MondioringPT Escreveu:Tem de ter em conta que tipo de cão prefere, um de linhas de trabalho ou um dos de beleza! Eu pessoalmente prefiro os de trabalho!
Boa noite a todos os foristas..
Linha de trabalho ou Linha de beleza isso não existe,nem estão separadas,não pensem nunca isso!.
A única coisa que existe é o estalão da raça pastor alemão que deve ser seguido muito firmemente, e todos os exemplares devem possuir qualidades identicas ao que está escrito no estalão da raça.
Cor,carácter,morfologia etc...Tudo aquilo que o estalão descreve.
Existem entre nós tantos cães que voçês consideram linhas de trabalho, e depois vamos ver a descêndencia ainda têm menos titulos de trabalho do que os cães que voçês consideram e chamam de linhas de beleza!.
Mais uma vez refiro aqui que o estalão é que importa seguir,fazer cães com utilidade e sem taras nenhumas,que consigam estar,participar em todas as exposições com muito bom ou excelente,que consigam fazer provas de trabalho,que consigam ir a uma sieger e serem avaliados com as menores faltas possiveis,que consigam guardar uma casa,uma familia,isto é chamado de PASTOR ALEMÂO,não se chama a isto linha de trabalho ou linha de beleza,um cão têm que ter utilidade,ser funcional,desempenhar as suas funções nas duas vertentes ter utilidade em tudo aquilo que faz!.
É isto que deve seguir Sr. Buypa antes de comprar um cão,antes de comprar também têm que ter a certeza se os progenitores são assim,peça as classificações dos cães,são sempre úteis porque foram avaliados por pessoas que andam na canicultura a imensos anos,percebem mais do que o simples proprietário que têm a mania de vender o seu peixe,como sendo o melhor e o mais fresco de todos!.
Peça para ver os relatórios da displasia da anca,se tiver também o rx melhor ainda,se não perceber nada veja na internet várias imágens de rádiografias dá para ter uma ideia.
Peça sempre garantias daquilo que está a comprar,não aceite garantias de troca de cães,um cão não é um bem material,é como se fosse um membro da nossa familia,e não um objecto,exija o dinheiro de volta.
Existem poucos criadores em portugal a criar assim,mas vai encontrar decerteza,não vou aqui mencionar nem nomes, nem clubes de raça,NADA apenas aqui quero destinguir os bons criadores daqueles maos criadores que só pensam em multiplicar cães sem retorno,sem uma melhoria significativa da raça!
Desculpem a todos aqueles a quem eu ofendi,mas têm que ser assim criador é aquele que se preocupa em melhorar a raça,que dá garantias daquilo que vende,não é aquele que não controla nada,que não selecciona as melhores linhas, que não é sócio de clube nenhum,que não participa em nada,simplesmente se dedica a multiplicar e a fazer cães piores que os próprios pais!
Obrigado a todos.
Tenho Dito!
Sérgio Vaz