A cria e o Pastor Alemão em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sábado nov 14, 2009 2:41 pm

Quais são as razões que levam a cria e a qualidade do cão de Pastor Alemão a não se elevarem em Portugal (enquanto Pais membro de pleno direito da WUSV) ao nível do que de melhor se faz no próprio Pais de origem da raça e de mais alguns quantos Países também eles membros da WUSV. Deixo aqui este tópico para aqueles que queiram arriscar e alvitrar algumas das razões possíveis.
Na minha opinião será devido ao isolamento e ao individualismo de cada um de nós enquanto criadores e participantes que somos nas diversas selecções dos nossos exemplares aquando da utilização destes com vistas a reprodução e procriação dos mesmos assim com nas provas, nos exames e concursos destes dentro do que se faz geralmente em prole da raça com vistas a selecção e promoção dos seus mais dignos representantes.
A titulo de exemplo cito o facto de que geralmente grande parte dos criadores só utilizarem para as suas fêmeas os seus próprios machos (bons ou maus isso tanto faz para o caso). E não devemos esquecer que um certo e determinado cão mesmo por muito bom que ele seja do nível dos concursos em que este terá participado pode eventualmente não ser o mais vantajoso para cria com as nossas fêmeas. No entanto este poderá ser na mesma utilizado por alguns de nós com o intuito de poupar nas viagens ou deslocações a terem-se em conta aquando da cobrição das ditas cadelas. Assim como os gastos que eventualmente dai possam também advir (pagamento da monta por exemplo).
Um outro caso e que julgo possa servir aqui de exemplo é o facto de haver entre todos nós grandes rivalidades aquando das competições e mostra dos nossos exemplares que os possam valorizar e com isso falta-nos muitas das vezes a necessário ajuda dos outros criadores e nossos colegas que por mera inveja ou ciúmes nossos ou deles que possam causar-nos uma qualquer inibição de ajuda num ou no outro sentido com vista a melhorar o desempenho dos animais em causa aquando das participações competitivas destes ultimos. Etc. etc. etc. ………………….
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
SergioVerd
Membro
Mensagens: 86
Registado: domingo out 25, 2009 1:47 pm

sábado nov 14, 2009 8:44 pm

daktari Escreveu:Quais são as razões que levam a cria e a qualidade do cão de Pastor Alemão a não se elevarem em Portugal (enquanto Pais membro de pleno direito da WUSV) ao nível do que de melhor se faz no próprio Pais de origem da raça e de mais alguns quantos Países também eles membros da WUSV. Deixo aqui este tópico para aqueles que queiram arriscar e alvitrar algumas das razões possíveis.
Na minha opinião será devido ao isolamento e ao individualismo de cada um de nós enquanto criadores e participantes que somos nas diversas selecções dos nossos exemplares aquando da utilização destes com vistas a reprodução e procriação dos mesmos assim com nas provas, nos exames e concursos destes dentro do que se faz geralmente em prole da raça com vistas a selecção e promoção dos seus mais dignos representantes.
A titulo de exemplo cito o facto de que geralmente grande parte dos criadores só utilizarem para as suas fêmeas os seus próprios machos (bons ou maus isso tanto faz para o caso). E não devemos esquecer que um certo e determinado cão mesmo por muito bom que ele seja do nível dos concursos em que este terá participado pode eventualmente não ser o mais vantajoso para cria com as nossas fêmeas. No entanto este poderá ser na mesma utilizado por alguns de nós com o intuito de poupar nas viagens ou deslocações a terem-se em conta aquando da cobrição das ditas cadelas. Assim como os gastos que eventualmente dai possam também advir (pagamento da monta por exemplo).
Um outro caso e que julgo possa servir aqui de exemplo é o facto de haver entre todos nós grandes rivalidades aquando das competições e mostra dos nossos exemplares que os possam valorizar e com isso falta-nos muitas das vezes a necessário ajuda dos outros criadores e nossos colegas que por mera inveja ou ciúmes nossos ou deles que possam causar-nos uma qualquer inibição de ajuda num ou no outro sentido com vista a melhorar o desempenho dos animais em causa aquando das participações competitivas destes ultimos. Etc. etc. etc. ………………….

Boa Noite Senhor Vitor Oliveira (Daktari). E foristas...

