
Se quer ter um chihuahua como animal de estimação, é bom ter em conta vários aspectos, dentre os quais destacamos:
1) Procure informar-se sobre a raça, ao pormenor. Faça pesquisas na Net, fale com donos, veterinários, e criadores. Leia bastante sobre a raça, as suas características, os cuidados, a saúde, enfim: informe-se!! Se tiver oportunidade, visite exposições e veja os exemplares e os criadores que concorrem. Procure 'fixar' a morfologia e a aparência do cão.
2) Depois de se informar, pense se o chihuahua é um cão que se adapta ao seu estilo de vida e ao ambiente onde vive. Se tem outros cães (especialmente cães grandes) ou crianças, será seguro para o chihuahua, o ambiente da sua casa???
3) Prepare o 'bolso'. Os chihuahuas são cães 'caros'. E atenção: nem sempre o mais caro é o melhor!!
4) Se decidir ter MESMO um chihuahua, arme-se com muita paciência. Bons exemplares não são fáceis de encontrar.
Comece por pedir a lista de criadores registados no CPC (www.cpc.pt). Com a lista em mãos, você poderá ver os nomes e contactos dos criadores portugueses, e também saberá aqueles que têm ninhadas disponíveis. Visite os criadores, e conheça os seus cães. Compare-os com o padrão da raça. Não se deixe enganar!!! Há quem venda 'gato por lebre'!!!
Depois de todo o esforço dispendido, é natural que encontre um bom animalzinho para seu amigo.

Lembre-se de que tem de cuidar dele durante toda a sua vida, e que ele pode viver muitos, muitos anos.
O dinheiro gasto na compra pode ser o menor valor que irá dar pelo seu chihuahua. Despesas com veterinário, uma boa alimentação (se bem que no caso do chihuahua este ponto não pese quase nada), e com 'apetrechos' para mantê-lo confortável e quentinho (uma caminha, brinquedos, mantas, roupas para aquecê-lo quando estiver muito frio) também contam.

Uma última dica: não 'vista' o seu cãozinho de forma ridícula!! Uma roupinha quentinha basta-lhe. Mas esta é uma opinião minha, muito pessoal.
