Desenvolvimento muscular

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

domingo dez 21, 2008 10:26 pm

Boa noite,
Não sei se a minha questão terá alguma razão de ser feita, mas aqui vai:
NOto na cadelita que trouxe para minha casa, com 1,5 anos, que os musculos delas quase nem se sentem. Tem as patas magrinhas, enquanto o meu Husky, quando lhe coloco as mãos nas patas, nota-se perfeitamente a musculatura desenvolvida.
Ela desde pequena que esteve numa jaula, até aos 8 meses ainda saia para dar a sua voltita, depois não sei.
Mas dentro das jaulas ela salta muito.
Agora que está desde ontem com o meu cachorro e como ele é bem mais pesado que ela, parece que não tem forças para andar, e daí ter-me apercebido desta diferença entre um e outro. Claro que eles devem ter-se magoado um ao outro, pois o meu cachorro é um brutinho, mas mesmo assim, ela deveria ter resistido mais.
Eis o porquê da minha questão. Através de ração? Exercicio? Ou não há nada a fazer.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda dez 22, 2008 8:15 am

Através de ração? Exercicio? Ou não há nada a fazer.
Há sempre alguma coisa a fazer, em termos de musculação. Se a cadela tem pouco osso, isso é definitivo, mas quanto ao músculo pode melhorar muito a situação.

Para obter resultados tem que ter em conta a alimentação (maior percentagem de proteina e gordura) o exercício (trote plano, trote em subidas, saltos, tracçao, natação, etc) e o descanso, que permite a recuperação do organismo e a sobrecompensação.

Convirá saber do estado físico da cadela (sobretudo ancas e cotovelos) antes de dar início a um programa de exercícios, de modo a não agravar qualquer problema existente.
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

segunda dez 22, 2008 9:30 pm

Ola JCSousa.
Obrigada pela resposta.
Eu estou a acrescentar à ração dela, peito de frango ou peru, coração e figados de frango, cozidos, e em não muita quantidade para não lhe provocar desarranjos intestinais.
E temos passeado com eles varias vezes, dado que estamos em casa, para ela se exercitar, até porque ela bem precisa, com o companheiro canino que tem... Ele é uma melguita, e quando se lembra lá salta ele por cima dela, para cima dela, enfim.
Acho que ambos tiveram uma fraca sociabilização enquanto cachorros com outros da mesma especie, depois dos 2,5 meses.
Vou deixando que eles se entendam, e que ela ganhe a confiança necessaria para lhe fazer frente, dado que já o faz, mas ele acaba por maçá-la de tal modo, que ela acaba por se esconder dele, num cantinho, bem agachada, tadita.
Entretanto vou tentando ser o mais neutra possível, mas estou a começar a obrigá-lo a deitar-se junto de mim para que eu lhes faça festas a ambos.
Ele tem que começar a aperceber-se de que vai ter que partilhar com ela o espaço.
Esteja à vontade para me dizer se estou ou não correcta e dar algumas dicas para o bom entendimento deles
Você e quem quiser auxiliar.
Obrigada
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 23, 2008 8:05 am

Bom dia, na verdade tenho um pequeno reparo a fazer ao seu último post, é apenas uma opinião pessoal - eu não misturaria comida caseira com ração, porque os tempos de digestão são diferentes. È preferível dar-lhe uma refeição só com ração e outra só com comida caseira. No entanto, para evitar possíveis desequilíbrios na dieta, uma ração de alta energia talvez fosse o mais indicado.

Para conseguir uma boa musculação os simples passeios não serão suficientes, terá que recorrer a exercícios específicos. Deixo-lhe algumas dicas:

- desenvolvimento geral - trote entre 10 e 12 km/hora, de 1 a 5 km; no seu caso, este talvez seja o exercício principal para o início;
- musculação do trem posterior e dorso - tracção; sprints e trote em subidas; multi saltos de preferência em subidas;
- peito e trem anterior - descidas; natação.

Exercícios de presa com churro ou bola desenvolvem, para além do instinto de presa, a velocidade e a agilidade.

Como disse antes alguns destes exercícios são bastante exigentes, pelo que conviria saber sobre o estado das ancas e dos cotovelos da cadela antes de avançar para eles.

Convém também respeitar o actual estado de forma da cadela, para evitar o sobreesforço; estar atento aos sinais de cansaço e avançar gradualmente para patamares de exigência mais elevados.

Com um bom programa de treino e uma alimentação de alta energia é possível obter bons resultados em 2/3 meses.

Os exercícios mais violentos (sprints em rampas, multisaltos, etc) exigem uma recuperação total quer entre cada repetição quer entre cada sessão, isto é, se faz por exemplo 6 sprints em subidas deve respeitar um intervalo entre 2 e 3 minutos entre eles, e só voltará a fazer nova sessão passadas 48 horas.

Se tiver dúvidas quanto à concretização de um programa de treino contacte-me por pm, para não estarmos a abrrecer os outros foristas.

Cumprimentos e bom Natal
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

terça jan 06, 2009 10:15 pm

jcsousa Escreveu:
Se tiver dúvidas quanto à concretização de um programa de treino contacte-me por pm, para não estarmos a abrrecer os outros foristas.