É com muito agrado meu que vejo os seus comentários,vejo que é uma pessoa directa e têm muitos conhecimentos caninos,mas mesmo muitos mesmo!.
A sua presença aqui só enriquece este fantástico fórum para os amantes da raça.
Eu estou mesmo de acordo consigo,acho que deviam de acabar com as vossas guerras todas,unirem-se em prole da raça em tudo,e seguir o que o seu fundador deixou para os futuros criadores,continuarem o seu trabalho!.
Trabalhar em equipa,ajudarem-se uns aos outros só assim conseguem ser os melhores! Repare na nossa selecção portuguesa?.
Agradeço ter comentado o meu Tópico também pois era mais ou menos isso que eu ia dizer,mas tive receio de ser atacado de novo!.
E mais uma vez eu não me ia conseguir conter... :? :?
É obvio que é para guardar a minha casa e familia,não o posso habituar a todas as visitas,quando for para escola de treino depois sigo os conselhos do treinador.

Fique bem,tudo do melhor para si e foristas...

Abração

Sérgio
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado nov 14, 2009 9:56 pm

Bem, acho que as razões estão todas aqui:
daktari Escreveu: (...)
Na minha opinião será devido ao isolamento e ao individualismo de cada um de nós (...) A titulo de exemplo cito o facto de que geralmente grande parte dos criadores só utilizarem para as suas fêmeas os seus próprios machos (bons ou maus isso tanto faz para o caso). E não devemos esquecer que um certo e determinado cão mesmo por muito bom que ele seja do nível dos concursos em que este terá participado pode eventualmente não ser o mais vantajoso para cria com as nossas fêmeas. No entanto este poderá ser na mesma utilizado por alguns de nós com o intuito de poupar nas viagens ou deslocações a terem-se em conta aquando da cobrição das ditas cadelas. Assim como os gastos que eventualmente dai possam também advir (pagamento da monta por exemplo).
Um outro caso e que julgo possa servir aqui de exemplo é o facto de haver entre todos nós grandes rivalidades aquando das competições e mostra dos nossos exemplares que os possam valorizar e com isso falta-nos muitas das vezes a necessário ajuda dos outros criadores e nossos colegas que por mera inveja ou ciúmes nossos ou deles que possam causar-nos uma qualquer inibição de ajuda num ou no outro sentido com vista a melhorar o desempenho dos animais em causa aquando das participações competitivas destes ultimos. Etc. etc. etc. ………………….
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

terça nov 17, 2009 6:45 pm

Uma outra das razões pelo qual eu acho que a criação do Pastor alemão em Portugal não esta em progressão quanto a qualidade que por cá se faz sentir é por exemplo a falta de obtenção do exame de körung nos animais que muitas das vezes são geralmente por muitos de nos utilizados para cria em Portugal (tanto nos machos como nas fêmeas). Até porque como é do conhecimento de todos os interessados da raça, em Portugal o P.A. para poder procriar (segundo as normas do PACP) só necessita de comprovar a isenção na displasia da anca dentro dos 3 graus admitidos, estar tatuado pelo PACP e obter a qualificação mínima de bom numa prova de morfologia especializada da raça (obtido a partir dos 18 meses em diante). Na minha opinião estas exigências só por si não são suficientes para melhorar a qualidade da nossa cria do P.A. visto na Alemanha e em praticamente quase todos os países membros da WUSV já se exigir actualmente o exame do cotovelo relativamente a displasia do mesmo, assim como as provas de BH para a obtenção do apto de cria para os exemplares que possam vir a ser utilizados na procriação (isto para não falarmos nas provas de trabalho e no próprio körung como é obvio).
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

terça nov 17, 2009 8:44 pm

Boa tarde Sr. Vítor e Sr. Sérgio.

Como muitos de vós já sabem, e desde o início sou apologista que o nosso grande problema é continuarmos a produzir para vender e não produzir para nós. Ou seja, na minha opinião quando digo produzir para mim significa ir buscar linhas alemãs e não Espanholas nem Portuguesas. Não quer com isto dizer que as mencionadas não são boas, mas o que é certo é que ficam sempre á quem das Alemãs.

Pergunto-vos não seria benéfica esta situação? Não seria melhor que todos nós tivéssemos ninhadas com cães Alemães? Será que os criadores não preferiam? Julgo estarmos uns bons 20 anos atrás deles...mas por outro lado compreendo que a falta de dinheiro para a deslocação possa revelar-se um obstáculo. Mas se existe essa falta de dinheiro porque é que em vez de terem 5 ou 6 fêmeas não tem 2 ou 3 que possam ocasionalmente fazer uma monta lá?

