Boa tarde
Tenho um amigo que tem dois PA's e pretende fazer cruzamento entre eles até porque quer muito ficar com um filhote do macho que já não é novo (9 anos). Tendo os pais LOP, existe alguma idade limte para o cruzamento?
Foi-lhe dito que seria só até aos 10 anos, mas gostava que me confirmassem a veracidade da afirmação!
Obrigado
Idade limite para cruzamento!
Em http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdfArtigo 7º
Limites de utilização dos reprodutores
1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12 meses de idade exceptuando-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser utilizados a partir dos 18 meses.
2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade.3. As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.
4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses.
5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida.
6. Em casos excepcionais e devidamente justificados poderá a 1ª Comissão aceitar a alteração
dos limites de idade dos reprodutores.
Penso que isto responde à sua questão.
Quanto à criação, o facto do seu amigo querer ficar com um filho do seu querido animal não é a melhor razão para fazer criação de cães de raça... a criação de cães de raças puras não se resume a juntar cão e cadela, ambos devem ser exemplares que tragam algo de bom à continuidade da raça, ambos devem fazer pelo menos o despiste da displasia da anca e o seu amigo deve informar-se muito bem da despesa e da trabalheira em que se vai meter.
As ninhadas de PA são grandes, há que alimentar, vacinar e desparasitar os cachorros até às 8 semanas de vida pelo menos, a cadela vai precisar de ração de alta qualidade e de acompanhamento veterinário durante a gestação e possivelmente durante o parto, e para ficar com um haverão mais DEZ ou mais a quem o seu amigo terá de arranjar bons donos para o resto da vida, é uma grande responsabilidade, uma grande despesa e uma grande trabalheira...
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo