Já escolhi!!!
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jul 21, 2003 4:32 pm
bem, venho só agradecer toda a ajuda que me deram aqui no forum ( e ainda vão dar) e dizer que ontem fui escolher a minha "menina".
Fiquei mais de meia hora para escolher entre duas. uma totalmente selvagem, mordia muito e n gostava que ningeum lhe pegasse ( chegou a mferrar a dona), e a principio esta inclinado para esta, por ter o tipo de temperamento que aprecio nos caes e que todos os meus caes anteriores tinham. Mas comecei a ter duvidas quando imaginei akele bixinho com 40kg e dentes de 2cm....mas o que me fez mudar de ideias foi quando no meio da ninhada eu me afastei e comecei a chamar. Saiu uma do meio deles e veio ter comigo.fiz-lhe uma festinha e ela apoio-se no meu joelho e lambeu-me a cara. Pronto, foi paixão imediata. Repeti o chamamento varias vezes e ela veio sempre. Fiz alguns testes para ver qual era mais medrosa, mas o resultado foi igual nas duas...ignoram-me..lol
vou busca-la sabado, portanto para a semana deverei começar a ter mais duvidas para colocar no forum...
agora falta escolher o nome, mas isso so depois de algum tempo com ela la em casa
abraços
Fiquei mais de meia hora para escolher entre duas. uma totalmente selvagem, mordia muito e n gostava que ningeum lhe pegasse ( chegou a mferrar a dona), e a principio esta inclinado para esta, por ter o tipo de temperamento que aprecio nos caes e que todos os meus caes anteriores tinham. Mas comecei a ter duvidas quando imaginei akele bixinho com 40kg e dentes de 2cm....mas o que me fez mudar de ideias foi quando no meio da ninhada eu me afastei e comecei a chamar. Saiu uma do meio deles e veio ter comigo.fiz-lhe uma festinha e ela apoio-se no meu joelho e lambeu-me a cara. Pronto, foi paixão imediata. Repeti o chamamento varias vezes e ela veio sempre. Fiz alguns testes para ver qual era mais medrosa, mas o resultado foi igual nas duas...ignoram-me..lol
vou busca-la sabado, portanto para a semana deverei começar a ter mais duvidas para colocar no forum...
agora falta escolher o nome, mas isso so depois de algum tempo com ela la em casa
abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Olá quemserei
Parabéns por ir ter a sua menina.Não convém demorar muito tempo a escolher o nome para que ela se vá habituando a ser chamada pelo nome.Não se esqueça de também lhe ir ensinando as regras da casa isto é o que pode e o que não pode fazer.Mas sem forçar nem ralhanços para já, que é uma cachorrinha.
Saudações
Parabéns por ir ter a sua menina.Não convém demorar muito tempo a escolher o nome para que ela se vá habituando a ser chamada pelo nome.Não se esqueça de também lhe ir ensinando as regras da casa isto é o que pode e o que não pode fazer.Mas sem forçar nem ralhanços para já, que é uma cachorrinha.
Saudações
...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:36 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Olá José Carlosjcsousa Escreveu: Visite a minha página www.valedocoura.com
Na secção "artigos " encontrará alguns conselhos básicos sobre a raça.
Boa sorte com o novo amigo
José Carlos
Estive a visitar a tua página e parabéns pelos teus cães que são muito bonitos. Percebe-se que a página está em construção mas como mera opinião a foto inicial ao abrir a página demora um pouco a carregar ; deves lá pôr um resumo da história do PA ; penso que fiacria mais esclarecedora com um maior desenvolvimento do carácter e temperamento do PA ; maior informação do tipo de doenças mais características da raça e se possível de outras mais genéricas mas comuns á maioria dos cães ( até podes fazer links). Estas foram só algumas ideias e com certeza já as tinhas previstas.
Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá,
Também eu estive de visita na página do José Carlos e achei os cães muito bonitos. Principalmente o macho. Que lindo cão.
Ao consultar os pedigree notei a menção à Hereditariedade e fiquei sem perceber nada. Poderia explicar ou indicar sites/bibliografia para eu aprender o que querem dizer aqueles números?
Também eu estive de visita na página do José Carlos e achei os cães muito bonitos. Principalmente o macho. Que lindo cão.
Ao consultar os pedigree notei a menção à Hereditariedade e fiquei sem perceber nada. Poderia explicar ou indicar sites/bibliografia para eu aprender o que querem dizer aqueles números?