Cumprimentos e bom Natal
Aborrecer? :o Aborrecido é levar com tópicos a falar de xixis, cocos , do come e não come, olhem como ele está bonito e etc…
Na minha opinião este tema tem tudo para fazer um grande tópico, por favor continuem a discuti-lo aqui.
jjri
Membro
Registado: domingo jun 01, 2008 11:41 pm

quarta jan 07, 2009 2:07 pm

eu aconselhava o seguinte :

- dar uma ração com um nivel alto de proteina.
Orijen é a ração ideal porque é a que tem mais proteina que existe no mercado. Se é de Braga tem a «bragadog» que vende essa ração.A nivel nacional há outros....

- tendo proteina,é puxar pelo animal para desenvolver a massa muscular.
Aí ,existe foristas com especialidade nessa materia
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2009 10:52 am

Sobre a Orijen, e em teoria porque nunca utilizei, parece-me ter uma quantidade excessiva de proteina, à volta dos 40%, o que, a longo prazo, poderá provocar problemas renais. Realmente não tem cereais, indo buscar os carbohidratos às frutas e aos legumes, o que parece uma boa opção, no entanto e como disse 40% de proteina parece-me excessivo, quando as rações das outras marcas para actividade intensa andam pelos 32/35%.

Há um tópico sobre esta ração no forum geral dos cães, aconselho a leitura antes de tomar uma decisão.
jjri
Membro

quinta jan 08, 2009 2:01 pm

ACANA também tem ração sem cereais.Pacifica/Grasslands/Praire Harvest
Tem menos proteina,Tem os valores que o Sr.Sousa aqui escreve 34%.

Orijen e Acana sem cereais são super boas rações ,uma mais cara que a outra .
Está MUITO bem servido com as duas .

Não conheço outras rações sem cereais que estejam disponiveis aqui em Portugal!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 08, 2009 7:57 pm

Nenhum de vocês é adepto da alimentação RAW? Acho que não há nada melhor para cães debilitados ou doentes que a alimentação com carne e carcaças cruas.

Aposto que se a alimentasse assim teria resultados espectaculares, complementando com o exercício.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jjri
Membro

quinta jan 08, 2009 9:27 pm

se é carne pura então estamos a falar de proteina a 100%.
então se for uma carne como a de cavalo/burro ...é do melhor
Eu acho bem ,sempre defendi que proteina faz bem e quanto mais melhor.

Mas há quem defenda aqui no forum que proteina em demasia faz mal.

Eu não penso assim e uso Orijen por isso!
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quinta jan 08, 2009 10:31 pm

dinodane Escreveu:Nenhum de vocês é adepto da alimentação RAW? Acho que não há nada melhor para cães debilitados ou doentes que a alimentação com carne e carcaças cruas.

Aposto que se a alimentasse assim teria resultados espectaculares, complementando com o exercício.

Cumprimentos.
Embora por poucos meses já experimentei e os resultados foram excelentes. Tenho também conhecimento de alguns mushers e galgueiros que a usam permanentemente obtêm excelentes resultados tanto desportivos, como em saúde.

Para mim este tipo de alimentação tem 2 inconvenientes; o tempo que se despende a preparar as refeições (relativamente à ração) e questão económica (com este frio maravilhoso e treinarem de 3 a 6 vezes semana podem consumir até 5% do seu peso em carne por dia).
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 09, 2009 11:07 am

se é carne pura então estamos a falar de proteina a 100%.
Não é verdade... quando você dá 100 gramas de carne crua ao seu cão está a dar-lhe sobretudo água (cerca de 70%). A proteina existente é de 20 e poucos por cento. Sendo o cão um animal predominantemente carnívoro, esta é uma das razões que me leva a "desconfiar" dos 40% ou mais de proteina da Orijen, e sobretudo dos efeitos de uma alimentação deste tipo prolongada no tempo. Mas cada um dá o que quer, como é óbvio.

Quanto à BARF, já utilizei durante cerca de 6 meses. Vantagens de que me apercebi - dentes mais brancos. Não notei diferenças de qualidade de pelo ou vitalidade em relação a uma boa ração. Desvantagens - maior trabalho, dificuldade em utilizar em deslocações de vários dias com os cães, exigência de bastantes conhecimentos para não desequilibrar a dieta. Pesados os prós e os contras, voltei à ração.
jjri
Membro

sexta jan 09, 2009 1:18 pm

Por dar trabalho ,prefiro a ração.
que ração ? sem cereais
Que temos disponivel em Portugal ? que conheça Orijen e Acana(sem cereais)
Qual ? eu prefiro a Orijen que tem mais proteina mas a Acana sem cereais é muito, muito boa solução.
Resultado? para mim está perfeito .Pelo,peso,crescimento,saude...aliás o meu vet notou bem a diferença .
Há diferença em relação a rações que usei anteriormente. RC german shepperd e Eukanuba.

O que aconselho ? ração livre de cereais.
Qual ? todas
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 09, 2009 8:02 pm

Qual é a vantagem de ter uma ração "livre de cereais", se estes são substituidos por "fruta e legumes"?
jjri
Membro

sexta jan 09, 2009 10:46 pm

Existe já um topico aqui no forum que fala sobre os cereais nos cães«comentario sobre a ração orijen»

resumindo,nunca vi um lobo a comer espigas de milho e que saiba os cães não têm molares.

Os cereais são introduzidos nas rações porque é um meio de ir buscar energia mais barato que a carne .

Não sou vendedor !
não tenho nada contra as outras rações mas gosto de dar o melhor para os meus cães e não tenho duvidas sobre a ração porque também já usei outras !
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”