste dedo ser retirado muito mais tarde e já passados algumas semanas, meses, ou anos passados depois do nascimento do animal em causa convém ter-se em conta o devido recurso veterinário para o efeito. Visto o dedo estar então muito maior e mais crescido, logo este até possa já ter criado inserção ou incrustação óssea e por isso requerer uma cirurgia mais elaborada do foro veterinário. Podendo esta cirurgia geralmente ter que levar também pontos visto o tamanho e as dimensões das áreas por vezes operadas.
As vantagens de se retirar estes dedos são:
- 1º por uma questão estética e de conformidade ao estalão da raça que penaliza os exemplares portadores destes pesunhos!
-2º Evita frequentemente os animais portadores destes pesunhos lesionarem-se a eles próprios com estes, se estes forem em tamanho exageradamente exuberante. Sendo que estes dedos por vezes até possam ser arrancados aquando de algumas tarefas, de alguns trabalhos ou exercícios físicos pelo cão em questão exercidos.
-3º Pode acontecer a estes dedos, as unhas desde crescerem-lhe em demasia ou enroladas e por isso se cravarem ou encravarem na pela tornando-a assim dolorosa para o animal com isso magoado.
Os inconvenientes de se retirar estes dedos:
- Nenhuns visto até pelo contrario só se obterem vantagens com isso!
PS para o DiogoCampos procure documentar-se devidamente antes de poder induzir a terceiros em erro! Para um futuro veterinário como o senhor está a procura de o ser, assim como dum entendido e especialista comentador eximo no conhecimento dos cães e da raça, o senhor podia aqui ter tido o cuidados de se abster de comentário completamente absurdos e irónico como o que neste caso aqui presente foi por si aqui colocado.