Preciso de ajuda - Criadores de Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
RapToReSse
Membro
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

quinta out 16, 2003 7:00 pm

Olá:)

Peço desculpa estar a introduzir este tema aqui, sei que o local indicado para adquirir animais é numa loja ou nos classificados, porém não se trata simplesmente de adquirir um cão.
Uma pessoa da família está a pensar comprar um pastor alemão. Essa pessoa vive presentemente numa casa que pertence à minha mãe, pelo que lá vamos com alguma frequência, embora não com datas fixas. O meu problema é o seguinte:
Ao adquirir um cão numa loja de animais ou através de um veterinário com o qual não tenha experiência, arrisco-me a comprar um animal com problemas, doenças ou excessiva consanguinidade e que tenha tendência para ser agressivo. Ora não só é importante certificar-me que o cão será saudável, também é essencial assegurar-me que o animal não será agressivo para o dono nem para nós, que afinal de contas não seremos para ele senão visitantes ocasionais. A minha mãe está preocupada pois não quer ser impedida de visitar a casa, etc.
O meu namorado tem um pastor alemão com cerca de 8 ou 9 anos actualmente, que sempre foi extremamente agressivo para com qualquer pessoa estranha, mesmo que apresentada pela família. Até há pouco tempo, apesar de ser um cão "assassino" para estranhos (ia matando uma senhora que entrou sem saber que o cão estava solto, apesar dos avisos permanentes, e ele atirou-se ao pescoço da senhora, safou-se por um triz....), nunca tinha feito mal à família, mas recentemente atacou uma cadela com a qual sempre se deu desde bebé, e virou-se ao pai do meu namorado, que sempre foi quem tinha mais ascendência sobre o cão.
É importante referir que o cão sempre foi bem tratado, com todo o carinho, cresceu com o meu namorado e é o cão da família, vive numa quinta com os avós dele e nunca foi treinado para ser agressivo nem nada no género.
Espero que compreendam agora a minha preocupação em encontrar um criador que venda cães saudáveis e que não faça consanguinidade, por isso pensei em dirigir-me aqui pois certamente devem conhecer alguns entre vós, e assim poderei ouvir diferentes opiniões.
Sou de Lisboa, mas certamente não haveria problema em deslocar-me para ir buscar o cão a outro sítio.
Desde já muito obrigada.
Um abraço,
Alexandra Martins
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta out 16, 2003 7:13 pm

RapToReSse Escreveu: Olá)

O meu namorado tem um pastor alemão com cerca de 8 ou 9 anos actualmente, que sempre foi extremamente agressivo para com qualquer pessoa estranha, mesmo que apresentada pela família. Até há pouco tempo, apesar de ser um cão "assassino" para estranhos (ia matando uma senhora que entrou sem saber que o cão estava solto, apesar dos avisos permanentes, e ele atirou-se ao pescoço da senhora, safou-se por um triz....), nunca tinha feito mal à família, mas recentemente atacou uma cadela com a qual sempre se deu desde bebé, e virou-se ao pai do meu namorado, que sempre foi quem tinha mais ascendência sobre o cão.
Alexandra Martins
Olá Alexandra

O que me parece é que o PA do seu namorado não foi devidamente treinado nem sociabilizado daí o seu comportamento.
O facto de ter atacado uma pessoa a justificação encontra-se no próprio facto. Isto é entra uma pessoa estranha no território do cão e sendo este de guarda defende o seu território atacando o intruso.Neste caso a culpa é de quem deixou a possibilidade á pessoa estranha de invadir o território estando o cão solto.
No aspecto da cadela bem como no facto de se ter virado ao pai do seu namorado resta saber em que circunstâncias isso sucedeu .

Para adquirir um cão deve visitar o máximo de criadores possíveis ( pode pedir uma lista de criadores ao CPC ) verificar as condições e temperamento dos progenitores, das ninhadas, conhecimentos do criador sobre a raça , disponibilidade de acompanhamento pós-venda , etc. Não tenha pressa na escolha. Não se esqueça que está a decidir uma companhia para os próximos 12 anos.Comprar em lojas é um autêntico tiro no escuro.

Saudações
RapToReSse
Membro
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

quinta out 16, 2003 8:14 pm

Muito obrigada pela resposta tão pronta e tão completa:)
Na verdade não serei eu quem vai comprar o animal, apenas quis fazer a pesquisa que a pessoa em questão não parece estar disposta a fazer, pois justamente considero muito importante uma boa escolha, daí vir tentar obter o nome de alguns criadores.
Peço desculpa pela minha ignorância, mas o que é o CPC? Vou continuar a procurar e tentar saber de criadores através de veterinários ou assim, esperemos que encontre algo:)
Um abraço,
Alexandra Martins
ANA170
Membro Júnior
Registado: sábado ago 30, 2003 10:16 pm

quinta out 16, 2003 9:30 pm

o cpc é o clube portugues de canicultura.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta out 16, 2003 9:33 pm

Olá Alexandra,

CPC são as iniciais do Clube Português de Canicultura. Pode pedir uma lista de criadores de pastor alemão no site do CPC na página "Registos". Depois é uma questão de ir visitando os canis.

O endereço do site é:
http://www.cpc.pt
Maria João
RapToReSse
Membro

segunda out 20, 2003 9:09 pm

Muito obrigada pela dica:)

Quanto às circunstancias em que o cão do meu namorado se virou ao pai dele, foi aparentemente sem motivo.... Acho que foi por ele sentir o cheiro das cadelas de caça no avô dele. O senhor tentou sacudi-lo, e ele mostrou-se agressivo. Nessa altura o pai dele veio ajudar, e o cão tentou mordê-lo. Quando viu que se tratava do dono caiu em si, e foi-se embora com o rabo entre as pernas. Desde aí andava muito envergonhado, sempre de cabeça baixa a ver se alguém lhe ligava.
De outra vez, atirou-se a uma cadela de lá e ia matando a bichinha, teve que levar pontos em vários sítios.... ela até voou:( Nessa altura foi preciso o meu namorado com uma cadeira e o pai dele com uma vassoura a gritar com ele e a empurrá-lo para ele largar a cadela.... Enfim, ele não tem motivos para ter este tipo de comportamentos porque sempre foi muito bem tratado, e em pequeno conheceu muita gente para além da família: veterinários, vizinhos, amigos e família afastada, etc. Mas começou a crescer e tornou-se impossível tê-lo ao pé de estranhos.
Eu não assisti a nenhuma destas cenas, mas o cão já me tentou morder a mim após um período de "adaptação mútua" que pareceu bem sucedido. Na altura devia querer apenas assustar-me, porque se quisesse morder nem tinha rosnado (ele normalmente não avisa), mas como eu entrei em pânico ele desde aí tenta atirar-se a mim das poucas vezes que me vê....
Como vêm não me parece que seja um problema de falta de sociabilização nem de maus tratos, quanto a esta última parte posso garantir que nunca os teve. Aquele cão é o orgulho da família, e todos têm muita pena que ele esteja cada vez mais agressivo, pois se continua assim não o podem manter, pelo menos à solta.... A qualquer momento pode virar-se contra os donos, e não há lá ninguém que os ajude a não ser quando o meu namorado e os pais lá estão....
Bem, de qualquer forma obrigada pela ajuda.
Um abraço,
Alexandra Martins
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”