Como ensinar o meu PA a não sair de casa disparado

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
synosys
Registado: quinta fev 11, 2010 10:35 am

segunda mai 10, 2010 10:09 am

Bons dias a todos,

Este é o meu primeiro topico neste forum, apesar de já o consultar à 3 meses desde que tenho o Bali. O Bali tem 4 meses e meio e como todos os PA que aqui vejo só quer é brincadeira. Comecei a treina-lo em casa aos poucos através das vossas dicas e os comandos básicos do senta, deita, da a pata e aqui ele obedece (se bem que quando está excitado faz-se de mouco mas pronto lol).
Eu queria pedir a vossa ajuda no seguinte:
Eu vivo numa vivenda que tem jardim à volta da casa e o Bali passa o dia e noite solto la fora com a sua casota. O problema é quando chegamos a casa para entrar com o carro....ele fica histérico a a ganir e assim que abrimos o portão para o carro entrar ele sai disparado e começa a saltar feito doido para as portas do carro (que ja estão riscadas como é de esperar :roll: ) Eu queria treina-lo para ele ficar sentado à espera que nos entrássemos se é que é possível pedir isso de um cão lol ele tem vindo a perder a mania de saltar para a porta porque vou andando devagar com o carro e sempre a chama-lo mas volta e meia la salta ele. Por vezes quando há mais cães na rua ele faz a sua festa de boas vindas e depois la vai ter com os cães. Depois para ele vir é um castigo, temos de o ir buscar sempre. (La está, quando fica histérico tem tendência a não ouvir o que nos dizemos). Será que me podem dar umas dicas?

Obrigado a todos!! :roll: :roll:
casadorei
Membro Júnior
Registado: sexta mai 09, 2008 2:36 pm

terça mai 11, 2010 8:11 pm

Olá, faz o seguinte, (se tiveres paciência), asseguro-te que resulta!

Mantem-te dentro do carro sem prestar atenção ao que o Bali faz, completamente desenteressado nele, (pode demorar...).
Sai do carro apenas quando Bali estiver razoavelmente calmo.
Trata da tua vida (tirar miudos e compras do carro, fechar garagem, sei lá, a tua rotina) sem lhe prestar qualquer atenção.
E então, quando o Bali tiver mais sossegado e tu quizeres faz-lhe mimos à tripa forra.
Atenção que parece simples,e é, exige apenas mais paciência que a do Bali, mais teimosia que a dele e mais astucia...

P.S.: Vais ver que não vai sair para a rua, vais estar espectante à espera da tua atenção, se a tentação de estar com outros cães for maior, sendo ele um cachorrinho, é normal, à muitas maneiras de evitar que ele saia, depois se kizeres posso-te sugerir algumas.

Abraço.
synosys

terça mai 11, 2010 10:56 pm

casadorei Escreveu:Olá, faz o seguinte, (se tiveres paciência), asseguro-te que resulta!

Mantem-te dentro do carro sem prestar atenção ao que o Bali faz, completamente desenteressado nele, (pode demorar...).
Sai do carro apenas quando Bali estiver razoavelmente calmo.
Trata da tua vida (tirar miudos e compras do carro, fechar garagem, sei lá, a tua rotina) sem lhe prestar qualquer atenção.
E então, quando o Bali tiver mais sossegado e tu quizeres faz-lhe mimos à tripa forra.
Atenção que parece simples,e é, exige apenas mais paciência que a do Bali, mais teimosia que a dele e mais astucia...

P.S.: Vais ver que não vai sair para a rua, vais estar espectante à espera da tua atenção, se a tentação de estar com outros cães for maior, sendo ele um cachorrinho, é normal, à muitas maneiras de evitar que ele saia, depois se kizeres posso-te sugerir algumas.

Abraço.
Muito obrigado casadorei!!
Amanha vou ja começar com essa tecnica. O meu receio é se ele salta para as portas do carro....é que aquelas unhas fazem uns estragos consideraveis :|
casadorei
Membro Júnior
Registado: sexta mai 09, 2008 2:36 pm

quarta mai 12, 2010 10:49 pm

Pois, imagino! Se forem mesmo intoleráveis, os riscos no carro, tenta com a ajuda de alguém, encenares a seguinte situação:

Nota prévia:
O ideal era não ser necessário nada disto e tu aguentares os riscos do carro! :)

- Sais de carro, dás uma volta ao quarteirão ou vais tomar café;
- Quando chegares a casa, no momento em que o Bali puser as patas em cima do carro, e só nessa situação, o ajudante que ficou em casa sempre escondido, faz qualquer coisa que o Bali não goste, uma esguixadela de mangueira, um puxão na coleira com uma trela comprida para o figurante se manter escondido, bem, aqui é que entra a astúcia e tu conheces melhor aquilo que o teu cachorro não gosta.
- Depois a rotina habitual, sem lhe prestar atenção até o cachorro acalmar e apenas te seguir sem excitação (no entretanto, prepara-te para latidos, grunhidos, saltos para cima de ti...e tu, nem uma nem duas).
- Finalmente, mas não menos importante, quando tu entenderes, muitas festas e brincadeiras.

Fica à vontade para trocar ideias ou dúvidas, (para não aborrecer, tento sempre ser conciso e fica sempre muito por dizer).

Abraço.
synosys

quarta mai 12, 2010 10:55 pm

Bem hoje comecei o "treino" e o resultado foi positivo!Assim que abri o portão la veio ele todo contente, ainda saltou para a porta mas como não lhe liguei nenhuma ele foi para o chão e andou à volta do carro ate entrarmos no quintal.(Das outras vezes nos abríamos o vidro e íamos chamando para ele vir acompanhando o carro)
Depois de parar o carro ele continuou as voltas ao carro mas a parte gira foi que as tantas pensou que nos já tínhamos saído do carro e andava ás voltas à casa à nossa procura LOL
Depos saimos e fizemos a nossa vida como se ele nao tivesse ali....quando acalmou fizemos nos a festa :D
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”