Olá!
Estou a realizar uma "matéria" de defesa às consideradas raças potencialmente perigosas para inserir no site da acab
http://cantinhoanimaisbeja.no.sapo.pt e tentar que a Animal publicite, como tal pedia a todos aqueles que são proprietários de um pastor alemão , visto que este se inclui nessa lista, que deixassem as suas opiniões pessoais para posterior selecção e se possivel que me indicassem alguns sites onde possa arranjar mais informações acerca desta raça.
Obrigado!!
Pedido de Colaboração
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá Andréia,
Claro que qualquer cão de médio/grande porte pode, eventualmente, ocasionar acidentes que podem ser graves. Claro que, na maioria das vezes, esses acidentes ocorrem por falta de prevenção dos donos ou porque os donos não cumprem a lei deixando os animais soltos na rua. Quanto à lista de raças de cães perigosos, é um erro. Já foi discutido inúmeras vezes que são os cães de pequeno porte os que mais atacam as pessoas. Mas a que lista se refere? É que a única que conheço foi a sugerida pelo CDS/PP e nessa lista não vem mencionado o pastor alemão.
Claro que qualquer cão de médio/grande porte pode, eventualmente, ocasionar acidentes que podem ser graves. Claro que, na maioria das vezes, esses acidentes ocorrem por falta de prevenção dos donos ou porque os donos não cumprem a lei deixando os animais soltos na rua. Quanto à lista de raças de cães perigosos, é um erro. Já foi discutido inúmeras vezes que são os cães de pequeno porte os que mais atacam as pessoas. Mas a que lista se refere? É que a única que conheço foi a sugerida pelo CDS/PP e nessa lista não vem mencionado o pastor alemão.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
- Contacto:
Refiro-me a esta lista http://casadoscaes.tripod.com/psd.htmmjoaomarques Escreveu: Olá Andréia,
Mas não acha q esta raça é uma das que precisa ser defendida em relação a este preconceito?
-
- Membro Veterano
[quote=MaryLuna]
...
Mas não acha q esta raça é uma das que precisa ser defendida em relação a este preconceito?
[/quote]
Qualquer lista de raças perigosas não tem razão de existir. Não existe raça(s) cuja totalidade de indíviduos apresentem ferocidade inata. Como o próprio projecto de lei refere no 2º parágrafo, "a perigosidade canina depende de diversos aspectos". E nesse âmbito, claro que o pastor alemão X pode tornar-se num cão perigoso. Mas também é verdade que fora desse contexto, o mesmo p.a. X seria o mais dócil, o mais paciente e o mais amigo dos cães. Mas exactamente o mesmo aconteceria com o pinscher miniatura, por exemplo. Então porquê penalizar algumas raças? O lógico seria eliminar os tais "diversos aspectos".
...
[/quote]
Qualquer lista de raças perigosas não tem razão de existir. Não existe raça(s) cuja totalidade de indíviduos apresentem ferocidade inata. Como o próprio projecto de lei refere no 2º parágrafo, "a perigosidade canina depende de diversos aspectos". E nesse âmbito, claro que o pastor alemão X pode tornar-se num cão perigoso. Mas também é verdade que fora desse contexto, o mesmo p.a. X seria o mais dócil, o mais paciente e o mais amigo dos cães. Mas exactamente o mesmo aconteceria com o pinscher miniatura, por exemplo. Então porquê penalizar algumas raças? O lógico seria eliminar os tais "diversos aspectos".
Maria João
-
- Membro Veterano
- Contacto:
É mesmo opiniões dessas que eu pretendo seleccionarmjoaomarques Escreveu:Qualquer lista de raças perigosas não tem razão de existir. Não existe raça(s) cuja totalidade de indíviduos apresentem ferocidade inata. Como o próprio projecto de lei refere no 2º parágrafo, "a perigosidade canina depende de diversos aspectos". E nesse âmbito, claro que o pastor alemão X pode tornar-se num cão perigoso. Mas também é verdade que fora desse contexto, o mesmo p.a. X seria o mais dócil, o mais paciente e o mais amigo dos cães. Mas exactamente o mesmo aconteceria com o pinscher miniatura, por exemplo. Então porquê penalizar algumas raças? O lógico seria eliminar os tais "diversos aspectos".MaryLuna Escreveu: ...

esta raça não é a mesma????xiv) Lobo de Alsácia;
xv) Pastor alemão;
É como Dogue Alemão e Grand Danois, apenas diverge no local do planeta onde foi criado, certo?

