A minha pastora alemã..

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
flmm
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 5:49 pm

segunda dez 27, 2010 6:50 pm

Boa tarde, adquiri recentemente uma cadelinha de raça pastor alemão, muito meiga, toda preta! No entanto, ela parece ter ainda algum medo de mim. Adora brincar, mas quando me chego a ela, fica parada, e parece ter receio. Faço-lhe mimos, bastantes, chamo-a pelo nome de forma meiga, mas depois quando a chamo, não vem. Estou preocupado! Ela tem 6 meses, e queria começar a ensiar os principios básicos, mas assim, não consigo. E também não gosta muito de estar com trela! Estanca! Estou mesmo preocupado com a minha khim. :(
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda dez 27, 2010 7:19 pm

O comportamento da sua cadela pode ter duas origens:

- falta de sociabilização no período entre as 8 e as 12 semanas de idade, que é crítico para o desenvolvimento comportaental dos cães;
- timidez transmitida genèticamente por alguns (ou ambos) os progenitores.

Arriscando-me a errar por não conhecer concretamente o caso, deixo-lhe aqui a minha opinião:

- não a acarinhe qualdo ela mostrar receio;mantenha-se apenas indiferente;
- faça tudo para que ela confie em si (isso implica de momento não lhe ralhar nem lhe levantar a voz);
- procure despertar o interesse dela elo jogo, com bolas, churros ou trapos, tendo o cuidado de a deixar ganhar SEMPRE, por forma a torná-la mais autoconfiante;
- utilize prémios de comida (salsichas, por ex.) para a recompensar sempre que ela vier ter consigo;
- deixe de momento de insistir no uso de trela; leve-a para locais sem movimento onde possa deixá-la solta e deixe-a pesquisar o terreno à vontade.

De momento parece-me ser esta a atitude mais aconselhável face ao que descreve.

JC
flmm
Membro

segunda dez 27, 2010 7:25 pm

Obrigado pelas dicas. Vou tentar segui-las! :wink:
flmm
Membro

segunda dez 27, 2010 11:00 pm

Boas! Estive com ela até agora. Ganhou mais confiança. Só que agora começa aos pulos, e só se ouve os dentes a bater.. Parece tentar morder a minha mão.. É normal? :?
zeca2
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 11:08 pm

Eu não sei há quanto tempo tem a cachorra consigo, há que dar-lhe tempo para se enquadrar no novo ambiente, e essa tempo pode ir de 1 a 8 dias, conforme os indivíduos.

Se realmente acha a cadela tímida, eu aproveitaria essa vontade de morder brincando com ela em jogos de tracção, com um trapo velho, o que só fortalecerá a ligação entre ambos, contribuindo para resolver o problema. E como disse antes deixando-a ganhar sempre a posse do trapo, para lhe aumentar a confiança. Mais tarde, se ela estiver confiante, poderá inibir-lhe a mordida, mas de momento não me parece o mais indicado, pelo contrário.

Já agora, parece-me uma evolução muito rápida para uma cadela tímida. Nestes casos é preciso bastante paciência e podem levar por vezes, alguns meses... Pode ter feito uma avaliação precipitada da situação.
flmm
Membro

segunda dez 27, 2010 11:32 pm

Estive algumas horas com ela, e ela acabou por se aproximar.. Parece que perdeu aquele dito medo. Mas pronto, vou-lhe dar o seu tempo para se habituar. Obrigado mais uma vez!
flmm
Membro

domingo jan 02, 2011 12:22 am

Se antes ficava parada e com receio, agora
e muito raro deixar que lhe toque! Está sempre a fugir... :O Já não percebo nada!! :(
hugoh2o
Registado: sexta abr 09, 2010 8:45 pm

terça jan 04, 2011 3:04 am

zeca2 Escreveu:Eu não sei há quanto tempo tem a cachorra consigo, há que dar-lhe tempo para se enquadrar no novo ambiente, e essa tempo pode ir de 1 a 8 dias, conforme os indivíduos.

Se realmente acha a cadela tímida, eu aproveitaria essa vontade de morder brincando com ela em jogos de tracção, com um trapo velho, o que só fortalecerá a ligação entre ambos, contribuindo para resolver o problema. E como disse antes deixando-a ganhar sempre a posse do trapo, para lhe aumentar a confiança. Mais tarde, se ela estiver confiante, poderá inibir-lhe a mordida, mas de momento não me parece o mais indicado, pelo contrário.

Já agora, parece-me uma evolução muito rápida para uma cadela tímida. Nestes casos é preciso bastante paciência e podem levar por vezes, alguns meses... Pode ter feito uma avaliação precipitada da situação.
O jogo do trapo nao deve ser feito, pois permite um exercicio de dominancia sobre o dono, o cão nao deve "lutar" por nada que esteja na posse do dono.

Passeie com ela com a trela e se tiver uma sitio onde a possa soltar brinque com uma bola, o meu PA adora perseguir a bola de borracha dele, mas sempre que eu a peço ele entrega-a.

Quanto ao comando "anda" (ou outra palavra para a chamar) use uma trela comprida -pode ser uma corda- e passe alguns momentos com ela por dia a passear +a volta dela e periodicamente chame-a, se ela nao vier dê pequenos puxões na trela até ela vir ter consigo e quando o fizer faça-lhe festas. Ela vai perceber que não adianta ser teimosa e que so tem bons estímulos se vier ter consigo.