Maria João
-
- Membro Júnior
ja tenho a cadela em casa..chama-se Lira! mas ainda n tenho a certeza em relaçao ao nome, mas tenho de resolver rapido para ela se habituar.
ela gostou da raçao( pedigree junior) mas ainda n come muito ( umas 3 tacinhas por dia) mas bebe agua k se farta.ela n ficaz dentro de casa ( politica muito antiga) mas tem ficado numa marquise que temos.
adora dormir agarrada ao calçado( sapatilhas em especial) e tem uma apetencia enorme sempre que ve a porta aberta de ir urinar na carpete. ainda so a apanhei no acto 2 vezes pelo que n vai ser facil ensinar onde deve fazer. fez uma coisa engragada: quando viu o caixote onde a trouxe de junto da mae, saltou la para dentro e começou a uivar muito triste, e depois ficou deitada muito aborrecida. devia estar com saudades da mae..lol
em relacçao ao site do jc, la diz para deixar comida 20 min e depois tirar. devo fazer ja isso ou esperar mais um pouco?
p.s. parabens pelo seu site
ela gostou da raçao( pedigree junior) mas ainda n come muito ( umas 3 tacinhas por dia) mas bebe agua k se farta.ela n ficaz dentro de casa ( politica muito antiga) mas tem ficado numa marquise que temos.
adora dormir agarrada ao calçado( sapatilhas em especial) e tem uma apetencia enorme sempre que ve a porta aberta de ir urinar na carpete. ainda so a apanhei no acto 2 vezes pelo que n vai ser facil ensinar onde deve fazer. fez uma coisa engragada: quando viu o caixote onde a trouxe de junto da mae, saltou la para dentro e começou a uivar muito triste, e depois ficou deitada muito aborrecida. devia estar com saudades da mae..lol
em relacçao ao site do jc, la diz para deixar comida 20 min e depois tirar. devo fazer ja isso ou esperar mais um pouco?
p.s. parabens pelo seu site
...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:37 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Júnior
e eu a pensar que a raçao até era das melhores... o meu primo que tem caes de caça, costuma comprar raçao numa cooperativa agricola.se bem que as marcas que lá vendem n costumam aparecer na tv lol.
o dono da cadela mae, costumava deixar uma taça de raçao sempre a disposiçao dos cachorros. a minha não está a comer 3 taças por dia, apesar de nos primeiros 2 dias ter comido sempre 4 taças.
agora tenho outro problema. a higiene.durante o tempo que estou em casa é facil controlar onde ela faz, mas durante a noite é do piorio. quando acordo, ela fez em todo lado menos no quintal onde devia ( até na porta do vizinho!) ela tem ficado a dormir numa marquise que não é fechada, e pode sair para á vontade, mas opta quase sempre fazer na marquise. ja pensei em prende-la no jardim duante uns tempos para se habituar ao sitio onde deve fazer, mas n sei se devo. tenho feito como me disseram, quando vejo que ela vai para fazer, ralho e levo-a ao sitio certo, mas assim que la chega n faz nada.
o dono da cadela mae, costumava deixar uma taça de raçao sempre a disposiçao dos cachorros. a minha não está a comer 3 taças por dia, apesar de nos primeiros 2 dias ter comido sempre 4 taças.
agora tenho outro problema. a higiene.durante o tempo que estou em casa é facil controlar onde ela faz, mas durante a noite é do piorio. quando acordo, ela fez em todo lado menos no quintal onde devia ( até na porta do vizinho!) ela tem ficado a dormir numa marquise que não é fechada, e pode sair para á vontade, mas opta quase sempre fazer na marquise. ja pensei em prende-la no jardim duante uns tempos para se habituar ao sitio onde deve fazer, mas n sei se devo. tenho feito como me disseram, quando vejo que ela vai para fazer, ralho e levo-a ao sitio certo, mas assim que la chega n faz nada.
-
- Membro Veterano
Olá quemsereiquemserei Escreveu: ja pensei em prende-la no jardim duante uns tempos para se habituar ao sitio onde deve fazer, mas n sei se devo. tenho feito como me disseram, quando vejo que ela vai para fazer, ralho e levo-a ao sitio certo, mas assim que la chega n faz nada.