Dog Argentino???? Não seria DogUE Argentino? Nem o nome das raças sabem escrever, quanto mais classificá-las como perigosas!

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim é o mesmo e infelizmente esses não sao os unicos erros, além do erro maior a propria criação da lista também esta tem imensas gafeskeiko Escreveu:esta raça não é a mesma????xiv) Lobo de Alsácia;
xv) Pastor alemão;
É como Dogue Alemão e Grand Danois, apenas diverge no local do planeta onde foi criado, certo?![]()
Dog Argentino???? Não seria DogUE Argentino? Nem o nome das raças sabem escrever, quanto mais classificá-las como perigosas!![]()

-
- Membro Veterano
Bem, então e o restante do projecto-lei? Está de gritos. Não é que ao ler, não se concorde com a maioria mas será que não se conhece a realidade do país? Será que não se compreende que o país não é só urbe? Será que não se sabe que as Juntas de Freguesia têm apenas um funcionário e estão abertas ao público apenas algumas horas por semana? E que esse funcionário até trabalha em mais do que uma Junta? E que quem tem cães de guarda tem-nos porque não há policiamento e que portanto deveria ter direito a um desconto na taxa e não um agravamento de 50%?MaryLuna Escreveu: [...
Sim é o mesmo e infelizmente esses não sao os unicos erros, além do erro maior a propria criação da lista também esta tem imensas gafes![]()
E que se não há lei específica para o modo de alojamento do animal, o presidente da Junta X que tem o cão acorrentado com uma corrente de 1m a metade de um bidão metálico tem autorização para o ter, mas que o pode negar ao rival político que até tem os seus cães, num canil cheio de condições? E quem é que paga as esterilizações obrigatórias dos animais? E a descriminação que refere que pessoas incapacitadas não podem possuir este tipo de cães quando, na maioria, são estas raças as treinadas para ajudar incapacitados físicos? Bem é melhor não referir mais nada porque fico de tal modo exaltada, ......

Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Em minha opinião não existem cães perigosos, mas pessoas. São estas que os treinam para diversos fins menos próprios, para gáudio do seu ego.
Já tive 2 pastoras alemãs e eram os cadelas mais doces que conheço. Sempre em guarda do seu dono, muito meigas. Estou em vias de ter outra e a mãe, que não me conhece, quando lhe fui pôr a pequenina na caixa ao pé dos irmãos, para dormir, veio lamber-me as mãos. Será esta cadela potencialmente perigosa?
Repito, tenho mais medo das pessoas do que deles.
Maria
Já tive 2 pastoras alemãs e eram os cadelas mais doces que conheço. Sempre em guarda do seu dono, muito meigas. Estou em vias de ter outra e a mãe, que não me conhece, quando lhe fui pôr a pequenina na caixa ao pé dos irmãos, para dormir, veio lamber-me as mãos. Será esta cadela potencialmente perigosa?
Repito, tenho mais medo das pessoas do que deles.
Maria
A maior estupidez foi classificar cães como potencialmente perigosos e perigosos...agora aplicados aos humanos...isso sim...tanta maldade, são tão crueis, tantas atrociades que fazem aos nossos queridos amigos de 4 patas. Dos humanos é de esperar tudo...Mas existem os que vão protegendo e dando carinho aos nossos amiguinhos...Tenho um Pastor Alemão que é um lindão e um fantastico cão! Cumprimentos caninos
Depois de lêr, um pouquito...
...acho no minimo hilariante esta proposta que, ao ser verdade, não será neste país que vai ser aplicada.
E quando digo aplicada, não quero dizer que não será aprovada!
Quanto a raças perigosas, são-no, tal como os seres humanos.
Dependerá certamente da forma como são criados/tratados e incitados, o animal será nada mais nada menos o que fizerem dele...
já o bípede pensa (alguns), e mesmo no seio de uma familia de ****** ** **** poderá vir a não seguir essa conduta, quanto ao cãozito, duvido...

...acho no minimo hilariante esta proposta que, ao ser verdade, não será neste país que vai ser aplicada.
E quando digo aplicada, não quero dizer que não será aprovada!
Quanto a raças perigosas, são-no, tal como os seres humanos.
Dependerá certamente da forma como são criados/tratados e incitados, o animal será nada mais nada menos o que fizerem dele...
já o bípede pensa (alguns), e mesmo no seio de uma familia de ****** ** **** poderá vir a não seguir essa conduta, quanto ao cãozito, duvido...