ricardoliveira Escreveu:aprendi qq coisa... um, o cão faz tudo se associado a uma atitute positiva... ou seja, a cadela é teimosa, ok.
Isto abaixo é teoria, agradeço que uma pessoa com mais experiencia ajude PF...
Ela gosta de biscoitos ? Gosta de uma bola ou alguma coisa que adora ?
Ela tem que associar a trela com algo positivo...
Coloca a trela, dá-lhe um biscoito, umas festas e muito bem... escusa de levanta-la pelo pescoço... com um biscoito ou algo que goste ande de volta dela, com a trela colocada, não force... sempre com algo que ela goste...
Tem que ser com algo positivo... o meu tn estranhou, mas tinha 3 mesitos... eu meti a coleira, mas antes com a coleira nao mao e a tilintar dei um biscoito... meti, ele começou logo a querer tirar, eu nao liguei e comecei a atira uma bolas... ele passado uns minutos ja nem se lembrava que andava com a coleira... a trela foi identico... um biscoito, mas nao o dei, juntei-o a mim e tal, ele andava junto graças ao biscoito, associei trela ao biscoito e mais tarde, trela = entrar no carro e ir passear...
ou seja, nao estranha e gosta de ouvir a coleira... trela quando a vamos buscar o gajo fica todo contente, antes era um biscoito, agora é passear...
mas isto é pratica com um cachorro, com um adulto deve ser mais dificil...
se nao tiver volta, procure um treinador reconhecido na sua zona, umas pequenas lições devem corrigir...
Até logo !
ricardo ja experimentei a sua tactica hj de manha
agarrei nuns biscoitos , fui ter com ela e pus a trela.... ao inicio foi complicado levanta la do chao mas com muitas festinhas umas palavras de incentivo e um biscoito la se levantou e reparou que nao havia problema de andar com trela
consegui dar umas 9 voltas a casa

fiquei muito contente mesmo porque pensava que por ja n ser cachorra ja n a ia conseguir ensinar......
ok....ainda se detava umas 3 vezes em cada volta mas ja sao grandes progressos....agora e so praticar com ela todos os dias

muito obrigado
se alguem quiser dar a sua opiniao ou outras maneiras que achem que resultam neste caso agradecia
muito obrigado