Na minha modesta forma de ver as coisas, preferia estar quieto e não fazer a ninhada do que fazer para já saber á partida que nada de útil vou tirar.

Não quero revolucionar nada, mas pensem que desta forma tudo teria um outro gosto.

Quanto ao que o Sr. Vítor disse acerca do Korung estou totalmente de acordo consigo. Já está na hora de termos as nossas fêmeas com no mínimo Schh1 e o consequente Korung.

Um abraço

Diogo Sá Campos
Vallpaco
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

terça nov 17, 2009 9:45 pm

Boas, penso que a tal "inveja ou ciume" pode fazer muito bem, por exemplo eu querer ter um cão melhor do que o do"vizinho", para tal terei que trabalhar muito, não penso que seja esse o motivo, bem pelo contrario, pode levar-nos á perfeicção ao esforço e dedicação.
Quanto a ir fazer montas á Alemanha, temos ca muitos e bons EXEMPLARES que podem aportar muito em favor da raça ( Ballack Monticans, Tox Moorbeck, Joanhatan, o Atila do Pastor do Sul e muitos mais...) tenho a certeza que estes exemplares podem contribuir para o desenvolvimento do Pastor Alemão, e ao utiliza-los estamos a fomentar o desenvolvimento do Pastor em Portugal.
JAAA
Membro
Mensagens: 75
Registado: quinta fev 21, 2008 3:45 pm

terça nov 17, 2009 9:55 pm

Boa noite, porque que o Sr. VALLPAÇO está preocupado??? O Sr. não cria sub as normas do PACP e no entanto tem ninhadas ao "pacote"!!!! Isso assim é que o PA vai para a frente???
José Assunçao
Vallpaco
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

terça nov 17, 2009 10:16 pm

Boa noite, Sr. José, não estou preocupado, ou depreendeu isso da minha escrita? Sim não crio sobre as normas do Clube do Pastor Alemão, mas os meus Pastores possuem tudo que o Clube pede , menos a tatuagem.
Tentei dar apenas a minha ideia que temos bons exemplares em Portugal.

Sim eu por não ser socio do tal clube, mas quero que a raça va para a frente, e tenho dado o meu contributo ( tenho duas femeas acasaladas com o Baxter, uma com o Lorenzo e outra com o Orbit) sim tenho a certeza que seram ninhadas que podem contribuir e muito para o Pastor Alemão, Senhor Jose..
Luisanto
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: segunda nov 16, 2009 8:08 pm

quarta nov 18, 2009 1:10 am

Boas

Alinho com o Sr valpaço. já começam a haver em Portugal muito bons exemplares, Alemães , Portugueses e espanhois. Acho que o facto de ser Português ou Espanhol, não pode ser á partida um factor depreciativo. até vou pegar no exemplo do sr Valpaço com um cão Português ÁTILA do pastor Do sul. Este cão é filho do VA1 Pakros D`Ulmental, e irmão do 2x VA1 Vegas Du Haut Mansard, tem o maior título obtido por um cão Português no estrangeiro, pergunto : em que é que este cão está em desfavor a um cão Alemão em linha genética ?
Pego noutro exemplo do sr. valpaço . Tox vom Moorbeck, filho de Larus, cão com provas de trabalho Sch 2 e Kkl 1ª, que tem estado a revelar uma excelente criação em Portugal, e tem uma filha a pontuar muito bem lá fora ( Yasmin).Nem só as classificações são importantes( vejam o Baru v. haus you) que nunca classificou muito bem, mas deu uma descendencia fabulosa. Este cão está em Portugal, e não é preciso ir á Alemanha.

É claro que se eu tivesse aqui um VA á mão, tudo poderia ser mais fácil, mas infelizmente isso não é uma realidade, e idas á alemanha ficam muito dispendiosas, e ainda se corre o risco de a cadela ficar vazia.

O problema do desenvolvimento da raça em portugal, encerra um factor cultural. Como diz um anuncio que tem passado ultimamente na rádio " depois de educarmos os donos, estaremos aptos para educarmos os cães"
Vai ser preciso tempo, mas ultimamente já se começam a ver algumas conjugações de esforços, que irão de certeza dar frutos, como por ex a junção de vários criadores que trouxeram para Portugal um bom cão, e o estão a utilizar com grande proveito, ou a associação de vários criadores para participarem em provas no estrangeiro, com a respectiva redução de custos, ou ainda escolas para tirar o BH que já se estão a formar. Penso que em 2010 já haverá uma expressiva representação portuguesa na BSZC.