Não concordo com dar comida para recompensar comportamentos, nem de todo com deixar a cadela disputar nem muito menos ganhar ao dono algo.
Ela será segura de si mesma e tranquila se confiar na dona como sua superiora hierárquica, caso contrario terá preocupações extra de resolver assuntos que não deveria ser ela a resolver (lutar por brinquedos que podem não o ser, querer ir onde não pode quando a dona lhe tenta proibir sem sucesso, e em ultimo caso dominância/possessão excessiva sobre objectos e lugares, rosnar ou morder se alguma criança sem querer lhe toca na comida ou parecido...

Tenha muita atenção a educar a sua fofa PA para que ela seja sempre 100% dedicada e previsivelmente amável.

Os pastores alemães são uma raça fantástica de grande dedicação e respeito ao dono mas também de grande inteligência que sabem quando nos podem manipular se mostrar-mos que nao sabemos lidar com a situação.

Concordo plenamente com o Zeca2 quando diz que nao lhe deve dar afecto quando ela esta a mostrar timidez isso vai alimentar o comportamento indesejável.
zeca2
Membro Veterano

terça jan 04, 2011 10:05 am

Só uns pequenos apartes relativos à intervenção do Hugo:

- falando de uma cachorra pouco confiante, o facto de ter exitona luta de tracção contribui para o fortalecimento da autoconfiança, que era o que se pretendia;

- a relação hierárquica entre dono e cão não é afectada por jogos de tracção nem tem de ser constantemente afirmada pelo dono. Exageros na concepção dessa relação llevam a "conselhos" folclóricos como o cão ser sempre o último a comer, ser sempre o último a passar a porta, andar a meter a mão no prato da comida quando ele está a comer, etc. A relação baseia-se no manuseamento dos recursos e não em provas contínuas e gratuitas de dominância.

- o ensino de comandos como deita, larga, etc, se bem consolidados, é que vão determinar uma convivência harmoniosa e o crescimento psicológico adequado do cão.

- utilizar a comida é o mesmo que utilizar outro reforço positivo qualquer, devemos estar abertos à utilização de cada um desses estímulos em função do cão que temos e do que pretendemos obter dele.

Como em tudo, neste tema há muitas e diferentes teorias, o que interessa é que resultem sem faltar ao respeito ao cão
flmm
Membro

terça jan 04, 2011 9:06 pm

hugoh2o Escreveu:
zeca2 Escreveu:Eu não sei há quanto tempo tem a cachorra consigo, há que dar-lhe tempo para se enquadrar no novo ambiente, e essa tempo pode ir de 1 a 8 dias, conforme os indivíduos.

O jogo do trapo nao deve ser feito, pois permite um exercicio de dominancia sobre o dono, o cão nao deve "lutar" por nada que esteja na posse do dono.

Passeie com ela com a trela e se tiver uma sitio onde a possa soltar brinque com uma bola, o meu PA adora perseguir a bola de borracha dele, mas sempre que eu a peço ele entrega-a.

Quanto ao comando "anda" (ou outra palavra para a chamar) use uma trela comprida -pode ser uma corda- e passe alguns momentos com ela por dia a passear +a volta dela e periodicamente chame-a, se ela nao vier dê pequenos puxões na trela até ela vir ter consigo e quando o fizer faça-lhe festas. Ela vai perceber que não adianta ser teimosa e que so tem bons estímulos se vier ter consigo.

Não concordo com dar comida para recompensar comportamentos, nem de todo com deixar a cadela disputar nem muito menos ganhar ao dono algo.
Ela será segura de si mesma e tranquila se confiar na dona como sua superiora hierárquica, caso contrario terá preocupações extra de resolver assuntos que não deveria ser ela a resolver (lutar por brinquedos que podem não o ser, querer ir onde não pode quando a dona lhe tenta proibir sem sucesso, e em ultimo caso dominância/possessão excessiva sobre objectos e lugares, rosnar ou morder se alguma criança sem querer lhe toca na comida ou parecido...

Tenha muita atenção a educar a sua fofa PA para que ela seja sempre 100% dedicada e previsivelmente amável.

Os pastores alemães são uma raça fantástica de grande dedicação e respeito ao dono mas também de grande inteligência que sabem quando nos podem manipular se mostrar-mos que nao sabemos lidar com a situação.

Concordo plenamente com o Zeca2 quando diz que nao lhe deve dar afecto quando ela esta a mostrar timidez isso vai alimentar o comportamento indesejável.
Para tudo isso era necessário que ela viesse ter comigo.. não vem.. Trela então é impensável!! Noto melhoras nela, quando a chamo reage sempre.. Antes não o fazia.. Mas tem medo de tudo.. Minimo barulho mexe-se logo com uma rapidez..
flmm
Membro

quarta jan 05, 2011 2:00 pm

Boa tarde. Ontem e hoje já noto ela mais descontraida! Antes quando abri a porta do canil, ela ia refugiar-se para um canto. Hoje quando abri, saio para a rua a correr e a dar ao rabo! Fiquei contente. Espero que continue a evoluir.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”