quarta out 15, 2003 11:55 pm
Olá,
Bem como já aqui o referi (alguns milhares de vezes), para mim o pastor alemão não é um cão. É o cão. A minha admiração por esta raça é tão grande que não consigo adquirir outra raça. Sou uma pastor alemão-dependente. É por este motivo que fico tão triste quando oiço pessoas que já foram donas de um exemplar dizerem que não gostaram nada da experiência. Fico triste não tanto pela insatisfação dessas pessoas, porque há que aceitar que não somos todos iguais e que para cada tipo de pessoa há uma raça de cão ideal, mas pela infelicidade certa e desmerecida que essa pessoa proporcionou ao seu cão. Sendo assim, não me canso de aconselhar que em primeiro lugar há que saber qual o tipo de cão que se pretende. Depois ver que raças existem desse tipo e estudá-las a fundo para se poder escolher qual a que se adapta a nós. Dando o meu caso como exemplo: Necessito de um cão de guarda. Mas se me importasse ou não tivesse tempo para passá-lo com o meu cão (de Verão ou Inverno), se não tivesse paciência para trabalhá-lo, se me incomodasse o ladrar, etc. nunca optaria por um p.a. Teria que escolher uma raça de guarda mais independente.
Resumindo, antes de comprar um cão da raça X há que estudá-la ao pormenor. E a parte mais importante desse estudo não é a leitura de manuais da raça nem a consulta de sites. É passar tempo e conversar com pessoas que tenham (ou tenham tido) alguns exemplares dessa raça.
Há algum tempo atrás o forista Kroz indicou um site (em inglês) que por preenchimento de um questionário, indicaria algumas raças que se adequariam ao que a pessoa pretendia. Posso dizer que é fiável pois a raça que me foi aconselhada em 99% foi, adivinham? Claro. O pastor alemão. O endereço é:
http//animal.discovery.com/guides/dogs/selector/selector1.jsp
Maria João