Não me parece boa ideia estar a prender a cadelita. Tem que ter paciência e ainda agora começou:) Ela há-de aprender continue a insistir. Ainda é uma cachorrinha não pretenda que ela fique logo a saber tudo de um momento para o outro. Na realidade o PA é um cão muito inteligente mas não tanto assim

Saudações
-
- Membro Veterano
Olá,quemserei Escreveu: ...
agora tenho outro problema. a higiene...
ja pensei em prende-la no jardim duante uns tempos para se habituar ao sitio onde deve fazer, mas n sei se devo...
Não desanime! A sua cadela, pelos vistos é ainda muito cachorrinha e por esse mesmo motivo acho uma crueldade mantê-la presa ao relento durante a noite. Até porque provavelmente não o deixaria (e à vizinhança) dormir. Experimente habituá-la a fazer as necessidades numas folhas de jornal (que nos primeiros tempos devem estar humedecidas com um pouco de urina dela) e que devem estar colocadas a uns dois metros do sítio onde ela tem a cama e as tigelas da comida e água. Quando ela já fizer as necessidades nas folhas, mude-as para o sítio do quintal que ela deverá, no futuro, utilizar. Vai ver que resulta.
NOTAS:
i) A vet. que assiste os meus animais explicou-me que os cachorros só a partir dos dois meses é que conseguem controlar a vontade de fazer as necessidades. Até essa data, não se conseguem controlar mas é garantido que depois do sono e quase sempre depois das refeições o fazem. É uma questão de o dono (se estiver em casa) ir tomando atenção.
ii) É bom habituá-la a fazer num sítio específico do quintal e não em todo ele. É muito mais fácil mantê-lo limpo e livre de insectos.
Maria João
...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:38 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Júnior
não é facil educa-la... eu vou para ralhar e ela começa logo a saltar para me lamber...ou entao fica muito seria a olhar para mim!
agora estou mesmo preocupado com a comida. esta a comer apenas duas taças pequenas por dia. agora optei por deixa-la comer tudo antes de encher a taça, assim sei quanto ela come.
agora estou mesmo preocupado com a comida. esta a comer apenas duas taças pequenas por dia. agora optei por deixa-la comer tudo antes de encher a taça, assim sei quanto ela come.
-
- Membro Veterano
Quem serei, a sua cadela está confusa com o seu comportamento. Tem que ser coerente nas suas atitudes senão ela não sabe como há-de reagir.quemserei Escreveu: não é facil educa-la... eu vou para ralhar e ela começa logo a saltar para me lamber...ou entao fica muito seria a olhar para mim!
Eu vou explicar melhor:
O ralhar é um castigo e só deve castigar a cachorra se a apanhar em flagrante. Ou seja, não vale a pena castigá-la porque ela urinou fora do sítio. Se a apanhar em flagrante, diga “Lira, não!” em tom de voz firme. Em seguida, rapidamente, leve-a ao colo até ao jornal para ela fazer o resto do xixi no sítio. E então dê-lhe festas e diga “Lira, linda” com um tom de voz meigo. Ela assim vai associar que fazer xixi no jornal vai deixá-lo contente e dentro de dias irá procurar fazer sempre no jornal. Estando em casa, leve-a ao colo para o jornal assim que ela acordar e felicite-a, com as mesmas palavras, assim que ela começar a urinar no jornal. Tem que usar um tom de voz meigo mas calmo para evitar que ela se excite de contentamento e ao tentar lambê-lo e saltar-lhe para cima, o suje.
Quem serei, desculpe a minha curiosidade mas para ajudá-lo é necessário saber algumas coisas tais como, que idade tem a Lira? Que ração lhe está a dar? É a mesma que o criador usava? Ela só come ração? E essas duas tigelas pequenas correspondem a quantos grama? As fezes estão normais? Ela vomita? Há mais animais com acesso à comida e água dela?quemserei Escreveu: agora estou mesmo preocupado com a comida. esta a comer apenas duas taças pequenas por dia. agora optei por deixa-la comer tudo antes de encher a taça, assim sei quanto ela come.
Eu sei que é um ror de perguntas mas só assim poderei fazer uma idéia de como o poderei aconselhar, caso esteja interessado.