Portanto e para concluir, depois de um Criador trazer uma boa linha genética para Portugal, que poderá obviamente nascer de cães alemães, porque não dar-lhe depois continuidade cá no nosso país?

Cumprimentos
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

quarta nov 18, 2009 1:18 am

Alinho com o Sr valpaço. já começam a haver em Portugal muito bons exemplares, Alemães , Portugueses e espanhois. Acho que o facto de ser Português ou Espanhol, não pode ser á partida um factor depreciativo. até vou pegar no exemplo do sr Valpaço com um cão Português ÁTILA do pastor Do sul. Este cão é filho do VA1 Pakros D`Ulmental, e irmão do 2x VA1 Vegas Du Haut Mansard, tem o maior título obtido por um cão Português no estrangeiro, pergunto : em que é que este cão está em desfavor a um cão Alemão em linha genética ?
Diga-me de onde são os pais ? Portugueses ? Espanhóis ?
Ai é onde quero chegar !!
Vallpaco
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

quarta nov 18, 2009 6:10 am

Bom dia, a TODOS, Sr. Diogo ha Pastores em Portugal que muito podem contribuir para o desenvolvimento da raça, mas que ou por serem pouco divulgados ou outros motivos, não estaram a ser utilizados ou foram e volto a dar nomes de dois ja falecidos e que podiam ter contribuido para o desenvolvimento ( Felix e o do canil fontequebrada) , mas existem varios ca e de diferentes linhas.

Eu gostava de cruzar femeas minhas com cães na Alemanha, mas penso haver muitos entravea ( linguagem....) para mim, dou.lhe um exemplo do Isso Ch Espanha é um cão morfologicamente espectacular que não deixa nada a haver a VA alemães e com um humero do melhor que existe e que transmite a sua descencia as suas qualidades. Penso que estamos a caminhar no bom caminho termos o clube do Pastor Alemão é ja uma grande vitoria e nao tentar dar o passo maior que a perna, pois penso que nem a SV esta "apertar" muito com o clube, pois as coisas teram que ser feitas com muita base.


Agora ao Sr. Jose pois quem não se sente não é filho de boa gente, e o Sr. poe em causa o canil VALL DU PAÇO e em especial os donos os irmãos Samões, não tenho que dar satisfação de nada, mas como temos um bom nome para preservar e somos pessoas humildes e honestas, vou informa-lo das ninhadas ao "pacote" crio com o tal afixo a cerca de cinco anos, vou na leta "J" ou seja dez camadas, ( Melance 6 anos 3 ninhadas, Olga 4 anos 3 ninhadas, Kristal 4 anos 3 ninhadas e Daisy 2 anos uma ninhada fazem ais tais dez, onde esta a molhada???

Ainda para SI, quando me referi a "inveja e ciume" reportado pelo Sr. Dactari, era a inveja saudavel com a intenção de ter melhor que o "vizinho" e contribuir para o desenvolvimento da raça, não a inveja que o Sr. tem por o meu canil, faça um favor ( não sei se é criador) mas se for, faça um terço das ninhadas a nivel genetico que o canil VALL DU PAÇO faz e ja esta a contribuir e muito para o desenvolvimento do Pastor Alemão em portugal.

E desculpem todos a delonga....
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

quarta nov 18, 2009 11:51 am

Bom dia,

Entendo tudo o que diz, pois vê na sua perspectiva.

A minha é simples nenhum desses exemplares excepto o Ballack me parecem suficientes bons comparativamente aos primeiros 20 V e 9 VA apresentados na Alemanha. (tanto a nível morfológico e a nível sanguíneo).

Se tenho um leque enorme de 29 cães, poderei escolher um que melhor se adeqúe á cadela que utilizarei mantendo a qualidade sempre a um nível alto.

Tal como o Sr Luisanto dizia claro que se pode aproveitar a linha genética trazida pelo criador, caso o macho se encaixe no lote acima referido. Agora se me falar que tiveram uma fêmea de uma ninhada de progenitores Alemães e que nasceu com afixo nacional e que nessa mesma fêmea apostam numa monta na Alemanha, isso sim é trazer gerações capazes. Não é criar uma geração para depois não dar continuidade com padreadores á altura. Isso queria dizer que me preocupei em procurar bom sangue á 1ª geração e depois a partir dai voltava as linhas Portuguesas?

Deixo-lhe apenas uma simples questão, imagine que adquiria uma filha ou do Zamp ou do Furbo ou do Vegas, menciono estes por serem os mais procurados, fazia-lhe o Schh1 o Korung e depois ia acasalar com algum desses machos? (Sendo que alguns nem provas de trabalho têm)

E que futuros terão os nossos animais, lá fora, visto os progenitores não terem provas de trabalho? Quando responder á questão de cima centre-se um pouco neste ponto.

Mais uma vez afirmo, não estou aqui para condenar ninguém mas sim para mostrar o meu ponto de vista.

Um abraço
Diogo Sá Campos
JAAA
Membro
Mensagens: 75
Registado: quinta fev 21, 2008 3:45 pm

quarta nov 18, 2009 1:03 pm

Sr. Vallpaço, por favor não me interprete mal, pois eu eu quando disse "ninhadas aos pacotes" não foi com o intuito de despresar as suas ninhadas que todos os seguidores da net veem que o Sr. Tem sempre o cuidado de escolher um Macho Bom para elas.`
Na minha mudesta opinião e já agora não sou criador nem pertendo ser..., sou simplesmente proprietario de um exemplar que por acaso só não é seu porque quando o contactei o Sr. disse que não tinha cachorros tatuados e eu qeria um já com todas as normas. Desejolhe muitas felicidades e ao contrario do que o Sr. escreveu não tenho inveja de ninguem graças a Deus sou muito feliz como que tenho.
Não o conhesso mas se algum dia nos cruzarmos terei muito gosto em apresentarme.
Porque como alguem disse!!!! "A INVEJA È A ARMA DOS INCOMPETENTES"
jjri
Membro
Mensagens: 148
Registado: domingo jun 01, 2008 11:41 pm

quarta nov 18, 2009 3:18 pm

Bom dia ,
Estou de acordo com o Diogo no sentido que os melhores cães estão na Alemanha e penso que ,com a crise actual, a qualidade dos PA irá baixar devido a falta de investimento .

que soluções ?
- penso que ir a alemanha é a melhor solução
- mas ,no sentido de reduzir custos ,se juntarem um grupo de criadores ,fazia mais sentido e reduziasse os custos!

Se é possivel ? É possivel mas ,conseguir uma união entre criadores é muito dificil.

é isto que faz a diferença entre os criadores Portugueses e os outros .

Muitos estão + a pensar na rentabilização do presente que no investimento do futuro.

O dinheiro não esta facil e é preciso fazer contas.
Vallpaco
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

quarta nov 18, 2009 3:47 pm

Boas tardes a todos, em especial ao Sr. Jose, pensei que era criador.
Sr. Jose, ainda a pouco tempo eu e o meu irmão estivemos a almoçar com o Marcos - Monticans; Pepe - Acivro e o casal da Cavalcan e nomeadamente o Marcos fez-me ver as qualidades para o meu canil se fossemos socios do PACP, coisa que eu principalmente via de outro ponto de vista, tinha outra ideia, e deixo-lhe aqui a minha promessa que penso que sera compartilhada com o meu irmão que nos vamos fazer socios do clube, nem que tenha-mos que fazer nomeadamente novas radiografias para serem aprovadas penso que pelo clube.

Sr. Diogo, ha uma diferença em Espanha da nossa, não sei se ouviu falar do Calon, filho de Vegas e da Tabata, pedigrii super e genetica.... o cão foi comprado pelo Noli sabe o que fazem muitos criadores amigos em Espanha estão a acasalar com o mesmo sem saber se transmite, com o intuito de ajudar o proprietario.

Falo no caso do Tox, foi adquirido por alguns criadores de TOPO Portugueses, nos os criadores não deviamos apostar nesses cães e ajudar os proprietarios nesse compra??? Penso que sim, o Ballack so o vi uma vez em Setembro em Aveiro cor muita beleza, mas o Tox, desculpe uma genetica do melhor que ha, osso, praticamente tudo, não foi esse o cão de eleição do Moorbek, bem se calhar o Homem não percebe muito de pastores alemães!!!!!

Relativamente a Espanha, ha cães excelentes tao bons como na Alemanha, Orbit, caracter não estou a ver na Alemanha um Pastor como esse, apenas um defeito, linha materna muito aberta, mas uma femea da linha Ursus para fechar a consanguidade penso que é do melhor, falei deste mas ha muito melhor em estrutura, mas o que têem dentro da cabeça.......
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”