Maria João
-
- Membro Júnior
oi
a Lira vai ter 2 meses para a semana. estou a dar pedrigree cachorros ( ja sei que nao é a melhor) o criador usava essa e outra.ela por enquanto so come ração,em gramas nunca pesei mas para encher uma taça encho as duas mão em forma de concha. quanto as fezes são consistentes mas bastante paposas ( disseram que é normal nesta idade ) ela nunca vomitou e mais nenhum animal chega perto da comida dela, so se for de noite o gato, mas acho pouco provavel pk ele foge dela e ela dorme perto da comida.esta semana que vem é a altura que tenho de a levar á veterinaria, e ela deve ver logo se o peso esta bem.
em relação as muitas perguntas, eu claro k n m importo, afinal falando com quem sabe mais podemos aprender muito
a Lira vai ter 2 meses para a semana. estou a dar pedrigree cachorros ( ja sei que nao é a melhor) o criador usava essa e outra.ela por enquanto so come ração,em gramas nunca pesei mas para encher uma taça encho as duas mão em forma de concha. quanto as fezes são consistentes mas bastante paposas ( disseram que é normal nesta idade ) ela nunca vomitou e mais nenhum animal chega perto da comida dela, so se for de noite o gato, mas acho pouco provavel pk ele foge dela e ela dorme perto da comida.esta semana que vem é a altura que tenho de a levar á veterinaria, e ela deve ver logo se o peso esta bem.
em relação as muitas perguntas, eu claro k n m importo, afinal falando com quem sabe mais podemos aprender muito

-
- Membro Veterano
Olá Quem Serei,
Não se esqueça que a mudança de ração deve ser feita gradualmente. A uma semana do pacote de ração que está a dar acabar, comece a juntar um pouco da nova ração. Aumente cada dia, um pouco a quantidade da ração nova e diminua a da antiga até que ao fim de 7-10 dias a Lira esteja a comer somente a ração nova.
Há-de ver que o pacote de ração tem uma tabela que indica a quantidade média de comida a administrar para um cachorro da idade X e que em adulto pesará 30-35 kg. É muito importante não exceder essa quantidade.

É, na verdade essa marca não é lá grande coisa. Se possível, tente adquirir outra marca, Premium ou Super Premium. Este tipo de rações não chega a ser muito mais caro que as outras porque a quantidade a administrar é bem menor. Eu, pelo menos nos primeiros 18 meses, tento dar-lhes a melhor ração possível. É investindo neste período que se minora problemas de saúde no futuro.quemserei Escreveu: oi
a Lira vai ter 2 meses para a semana. estou a dar pedrigree cachorros ( ja sei que nao é a melhor) o criador usava essa e outra.
Não se esqueça que a mudança de ração deve ser feita gradualmente. A uma semana do pacote de ração que está a dar acabar, comece a juntar um pouco da nova ração. Aumente cada dia, um pouco a quantidade da ração nova e diminua a da antiga até que ao fim de 7-10 dias a Lira esteja a comer somente a ração nova.
Bem, como o tamanho de mãos varia, o melhor é pesar mesmo a quantidade de ração a dar à Lira.quemserei Escreveu: ela por enquanto so come ração,em gramas nunca pesei mas para encher uma taça encho as duas mão em forma de concha.
Há-de ver que o pacote de ração tem uma tabela que indica a quantidade média de comida a administrar para um cachorro da idade X e que em adulto pesará 30-35 kg. É muito importante não exceder essa quantidade.
Quem serei, desculpe, mas as fezes ou são consistentes (chouriço) ou são paposas. O normal é serem em "chouriço", fáceis de apanhar. Não se esqueça de referir o facto de serem paposas ao vet.quemserei Escreveu: quanto as fezes são consistentes mas bastante paposas ( disseram que é normal nesta idade ) ela nunca vomitou
É muito importante que a comida e água dela estejam resguardadas dos outros animais, principalmente até o plano de vacinas estar completo. É bom, se tiver oportunidade, começar a habituá-la a ter horas de refeições. Sendo tão pequenina ainda, eu dar-lhe-ia umas 4 refeições/dia. A água deve ser renovada pelo menos, duas vezes ao dia.quemserei Escreveu: e mais nenhum animal chega perto da comida dela, so se for de noite o gato, mas acho pouco provavel pk ele foge dela e ela dorme perto da comida.
Não se esqueça de tirar o máximo de dúvidas possíveis. Aproveite e peça-lhe conselho sobre marca e quantidade de ração a dar à Lira.quemserei Escreveu: esta semana que vem é a altura que tenho de a levar á veterinaria, e ela deve ver logo se o peso esta bem.
É, eu também penso assim. Com toda a minha experiência em cães, gatos, aves, coelhos, ..., nem calcula o quanto aprendi na arca durante este quase ano que a "visito".quemserei Escreveu: em relação as muitas perguntas, eu claro k n m importo, afinal falando com quem sabe mais podemos aprender muito )

Maria João